texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Nusa Lembongan e Ceningan na Indonésia

0
Mais um paraíso na Indonésia

As Nusas são o destino de praia perfeito pra quem procura um refúgio tranquilo sem a movimentação intensa de Bali. Além, é claro de guardar paisagens lindíssimas que valem a visita. São três ilhas menores que ficam bem próximas de Bali: Lembongan, Ceningan e Penida.

Ceningan é a menor das ilhas. Lembongan é a do meio e a mais desenvolvida: tem muitas opções de hotéis, vasto comércio, estradas asfaltadas etc. Já Penida é a maior (aliás, é bem grande) porém o seu território não é tão ocupado e as estradas não são tão boas - é tipo uma joia a ser lapidada ainda, sabe? 

Nas Nusas a religião predominante é o hinduísmo e assim como em Bali, a religiosidade dos moradores é bastante presente, seja nas vestimentas, nos rituais e nas dezenas de templos espalhados por todas as ilhas.

Por isso, se estiver de viagem marcada para Bali, pense com carinho na ideia de incluir uns dias do seu roteiro nas Nusas. Tenho certeza de que você não vai se arrepender!

A minha viagem


Eu não tinha muito tempo disponível na região, então infelizmente tive que escolher a "minha" Nusa. Com apenas dois dias livres, fiquei por Lembongan mesmo e o tempo foi suficiente pra conhecer tudo com calma.

O bom é que por ser uma ilha relativamente pequena, deu pra conhecer todas as atrações de Lembongan em um dia tranquilamente. O segundo dia eu aproveitei para relaxar antes de encarar a missão aeroporto, voos etc, rumo ao próximo destino da viagem.

Como chegar em Nusa Lembongan


A forma mais tradicional pra chegar em Nusa Lembongan é através de barco, vindo de ilhas vizinhas como Bali, Lembongan e Lombok. Há quem vá de helicóptero, mas aí é privilégio para poucos. 😁
À partir de Bali, os principais pontos de partida para as Nusas ficam localizados no sul da ilha em Sanur e Serangan. Há saídas também de Padang Bai, na região central da ilha, mas a oferta de barcos e horários é menor.

A travessia Bali-Nusa Lembongan é feita por empresas privadas (speedboats) e pela empresa de transporte público local (barcos lentos e speedboat). 

As principais empresas privadas que operam nesse trajeto são:

Eka Jaya - Partida de Serangan. Opera barco maior, tipo ferry. Preço camarada.
Gili Getaway - Partida de Serangan. Opera barcos menores e é super bem avaliada. Preço ok.
Scoot Fast Cruises - Partida de Sanur. Opera barcos menores e preço ok.
Rocky Fast Cruise - Partida de Sanur. Opera barcos menores e preço ok.

Valor médio do trajeto: IDR 300k (só ida) / 500k (ida e volta)

O transporte público é uma boa opção pra quem quer economizar. Mas vamos aos "poréns": o barco público lento é beeem roots. É como se fosse um barco de pesca tradicional adaptado para transportar passageiros. Dá medo. A viagem leva 1:30h pra ser percorrida e o preço é o mais barato possível de encontrar, em torno de IDR 100k.

Também há um speedboat público, que é bem parecido com os barcos privados e faz a viagem no mesmo tempo, em meia hora. Custa em volta de IDR 175k e tem vários horários de saída por dia. E para desembarcar em Nusa Lembongan há duas opções: Jungut Batu (a cada hora) e Mushoroom Bay (a cada meia hora).

No speedboat público o serviço não é dos melhores: o atendimento deixa a desejar, os barcos podem estar meio sujos e por aí vai. É a travessia do morador local: sem frescura e com preço camarada. Além disso, não está incluído o transfer de/para hotel, que nesse caso, fica por conta do passageiro.

Eu fui para Lembongan a partir de Gili com a Scoot Fast Cruises. Voltei para Bali com eles também. Eu achei o serviço da Scoot bem mais ou menos, principalmente se comparado à Gili Getaway, empresa que fui pra Gili. Na saída de Gili rolou um atraso e não teve nenhuma das frescurinhas de água free, toalhinha gelada, TV.. nada disso! O transporte é bem roots e o barco é até meio caidinho.  Eu não vi, por exemplo, coletes salva-vidas à mostra.

