texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Montando o roteiro para a Tailândia

3
Viva la vida!

Montar um roteiro de viagem pela Tailândia não é das tarefas mais fáceis. E não por causa da logística em si, até porque se deslocar por lá é muito fácil e barato. A dificuldade vem mesmo da quantidade de roteiros bacanas que podem ser montados numa viagem ao país.

E quando se tem pouco tempo, que era o meu caso, o problema é ainda maior! Dá vontade de fazer um monte de coisa e depois bate o desespero porque não vai ter tempo de ver tudo! É aí que chega aquele momento de definir qual será o perfil da viagem: corrido ou relax. Tem gente que gosta de conhecer o máximo de lugares possíveis, sem se preocupar com a correria (o lema é: lugar de descansar é em casa).

Mas a minha pegada nos últimos anos tem sido viajar com calma. Tenho preferido passar mais tempo em um ou dois lugares ao invés de passar batida em cinco ou seis. Sem contar que só a viagem pra chegar à Tailândia já é super cansativa! E foi pensando nisso que resolvi priorizar apenas uma das opções de roteiro, que explicarei ainda nesse post.

Então vamos lá, aqui vou fazer um overview dos principais destinos turísticos da Tailândia que vai te ajudar a montar o roteiro da sua viagem.

Uma primeira noção do país

Se você precisa de dicas para montar seu roteiro por conta própria, leia: Como montar um roteiro de viagem internacional por conta própria.

Bangkok


Geralmente os roteiros de viagem pela Tailândia começam pela sua capital, Bangkok. A cidade, que fica na região central do país, conta com dois grandes aeroportos, o Suvarnabhumi (BKK), que recebe a maioria dos voos internacionais e o Don Mueang (DMK), que recebe alguns voos internacionais vindo de países vizinhos como Indonésia, Malásia etc. 

A cidade, que é uma das maiores e mais populosas do sudeste asiático, é mesmo tudo aquilo que você imagina que seja a Ásia: calor, muita gente, caótico, e um mix de modernidade com tradição. Tudo junto e misturado.

Não acho que seja um lugar pra marcar muito tempo, já que na minha opinião tem lugares muito mais interessantes para serem visitados na Tailândia. Vale a pena passar uns dois ou três dias principalmente pra quem está chegando direto do Brasil, pra poder dar uma aclimatada depois de muitas horas de voo.

Em Bangkok os principais programas são as visitas aos templos budistas, a Khaosan Road, a Chinatown, o Asiatique Riverfront e o mercado Chatuchak (que funciona só nos finais de semana).

Grand Palace

Khaosan Road

Pra quem dispõe de mais tempo na cidade ainda pode arriscar alguns passeios bem tradicionais na região, como a visita às ruínas de Ayutthaya, os mercados flutuantes e o mercado Maeklong (aquele da linha do trem passando bem no meio).

Ayutthaya

Floating Marketing. Fonte: artography/shutterstock

Maeklong Marketing

Indo um pouquinho mais longe, encontrei informações sobre um complexo de cachoeiras que fica a duas horas de Bangkok, no Erawan National Park.

Erawan Falls (fonte: Epidote /shutterstock)

Detalho mais essas atrações da capital tailandesa em - O que fazer em Bangkok - lá eu explico melhor como tudo funciona.

Minha opinião pessoal: não gostei muito de Bangkok.

Chiang Mai


É a segunda maior cidade da Tailândia e é conhecida como capital espiritual do país, já que possui a mesma quantidade de templos que Bangkok (uns 300), numa área bem menor. Tem uma pegada bem mais tranquila.

A cidade fica na região norte do país e um voo a partir da capital tem uma hora de duração. O clima também, por ser uma região montanhosa, é bem mais ameno. A recomendação de estadia na cidade, pra conhecer suas atrações com calma, é de 3 dias.

Aqui a maior atração são os templos budistas, destaque para o Wat Phra Tat Doi Suthep, que fica no alto de uma montanha e é um dos mais sagrados da cidade.

Há também quem curta fazer passeios com elefantes. Nessa região há inúmeros centros de interação com esses animais. Se for esse o seu caso, procure um lugar sério, que não maltrate os animais. Isso é muito importante!

A partir dessa região, outro passeio bastante comum é visitar a aldeia de Karen, aquela das mulheres pescoçudas, ou mulheres girafas, enfim... Há quem curta também. Mas assim como os passeios com animais, eu também não curto esse tipo de turismo. Sei lá, parece aquele show dos horrores, sabe? Desculpem a sinceridade, mas não é minha praia..

Ah, soube também de um lugar que me pareceu interessante, o Grand Canyon de Chiang Mai. Tirando o devido exagero do nome, o local é uma mina desativada que virou um grande lago de águas esverdeadas. A galera vai pra lá pra se refrescar e pular dos penhascos.

"Grand" Canion de Chiang Mai

Mais templos budistas e passeios com animais não me animaram muito, então não incluí Chiang Mai no meu roteiro. Mas se você estiver interessado, seguem uns links com uns blogs bacanas que foram e recomendam a região:

- Viajadora - Quantos dias ficar e o que fazer em Chiang Mai.
- Joland - O que fazer em Chiang Mai.
- Um Viajante - Quantos dias ficar em Chiang Mai.

