texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

As Praias de Búzios, no Rio de Janeiro

11
Vem ver porque até Brigitte se apaixonou 😉
No primeiro post sobre Búzios eu contei um pouco dessa pequena cidade da Região dos Lagos no Rio de Janeiro e o porquê dela ser um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro e até do Brasil! Mas eu precisava ir além e contar em detalhes uma das coisas que me faz ser tão apaixonada por Búzios: as praias.

Essa pequena península de apenas 8km de extensão tem somente 23 praias. Incrível, não é? Mais incrível ainda é a beleza particular de cada uma delas. Tem que ver pra crer..

Leia também - Dicas de Viagem para Búzios, no Rio de Janeiro - pra ver outras dicas e imagens da cidade!

Aproveite a leitura! 😉

Dicas práticas pra aproveitar as praias de Búzios


E você aí pensando que só o sol basta pra curtir um bom dia de praia? Dois são os detalhes técnicos que podem atrapalhar sua visita às praias de Búzios: vento e temperatura da água.

Vou falar primeiro sobre a temperatura. Existe uma divisão curiosa entre as praias da península que poucos conhecem: o lado esquerdo tem águas frias devido à passagem de correntes marítimas mais geladas. Já as praias do lado direito possuem águas mais quentes. Pensa que isso é mero detalhe? Tem dia que não dá nem pra molhar a canela na água de tão gelada que fica!! Aí, em dias de água sofrida, a dica é procurar as praias do outro lado da península..

praias de buzios

Quanto ao vento, bem esse problema é mais difícil de resolver. A temporada de ventos fortes na península ocorre oficialmente entre agosto e dezembro, podendo variar. Quando venta forte, a praia fica insuportável. O ideal então é procurar uma praia mais abrigada, que certamente terá seus poucos metros disputadíssimos.. É difícil recomendar quais praias vão estar abrigadas porque isso vai depender diretamente da direção do vento, mas vou falar umas que costumam dar certo: Brava, Forno, Ferradurinha, João Fernandes e Azeda.

Mas vamos parar de enrolação e falar logo do que interessa. Inicialmente vou descrever as praias mais conhecidas e visitadas pelos turistas.

Praia de Geribá


Essa é a praia mais famosa de Búzios. É bem extensa e portanto ótima pedida pra uma caminhada. É sempre muito movimentada e nos feriados costuma ficar lotada. 

Geribá vista do alto
O bairro de Geribá é bem populoso e portanto conta com muitas casas de veraneio, condomínios e pousadas. Considero um bom lugar para se hospedar.

Geribá
Na praia é possível encontrar alguns vendedores ambulantes que além de vender alguns comes e bebes, também alugam barracas e cadeiras. Em Geribá fica localizado o bar/restaurante Fishbone, que no verão costuma rolar uma baladinha de fim de tarde. Pra quem gosta de açaí, não deixe de provar o de lá, é um dos melhores da cidade.

Fishbone
O canto esquerdo de Geribá tem uma vista bem bacana da praia e águas super tranquilas, mas não gosto muito desse lado pois possui alguns quiosques, logo o índice de "farofamento" é bem alto. Além disso, tem uma saída de água não muito confiável..

Canto esquerdo e a tal "água" que sai na praia..
Como chegar: de carro, táxi ou van/ônibus (distância "caminhável" da rua principal até o canto direito e Fishbone).

Ferradurinha


Fica logo após o canto esquerdo de Geribá. É uma das praias mais bonitas de Búzios. Com águas calmas, é bem pequena e por isso costuma ficar cheia nos finais de semana. Retiraram os quiosques, mas ainda possui alguns vendedores ambulantes. 

Ferradurinha
Uma boa pedida na Ferradurinha é alugar um caiaque ou um SUP. Além de curtir o visual de águas cristalinas, dá pra ver muitas tartarugas e ainda conhecer a pequena Praia dos Amores, que fica do lado oposto da Ferradurinha.

Galera brincando
Praia dos Amores ao fundo
Águas cristalinas
Como chegar: de carro, táxi ou a pé vindo de Geribá (distância "caminhável").

Praia da Ferradura


A praia recebeu esse nome pois possui o formato de uma grande ferradura. Tem águas super calmas, ideal pra crianças e para a prática de esportes como caiaque e SUP. A turma do jet-ski também costuma bater ponto aqui.

