texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Icaraí de Amontada, no Ceará

6

Mais um paraíso pra listinha 😎

É engraçado como a gente ainda tem tanto a conhecer do nosso país, né? Tão grande, tão bonito e com paraísos ainda pouco conhecidos e explorados por nós brasileiros. Sim, isso ainda é possível!

E foi assim que eu fui parar em Icaraízinho de Amontada, que muita gente ainda nem ouviu falar, mas já descoberta há muito tempo pelos gringos, é uma pequena cidade no litoral cearense, que vem despontando como uma das novidades por lá.

A cidade é um charme e possui aquele ambiente gostoso de cidade do interior. A praia é uma delícia e se não fosse o vento do Ceará que às vezes castiga, diria até perfeita. Além disso possui muitos bares e restaurantes super charmosos, que servem frutos do mar super fresquinhos e com precinho camarada. Ou seja, a cidade tem tudo que é preciso pra tirar uma folga e curtir dias de paz e sossego no paraíso.

Bem, se alguém precisa de mais do que isso pra ser feliz, eu não sei. Pra mim isso aí já é sinônimo de perfeição! 😆


A minha viagem


Depois de meses trancada em casa por causa da pandemia, resolvi "arriscar" (tomando todas as medidas de precaução possíveis)  e fui passar uma semana em isolamento nesse paraíso.


Foi uma viagem muito mais pra descansar e relaxar do que ficar explorando e pipocando cada dia em um lugar diferente. Por isso preferi passar a semana só em Icaraí mesmo, conhecendo as atrações da região, sem me deslocar para cidades mais distantes.


Como chegar em Icaraí de Amontada


Chegar em Icaraí de Amontada é missão fácil. A cidade fica a 200km de Fortaleza, no sentido da Costa Poente e a viagem de carro leva umas 3h, em estrada boa, bem sinalizada e com poucos buracos.


Saindo de carro direto do aeroporto o caminho inicial indicado pelo GPS pode deixar um pouco inseguro pois passa por dentro de muitas ruas residenciais, mas o caminho é assim mesmo. Basta seguir a rota que com certeza dá certo.


Quem não estiver motorizado tem a opção de transfer (a pousada em que for se hospedar pode indicar um contato) ou ônibus pela empresa Fretcar, que sai da rodoviária de Fortaleza.


Melhor época para visitar Icaraí de Amontada


O nordeste brasileiro tem basicamente duas estações: a seca e a de chuvas e no Ceará a coisa funciona desse jeito também. Vai fazer calor o ano todo mas podendo evitar a época de chuvas é melhor pois destino de praia com chuva é sempre chato.
Estive em Icaraí no mês de outubro e peguei dias seguidos de muito sol, calor e vento. Sim, esteja atento que entre agosto e novembro é a temporada de ventos do nordeste e acredite, no Ceará venta tão forte que em algumas praias é impossível ficar.

Onde se hospedar em Icaraí de Amontada


Icaraí já conta com diversas opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Logo, encontrar uma pousada no seu perfil não vai ser difícil.


Quanto à localização, a cidade é pequena, então tudo é bem perto. Procurando mais movimento, escolha pousadas mais perto da pracinha principal. Se a ideia for ficar num cantinho mais sossegado, procure propriedades mais para as "laterais" da cidade.


Vou deixar o link do Booking aqui pra você poder pesquisar as opções de hospedagem em Icaraí de Amontada. Mas lembre-se sempre de ler as avaliações pra saber o que os outros hóspedes tem a dizer.


Dessa vez eu optei por alugar uma casa, já que viajei com mais um casal, e queríamos ter um lugar só pra gente. Aluguei com uma agência local chamada Villas Icaraizinho que pertence à Letícia, uma francesa muito gente boa, que administra algumas casas de veraneio por lá. Super recomendo alugar com eles pois as casas são ótimas e o serviço de manutenção nota dez (sempre que precisei eles apareceram super rápido pra resolver).