Litoral da Tailândia


O litoral da Tailândia é bem extenso e conta com algumas regiões bem desenvolvidas para o turismo. No entanto, os destinos que mais agradam os turistas estrangeiros ficam concentrados na região central do país, no Golfo da Tailândia e mais ao sul, no Mar de Andaman.

É bom saber também que os destinos de praia mais bacanas da Tailândia ficam em ilhas, logo, o deslocamento de barco é inevitável. O bom de lá é que eles tem barco pra todos os lados! Nesse quesito não há o que se falar, eles sabem fazer a coisa funcionar. São barcos grandes (também chamados de ferry), com capacidade para muitos passageiros, com ar condicionado, banheiro e lanchonete. Como eu disse, pode confiar que funciona bem!

Pra organizar esses tranfers entre as ilhas e o continente basta procurar uma agência (tem cinco a cada esquina) e eles planejam tudo direitinho. Ah, e outro detalhe importante: os tailandeses não tem o costume de cobrar mais caro em cima da hora, o preço quase sempre é o mesmo, com antecedência ou não. Ou seja, é um convite irresistível de deixar a viagem rolar no improviso né.. Ai que invejinha de quem viaja assim, rs!

Mas voltando à normalidade.. A chave para o sucesso no seu roteiro de praia pela Tailândia é escolher o período certo para viajar para cada litoral. A época de chuva nos dois é diferente. Enquanto no Mar de Andaman a chuva aperta entre os meses de maio e outubro, no Golfo da Tailândia chove entre setembro e dezembro.

É muito importante levar essa informação em consideração antes de comprar sua passagem para Tailândia. Forçar a viagem na época errada pode lhe render alguns dias inúteis dentro do hotel. E vamos combinar, destino de praia com chuva é deprê total.

Sobre a logística para chegar no litoral sul, do Mar de Andaman, use como base as cidades de Phuket e Krabi, ambas contam com aeroportos grandes com conexões com várias cidades da Ásia.

Pra chegar às ilhas do Golfo da Tailândia, a base principal é a ilha de Koh Samui, que possui um aeroporto que recebe voos diários de Bangkok. Entre as ilhas, o transporte é feito de ferry. Se o valor da passagem até Koh Samui estiver inviável, existe ainda a opção de seguir até as cidades costeiras de Surat Thani e Chumphon via avião, trem ou ônibus e fazer a travessia de barco.

Por último (ufa!) um detalhe muito importante. Não vá para a Tailândia esperando encontrar praias desertas. Esse quesito é algo praticamente impossível de se alcançar. Tenha em mente que na Ásia você sempre dividirá espaço com outras pessoas, às vezes muitas até. 😂

Praias do Golfo da Tailândia


As principais ilhas do Golfo da Tailândia são: Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao.

Mapa do Golfo da Tailândia

Koh Samui é a mais desenvolvida das ilhas e possui uma boa estrutura turística com vários resorts, restaurantes e farto comércio. A ilha é grande e para os deslocamentos será preciso utilizar algum meio de transporte como carro (alugado ou táxi) ou moto (que é muito barato).

Koh Samui (fonte: Rastislav Sedlak / shutterstock)

Koh Phangan é a ilha que ganhou fama internacional por causa da festa Full Moon Party. Mas nem só de festas vive a ilha. Existem outras praias mais sossegadas que podem ser facilmente curtidas por quem procura sossego. Para os deslocamentos, também carro ou moto.

Koh Tao é a menor das três ilhas e com menos infraestrutura. Mas é nela que você vai encontrar o cartão postal do Golfo da Tailândia, a ilhota de Koh Nang Yuan. É também o paraíso dos mergulhadores e quem pretende tirar o seu certificado, a chance é esta, pois lá é muito barato!

Koh Nang Yuan (fonte: Koh Tao Complete Guide)


O litoral do Mar de Andaman é muito extenso e repleto de ilhas incríveis. As mais conhecidas são Phuket, Koh Phi Phi, Koh Lanta e Koh Lipe.

Mapa do Mar de Andaman na Tailândia

O roteiro mais tradicional feito pelos brasileiros, é o que explora a parte mais ao norte dessa região, utilizando como base as cidades de Phuket e Krabi e fazendo passeios pelas ilhas da região. Ambas cidades possuem aeroportos grandes que oferecem uma boa opção de conexões internas e até com países vizinhos.

Railay Beach

Maya Bay

Quem viaja com mais tempo, pode explorar também as outras ilhas menos visitadas, mais ao sul da região como Koh Lanta e Koh Lipe.

Seguem uns links de blogs bacanas que falam sobre as duas ilhas:

- Ideias na Mala: O que fazer em Koh Lanta.
- Esse Mundo é nosso: As praias de Koh Lipe.
- Viaje Leve: Koh Lipe, o paraíso ainda desconhecido na Tailândia.

Mas voltando ao roteiro tradicional, fique atento na hora de escolher entre Krabi e Phuket, pois apesar de não conhecer pessoalmente, os relatos de Phuket não são nada animadores. Parece que o esquema lá é bem bagunçado, tipo uma mini Bangkok, com muita gente, muita sujeira e prostituição. Meio baixo astral né..

Por isso não me arrisquei a passar por lá e escolhi Krabi como a minha cidade base.

O meu roteiro


Como disse no início desse post, meu tempo de viagem pra Tailândia era curto, apenas 15 dias. Na época ouvi de algumas pessoas "que loucura, atravessar o mundo só pra ficar 15 dias". Mas a vida não é perfeita né?! E eu só tinha 15 dias de férias e muita vontade de conhecer a Tailândia então era isso ou nada. Eu escolhi ir e garanto, valeu muito à pena! =)

Pra ajudar a montar o seu roteiro leia também: Como escolher o melhor voo para Tailândia.

Mas pra fazer esses 15 dias darem certo no perfil de viagem que estava planejando, escolhi apenas um dos destinos tailandeses. Pra começar, é importante avisar que o meu roteiro era de praia, então, nada de templos. Tirei o norte da Tailândia da mira e foquei no litoral!

Com o pouco tempo disponível, sabia também que não seria possível conhecer os dois litorais da Tailândia. Eles são bem distantes um do outro e a logística pra chegar até eles é bem diferente. Por isso tive a difícil missão de escolher apenas um deles!

E foi assim que me decidi pelo litoral do Mar de Andaman, mais exatamente Railay Beach e Phi Phi. Além do acesso a essas praias serem mais fáceis, aquele visual das praias com aquelas rochas enormes saindo do meio do mar, eram a Tailândia que eu sonhava em conhecer! E é exatamente nessa região que rola esse visual. 

Que fique claro: não é que o litoral do Golfo da Tailândia, seja feio, não é isso! Mas é que são visuais diferentes! E praia por praia, eu tinha que atravessar o mundo pra ver algo mais original, né?

Paraíso tailandês escolhido, hora de passar pelo purgatório: Bangkok. Inicialmente programei passar 3 dias na capital. Um pra descansar da longa viagem e dois pra conhecer a cidade.

x
Chegando lá, as coisas não deram muito certo. Acabei mudando de ideia e passei só dois dias em Bangkok. Pra saber o que aconteceu, dá uma lida lá no post de Bangkok.

E o meu roteiro pelo litoral do Mar de Andaman foi dividido assim:

- Railay Beach


x
Railay Beach no final das contas acabou ganhando um dia, ou melhor, uma tarde, já que eu saí de Bangkok no sábado de manhã. Mas foi ótimo, ir pra praia foi a melhor decisão que poderia ter tomado pra salvar a viagem.

Leia mais sobre esse destino em - Dicas Gerais de Railay Beach.

- Phi Phi

X
Aqui a minha recomendação é não fazer bate-volta pra Phi Phi. Super vale a pena passar uns dias por lá. Aliás, achei o tempo que eu fiquei perfeito. Deu pra conhecer tudo numa boa, sem correria.

Leia mais sobre esse destino em - Guia de viagem para Koh Phi Phi.

- Ao Nang


Eu já tinha lido que Ao Nang não era tão legal quanto os outros dois lugares. Que era um astral mais cidade, com carros, barulho e a praia meio caída. Só que que eu não queria deixar pra voltar para o continente no mesmo dia do voo para Bangkok, com receio de algum imprevisto do tipo barco que atrasa, que quebra, que não sai por causa da condição do tempo, essas coisas. 

Então eu voltei de Phi Phi um dia antes do voo pra Bangkok e dormi em Ao Nang. No dia seguinte como o voo era somente à noite, ainda deu pra aproveitar um dia de praia e tirar minha opinião sobre a cidade - que você pode (e deve) ler aqui.

x
E foi assim que dividi meu curto e precioso tempo na Tailândia. Para a minha proposta de viagem, que era conhecer apenas os principais destinos do Mar de Andaman sem correria, o tempo de permanência em cada praia foi ideal pra curtir tudo com tranquilidade.

Agora se você dispõe de mais tempo, com certeza acrescente mais destinos no país, ou quem sabe até outros países da região. Mas aí é papo pra outro post!

3 comentários:

  1. Ola Renata! Fantástico artigo, parabéns. E muito obrigada por referir um artigo do meu blog (jolandblog.com) sobre Chiang Mai! Um abraço e excelente viagens! Maria João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Que bom que vc gostou do artigo! Eu tb adorei o seu: ótimas fotos e textos! Até peço desculpas por não ter falado com vc antes de mencioná-lo aqui!

      Um grande abraço!

      =)

      Excluir
  2. seu artigo realmente me faz colocar Koh Tao no meu top 3 destinos para o próximo ano! Eu tenho um amigo que recentemente foi mergulhar lá, ela absolutamente amei o Sail Rock (https://dive.site/pt/explore/site/sail-rock-OZNE) e geralmente toda a ilha. Acabei de receber minha certificação PADI Open Water e estou muito ansioso para explorar mais as maravilhas desse incrível planeta <3

    ResponderExcluir