Dá pra ver que parece uma ferradura?
O que eu não gosto muito na Ferradura é que a faixa de areia costuma ficar espremida pelos muros das mansões à beira-mar. O canto esquerdo da praia melhorou muito após a retirada recente dos quiosques. Aliás, ponto para a Prefeitura de Búzios pela iniciativa, a Ferradura ficou muito mais bonita assim.

Águas super tranquilas
Canto esquerdo sem farofa!
Como chegar: carro ou táxi.

Praia da Foca


Essa é uma mini-praia que fica entre a Ferradura e a Praia do Forno. Até bem pouco tempo era conhecida só pelos locais pois sua trilha de acesso era muito escondida, chegando inclusive a ser perigosa por ser deserta. Mas há uns dois anos, a prefeitura melhorou o acesso à praia e colocou um guarda municipal na entrada. Isso fez com que a praia entrasse no circuito turístico de Bz. É pequena e bem bonitinha.

Praia da Foca
Difícil de mergulhar, é cheia de pedras
Como chegar: carro ou táxi.

Praia do Forno


A Praia do Forno é uma das minhas preferidas. Muitas vezes, com o vento forte que bate na península, é uma das poucas praias que dá pra ficar sem ser bombardeada pela areia.

Vista do mirante do Forno
Praia do Forno
Reza a lenda que o nome da praia vem da cor avermelhada da areia. As águas são bem calmas, geladas e não costuma ficar cheia.

Meu cantinho favorito
A praia conta com um único quiosque que pode não funcionar em dias de semana e na baixa temporada. Portanto é bom levar água.

Como chegar: carro ou táxi.

Praia Brava


Se eu tiver que escolher minha praia preferida em Bz, essa é a minha eleita. Além do visual e astral incrível dessa praia, o que eu gosto muito daqui é um detalhe prático: dá pegar sol de frente pro mar.

As duas "bravas"
Ao chegar na praia você pode se decepcionar um pouco pois a primeira praia realmente é meio sem graça. O filé da Brava fica do lado direito da praia, fazendo uma pequena travessia pelas pedras. Às vezes, com a maré alta, a travessia pode parecer perigosa, mas não é. É preciso apenas caminhar pelas pedras com atenção pra chegar no paraíso!

Logo após as pedras vem a primeira surpresa: a cor da areia é vermelha! Logo mais à frente a tonalidade da areia volta ao "normal". Nem sempre tem vendedor ambulante, por isso é bom levar água.

A minha brava preferida
Meu cantinho predileto
Na primeira praia da Brava, fica localizado o Silk Beach Club onde sempre rola baladinha de fim de tarde com vista super top de frente pro mar. Também funciona como bar/restaurante o resto do dia.

Como chegar: carro, táxi ou a pé (distância "caminhável" da estrada principal).

Praia de João Fernandes e João Fernandinho


Praia habitada basicamente pelos argentinos, aqui pouco se ouve falar português. É bonita, de águas calmas mas possui um nível altíssimo de "farofamento" pois possui vários quiosques. Aliás, ao chegar na praia você sente logo o cheiro de fritura no ar.. eca! Tá sempre cheia e nos feriados costuma ficar lotada e com pouco ou nenhum espaço.

João Fernandes
Lado esquerdo da praia
Pra acessar João Fernandinho é preciso sair de João Fernandes e caminhar uns 5 min pela rua principal na direção esquerda. Sua entrada é bem escondida e não tem sinalização. Também fica cheia de argentinos.

João Fernandinho
Como chegar: carro, táxi ou van/ônibus (o ponto final fica próximo à João Fernandes) e táxi marítimo (saídas a partir do Centro ou Praia dos Ossos).

Praia Azeda e Azedinha


As duas prainhas são umas das mais charmosas de Búzios. São pequenas e pela proximidade do centro da cidade costumam ficar cheias em qualquer dia da semana.

Chegando na Azeda
Uma coisa não muito legal daqui é a quantidade de barracas montadas pelos ambulantes, quase não deixam espaço para os reles mortais estenderem as cangas.. além disso, o índice de "farofamento" é altíssimo por aqui.

