texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Búzios, no Rio de Janeiro

0
Valeu Brigitte!

Foi sofrido, mas finalmente saiu o post de Búzios! Incrível como tive dificuldade em escrever sobre um lugar que eu vou com tanta frequência.. Justamente, esse foi o problema: a minha visão da cidade é diferente da visão do turista comum, por isso o texto e as fotos não saíam de jeito nenhum! Mas agora estou me redimindo deste erro imperdoável. Lá vai.. Búzios pra vocês!

Todo carioca tem alguma história com as cidades da Região dos Lagos. Pode ser de férias, um final de semana, um carnaval com a galera, a casa de um amigo e por aí vai.. No meu caso não é diferente e a minha história com Búzios é longa. 

Búzios é uma península, e como tal é banhada pelo mar por todos os lados. Fica no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente na Região dos Lagos e ganhou fama internacional depois que Brigitte Bardot deu uma passadinha por lá nos anos 60. É um pequeno paraíso com apenas 23 praias.

Como chegar em Búzios


Búzios fica a 180km do Rio de Janeiro. De carro, em dias normais, a viagem dura em média 2 horas. Fique atento para não cair na besteira de pegar a estrada em véspera de feriado, quando é normal os 180km serem feitos em 7/8h de viagem.

Saindo do Rio, há dois caminhos pra chegar em Búzios: a Via Lagos (privatizada) ou a RJ-106. Eu particularmente prefiro utilizar sempre a Via Lagos, pois a via é duplicada e as condições da estrada são ótimas. Já a outra é de mão-dupla, costuma ter muitos buracos e alguns radares sem sinalização.

Se você escolher a Via Lagos, prepare-se para o pedágio que tem um valor bem puxado! A tarifa de final de semana é quase o dobro do preço normal e o final de semana deles começa na sexta ao meio-dia e termina segunda ao meio-dia (idem para feriados). O meu chefe bem que podia adotar esses horários também né? Já o trecho de São Pedro D’Aldeia até Búzios, que não é privatizado, é bem ruinzinho mas é curto, então passa rápido.

Só uma empresa de ônibus opera as linhas até Búzios, que é a 1001. A viagem, em dias normais, costuma levar de 2 a 3 horas e o ônibus é super confortável. A passagem pode ser comprada pelo site da empresa ou direto na rodoviária. Super recomendo.

Chegando em Búzios, não há exatamente uma rodoviária e sim um ponto de ônibus final da 1001 que fica no centro da cidade. O ônibus faz paradas ao logo da rua principal de Búzios conforme solicitação dos passageiros. Portanto se você não for se hospedar no Centro, pode pedir pro motorista fazer uma parada próximo do lugar de sua preferência.


Meu mapa de Búzios

Melhor época para visitar Búzios


O clima de Búzios segue a ordem climática do sudeste: verões calorosos com muitas chuvas e invernos secos com temperaturas agradáveis, às vezes com um friozinho de leve. Ainda assim, chove muito menos em Bz do que no Rio. Eu mesma já saí debaixo de temporal do Rio e quando cheguei lá estava sol, vai entender..
Búzios tem um porém: fica insuportável e impraticável em feriadões. O trânsito dentro da cidade para, nos mercados faltam os produtos mais básicos e tudo lota: as praias, restaurantes, bares, lojas. Falta água, luz e sobra esgoto pra todo lado. Isso é triste e assustador, mas é sério. A cidade não tem estrutura pra receber tanta gente e aí o negócio fica feio mesmo. Se puder, evite.

Em outros tempos, com o fim do carnaval, Búzios virava uma cidade-fantasma. Hoje em dia, já não é mais assim e a cidade consegue manter um bom fluxo de turistas durante todo o ano.

Considero a melhor época pra vir pra Bz entre março (depois do carnaval) e agosto. De setembro a novembro é bom também, mas é quando começa a temporada de vento e aí meu amigo, é muito vento na cabeça! Esteja preparado pra comer areia na praia mesmo de boca fechada. E não tem jeito, quando venta, quase todas as praias ficam insuportáveis. Um dos poucos refúgios é a Azeda/Azedinha, mas por serem pequenas, essas praias lotam rápido.

Onde se hospedar em Búzios


Várias pessoas me pedem indicação de pousada boa/barata em Bz. Acontece que eu nunca precisei me hospedar em pousada lá, então não sou uma boa referência.

Acho que posso opinar em relação ao lugares onde se hospedar. O Centro é pra quem vai usar carro pra ir à praia de dia e deixá-lo estacionado à noite pra dar um rolé a pé pela Rua das Pedras.

Outros bairros como Geribá, Ferradura, José Fernandes etc, dá pra você aproveitar a pé praia dali e vai precisar de carro pra visitar outras praias e ir ao Centro à noite.

Pra consultar as opções de hospedagem em Búzios, pesquise na caixa do Booking abaixo. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com

Como se locomover em Búzios


Búzios é uma cidade relativamente pequena mas as distâncias entre as praias são consideráveis e não dá pra fazer tudo a pé. Por isso, pra melhor aproveitar a cidade, recomendo estar motorizado.

Existem diversas locadoras de carros, bugres e motos. Portanto se tiver interesse, informe-se na recepção da sua pousada, que certamente eles poderão indicar alguma empresa.

Mas se o seu orçamento está curto, a cidade também conta com transporte público (ônibus e vans) que percorrem a avenida principal que corta toda a cidade. A boa é que a passagem é baratinha (R$4,00), o ruim é que não dá acesso a algumas praias que ficam afastadas da rua principal.

Uma opção bacana pra acessar algumas praias é o Táxi Marítimo. É um pequeno barco, com saídas do Centro ou da Praia dos Ossos. É rápido, seguro e uma maneira diferente de chegar na praia. Saídas com no mínimo duas pessoas.

Aquatáxi

Tabela de preços - saídas do Centro

Outra opção de transporte na cidade é o táxi. Búzios conta com uma boa frota e o preço da corrida é fixo, em média R$20,00 (varia com a época do ano). Dependendo do caso, se for utilizar o táxi muitas vezes, tente negociar com o motorista..

Praias de Búzios


O grande trunfo de Búzios é a quantidade de praias incríveis que cabe nesse pedacinho de terra. Com sol e sem vento, as praias são uma maravilha.

dicas viagem buzios
Praias de Búzios

O curioso é que as praias que ficam do lado direito da península costumam ter as águas mais calmas e um pouco mais quentes. São elas: Manguinhos, Tartaruga, Azeda/Azedinha, João Fernandes/João Fernandinho, Canto e Ossos. Essas duas últimas não são muito boas pra banho por causa da proximidade com o centro da cidade e por terem muitas embarcações ancoradas.

Azeda

Do lado esquerdo estão as praias de águas sempre geladas (às vezes insuportáveis até): Brava, Forno, Foca, Ferradura, Ferradurinha e Geribá. A última é a mais movimentada da cidade, costuma ter ondas e é boa também pra quem surfa.

Ferradurinha

Ainda existem as praias de fora da península, pouco frequentadas pelos turistas. São elas: Tucuns, Rasa, José Gonçalves e Caravelas.

José Gonçalves

Pra saber mais detalhes de todas as praias de Búzios, dá uma olhada nesse post aqui - As praias de Búzios.

Rua das Pedras / Orla Bardot


Ir à Búzios e não ir à Rua das Pedras é algo como ir no Rio e não ver o Cristo Redentor.  Quem nunca foi, tem que ir. É uma ruazinha simpática que fica no centro da cidade e tem muitos bares, restaurantes, lojas e turistas por todos os lados. Sua continuação é chamada de Orla Bardot e é onde ficam alguns dos restaurantes e lojas mais tops e a estátua da mocinha famosa.

Aviso às meninas: deixem os sapatos de salto em casa.. além de não ser prático se equilibrar de salto nas pedras, não combina nem um pouco com o clima de Búzios, vai por mim.

Orla Bardot

As lojas, que são muitas e das principais marcas nacionais, na baixa temporada funcionam de 12h às 23h durante a semana e até meia-noite nos fins de semana. Na alta temporada funcionam entre 11h e 01h todos os dias.

A lista de restaurantes é imensa e tem pra todos os gostos e bolsos. Dá pra comer desde um Big Mac no McDonald's, passando por um crepe no Chez Michou ou até um jantar mais bacaninha no Bar do Zé.

Chez Michou

Pra curtir a noite até de manhã, dê um pulo na Privilége, que funciona quase o ano todo (confira programação no site).

Porto da Barra


O Porto da Barra é um espaço à beira-mar que possui alguns restaurantes e lojas. Fica em frente ao píer de Manguinhos, do lado do Mercado de Peixe. Pra quem procura algo mais reservado e quer fugir da bagunça da Rua das Pedras, essa é a boa.

Lojinhas..

..e restaurantes à beira-mar


Pôr do sol em Búzios


Eu como sempre, adoro os fins de tarde, principalmente quando se tem a oportunidade de curtir um belo pôr do sol. Em Búzios o sol se põe do lado direito da península durante todo o ano. Logo, em todas as praias desse lado é um programa imperdível, com destaque para o píer de Manguinhos.

O melhor pôr do sol de Bz

O píer de Manguinhos é o local mais tradicional de Búzios para acompanhar o pôr do sol. Costuma ficar bem movimentado, ainda mais pela proximidade com os bares e restaurantes do Porto da Barra.

De um lado se pôs o sol e do outro aparece a lua cheia!

Sou muito fã desse lugar

Até com tempo fechado é lindo!


Ponta da Lagoinha


A Ponta da Lagoinha é um ponto de interesse geológico (?!?). Eu não sei muito bem o que isso significa mas posso dizer que é um lugar interessante..

Tá aí..

Não tem nada demais.. é só uma grande piscina formada pela água do mar que avança sobre as rochas quando a maré está cheia. É legal de ver quando o mar está grande e bate com muita força nas pedras.

Não é permitido mergulhar e sempre tem salva-vidas por lá. Fica entre a Ferradura e a Praia do Forno.

Dia de maré seca..

Outras dicas


O mês mais tranquilo de Búzios é agosto. Agora, prepare-se pra encontrar alguns lugares fechados, pois é o mês de férias dos trabalhadores de lá.

A cidade tem diversas agências bancárias, caixas 24hs e quase todo o comércio aceita cartões.

Não teve jeito e você veio no meio de um feriadão e quer (ou precisa) fugir do trânsito da rua principal? Tem uma via chamada “alternativa” que corta a cidade por dentro, é meio mal sinalizada, mas quem tem boca vai à Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário