texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Passeio nos moinhos holandeses em Zaanse Schans

2
Moinhos de (muito) vento

Hora de botar os compromissos holandeses em dia! Em mais uma das minhas passagens por Amsterdam resolvi finalmente dar um pulinho na vizinha Zaanse Schans, a cidade dos tão tradicionais moinhos holandeses.

Zaanse Schans é daqueles programas obrigatórios em qualquer visita à Amsterdam, afinal de contas reúne em único lugar um monte de tradições do país: moinhos, tamancos, queijos, vacas holandesas, vento e frio! Kkkk. Brincadeiras à parte, é uma opção de passeio super agradável que eu recomendo a todos.

Como chegar em Zaanse Schans


Chegar lá é muito fácil. De trem a viagem leva uns 20 minutos. Na Centraal Station basta pegar o trem com destino a Uitgeest e descer na estação Koog-Zaandijk. Atenção, não pode pegar o trem expresso para Uitgeest pois ele não faz paradas no meio do camimho! Depois de descer do trem, caminhar por uns 10/15 minutinhos até passar pela ponte e avistar os moinhos e a entrada da cidade. Não tem erro, é só seguir o fluxo de turistas.

Dá pra ir de ônibus também. A viagem leva em torno de 45 minutos e o ônibus deixa bem mais perto da entrada. Na Centraal Station, vá até o terminal de ônibus e pegue o ônibus 391 da empresa Conexxion. Mas sinceramente, achei a caminhada da estação de trem até Zaanse Schans bem tranquila e olha que eu estava quase esgotada por ter passado o dia anterior pedalando!

A vila e os moinhos


A vila em torno dos moinhos é uma graça, parece que saiu de um livro de conto de fadas! Tudo bonitinho, arrumado.. São várias casinhas que, em sua maioria, funcionam como pequenos museus, lojinhas, lanchonetes e cafés.

Caminhando por Zaanse Schans

Esperei pra ver se saía um dos 7 anões lá de dentro..

Depois do trecho das casinhas bonitinhas, começam os moinhos propriamente ditos. E se tem moinho, tem vento.. Prepare-se para a ventania!! Alguns são abertos à visitação e funcionam também como uma espécie de museu, onde o visitante pode conhecer o funcionamento de um moinho, suas utilidades e ainda subir até a varandinha onde as enormes pás ficam girando e tirar mais fotos bacanas lá de cima. A entrada custa em média 5€.

Moinhos

Mais moinhos

E até moinho sem pá!

São treze moinhos ao todo e apenas 4 são abertos à visitação. Fique atento para a data de fundação de cada um deles, estampada bem ao centro das pás. Quase todos datam de séculos atrás!

Mais um pouco da vila fofinha

E no final do passeio, se você der sorte (ou azar, depende do ponto de vista), a ponte vai fechar pra passagem de pedestres e carros e vai se abrir para a passagem de uma enorme embarcação. Coisas da Holanda..

Stop!

Vale a pena?


Zaanse Schans é um passeio bacaninha sim, mas achei que é daqueles passeios que você faz a primeira vez e tá visto, não precisa mais voltar.

Em toda a visita espere gastar em torno da metade do dia. Depois dos moinhos devidamente fotografados e da passadinha nas lojinhas de queijo e souvenirs, não há muito o que fazer.

Procure ir em um dia com boa previsão do tempo, se tiver sol melhor ainda. Não é um passeio pra dia chuvoso, já que é preciso caminhar a céu aberto o tempo todo.


**Data da viagem: junho/2016

Leia mais sobre Amsterdam e a Holanda
- Dicas de viagem para Amsterdam
- Onde se hospedar em Amsterdam
- Keukenhof: o incrível jardim de tulipas
- O que fazer em Amsterdam
- Passeio de bike em Amsterdam
- Coffeshops de Amsterdam (em breve)


2 comentários:

  1. Vale a pena demais visitar essa vila. Tudo é lindo por lá e é completamente diferente da correria que é Amsterdã.

    ResponderExcluir