21/05/2017

Montando o roteiro para a Tailândia


roteiro viagem tailandia
Viva la vida!

Montar um roteiro de viagem pela Tailândia não é das tarefas mais fáceis. E não por causa da logística em si, até porque se deslocar no país é muito fácil e barato. A dificuldade vem mesmo da quantidade de opções bacanas de roteiro que tem pra fazer pela região.

E quando se tem pouco tempo, que era o meu caso, o problema é ainda maior! Dá vontade de fazer um monte de coisa. Daí chegamos naquele momento de definir qual será o perfil da viagem. Tem gente que gosta de conhecer o máximo de lugares possíveis, sem se preocupar com a correria (o lema é: lugar de descansar é em casa).

Mas a minha pegada nos últimos anos tem sido viajar com calma. Tenho preferido passar mais tempo em um ou dois lugares ao invés de passar batida em cinco ou seis. Sem contar que só a viagem pra chegar à Tailândia já é cansativa pra caramba! No meu caso, que fui de KLM, foram apenas 22h horas de voo (sem contar tempo de aeroporto). E foi pensando nisso tudo que resolvi priorizar apenas uma das opções de roteiro, que explicarei ainda nesse post.

Então vamos lá, aqui vou fazer um overview dos principais destinos turísticos da Tailândia que vai te ajudar a montar o roteiro da sua viagem.

 Dando uma primeira noção do país

Para curtir todas as fotos da minha trip, acompanhe no Instagram em #reviajatailandia


Bangkok

Geralmente os roteiros de viagem pela Tailândia começam pela sua capital, Bangkok. A cidade, que fica na região central do país, conta com dois grandes aeroportos, o Suvarnabhumi (BKK), que recebe a maioria dos voos internacionais e o Don Mueang (DMK), que recebe alguns voos internacionais vindo de países vizinhos como Indonésia, Malásia etc. 

A cidade, que é uma das maiores e mais populosas do sudeste asiático, é mesmo tudo aquilo que você imagina que seja a Ásia: calor, muita gente, caótico, misturando o antigo e moderno ao mesmo tempo.

Não é um lugar pra você marcar muito tempo, já que na minha opinião tem lugares muito mais interessantes para serem visitados na Tailândia. Vale a pena passar uns dois ou três dias principalmente se tiver chegando direto do Brasil, pra poder dar aquela "relaxada" depois do cansaço de muitas horas de voo.

As principais atrações da cidade são os templos budistas, a Khaosan Road, Chinatown, o Asiatique Riverfront e o mercado Chatuchak (que funciona só nos finais de semana).

roteiro viagem tailandia
 Grand Palace

roteiro viagem tailandia
Khaosan Road

Alguns passeios ao redor da cidade também são bem tradicionais como a visita às ruínas de Ayutthaya, os mercados flutuantes e o mercado Maeklong (aquele da linha do trem passando bem no meio).

roteiro viagem tailandia
Ayutthaya

roteiro viagem tailandia
Floating Marketing

roteiro viagem tailandia
Maeklong Marketing
Créditos: Jason Goh

Li também algo sobre um complexo de cachoeiras no Erawan National Park, que fica a duas horas de Bangkok.

roteiro viagem tailandia
Erawan Falls

Detalho mais essas atrações no post - O que fazer em Bangkok - lá eu explico melhor como tudo funciona.

Agora que você já conhece as opções de passeio na cidade, basta escolher o que mais se encaixa no seu perfil e no seu tempo de viagem.

Minha opinião pessoal: não gostei muito de Bangkok.

Chiang Mai

É a segunda maior cidade da Tailândia e é conhecida como capital espiritual do país, já que possui a mesma quantidade de templos que Bangkok (uns 300), numa área bem menor. Tem uma pegada bem mais tranquila.

A cidade fica na região norte do país e um voo a partir da capital tem uma hora de duração. O clima também, por ser uma região montanhosa, é bem mais ameno. A recomendação de estadia na cidade, pra conhecer suas atrações com calma, é de 3 dias.

