![]() |
Compras no estilo Bali |
Dentro de todos as experiências legais que uma viagem proporciona, o momento das compras é aquele que faz a alegria de muita gente!
Eu preciso confessar que sou zero consumista, mas não resisto a uma lembrancinha local, seja um simples ímã ou peças de artesanato originais. A minha casa é toda decorada com itens de vários lugares do mundo e eu adoro olhar para cada objeto e lembrar do lugar, da situação em que comprei.. enfim, é um pouquinho daquela viagem especial que carrego comigo.
E o que fazer quando você viaja pra um lugar que tem um dos artesanatos mais originais do mundo? Como faz pra não enlouquecer? Assim é Bali, um lugar que é capaz de surpreender até os mais desapegados no quesito compras.
Eu tô longe de ser especialista no assunto (tem gente que ganha a vida revendendo o artesanato de Bali mundo à fora) e eu tinha pouco tempo na ilha. Então, pra poder ser mais assertiva nas minhas escolhas, pesquisei bastante sobre o tema. Por isso acho válido compartilhar as dicas que consegui reunir pra quem sabe assim, ajudar outros viajantes.
Reserve um espacinho na sua mala! Bali e seus produtos incríveis te aguardam!
Reserve um espacinho na sua mala! Bali e seus produtos incríveis te aguardam!
Dica principal: barganhar!
A regra número um para comprar qualquer coisa em Bali é barganhar sempre e nunca comprar pelo primeiro valor informado.
É prática comum dos balineses jogar o preço lá em cima para iniciar uma negociação. Se você topar o primeiro valor, claro, pra eles será um ótimo negócio. Mas acredite, sempre dá pra baixar! E não precisa ter vergonha de negociar não.. a parada é jogar o valor pra baixo até chegar pela metade e em muitos casos até um terço do valor original. É sério!
No começo a brincadeira é até divertida porque os vendedores são brincalhões e tal. Mas depois de um tempo, confesso que vai ficando chato e dá vontade mesmo é de pagar o preço da etiqueta e ir embora sem falar nada. Mas fazendo isso é certeza de pagar no mínimo o dobro do preço justo.
Uma dica que super funcionou com a gente é perguntar o preço, fazer cara de quem não gostou, agradecer e virar as costas. Pronto! O cara fica louco e já começa a perguntar quanto você quer pagar. Daí é só dizer mais um "não, obrigado" que o preço já caí pra metade sem esforço. A grande sacada é que se você demonstrar muito interesse no produto, o vendedor joga duro na negociação. Agora se demonstrar desinteresse, o jogo é seu. Divirta-se!
Principais locais de compras em Bali
Toda região turística de Bali vai ter um monte de lojinhas vendendo souvenirs, bugigangas em geral, produto same-same e por aí vai! Se você garimpar, dá pra encontrar boas oportunidades. O bom é dar uma olhada nos preços para ter um comparativo com outros locais que você for visitar, isso claro sem esquecer daquela máxima de compras que serve pra qualquer viagem: viu, gostou, compre, pois não se sabe se vai dar tempo de voltar naquele lugar.
Kuta
Kuta tem ares de cidade grande. O comércio é bem movimentado e possui inúmeras lojas, principalmente filiais de grandes redes internacionais.
Na rua da praia está localizado o Beachwalk Shopping, que apesar de ser simpático, é zero tradicional balinês, né? E nele há filiais de grandes redes internacionais como H&M por exemplo. Na rua ao lado do shopping, a Poppies I, tem várias lojinhas menores que vendem todo tipo de buginganga, roupas etc.
Já na rua principal de Kuta, a Raya Legian, dá pra encontrar de um tudo! Lojinhas tradicionais, quinquilharia e muitas surfshops como Quiksilver, Rip Curl etc. Tem uma ou outra loja de artsesanato perdida entre tanta informação. No geral os preços são ok e em algumas lojas o preço é etiquetado, sem o esquema de barganha.
![]() |
Kuta Square é outro lugar que tem bastante comércio Foto: Hotels.com |
Simplesmente uma loja gigante, que funciona 24hs e que vende produtos típicos de Bali: artesanatos, roupas, alimentícios, quadros, esculturas, souvenirs.. e o que mais você imaginar! E sabe qual o melhor? Com precinho camarada e com tudo etiquetado, sem precisar ficar negociando valor! 🙏
A loja além de ser um mega outlet, fica lotada! Os chineses são maioria e chegam em vários ônibus - tenso! E olha que eu fui às 22h e vi esse movimento todo! Comprei muita coisa gente! 🙈 Inclusive o Buda gigante que foi preso nas Maldivas, eu comprei lá por um preço inacreditável!
Pra quem quiser se aventurar, as duas principais lojas ficam na Jl. Sunset Road No.88, Kuta e Jl. Raya Tuban No.2X, Tuban, Kuta (essa é a que eu fui, perto do aeroporto).
Seminyak
Seminyak tem uma pegada muito parecida com a de Kuta no quesito comércio. O burburinho fica ao redor da Seminyak Square. Dá pra encontrar de tudo, desde a filial multinacional até a lojinha do morador local.
Aqui há uma diferença que vale a pena em especial para as meninas: há muitas lojas de roupas e acessórios super originais. Como as lojas são mais fashion, os precinhos também acompanham o style.. Mas pela originalidade das peças, vale o investimento.
Ubud
Em Ubud, por ser um centro turístico importante e bem movimentado, também é possível encontrar um pouco de tudo. O maior destaque aqui é o Mercado de Artesanato de Ubud, que é o maior mercado do gênero da ilha. Dá pra encontrar tudo num espaço só. Mas é preciso ir com a mente preparada pois o lugar é enorme, tem sempre muita gente e muita informação. Eu fui, gostei e comprei horrores mas confesso que fiquei meio perdida com tanta informação.
![]() |
Um pouco do artesanato de Bali
|
Outro lugar nessa região que achei super interessante foram as estradinhas que ligam a região de Denpasar até Ubud, que são cheias de lojas de artesanato com coisas incríveis. O difícil só é saber onde parar diante de tanta opção e o jeito é apostar no fator sorte. Eu mesma parei em uma loja de artesanato de madeira e fiz ótimas compras. Achei que sem a confusão do mercado foi melhor para organizar as ideias e comprar com mais calma.
Bali e suas comunidades artesãs
É possível encontrar o artesanato tradicional de Bali em tudo que é canto da ilha. Mas se você quiser buscar na fonte e quem sabe, até conhecer um pouco mais do processo de criação, há vilarejos locais especializados em um determinado tipo de trabalho. São famílias que há anos ganham a vida com a sua arte e fazem isso com muito amor e dedicação. Daí a tradição vai passando de geração pra geração.
Aí você pode me perguntar: mas pra comprar esses itens, é preciso ir nessas comunidades? Não necessariamente.. como eu disse, a maioria dos produtos tradicionais de Bali estão à venda em quase todo o comércio da ilha. Mas o legal de visitar os vilarejos é poder conhecer o processo de perto, encontrar peças mais originais e quem sabe até conseguir bons preços, já que estará comprando direto de quem fabrica, sem atravessadores.
As principais comunidades que possuem forte tradição em artesanato são:
Mas Village - Esculturas em madeira
Mas Village está localizada a 6km de Ubud e as famílias locais são especializadas em esculpir tudo em madeira. Os trabalhos feitos ali são de impressionar pelo capricho, perfeição e criatividade. São verdadeiras obras de arte!
![]() |
São verdadeiras obras de arte |
Celuk Village - Trabalhos em ouro e prata
A 20 minutos de Ubub, essa vila é especialista na fabricação de joias e trabalhos em geral utilizando ouro e prata. Não ter ido em Celuk foi o meu maior pesar nessa viagem justamente porque sou apaixonada pela prata de Bali. Estou só colecionando motivos para voltar! 😀
A região possui muitas lojinhas que pra quem gosta do assunto, daria pra passar um dia inteiro garimpando. No entanto, as maiores e mais tradicionais são a Prapen e a Angel to Angel, essa última, só pela fachada com imensas esculturas em prata, já vale a visita.
A região possui muitas lojinhas que pra quem gosta do assunto, daria pra passar um dia inteiro garimpando. No entanto, as maiores e mais tradicionais são a Prapen e a Angel to Angel, essa última, só pela fachada com imensas esculturas em prata, já vale a visita.
![]() |
Fachada da Angel to Angel |
Batubulan Village - Esculturas em pedra
Essa vila e seus moradores são famosos pelas suas lindas esculturas em pedra. Ok, eu sei que não dá pra trazer uma delas na mala! 😁 Mas é um trabalho tão rico e tão bonito que vale a pena ver de perto.
![]() |
Aquele momento que você já quer levar pedra na mala! kkk |
Batuan - Pintura
Batuan é conhecida há mais de mil anos como a vila dos artesãos. Dentre outras formas de arte como as esculturas, seu estilo de pintura é único e super tradicional.
![]() |
Pintura Batuan |
Tohpati - Tecidos em Batik
Batik é uma técnica de tingimento de tecidos tradicional balinesa. É um trabalho manual que requer além de habilidade, muita paciência! São utilizados pontos e linhas de cera pra criar formas e estampas originais.
![]() |
Meninas trabalhando no Batik |
Ideias sobre o que comprar em Bali
Esculturas em madeira - foi onde mais perdi a linha! Comprei muita coisa 😀. Máscaras, esculturas, caixinhas porta-treco. Tudo lindo de morrer! Haja espaço na mala!
Canga - apesar de ser um dos itens mais tradicionais, achei tudo muito parecido com o que já vemos aqui. Não achei que valesse a pena gastar tempo e dinheiro.
Incenso - pra quem curte, vale a pena! Como eles queimam incenso o tempo todo, é possível comprar bons incensos, em grande quantidade e por um preço camarada.
Roupas - de itens tradicionais até roupas de marca falsificadas, dá pra encontrar de tudo! A boa notícia é que é tudo baratinho!
Bolsa de palha - super na moda por aqui no Brasil, as bolsas de palha de Bali estão em todos os cantos da ilha! Por aqui custam por volta de R$250/300 enquanto lá custava uns R$30/50, dependendo do modelo. Vi umas meninas saindo carregadas das lojas!
Café Luwak - pra quem curte a bebida, aproveite pra comprar o café mais caro do mundo por um preço mais camarada.
Prata - tem que ter cuidado pra comprar prata em Bali pois não é todo lugar que vende itens de boa qualidade. Podendo, vá em Celuk que é o melhor lugar.
E acredite, ainda tem muito mais opção de compras em Bali. Essas foram as que mais me chamaram a atenção, mas gosto você sabe como é.. cada um tem o seu! Então vá preparado, deixe um espaço reservado na mala e boas compras!
Nenhum comentário
Postar um comentário