Fiquei na casa Camurupim que possui três quartos (uma suíte), super bem equipada e com uma ótima área externa com piscina. A localização é muito boa, pois fica na direção de Moitas, num lugar mais sossegado de Icaraí mas que pela praia dá uns 10 minutos de caminhada até a muvuca. Foi sem dúvida, uma excelente opção.


O que fazer em Icaraí de Amontada


Como eu já disse antes, Icaraí é daqueles lugares bom de chegar e ficar pra relaxar. A praia é boa, a cidade é legal e os restaurantes são ótimos. Dá vontade mesmo de ficar sem fazer nada! 😁 


Mas aqui tem passeio também pra quem curte explorar as redondezas. Os passeios locais, geralmente feitos de bugre, são basicamente dois: um que explora o lado direito, em direção à cidade vizinha de Caetanos, e o que explora o lado esquerdo, em direção ao distrito de Moitas.


Os passeios podem ser contratados na praça principal ou ainda podem ser indicados pelo pessoal da pousada em que estiver hospedado. Até dá pra visitar alguns lugares sem ser de bugre ou 4x4 mas há outros que um carro comum não chega.


Outra opção é montar base em Icaraízinho e conhecer cidades vizinhas, um pouco mais distantes, como Mundaú, Flexeiras entre outras.


Praia de Icaraí de Amontada


A praia da cidade é ótima. Mar calmo, rasinho e água quentinha. Na maior parte é bem tranquila, com poucas construções, o movimento maior fica por conta dos quiosques na altura do centro da cidade. 


Ponto mais movimentado fica no centrinho

Assim como em toda a costa do Ceará, venta bastante, especialmente na ponta direita da praia, onde estão situadas as piscinas naturais. É, meus amigos, piscina com muito vento na cabeça! 😅 

O único ponto negativo que eu destaco, infelizmente não é exclusividade de Icaraizinho: o trânsito de carros pela areia da praia. Por aqui é bem intenso, especialmente nos finais de semana. Então, é bom sempre caminhar com cuidado.

Aquele vento

Trecho da praia com piscinas na maré baixa

Barra do Rio Aracatiaçu


Já no distrito vizinho de Moitas está localizada a barra do Rio Aracatiaçu. O local é lindo, mistura paisagem de dunas, mangue e um mar azul lindão!


Uma vantagem desse lugar é que costuma ser abrigado do vento, então dá pra mergulhar numa boa e até esticar uma canga sem comer quilos de areia.


Pra chegar até esse ponto há duas opções. O passeio de bugre que vai pro "lado esquerdo" passa por aqui. Outra opção é deixar o carro estacionado no porto de Moitas e seguir caminhando pela beira da praia até lá. Dá uns 15 minutos de caminhada e precisa ser feita na maré baixa.


O visual desse lugar é muito lindo!

É aqui também que está situada a Barraca do Tio Clé, um quiosque bem rústico que serve bebidas e petiscos. À noite, eles servem jantar de frutos do mar à luz de tochas e fogueiras, mediante reserva antecipada. Eu não cheguei a ir, mas quem foi garante que é uma experiência única.

Ilha das Ostras


Continuando no Rio Aracatiaçu, um dos passeios mais legais é o da Ilhas das Ostras, um restaurante que fica rio acima, onde a especialidade da casa são as ostras, é claro, além de frutos do mar. Tudo muito fresco! A ostra mesmo é tirada na hora.


Pra chegar até lá há duas opções: pegar um barco no porto de Moitas (em média R$20,00 ida e volta) ou de carro 4x4. De barco, o caminho por si só já é uma atração, com paisagens lindas de tirar o fôlego.


Caminho pelo rio até a Ilha das Ostras

O local é rústico mas muito bem cuidado pelos proprietários. Não possui energia elétrica, por isso é preciso levar dinheiro em espécie pra pagar a conta.

O banho é de rio, água meio doce, meio salgada, dependendo da maré. É meio desajeitado porque rola uma lama no barranco do rio, então é certo de levar uns escorregões pra entrar e sair. Mas é divino, acreditem! 