Aqui a maior atração são os templos budistas, destaque para o What Phra Tat Doi Suthep, que fica no alto de uma montanha e é um dos mais sagrados da cidade.

roteiro viagem tailandia
 Subindo a montanha..

Há também quem curta fazer passeios com elefantes. Nessa região há inúmeros centros de interação com esses animais. Se for esse o seu caso, procure um lugar sério, que não maltrate os animais. Isso é muito importante!

A partir dessa região, outro passeio bastante comum é visitar a aldeia de Karen, aquela das mulheres pescoçudas, ou mulheres girafas, enfim... Há quem curta também. Mas assim como os passeios com animais, eu também não curto esse tipo de turismo. Sei lá, parece aquele show dos horrores, sabe? Desculpem a sinceridade, mas não é minha praia..

Ah, soube também de um lugar que me pareceu interessante, o Grand Canyon de Chiang Mai. Tirando o devido exagero do nome, o local é uma mina desativada que virou um grande lago de águas esverdeadas. A galera vai pra lá para se refrescar e pular dos penhascos.

roteiro viagem tailandia
 "Grand" Canion de Chiang Mai

De templo budista e passeio com animal, eu tô legal. Então certamente não foi um destino pra incluir no meu roteiro. Mas se você estiver interessado, seguem uns links com uns blogs bacanas que foram e curtiram muito a região:

- Viajadora - Quantos dias ficar e o que fazer em Chiang Mai.
- Joland - O que fazer em Chiang Mai.
- Um Viajante - Quantos dias ficar em Chiang Mai.

Litoral da Tailândia

O litoral da Tailândia é bem extenso e conta com algumas regiões bem desenvolvidas para o turismo. No entanto, os destinos que mais agradam os turistas estrangeiros ficam concentrados na região central do país, no Golfo da Tailândia e mais ao sul, no Mar de Andaman.

Os destinos de praia mais bacanas da Tailândia ficam em ilhas, logo, o deslocamento de barco é inevitável. O bom da Tailândia é que eles tem barco pra todos os lados! Nesse quesito não há o que se falar, eles sabem fazer a coisa funcionar. São barcos grandes (também chamados de ferry), com capacidade para muitos passageiros, com ar condicionado, banheiro e lanchonete. Como eu disse, pode confiar que funciona bem!

Basta procurar uma agência (tem cinco a cada esquina) e eles planejam tudo direitinho. Ah, e outro detalhe importante: eles não tem o costume de cobrar mais caro em cima da hora, o preço é sempre o mesmo, com antecedência ou não. Ou seja, é um convite irresistível de deixar a viagem rolar no imprevisto né.. Ai que invejinha de quem viaja assim, rs!

Saiba que a chave para o sucesso no seu roteiro de praia pela Tailândia é escolher o período certo para viajar para cada litoral. A época de chuva nos dois é diferente. No Mar de Andaman a chuva aperta entre os meses de maio e outubro. Já no Golfo da Tailândia chove entre setembro e dezembro.

E não adianta forçar a barra marcando sua viagem na época errada. Destino de praia com chuva é deprê total.

Já a logística pra chegar aos dois litorais é bem diferente. Para o sul, no Mar de Andaman as cidades base são Phuket e Krabi, ambas contam com aeroportos grandes com conexões com várias cidades da Ásia.

Pra chegar às ilhas do Golfo da Tailândia, a ilha base é a de Koh Samui, que possui um aeroporto que recebe voos diários de Bangkok. Entre as ilhas, o transporte é feito de ferry. Há também quem opte chegar pelas cidades de Surat Thani e Chumphon, que ficam no continente, via avião, trem ou ônibus e fazer a travessia de barco.

Por último um detalhe muito importante. Não vá para a Tailândia esperando encontrar praias  desertas. Esse quesito é algo praticamente impossível de se alcançar. Tenha em mente que na Ásia você sempre dividirá espaço com outras pessoas.

Praias do Golfo da Tailândia

As principais ilhas do Golfo da Tailândia são: Koh Samui, Koh Phangan e Koh Tao.