Na volta pra Bali, o motor perigou de parar no meio do mar, que estava bem mexido - meio tenso né? Por fim, nas duas vezes que andei com a Scoot, deu tudo certo e eu cheguei nos meus dois destinos de boa, mas recomendo essa operadora com muitas ressalvas porque pelo estilo deles, a viagem tem tudo pra dar errado também.

Melhor época para visitar Nusa Lembongan


Nusa Lembongan segue a mesma tendência climática de toda a região e possui basicamente duas estações: a seca que vai de meados de abril até outubro e a chuvosa que vai de meados de novembro até março. Porém uma coisa é certa, calor vai fazer sempre!
A alta temporada de Bali e adjacências coincide com os meses menos chuvosos, entre julho e agosto. Nessa época o fluxo de turistas e os preços em geral aumentam. O verão é baixíssima temporada, mas aí tem o risco da chuva, que eu acho que não vale a pena arriscar.

Eu fui na segunda quinzena de abril e peguei dias de sol e muito calor. Como era baixa temporada ainda, a ilha estava vazia e ótima pra aproveitar tudo com muito sossego.

Como se locomover em Nusa Lembongan


Apesar de não ser uma ilha tão grande, as distâncias em Nusa Lembongan são consideráveis para andar à pé. Além do mais a ilha não é plana, então as caminhadas sob calor forte são cansativas.

O jeito mais tradicional de se locomover por aqui é alugar uma scooter por um preço praticamente irrisório: US$5 a diária. Não há qualquer burocracia e nem problema com a polícia local. O trânsito da ilha é tranquilo, as estradas estão em bom estado e é fácil de se encontrar por lá.

Minha motoca

Eu sei que dirigir uma moto não é uma opção viável para qualquer um. Pra quem não tem a manha (a gente aqui também não tem muita não, mas vai assim mesmo 😆) outra opção para se locomover na ilha é contratar os passeios de um dia com os motoristas locais. Para contratar um, basta pedir indicação na recepção do seu hotel.

Uma outra opção que vi por lá é o aluguel de carros de golf elétrico. São lindos e uma boa opção pra quem não quer se aventurar com uma moto, mas achei o preço bem puxado: IDR 800k por 6 horas (que é o tempo de bateria do carro).

Se for alugar moto, peça o capacete. É default deles não usar e por isso não oferecer. Mas andar de moto sempre tem o risco da queda, então não é legal arriscar.

Onde se hospedar em Nusa Lembongan


Não há muito mistério em escolher onde se hospedar em Nusa Lembongan, visto que a ilha não é tão grande.

Jungut Batu é o vilarejo principal da ilha, onde a maioria dos barcos chegam e onde se concentra a maior parte do comércio da ilha: hotéis, bares, restaurantes etc. Ficar na meiuca tem a vantagem de estar próximo do píer e de todas as facilidades. A faixa de praia boa pra banho fica mais pro lado direito.

Mushroom Bay é outro vilarejo que vem se desenvolvendo e tem ótimas opções de hospedagem. A praia é boa, tem um comércio já um pouco desenvolvido e alguns barcos vindos de Bali podem desembarcar aqui.

Entre as duas praias há um morro com vários hotéis bacanas que possuem uma super vista. Cheguei a considerar a me hospedar nessa região, porém li muitas avaliações de pessoas reclamando das escadas pra chegar no alto, daí desanimei.

A minha hospedagem


Eu sempre acabo escolhendo a região onde fica o centrinho do lugar pois gosto de ficar próxima das facilidades. E em Lembongan acabei decidindo por Jungut Batu.

O hotel que escolhi foi o Lembongan Beach Club, que tinha uma boa avaliação e uma boa localização: não tão longe do ponto do barco e no trecho de praia mais interessante. Como ficaria só duas noites, acabei escolhendo o quarto mais simples do hotel, pois passaria a maior parte do tempo fora dele mesmo.

A minha surpresa ao entrar no quarto não foi das melhores. As paredes do quarto e do banheiro estavam estufadas de infiltração e o assento do vaso sanitário preto de mofo. Pra piorar a situação, o ar condicionado não gelava. Fiquei muito chateada de saber que um hotel desse porte insiste em colocar hóspedes num quarto que visivelmente precisa de reparos urgentes.