Ilha das Ostras - ambiente legal e comida top!

O lugar é todo rústico mas uma gracinha

Tem uma opção de banho muito boa que é segurar na corda da balsa que atravessa todo o rio (eles fazem a travessia da balsa puxando essa corda). Enquanto a balsa está parada, você pode agarrar na corda e ficar no meio do rio, só sentindo a correnteza passar. Pode até cruzar pra outra margem se quiser. 

O único problema é quando a balsa sai pra fazer a travessia e você está contando com a corda 😆. Foi o caso da foto abaixo, a balsa saiu e o pessoal tava voltando do outro lado do rio. Nesse caso vai precisar soltar a corda e deixar a balsa passar. Oportunidade pra testar se a natação está em dia. 😅

A balsa indo e o pessoal voltando na corda

Aqui a dica mais valiosa é evitar visitar nos finais de semana. A diferença de ambiente é absurda. Nos finais de semana fica lotado e com música alta. Dia de semana você poderá curtir com a tranquilidade que esse lugar merece.

Túnel de Mangue


Se você optou por ir até a Ilha das Ostras de barco, pode pedir ao barqueiro pra passar pelo túnel de mangue, que são essas entradas do rio dentro do mangue cobertas pela vegetação.

O visual é lindo e a paz e silêncio do lugar são impressionantes. Dê preferência pra passar por lá na maré mais alta que é quando a água fica mais clara. Na maré muito baixa, além da água ficar escura, geralmente o barco não consegue passar.

Túneis do Rio Aracatiaçu

Outra opção é fazer esse passeio de SUP. Tem uma galera no local que aluga pranchas.

Lagoa de Flexeiras


Um dos lugares que mais gostei de visitar em Icaraí de Amontada foi a Lagoa de Flexeiras. Com um visual lindo, água doce e cristalina e o melhor de tudo: abrigado do vento!

Lagoa de Flexeiras

Pra chegar aqui é bem fácil. A estrada de acesso fica na estrada principal de Icaraízinho. Tinha uma placa bem tímida na entrada, mas na dúvida pergunte ao pessoal local. 

A dica aqui é não parar nos primeiros quiosques, que são bons, mas costumam ficar mais movimentados. Siga um pouco mais adiante e estacione na Paraíso Lagoon. A estrutura é simples mas é bem mais sossegado.

Escolha sua cabana VIP pra passar o dia

Caetanos


O passeio até a cidade vizinha Caetanos, é uma das opções de passeio de bugre e 4x4 oferecidos em Icaraízinho. A cidade de Caetanos em si não tem nada, é só um vilarejo local simples, sem muito apelo turístico. A graça aqui está no caminho e nas atrações que encontramos ao longo dele.

Visuais lindos por todo o caminho

Pelo caminho, que é feito sobre as dunas e na beira da praia, além de paisagens lindas, piscinas naturais, encontramos também um local curioso: um cemitério nas dunas.

Aquela frase "morrer e ir pro paraíso" faz todo sentido por aqui. Hoje neste cemitério, pela tradição local, só podem ser enterrados os pescadores locais.

Tradição local

Seguindo adiante, passamos pelas bicas de Caetanos. Um lugar muito legal de onde saem bicas de água doce e natural das dunas. É bem surreal acreditar que sai tanta água das dunas, pois são várias bicas. Mas é um processo natural, comum, especialmente nos meses após a temporada de chuvas.

Aqui um relato meio triste. O pessoal local havia feito uma estrutura super bonita com jarros de barro, de onde caía a água. Mas uma disputa local, fez com que desavisados quebrassem tudo, para que esse local não chamasse mais a atenção do que outras atrações. Quanta ignorância não? Mal sabem eles que quanto mais lugares legais pra visitar, mais turistas são atraídos pra região e todos saem ganhando.. Por enquanto, o pessoal improvisou os enfeites abaixo. Tá feinho, mas foi feito com amor. 😔

Bicas de Caetanos - Praia do Jiqui

Altos visuais pelo caminho

Lençóis Cearenses


E você aí pensando que a combinação dunas e lagoas era exclusividade do Maranhão? Está muito enganado! É aqui nessa região que estão localizados os Lençóis Cearenses! 