Mapa do Golfo da Tailândia

Koh Samui é a mais desenvolvida das ilhas e possui uma boa estrutura turística com vários resorts, restaurantes e farto comércio. A ilha é grande e para os deslocamentos será preciso utilizar algum meio de transporte como carro (alugado ou táxi) ou  moto (aluguel muito barato).

roteiro viagem tailandia
Koh Samui

Koh Phangan é a ilha que ganhou fama internacional por causa da festa Full Moon Party. Mas nem só de festas vive a ilha. Existem outras praias mais sossegadas que podem ser facilmente curtidas por quem procura sossego. Para os deslocamentos, também carro ou moto.

roteiro viagem tailandia
Koh Phangan

Koh Tao é menor das três ilhas e com menos infraestrutura. Mas é nela que você vai encontrar o cartão postal do Golfo da Tailândia, a ilhota de Koh Nang Yuan. É também o paraíso dos mergulhadores e quem pretende tirar o seu certificado, a chance é esta, pois lá é muito barato!

roteiro viagem tailandia
 Koh Nang Yuan

Seguem uns links de blogs bacanas que falam sobre a região:

- Deixa de Frescura: Koh Tao e Koh Nang Yuan - Descubra outra Tailândia.
- Gastrolândia: Koh Samui: uma ilha para se esquecer de tudo (com culpa zero).
- Plot: Koh Phangan além da Full Moon Party.
- Boa Viagem: Koh Phangan e a farsa chamada Fuul Moon Party.

Praias do Mar de Andaman

O litoral do Mar de Andaman é muito extenso e repleto de ilhas incríveis que merecem ser visitadas. As mais conhecidas são Phuket, Koh Phi Phi, Koh Lanta e Koh Lipe.

Mapa do Mar de Andaman na Tailândia

O roteiro mais tradicional feito pelos brasileiros, é o que explora a parte mais ao norte dessa região, utilizando como base as cidades de Phuket e Krabi e fazendo passeios pelas ilhas da região. Ambas cidades possuem aeroportos grandes que oferecem uma boa opção de conexões até com países vizinhos.

roteiro viagem tailandia
 Railay Beach

roteiro viagem tailandia
Maya Bay

Quem viaja com mais tempo, pode explorar também as outras ilhas menos visitadas, mais ao sul da região como Koh Lanta e Koh Lipe.

roteiro viagem tailandia
 Koh Lanta

roteiro viagem tailandia
Koh Lipe

Seguem uns links de blogs bacanas que falam sobre as duas ilhas:

- Ideias na Mala: O que fazer em Koh Lanta.
- Esse Mundo é nosso: As praias de Koh Lipe.
- Viaje Leve: Koh Lipe, o paraíso ainda desconhecido na Tailândia.

Mas voltando ao roteiro tradicional, fique atento na hora de escolher entre Krabi e Phuket, pois apesar de não conhecer pessoalmente, os relatos de Phuket não são nada animadores. Parece que o esquema lá é bem bagunçado, tipo uma mini Bangkok, com muita gente, muita sujeira e prostituição. Meio baixo astral né..

Por isso não me arrisquei a passar por lá e escolhi Krabi como a minha cidade base.

O meu roteiro

Como disse no início do post, meu tempo de viagem pra Tailândia era curto, apenas 15 dias. Eu sei, muita gente vai dizer "que loucura, atravessar o mundo só pra ficar 15 dias". Mas era isso ou nada, então eu preferi ficar com isso e garanto, valeu muito à pena! =)

Pra ajudar a montar o seu roteiro leia também: Como escolher o melhor voo para Tailândia.

Mas pra fazer esses 15 dias darem certo no perfil de viagem que estava planejando, escolhi apenas um dos destinos tailandeses. Pra começar, é importante avisar que o meu roteiro era de praia, então, nada de templos. Tirei o norte da Tailândia da mira e foquei no litoral!

Com o pouco tempo disponível, sabia também que não seria possível conhecer os dois litorais da Tailândia. Eles são bem distantes um do outro e a logística pra chegar até eles é bem diferente. Por isso tive a difícil missão de escolher apenas um deles!

E foi assim que me decidi pelo litoral do Mar de Andaman, mais exatamente Railay Beach e Phi Phi. Além do acesso a essas praias serem mais fáceis, aquele visual das praias com aquelas rochas enormes saindo do meio do mar, eram a Tailândia que eu sonhava em conhecer! E é exatamente nessa região que eu veria essa Tailândia. 

Não que o outro litoral, o do Golfo da Tailândia, não seja bonito, não é isso! Mas é que o visual do Mar de Andaman é diferente! E praia por praia, eu tinha que atravessar o mundo pra ver algo diferente, né?

Só que pra chegar no paraíso eu tive que passar pelo purgatório antes! E lá fui eu pra Bangkok. Inicialmente programei passar 3 dias na cidade. Um pra descansar da longa viagem e dois pra conhecer a cidade.


Chegando lá, mudei de ideia e passei só dois dias. Saí correndo daquele lugar! Pra saber o que aconteceu, dá uma lida lá no post de Bangkok.

Assim sendo, meu roteiro pelo litoral do Mar de Andaman foi dividido assim:

- Railay Beach


Railay Beach no final das contas acabou ganhando um dia, ou melhor, uma tarde, já que eu saí de Bangkok no sábado de manhã. Mas foi ótimo, ir pra praia foi a melhor decisão que poderia ter tomado pra salvar a viagem.

Leia mais sobre esse destino em - Dicas Gerais de Railay Beach (em breve).

- Phi Phi


Não recomendo bate-volta pra Phi Phi. Super vale a pena passar uns dias por lá. Aliás, achei o tempo que eu fiquei perfeito. Deu pra conhecer tudo numa boa, sem correria.

Leia mais sobre esse destino em - Dicas Gerais de Koh Phi Phi (em breve).

- Ao Nang: 

Eu já tinha lido que Ao Nang não era tão legal quanto os outros dois lugares. Que era um astral mais cidade, com carros, barulho e a praia meio caída. Só que que eu não queria deixar pra voltar para o continente no mesmo dia do voo para Bangkok, com receio de algum imprevisto do tipo, barco que atrasa, que quebra, que não sai por causa da condição do tempo, essas coisas. 

Então eu voltei de Phi Phi um dia antes do voo pra Bangkok e dormi em Ao Nang. No dia seguinte como o voo era somente à noite, ainda deu pra aproveitar um dia de praia e tirar minha opinião sobre a cidade - que você pode (e deve) ler aqui (em breve).


E foi assim que dividi meu curto e precioso tempo na Tailândia. Pra minha proposta de viagem, que era conhecer apenas os principais destinos do Mar de Andaman sem correria, o tempo de permanência em cada praia foi ideal pra curtir tudo com tranquilidade.

Agora se você dispõe de mais tempo, com certeza acrescente mais destinos no país, ou quem sabe até outros países da região. Mas aí é papo pra outro post!

Para curtir todas as fotos da minha trip, acompanhe no Instagram em #reviajatailandia

*Data da viagem: abril/2017

Leia mais sobre a minha viagem para a Tailândia:

- Informações importantes antes de ir para a Tailândia
- Como escolher o melhor voo para a Tailândia
- Como chegar ou sair dos aeroportos de Bangkok
- Dicas Gerais de Bangkok
- O que fazer em Bangkok 
- Dicas Gerais de Krabi 
- Dicas Gerais de Railay Beach 
- O que fazer em Railay Beach 
- Passeio de barco em Krabi: Quatro Ilhas e Hong Island
- Guia de viagem para Koh Phi Phi 
- Onde se hospedar em Koh Phi Phi 
- As praias de Phi Phi
- Passeio de barco em Phi Phi Don
- Passeio de barco em Maya Bay 
- Dicas Gerais de Ao Nang 





0 comentários:

Postar um comentário