texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas pra fazer compras em Bali

0
Compras no estilo Bali

Dentro de todos as experiências legais que uma viagem proporciona, o momento das compras é aquele que faz a alegria de muita gente!

Eu preciso confessar que sou zero consumista, mas não resisto a uma lembrancinha local, seja um simples ímã ou peças de artesanato originais. A minha casa é toda decorada com itens de vários lugares do mundo e eu adoro olhar para cada objeto e lembrar do lugar, da situação em que comprei.. enfim, é um pouquinho daquela viagem especial que carrego comigo.

E o que fazer quando você viaja pra um lugar que tem um dos artesanatos mais originais do mundo? Como faz pra não enlouquecer? Assim é Bali, um lugar que é capaz de surpreender até os mais desapegados no quesito compras.

Eu tô longe de ser especialista no assunto (tem gente que ganha a vida revendendo o artesanato de Bali mundo à fora) e eu tinha pouco tempo na ilha. Então, pra poder ser mais assertiva nas minhas escolhas, pesquisei bastante sobre o tema. Por isso acho válido compartilhar as dicas que consegui reunir pra quem sabe assim, ajudar outros viajantes.

Reserve um espacinho na sua mala! Bali e seus produtos incríveis te aguardam!

Dica principal: barganhar!


A regra número um para comprar qualquer coisa em Bali é barganhar sempre e nunca comprar pelo primeiro valor informado.

É prática comum dos balineses jogar o preço lá em cima para iniciar uma negociação. Se você topar o primeiro valor, claro, pra eles será um ótimo negócio. Mas acredite, sempre dá pra baixar! E não precisa ter vergonha de negociar não.. a parada é jogar o valor pra baixo até chegar pela metade e em muitos casos até um terço do valor original. É sério!

No começo a brincadeira é até divertida porque os vendedores são brincalhões e tal. Mas depois de um tempo, confesso que vai ficando chato e dá vontade mesmo é de pagar o preço da etiqueta e ir embora sem falar nada. Mas fazendo isso é certeza de pagar no mínimo o dobro do preço justo.

Uma dica que super funcionou com a gente é perguntar o preço, fazer cara de quem não gostou, agradecer e virar as costas. Pronto! O cara fica louco e já começa a perguntar quanto você quer pagar. Daí é só dizer mais um "não, obrigado" que o preço já caí pra metade sem esforço. A grande sacada é que se você demonstrar muito interesse no produto, o vendedor joga duro na negociação. Agora se demonstrar desinteresse, o jogo é seu. Divirta-se!

Principais locais de compras em Bali


Toda região turística de Bali vai ter um monte de lojinhas vendendo souvenirs, bugigangas em geral, produto same-same e por aí vai! Se você garimpar, dá pra encontrar boas oportunidades. O bom é dar uma olhada nos preços para ter um comparativo com outros locais que você for visitar, isso claro sem esquecer daquela máxima de compras que serve pra qualquer viagem: viu, gostou, compre, pois não se sabe se vai dar tempo de voltar naquele lugar.

Kuta


Kuta tem ares de cidade grande. O comércio é bem movimentado e possui inúmeras lojas, principalmente filiais de grandes redes internacionais.

Na rua da praia está localizado o Beachwalk Shopping, que apesar de ser simpático, é zero tradicional balinês, né? E nele há filiais de grandes redes internacionais como H&M por exemplo. Na rua ao lado do shopping, a Poppies I, tem várias lojinhas menores que vendem todo tipo de buginganga, roupas etc.

Já na rua principal de Kuta, a Raya Legian, dá pra encontrar de um tudo! Lojinhas tradicionais, quinquilharia e muitas surfshops como Quiksilver, Rip Curl etc. Tem uma ou outra loja de artsesanato perdida entre tanta informação. No geral os preços são ok e em algumas lojas o preço é etiquetado, sem o esquema de barganha.