É claro que a versão aqui tem dimensões menores que o vizinho maranhense, mas dá pra ser feliz aqui também, viu? A temporada boa pra visitar os Lençóis Cearenses vai de junho a agosto, período logo após as chuvas e quando as lagoas estão bem cheias.

Lençóis Cearenses

Eu cheguei um pouco tarde, em outubro, então a maiorias das lagoas já havia secado ou já estavam bem rasinhas, como a da foto abaixo. Ainda assim, o visual é impressionante. 


Pôr do Sol em Icaraí de Amontada


Uma das coisas mais lindas em todo Ceará é o momento do pôr do sol e em Icaraí de Amontada não podia ser diferente. Aqui o point é na duna do pôr do sol, local onde todo mundo se reúne no fim do dia para assistir a esse espetáculo da natureza.


A duna do pôr do sol e a curva do rio

Pra chegar no local exato é preciso de um carro 4x4. Mas se você estivar de carro comum, dá pra chegar também. Basta estacionar o carro perto e fazer uma caminhada pela areia por uns dez minutos. É bem tranquilo.

O point do pôr do sol fica dentro de um parque eólico, na direção de Moitas. Você pode estranhar ter que passar pela cancela cheia de aviso de área particular, mas o acesso ao público é permitido. 

Um fim de tarde desses..

O visual é lindo pois a duna fica na margem do rio Aracatiaçu e do alto dá pra ver o seu desenho iluminado pela luz dourada do fim de tarde. Coisa fina!


Prefira ir em dia de semana que é mais tranquilo. Nos finais de semana, costuma ficar mais movimentado e tem uma galera que gosta de botar som alto. Aí já viu.. 


Onde comer em Icaraí de Amontada


Nesse quesito a cidade é bem servida por bons restaurantes, a maioria especializada em frutos do mar. O mais bacana é que tudo é muito fresco e o precinho bem camarada.


O restaurante que eu recomendo aqui é o Aroma Icaraizinho. Ambiente simples e aconchegante, comida maravilhosa e atendimento espetacular. Lá eu comi o melhor polvo da minha vida, sem exagero nenhum! É daqueles lugares que não podem ficar de fora da sua lista de jeito nenhum! 


Dicas Gerais


A voltagem é 200v por isso lembre de levar carregadores bivolt.


A cidade não possui agência bancárias. Apesar de todo mundo aceitar cartões, é bom levar dinheiro em espécie. 


Sinal de internet funciona bem na cidade, mas sinal de celular só funciona o da Vivo. Nem adianta tentar outra operadora.


Já disse no post mas vale ressaltar: cuidado com o trânsito na praia, especialmente quem viaja com crianças.


6 comentários:

  1. Maravilhoso todo o conteúdo desta postagem, acredito que vai ajudar muitas pessoas que desejem conhecer este lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Fico feliz pelo seu comentário.

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  2. Renata eu amei essa postagem sobre suas férias por Icaraízinho de Amontada. Super completo de informações. Quem já conhece os locais recomendados por você sabe que só escreveu verdades. Então, como eu conheço quase todos os points posso dizer que o seu blog está de parabéns! Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Muito valiosa as dicas da Renata, deu até vontade de fazer igual a ela, mas se não der farei ao meu modo.
    Mas vale a pena tentar.
    Irei em março/2022
    Ta pertinho
    Obrigada Renata e continue explorando as belezas brasileiras.

    ResponderExcluir
  4. E a melhor praia do Ceará,Icarazinho de Amontada

    ResponderExcluir
  5. Renata
    Você está de parabéns. Todas as dicas deveriam manter esse padrão de detalhes.
    Muito obrigado mesmo.
    Vou seguir todas as suas dicas.
    Abraço.
    Romildo Gomes de Belo Horizonte.

    ResponderExcluir