Azeda
Azedinha
Como chegar: não tem como chegar de carro, pois sua rua de acesso fica no final da Praia dos Ossos, onde o trânsito de veículos é permitido apenas aos moradores. O carro precisa ficar estacionado próximo à Praça dos Ossos, fazer uma pequena caminhada de 10 minutos subindo uma ladeira e descendo uma escadaria. As vans e ônibus fazem ponto final próximo à Praça dos Ossos.

Pra quem tem preguiça ou dificuldade de locomoção o ideal é chegar à Azeda de Táxi Marítimo.

Praia dos Ossos


Também considero a Praia dos Ossos uma das mais charmosas de Búzios pelo seu casario antigo, que conta um pouco a história antiga da cidade. Porém, por estar repleta de embarcações, não costuma ser muito boa pra banho.

Praia dos Ossos
Escondidinha no final da praia, fica a Igreja de Sant'Anna, construída em 1740. A vista do pátio da igreja para a praia com barquinhos é imperdível.

Igreja de Sant'Anna ao fundo
Como chegar: carro, táxi, van/ônibus ou táxi marítimo a partir do centro.

Praia da Armação e do Canto


São as praias "urbanas" de Búzios. Ficam no centro da cidade e não costumam ser boas para o banho devido à quantidade de embarcações.

Praia do Canto
Na Armação fica a escultura simpática dos três pescadores.

Cultura buziana

Praia da Tartaruga


Eu gosto muito da Praia da Tartaruga apesar frequentá-la muito pouco. Fica do lado das águas quentes de Búzios e acabo indo lá só quando o frio aperta. Mas é ótima, tem águas calmas, uma vista linda e um pôr do sol maravilhoso.

Tartaruga
Um ponto negativo da Tartaruga é a grande quantidade de quiosques e o seu alto índice de "farofamento".

Lado direito da Tartaruga
Seu acesso é através de um pequeno trecho de terra e não possui estacionamento público, tem que deixar o carro em um dos estacionamentos privados e caminhar 5 minutos até a praia.

Como chegar: carro ou táxi.

Praia de Manguinhos


É uma praia pouco frequentada por banhistas pois dependendo da maré a praia fica quase sem areia, reflexos das construções muito próximas ao mar. Tem águas bem calminhas, quentes e algumas embarcações.

Manguinhos é boa pra curtir o fim de tarde no Porto da Barra ou ainda fazer caminhadas.

Manguinhos
Como chegar: carro, táxi e van/ônibus

Algumas praias ficam de fora do roteiro turístico e guardam seu charme apenas para os locais e os visitantes mais curiosos. São elas:

Praia de Tucuns


É uma praia enorme e pouco frequentada. Como eu costumo levar minha filha mais nova pra Búzios, essa tem sido uma das praias que eu mais tenho ido nos últimos tempos. Dá pra qualquer cachorro ser feliz sem incomodar ninguém!

Tucuns vista do alto
O canto direito tem uma pousada com um bar na praia e costuma ficar um pouco mais movimentado. No meio da praia fica o Blue Tree Park Búzios e aí a movimentação fica por conta dos hóspedes do resort. Um pouco depois do resort tem uns quiosques de praia basicamente frequentado pela galera local.

Geribá ao fundo
Sossego total em Tucuns
Tucuns costuma ser também uma ótima opção para feriados em que a cidade fica super lotada. Enfim, quem procura Tucuns, procura sossego.

Como chegar: carro ou táxi

Praia de José Gonçalves


"Zé Gonçalves" para os íntimos é uma praia que fica fora da cidade, no sentido sul. O acesso se dá através do distrito de mesmo nome que fica na estrada Búzios - Cabo Frio. Depois do povoado, começa a APA Pau Brasil (APA = área de preservação ambiental) e pra chegar na praia tem que passar por um trecho de terra (+- 1km) nem sempre em boas condições, mas trafegável..

Recado dado..
A recompensa no final é boa, pois a praia em si é uma graça. Não possui nenhuma construção em volta e o seu visual é bem bonito. Nem sempre tem águas calmas, pois recebe forte influência das marés.

José Gonçalves
Possui dois quiosques e em um deles, o do Ranieri, a especialidade é uma casquinha de marisco de comer rezando. Mas ainda assim, recomendo levar pelo menos uma água pra lá, nunca se sabe se o tal quiosque vai estar aberto.

Cantinho de Zé..
Como chegar: carro ou táxi

Praia de Caravelas


Muita gente que frequenta Búzios nem sabe que essa praia existe. Seu acesso se dá a partir da entrada do Condomínio Caravelas, que fica na estrada Búzios - Cabo Frio. A estrada é de terra e se tiver chovido muito nos últimos dias pode encontrar alguma dificuldade.

Caravelas
A praia é bonitinha e possui um condomínio e um quiosque à beira mar. Assim como em Zé Gonçalves, o mar pode ficar de mau-humor de vez em quando.

Como chegar: carro ou táxi

Praia Rasa


A Praia Rasa é a primeira praia de Búzios, fica do lado de fora da cidade no sentido norte e é bem afastada do centro. É extensa e possui águas turvas pois há um rio que desemboca em suas proximidades. Resumindo: não é uma boa praia (pronto, falei!).

Boa só pra quem faz kite mesmo
Por reunir diversas condições favoráveis, é point obrigatório pra galera do kitesurf.

Como chegar: carro, táxi e ônibus.

Bem é isso.. depois desse post gigante, espero que você escolha a praia que mais combine com você e aproveite. Búzios é isso aí..

Não deixe de ler o post de Búzios pra ver outras dicas e imagens da cidade! 😉




11 comentários:

  1. Excelente descrição! Obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Plínio!

      Que bom que vc gostou! Espero que tenha te ajudado!

      Boa viagem e aproveite Bz. Aquilo é um paraíso!

      =)

      Excluir
  2. Olá Renata. Eu pretendo viajar com minha cachorrinha no natal e tenho medo de não conseguir sair do hotel. Será que terei esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulla,

      Búzios no Natal é muito tranquila, tem pouco movimento e as praias ainda estão relativamente vazias. O movimento só começa mesmo no Ano Novo. Mas ainda assim, se a sua cachorrinha for tranquila mesmo com a cidade cheia você conseguirá sair com ela numa boa..

      A minha que é um pouco complicada pq ela é daquelas farofeiras, que quando está na praia visita todas as cangas e suja todo mundo! Por isso tenho que fugir pra uma praia deserta! Kkkkk

      No mais, divirtam-se! Nossos dogs são sempre a melhor companhia do mundo!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  3. Olá Renata. Estou querendo ir na Praia da Ferradura, mas tenho um filho de 3 anos, e fiquei sabendo que a água é muito fria. Tenho medo que ele não consiga entrar. Será que a água fria é suportável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzilady,

      A percepção quanto à temperatura da água é muito pessoal. Eu mesma sempre que acho uma água gelada, meu marido já acha "normal", rs.

      Mas não vou te enganar não, em geral a água de Búzios é fria. Vai depender tb de outros fatores como a corrente do dia. Tem dias que a corrente traz águas mais quentes e em outros vem uma água tão fria que é difícil de molhar a canela!

      Enfim, é muito difícil prever! Mas o bom é que a Ferradura é uma praia de águas muito calmas, ideais para crianças! E como dizem que criança não sente frio na água.. relaxe, tenho certeza que ele vai aproveitar!

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  4. Caraca!!!! Guia turístico perfeito...vou pela primeira vez e me ajudou muito.Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima,

      Que bom que vc gostou e o melhor que irá te ajudar!

      Vc vai adorar Búzios, lá é bom demais!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  5. Renata

    Adorei tudo aqui.
    estava querendo ir semana que vem,mas "ACHO" que não vou não.
    Água fria não é comigo,marido até mandou procurar outro lugar(kkkkkk)
    Obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!

      Rindo horrores com seu comentário, kkk! Pior que não posso nem mentir, dizendo que a água é quente porque eu sou que nem vc: detesto água fria! Lá em Búzios diversas vezes vou à praia e fico sem mergulhar pq pra mim não rola!

      Mas fora isso, é uma cidade muito legal de se conhecer.

      Boa sorte! Se precisar de algo, é só falar! =)

      Excluir
  6. Onde não encontrar pessoas cavalgando na praia em Búzios, tirando Geribá e João Fernandes?

    ResponderExcluir