Ainda cheguei a dormir a primeira noite lá mas no dia seguinte não deu pra segurar e reclamei na recepção. Pelo menos eles se redimiram e nos colocaram no melhor quarto do hotel, com piscina privativa. Foi outra experiência completamente diferente e aí sim, posso falar que o quarto era muito bom.

Outros pontos que me decepcionaram no LBC foi a qualidade da internet, que era muito ruim, e o café da manhã, que era meio fraco.

Recomendo o LBC com a ressalva do quarto (não reserve o mais simples), mas achei legal que tomando conhecimento da minha insatisfação, rapidamente eles deram um jeito de se retratar.

Para reservar o mesmo hotel em que me hospedei, clique aqui. Para pesquisar outras opções em Lembongan, clique aqui ou utilize a caixa de pesquisa abaixo. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com


O que fazer em Nusa Lembongan


Nusa Lembongan é um destino de praia perfeito pra quem quer fugir da agitação de Bali. Com um clima super sossegado, é opção pra quem procura descanso e/ou gosta de surfar.

Principais pontos turísticos em Lembongan

Senti falta em Lembongan daquela ruazinha com lojinhas, bares e restaurantes pra bater perna no fim do dia. Vida noturna zero! A rua principal de Jungut Batu até tem uns restaurantes bem bacaninhas e algumas lojas (na maioria de roupa de surf), mas é tudo bem espalhado. A programação à noite é no máximo ir num restaurante, jantar e voltar pro hotel.

Os passeios mais tradicionais aqui são o de alugar uma moto pra dar uma volta na ilha e o de barco pra fazer snorkel e avistar arraias-manta. Eu confesso que fiquei muuito tentada em fazer o passeio de barco, mas com pouco tempo e a possibilidade de ver ou não as arraias (porque passeio pra avistar animal em seu habitat natural nunca é garantido né?) eu acabei abortando. Mas pra quem quiser fazer o passeio, é muito fácil de contratar.

Abaixo vou falar dos principais pontos turísticos de Lembogan, que são facilmente conhecidos todos num dia só!

Devil's Tears


Esse é um local muito conhecido em Lembongan. Nada mais é do que um ponto onde o mar bate com muita força e costuma criar altos espirros e paredões de água.

O que eu fiquei meio chocada foi com a quantidade de chineses que visitam o local. Acredito que na parte da tarde, depois de ter passado todos os tours, o local deve ser mais tranquilo.

Nesse dia o mar estava bem mexido!

O fenômeno do mar agitado é legal, o que não é nada legal é ver as pessoas se arriscando na beira do penhasco pra tirar aquela foto bacana pro Instagram. Gente, o mar ali não é brincadeira não viu?

Que força incrível, né?


View Point


Outro lugar com visual bacana que fica entre Jungut Batu e Mushroom Bay, é o View Point. É um mirante que dá uma vista linda de Jungut Batu com Bali ao fundo. Vale a parada rapidinha pra bater umas fotos.

Vistão top!


Pôr do Sol


O melhor lugar pra ver o pôr do sol em Lembongan é na praia de Jungut Batu. Uma boa pedida é sentar em um dos bares da praia e pedir uma Bintang gelada pra apreciar o fim do dia!

Fim de tarde inesquecível

Yellow Bridge


Partindo em direção à Ceningan, a Yellow Bridge é uma das atrações da ilha. Não tem nada demais, é só uma ponte de passagem para outra ilha, mas é fotogênica e vale a parada.

Sempre protegido pelos guardiões

 

Blue Lagoon


Mais um ponto de observação, é a Blue Lagoon, uma pequena baía, localizada em Ceningan, onde o mar é bem clarinho. Não vi nenhum acesso pra descer e a pirambeira é bem alta!

Só pra ver

As Praias de Lembongan


As praias de Lembongan são lindas mas tem um porém importantíssimo: o mar violento. Na maré cheia, as praias sempre tem mar muito agitado e na maioria das vezes é impossível dar um mergulho. É curioso que quase em todas as praias, os bares tem uma piscina de frente pro mar.

Na maré baixa, o mar fica mais calmo, por isso, pra aproveitar melhor as praias de lá, é bom ficar de olho na tábua de marés.

Tamarind Beach


É uma praia simpática, meio escondida entre Jungut Batu e Mushroom Bay. O acesso é fácil, basta seguir as placas de sinalização.

Aqui há bastante construções, em sua maioria residências e hotéis, e pouca estrutura de bar de praia.

Tamarind Beach

O canto direito é o mais sossegado e rola uma sombrinha. Com a maré alta o mar fica bem agitado.

Mushroom Beach


Essa é a segunda região mais desenvolvida de Lembongan. Aqui desembarcam alguns barcos vindo de Bali, por isso é uma região bem movimentada.

Tem bastante bares de praia, então pra quem não abre mão de curtir praia com essa estrutura, é uma boa pedida.

Mushroom Beach

Eu não curti muito a praia em si, pois ela é cheia de barcos. Do lado direito, tem um cantinho mais reservado, que na maré baixa me pareceu ser o melhor lugar pra tomar banho.

Sunset Beach


Seguindo o roteiro de praias, a parada seguinte é a Sunset Beach. A praia tem tamanho médio e um único bar de praia que faz as honras da casa. Mas como você pode ver, o mar aqui também é violento na maré alta e a solução é curtir a piscina do tal bar.

Sunset Beach

Dream Beach


Poderia ser uma praia dos sonhos se o mar não fosse tão violento. É mais uma das praias que pra curtir, só de longe, dentro da piscina do bar.

Lá vem o quebra-coco!

Mais uma praia só pra olhar


Ceningan Channel


Um lugar incrível e que tem mar calmo, cristalino e é perfeito pra tomar banho em qualquer maré é o Ceningan Channel, que é o braço de mar que separa as duas ilhas e por isso é protegido das fortes ondas.

Olha esse mar!

Por ali há inúmeros bares incríveis de frente pro mar, que além da vista, possuem mini prainhas particulares que são divinas! O melhor pico de praia de Lembongan/Ceningan com toda certeza.

Esse bar foi o meu escolhido!


Mahana Point


Na verdade nesse lugar, no alto de uma falésia, funciona um bar com uma plataforma de saltos. Eu mal botei o pé no bar e o garçom, super de cara feia, me estendeu o cardápio, numa mensagem clara de que se eu não fosse consumir, era pra meter o pé dali. Simpático, não? 😒

Ali bem próximo, tem essas prainhas da foto abaixo, que mesmo com a maré alta e mar violento, estavam mais propícias ao banho. Então me pareceram uma ótima opção.

Dá até pra ver gente na água!


Secret Beach


Essa é uma praia de Ceningan que de fato fica bem escondidinha mesmo! Localizada dentro de um hotel, não precisa ser hóspede pra entrar nela. 

É bem pequena e com mar agitado, também não rola banho. Curioso é que ela fica bem de frente e pertinho de Nusa Penida.

Mais uma praia de piscina


Porque eu não fui à Nusa Penida?


Nusa Penida é uma terceira ilha, a maior de todas que completa a trinca das "Nusas de Bali". Você certamente já viu fotos de lá em algum post do Instagram, porque realmente a ilha tem lugares incríveis.

As Nusas de Bali

Eu teria ido à Nusa Penida se tivesse mais tempo na região. Eu só tinha dois dias e ficar um dia em Lembongan e outro em Penida, seria muito corrido e não era a minha vibe. Assim, dessa vez conheceria bem Lembongan e Ceningan e Penida ficaria pra uma outra oportunidade.

Mas pra quem animar, é possível fazer passeios de um dia, visitando os principais pontos turísticos do lado oeste de Penida (Kelingking Beach, Angel's Billabong e Crystal Bay). Mas pesquisando, encontrei tantos outros lugares interessantes pra explorar em Penida, que eu precisaria de pelo menos uns 3 dias só por lá.

Dicas Gerais


Na hora de montar o seu roteiro, esteja atento aos feriados hindus. São eles o Dia do Silêncio (Nyepi - geralmente em março) e o Dia do Oceano Silencioso (Nyepi Laut - geralmente em setembro). 

Não deixe pra trocar moeda em Lembongan. O câmbio é desfavorável e são duas casinhas que abrem só quando querem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário