texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)

4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Passeio de um dia no Valle Nevado

Pintando meu mundo com novas cores!

As estações de esqui de Santiago são um must go para brasileiros que ainda não conhecem a neve. E eu, estando em Santiago em pleno mês de agosto, não podia ficar de fora, afinal de contas, a rata de praia aqui nunca tinha visto a neve, então tinha que ir lá dar o meu confere também né?

Santiago, que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, possui quatro estações de esqui bem próximas, que ficam a uma hora de distância da cidade. São elas: Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado. Todas são bem estruturadas e possuem diversas pistas, hotéis e restaurantes.

El Colorado e La Parva são essencialmente centros de esqui e sua estrutura é basicamente voltada para os esportes, não tendo opção de entretenimento para quem não é do ramo.

Já Farellones e Valle Nevado, apesar de também serem centros de esqui, possuem atrativos para curiosos que não praticam o esporte mas querem ir lá dar uma espiada.

Farellones possui além das pistas de esqui, atividades como o tubing (descer a montanha na boia), andar de bike na neve, entre outras. Já o Valle Nevado não tem essas brincadeiras mas possui uma gôndola fechada que transporta o visitante confortavelmente até um restaurante no meio das pistas de esqui.

Qual estação de esqui escolher?

Bem, essa é uma decisão difícil de ser tomada viu? Cada um possui um perfil diferente, daí tem que ver onde cada um se encaixa pra tomar a melhor decisão.

Vou contar sobre os motivos da minha opção. Eu estava viajando sozinha e de passagem por Santiago, pois o meu destino final era a Ilha de Páscoa. Fui lá na neve, só dar uma "curiada" mesmo..

Fiquei com receio de me aventurar sozinha e acontecer algum acidente do tipo cair e me machucar (porque sei que sou uma pessoa estabanada nível hard) e com isso atrapalhar o objetivo principal da viagem. Além do mais, a brincadeira na neve é cara: ingressos, aluguel de roupas, transfers etc. Se eu optasse por me jogar na neve, teria que alugar o traje completo e daí a brincadeira ficaria muito séria.

Levando isso tudo em consideração, escolhi o Valle Nevado. Se eu estivesse acompanhada e o meu destino fosse apenas Santiago, com certeza teria escolhido Farellones. Teria me jogado em todas as atividades de lá. Ia sair que nem um pinto na neve (existe isso?)😂

Aquele primeiro contato com a neve - pero no mucho! 😅

Como chegar no Valle Nevado

As principais estações de esqui do Chile ficam localizadas bem próximas de Santiago, seguindo a cordilheira por um caminho único.

Localizando as estações de esqui

Não é muito recomendável ir de carro por conta própria, exceto se você já possui experiência em dirigir carros com corrente. Se não, prefira os transfers e passeios com agência.

Carro com correntes - e aí, vai encarar?

A subida é feita por uma estradinha com muitas curvas. Pessoas com tendência a enjoo devem se preparar tomando um remédio antes, pois a parada ali é séria. Vimos uma van parada, logo no início da estrada, com uma passageira vomitando horrores! E olha que ainda tinha muita montanha pela frente! Coitada..

Eu fui de transfer com a Ski Total (já vou falar deles). A van saiu às 08h e chegamos no Valle Nevado por volta das 10h.

O que fazer no Valle Nevado

Eu já expliquei no início do post que o Valle Nevado é uma estação de esqui. E pra quem não vai esquiar, pode ser um pouco frustrante porque não tem nada pra fazer, é um passeio mais contemplativo. Eu fui com isso bem claro em mente e sinceramente fiquei com receio de me entediar por não ter o que fazer com um intervalo de tempo tão grande (de 10h às 17h). Mas fui assim mesmo, afinal não estava na vibe dos brinquedos de Farellones e a gôndola do Valle Nevado me pareceu mais apropriada para esse primeiro contato.

Como eu fui consciente da ideia do excesso de tempo livre, fui numa de curtir o dia, conhecer tudo com calma e mesmo assim às 15h já não tinha mais o que fazer. Hiperativos morreriam de tédio! 😂

Uma opção para preencher o dia seria fazer uma aula de ski. As estações tem escolas e professores adequados.

Tudo no Valle Nevado gira em torno da prática do esqui e snowboard. Para curiosos como eu, a programação é ficar passeando pelos espaços em comum da estação, que são a recepção (que não tem nada pra ver, nem pra fazer), os hotéis, onde ficam localizados alguns restaurantes e lojinhas, o Abajo de Zero, uma lanchonete que fica no meio das pistas de esqui e que é acessado através da gôndola fechada e ficar admirando o pessoal entendido no esporte fazer suas manobras.

Pra andar de gôndola é preciso comprar o ticket, que dá direito a usá-la durante o dia todo. Na real, ela é usada como transporte para os esquiadores, mas é legal dar uma passeada nela e admirar a vista da montanha nevada sem congelar, rs.

Abaixo segue a tabela de preços do Valle Nevado de 2018 para ter uma noção. Para valores atuais, acesse o site.

Tabela de preços de 2018 só pra ter uma base - a brincadeira é cara!

Na alta temporada (início de julho até 15 de agosto), o preço é sempre o de final de semana, não tem variação.

Sobre incluir a refeição ou não no pacote, depende de cada um. A comida no Valle Nevado é caríssima (e nem sempre boa) e muita gente leva lanche, no melhor estilo econômico mesmo.

Varanda do Abajo de Zero com a vista da montanha

Se eu curti o passeio? Muito! Pra mim tudo era novidade pois nunca tinha visto a neve e achei super interessante conhecer uma estação de esqui e toda a sua estrutura voltada para a prática de esportes de neve. Além disso, estava consciente de que não tinha muito o que fazer lá, então preenchi uma boa parte do tempo, colocando minha vida em dia: sentei no Abajo de Zero e respondi vários emails atrasados, liguei pra família toda, li alguns materiais que nunca arranjava tempo.. tudo isso com uma linda vista da montanha nevada!

O movimento na montanha impressiona!

É um sobe e desce de gente por todos os lugares!

Pra quem sabe esquiar, a diversão é garantida

A gôndola é um passeio bacaninha, mas não espere assim uma super atração. É só um teleférico que serve de transporte entre a recepção e o Abajo de Zero. É legal para observar a paisagem. Não se assuste se alguns esquiadores fissurados "invadirem" o seu teleférico, isso é normal. Se quiser ir sozinho e tiver um monte de desesperados próximo de você, deixe eles irem na frente (eles estão na fissura do esporte, lembram?).

Ah, uma dica importante: de posse do ingresso da gôndola, a abertura das portas é automática, não precisa ficar toda hora mostrando pros funcionários que nem eu fiquei (até aprender que bastava deixar o ingresso no bolso). 😁

Para ir até a área dos hotéis basta pegar a jardineira que passa na frente da recepção. O transporte é gratuito e pode ser utilizado quantas vezes quiser. Minha dica é sentar no último banco e apreciar a vista - lindíssimo! O detalhe aqui é que o transporte é aberto e rola um friozinho esperto! 😅

Lá nos hotéis há algumas lojas de material de esporte como Columbia e North Face, alguns restaurantes com uma vista incrível e quiosques que vendem crepes deliciosos.

A estrutura dos hotéis de Valle Nevado

É alto minha gente! E frio também..

Os restaurantes são integrados com as pistas

Se você quiser consultar e reservar os hotéis do Valle Nevado, utilize a caixa de pesquisas do Booking abaixo ou clique aqui pra ir direto. Mas acho que se hospedar lá só é válido pra quem vai praticar o esporte com total dedicação, porque senão o passeio de um dia já dá pro gasto.

Booking.com

Pra quem achar a ideia de passar o dia lá meio monótona, as agências locais oferecem outras configurações, como combinar o Valle Nevado com Farellones (só que aí não dá tempo para andar na gôndola) ou ainda com a vila local.

Ida ao Valle Nevado com a Ski Total

Eu optei por ir com a Ski Total que é uma empresa de transfer e aluguel de equipamentos. Eles não são uma agência turística. Portanto, é importante ter em mente que eles trabalham objetivamente, transportando esquiadores para as estações de esqui. Não tem amor envolvido. É um esquema prático e objetivo.

Dito isto, podemos continuar.

O esquema lá começa cedo. As vans saem pontualmente às 8h. Se não for alugar equipamento, pode chegar às 7:30h. Se for alugar, é melhor chegar um pouco antes, às 7h, porque além de ter o processo todo de pagar e retirar o equipamento, o local fica bem cheio e rola até senha de atendimento.

A Ski Total fica num shopping pequeno chamado Omnium Center, no bairro Las Condes. Bem próximo dali, a uns 8 minutos de caminhada, fica a estação de metrô Escuela Militar. Da Providencia, bairro onde eu estava hospedada (estação Pedro de Valdívia) até lá, foram uns 20 minutos de viagem. Ou seja o esquema pra chegar lá é super fácil.

Recomendo utilizar o Google Maps pra traçar a rota de onde você está hospedado até lá para calcular quanto tempo de viagem levará e assim poder chegar no horário certo.

Cheguei na Ski Total faltando cinco minutos para as 7h e tinha só eu e mais duas pessoas. Incrível que quando deu 7h, começou a chegar muita gente e a fila ficou bem grande. A lojinha da frente, ao lado esquerdo é para quem vai alugar equipamento. Se você não for alugar nada, nem precisa entrar ali.

Tem um balcão no meio do corredor que é só para o transfer. Se você não precisa alugar nada, pode ir direto ali e falar as palavrinhas mágicas "Valle Nevado". O atendente vai cobrar os CLP 19.500 e indicar o número da sua van. Guarde este número porque é nesta mesma van que você vai voltar no fim do dia. Eles possuem vans para todas estações de esqui.

Do lado direito desse guichê, fica a sala de quem vai pegar os equipamentos. Eu optei por alugar uma bota para andar na neve, pois não tinha sapatos adequados e vai por mim, não vale a pena arriscar ficar com o pé molhado num lugar onde a temperatura fica próxima de zero.

Tomadas todas as providências, é só seguir pra van e esperar ela sair. A minha saiu às 7:50h.

Lá em cima, o motorista avisou que todos deveriam voltar à van às 16:30 para que pudéssemos sair no horário, às 17h. No horário marcado para retorno, todos estavam lá, menos um garoto que simplesmente sumiu! O motorista procurou muito, ficamos quase uma hora esperando e nada dele aparecer! Com isso, nossa saída atrasou muito e lá pelas 17:30h o motorista desistiu e iniciamos a descida. Não sei como tudo se resolveu depois, porque não há outro meio de transporte em Valle Nevado. Então o tal do Rafael ou arrumou uma carona ou desceu a montanha esquiando! 😂

Dicas Gerais

Para os dias de neve nunca esqueça de usar filtro solar e protetor labial. As roupas adequadas também são fundamentais.

Esteja preparado também para lidar com a altitude. Algumas pessoas podem sentir náuseas e dor de cabeça. Eu mesma, no fim da tarde tive uma mega dor de cabeça que só passou depois de descer a montanha.

Podendo, evite visitar as estações de esqui nos finais de semana pois tudo fica muito cheio.

Prefira ir em dias com a previsão de sol. A montanha fica linda com a incidência de luz.

Um dos pontos que gostei da Ski Total é que eles possuem atendimento em português pois tem vários brasileiros trabalhando lá.

No Valle Nevado esse ano havia um lounge para portadores do Mastercard Black onde além do ambiente aquecido, comidinhas e bebidas, haviam disponíveis também carregadores de celular e wifi. Eu fui lá dar uma conferida e valeu só pelo descanso quentinho e pela recarga de bateria pois o wifi e os comes e bebes deixaram a desejar.

Meio fraquinho, mas valeu..

Atenção para o retorno, quem for usar o metrô. Às 18h, é super lotado, estilo lata de sardinha. Se não quiser passar aperto literalmente, considere um Uber ou táxi.