Kuta Square é outro lugar que tem bastante comércio
Foto: Hotels.com

Agora preciso compartilhar uma loja que descobri por acaso, que foi uma parada surreal. Minha última noite em Bali dormi num hotel próximo ao aeroporto. À noite resolvi dar uma volta pra ver se encontrava algum lugar pra comer, quando encontrei sem querer a loja Krisna Oleh Oleh.

Simplesmente uma loja gigante, que funciona 24hs e que vende produtos típicos de Bali: artesanatos, roupas, alimentícios, quadros, esculturas, souvenirs.. e o que mais você imaginar! E sabe qual o melhor? Com precinho camarada e com tudo etiquetado, sem precisar ficar negociando valor! 🙏

A loja além de ser um mega outlet, fica lotada! Os chineses são maioria e chegam em vários ônibus - tenso! E olha que eu fui às 22h e vi esse movimento todo! Comprei muita coisa gente! 🙈 Inclusive o Buda gigante que foi preso nas Maldivas, eu comprei lá por um preço inacreditável!

Pra quem quiser se aventurar, as duas principais lojas ficam na Jl. Sunset Road No.88, Kuta e Jl. Raya Tuban No.2X, Tuban, Kuta (essa é a que eu fui, perto do aeroporto).

Seminyak


Seminyak tem uma pegada muito parecida com a de Kuta no quesito comércio. O burburinho fica ao redor da Seminyak Square. Dá pra encontrar de tudo, desde a filial multinacional até a lojinha do morador local.

Aqui há uma diferença que vale a pena em especial para as meninas: há muitas lojas de roupas e acessórios super originais. Como as lojas são mais fashion, os precinhos também acompanham o style.. Mas pela originalidade das peças, vale o investimento.

Ubud


Em Ubud, por ser um centro turístico importante e bem movimentado, também é possível encontrar um pouco de tudo. O maior destaque aqui é o Mercado de Artesanato de Ubud, que é o maior mercado do gênero da ilha. Dá pra encontrar tudo num espaço só. Mas é preciso ir com a mente preparada pois o lugar é enorme, tem sempre muita gente e muita informação. Eu fui, gostei e comprei horrores mas confesso que fiquei meio perdida com tanta informação.

Um pouco do artesanato de Bali

Outro lugar nessa região que achei super interessante foram as estradinhas que ligam a região de Denpasar até Ubud, que são cheias de lojas de artesanato com coisas incríveis. O difícil só é saber onde parar diante de tanta opção e o jeito é apostar no fator sorte. Eu mesma parei em uma loja de artesanato de madeira e fiz ótimas compras. Achei que sem a confusão do mercado foi melhor para organizar as ideias e comprar com mais calma.

Bali e suas comunidades artesãs


É possível encontrar o artesanato tradicional de Bali em tudo que é canto da ilha. Mas se você quiser buscar na fonte e quem sabe, até conhecer um pouco mais do processo de criação, há vilarejos locais especializados em um determinado tipo de trabalho. São famílias que há anos ganham a vida com a sua arte e fazem isso com muito amor e dedicação. Daí a tradição vai passando de geração pra geração. 

Aí você pode me perguntar: mas pra comprar esses itens, é preciso ir nessas comunidades? Não necessariamente.. como eu disse, a maioria  dos produtos tradicionais de Bali estão à venda em quase todo o comércio da ilha. Mas o legal de visitar os vilarejos é poder conhecer o processo de perto, encontrar peças mais originais e quem sabe até conseguir bons preços, já que estará comprando direto de quem fabrica, sem atravessadores.

As principais comunidades que possuem forte tradição em artesanato são:

Mas Village - Esculturas em madeira


Mas Village está localizada a 6km de Ubud e as famílias locais são especializadas em esculpir tudo em madeira. Os trabalhos feitos ali são de impressionar pelo capricho, perfeição e criatividade. São verdadeiras obras de arte!

São verdadeiras obras de arte

Além de admirar esculturas enormes (que não cabem na nossa mala, rs) é possível encontrar tudo entalhado na madeira: mandalas, budas, máscaras balinesas, animais (cachorro, dragão, elefante etc), enfim.. eles esculpem tudo o que a criatividade permitir! 

Celuk Village - Trabalhos em ouro e prata


A 20 minutos de Ubub, essa vila é especialista na fabricação de joias e trabalhos em geral utilizando ouro e prata. Não ter ido em Celuk foi o meu maior pesar nessa viagem justamente porque sou apaixonada pela prata de Bali. Estou só colecionando motivos para voltar! 😀

A região possui muitas lojinhas que pra quem gosta do assunto, daria pra passar um dia inteiro garimpando. No entanto, as maiores e mais tradicionais são a Prapen e a Angel to Angel, essa última, só pela fachada com imensas esculturas em prata, já vale a visita.

Fachada da Angel to Angel

Batubulan Village - Esculturas em pedra


Essa vila e seus moradores são famosos pelas suas lindas esculturas em pedra. Ok, eu sei que não dá pra trazer uma delas na mala! 😁 Mas é um trabalho tão rico e tão bonito que vale a pena ver de perto.

Aquele momento que você já quer levar pedra na mala! kkk

Além disso, essa vila é famosa também pelas apresentações de Barong Dance, uma apresentação de dança típica balinesa,  realizada em um palco público diariamente de 09h às 10:30h.

Batuan - Pintura


Batuan é conhecida há mais de mil anos como a vila dos artesãos. Dentre outras formas de arte como as esculturas, seu estilo de pintura é único e super tradicional.

Pintura Batuan

Essa foto é uma pintura no estilo Batuan, muito rica em detalhes. Geralmente retrata alguma cena do cotidiano balinês ou ainda representações religiosas. Hoje na vila há diversas galerias de arte, onde são expostos além do estilo tradicional local, também outros estilos de pintura. Dá pra gastar boa parte do dia enchendo os olhos com trabalhos tão bonitos.

Tohpati - Tecidos em Batik


Batik é uma técnica de tingimento de tecidos tradicional balinesa. É um trabalho manual que requer além de habilidade, muita paciência! São utilizados pontos e linhas de cera pra criar formas e estampas originais.

Meninas trabalhando no Batik

Tohpati é a vila que concentra a maioria dos artesãos que trabalham com essa técnica e lá é possível acompanhar o trabalho deles e claro, comprar umas pecinhas pra levar pra casa.

Ideias sobre o que comprar em Bali


Esculturas em madeira - foi onde mais perdi a linha! Comprei muita coisa 😀. Máscaras, esculturas, caixinhas porta-treco. Tudo lindo de morrer! Haja espaço na mala!

Canga - apesar de ser um dos itens mais tradicionais, achei tudo muito parecido com o que já vemos aqui. Não achei que valesse a pena gastar tempo e dinheiro.

Incenso - pra quem curte, vale a pena! Como eles queimam incenso o tempo todo, é possível comprar bons incensos, em grande quantidade e por um preço camarada.

Roupas - de itens tradicionais até roupas de marca falsificadas, dá pra encontrar de tudo! A boa notícia é que é tudo baratinho!

Bolsa de palha - super na moda por aqui no Brasil, as bolsas de palha de Bali estão em todos os cantos da ilha! Por aqui custam por volta de R$250/300 enquanto lá custava uns R$30/50, dependendo do modelo. Vi umas meninas saindo carregadas das lojas!

Café Luwak - pra quem curte a bebida, aproveite pra comprar o café mais caro do mundo por um preço mais camarada.

Prata - tem que ter cuidado pra comprar prata em Bali pois não é todo lugar que vende itens de boa qualidade. Podendo, vá em Celuk que é o melhor lugar.

E acredite, ainda tem muito mais opção de compras em Bali. Essas foram as que mais me chamaram a atenção, mas gosto você sabe como é.. cada um tem o seu! Então vá preparado, deixe um espaço reservado na mala e boas compras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário