texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Nassau

6
Caribe e muitos navios

Quando se fala em Bahamas, o que vem logo à mente, além das belíssimas praias caribenhas, é o nome de sua capital, Nassau. E de fato, a cidade é o principal destino turístico desse pequeno país insular, formado por mais de três mil ilhas.

Um dos carros chefes do turismo em Nassau são os seus resorts. Aqui as grandes redes hoteleiras construíram filiais de impressionar qualquer um. Destaque para o Atlantis, um complexo de cinco hotéis e inúmeros bares e restaurantes (e muito mais) que foi inspirado na cidade perdida de Atlântida (que reza a lenda, ficaria por essas bandas).

Outro ponto alto de Nassau é que a cidade recebe vários cruzeiros por dia, o que garante à ilha uma movimentação enorme de pessoas. No fim do dia todo mundo volta pro navio e a vida volta ao normal.

Nassau não é exatamente o destino turístico que me atrai mas aconteceu de conhecê-lo então, bora compartilhar as informações!

A minha viagem


Minha passagem por Nassau foi, digamos, um acidente de percurso, rs. Na verdade eu só passaria por Nassau pra pegar um voo da Copa para o Panamá mas a companhia aérea gente boa cancelou o meu voo e eu tive que ficar dois dias em Nassau esperando o próximo voo.

Como tudo na vida, o episódio teve seu lado bom e o lado o ruim. O bom é que aproveitei pra conhecer mais um destino (pena que o tempo não ajudou muito) e o ruim foi porque eu tinha compromissos aqui no Brasil que tiveram que ser adiados, mas no final, pelo menos o saldo foi positivo.

Leia mais em - Como é voar com a Copa Airlines - onde eu conto essa história.

Como chegar em Nassau


Não existem voos diretos entre o Brasil e as Bahamas. Para chegar em Nassau é necessário fazer conexão via Panamá (Copa Airlines) ou EUA (várias companhias).

Bahamas

Há quem considere a opção de chegar em Nassau via marítima, através de cruzeiros que saem da Florida (Miami ou Fort Lauderdale).

Eu cheguei em Nassau vindo de Exumas, também nas Bahamas, voando com a Bahamas Air. Foi um voo rápido e super tranquilo.

Pra saber como foi esse voo, leia Como é voar com a Bahamas Air.

Pra sair de Nassau, como eu disse acima, eu fui de Copa Airlines para o Panamá e depois para o Rio de Janeiro. 

Melhor época para visitar Nassau


As Bahamas, assim como a maior parte do Caribe, possui basicamente duas estações: a seca e a chuvosa. A seca ocorre durante entre os meses de novembro a abril, coincidindo com o inverno no hemisfério norte, o que lá não chega a ser um problema pois ainda que seja inverno, as temperaturas continuam agradáveis.
Já o verão é mais complicado. A chuva vem com mais frequência entre maio e junho e a temporada de furacões rola oficialmente entre junho e novembro. Não quer dizer que se você viajar nessa época pra lá vai encontrar com um, mas a probabilidade é alta pois as Bahamas sempre sofrem com esse fenômeno.

Eu fui no início do mês de março e não dei tanta sorte assim. Um dia antes de chegar às Bahamas, rolou uma tempestade super forte na Costa Leste dos Estados Unidos (mais pro alto, em Nova Iorque, Chicago e tal), daquelas que fecha aeroporto, derruba casas, rola inundação etc. Com isso, acho que teve uma revolução climática ali naquela meiúca pois o clima ficou meio estranho nas Bahamas.

Nos dois dias que passei em Nassau o tempo ficou nublado, feio e chegou até a fazer frio. Nunca pensei que teria que usar casaco nas Bahamas! Mas todos os locais me disseram que esse clima é atípico para esta época do ano.

Como se locomover em Nassau


Em Nassau há transporte público bom que funciona bem por um precinho camarada e atende praticamente toda a ilha. Eu acabei não utilizando por que fiquei apenas pelo centro da cidade e consegui fazer tudo a pé.

Para chegar em Paradise Island, a ilha vizinha à Nassau existe uma ponte para carros. Pra quem estiver à pé, do centro de Nassau até lá saem barcos que custam US$4 a travessia.

Eu pretendia alugar carro para explorar a ilha mas como o clima não ajudou, achei que não valia a pena fazer o investimento. Sim, eu disse investimento porque alugar carro em Nassau é super caro. Nas pesquisas que eu fiz, alugar no aeroporto saía menos caro do que alugar no centro da cidade.

Onde se hospedar em Nassau


As Bahamas não são um destino de férias econômico e Nassau não foge à regra. A maioria das opções de hospedagem são em grandes redes de resorts que costumam ter preços elevados. Hotéis mais simples são poucos e ainda assim, os preços não são muito atrativos.

Se o seu orçamento não tem limite, primeiro diga amém! 🙌😆 Depois pode pesquisar por hospedagem nos super resorts de lá. Os principais ficam em Cable Beach e Paradise Island e contam com estruturas super completas de frente pra praias paradisíacas.

Seguem algumas indicações de resorts de cair o queixo!

- Atlantis
- Four Seasons
- Meliá Nassau Beach
- Grand Hyatt Baha Mar 
- Sandals Royal Bahamian

Já no centro de Nassau, os hotéis são menores e mais simples (mas nem por isso mais baratos). A boa do centro é que você não fica preso às dependências dos resorts e tem toda a infra de restaurantes, bares e lojinhas a poucos passos.

- Holiday Inn 
- Courtyard by Marriott Nassau 
 
Pra quem tem orçamento mais honesto (#tamojunto) pesquisando dá pra encontrar algumas opções mais em conta que cabem no bolso. Há alguns poucos hotéis mais simples e muitas opções de aluguel de casa / apartamento por temporada. Essa última opção é uma boa porque ainda dá pra economizar nas refeições.

A minha hospedagem


Como a minha hospedagem foi "patrocinada" pela Copa Airlines depois do papelão de cancelar o meu voo, eles nos alocaram no British Colonial Hilton localizado em Nassau Downtown.

O hotel segue o padrão da rede Hilton, com instalações bem confortáveis. O quarto que eu fiquei provavelmente era o mais simples mas mesmo assim, atendeu super bem as necessidades: limpo, equipado com ar, TV, frigobar e wifi funcionando super bem.

A localização dele é muito boa pois fica no centro de Nassau e dá pra fazer tudo a pé. Curioso também é que fica exatamente na frente do porto de cruzeiros, então é muito interessante observar a manobra desses gigantes a poucos metros e de camarote!

Além disso, o hotel conta com uma pequena praia particular, com estrutura de barracas e cadeiras disponíveis para os hóspedes.

Se você quiser reservar o mesmo hotel em que me hospedei, clique aqui.

Caso você queira consultar outras opções de hospedagem em Nassau, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com

O que fazer em Nassau


Destino no Caribe não tem muito mistério né? É pra curtir praia! Porém antes de ir pra lá, nas minhas pesquisas tive muita dificuldade em encontrar informações sobre as praias de Nassau. Me pareceu que o esquema lá é restrito basicamente a duas situações: a galera que vem de cruzeiro e passa um dia na ilha e só conhece o centro de Nassau ou quem se hospeda num super hotel com praia privada e por isso não sai pra explorar a ilha.

Como não sou turista de nenhuma das duas opções, me restou então dar uma pesquisada no Google Maps e no TripAdvisor pra descobrir praias que fossem interessantes. Saí daqui com o roteiro bonitinho.. mas, chegando lá com o tempo feio, ameaçando chover e o valor alto do aluguel de carro, a ideia de sair explorando a ilha perdeu um pouco o sentido e eu acabei ficando pelo centro de Nassau mesmo. O que foi uma pena, porque eu realmente achei que tinha coisa bacana pra explorar e que a ilha vai muito além do basicão que eu vi por aí. Mas nessa não deu, fica pra uma próxima.

Essa era a Nassau que eu queria ver mas não rolou - Goodman's Bay Park

A única praia que consegui visitar foi a Junkanoo Beach, que é uma praia pública bem próxima do centro da cidade, dá pra ir caminhando. Por causa dessa proximidade é também super movimentada, principalmente pelo fluxo de passageiros dos navios. Tem vários quiosques, galera animada e música alta rolando.

Junkanoo Beach - Sem sol fica sem graça

Trecho super disputado dos quiosques e do vôlei

Abaixo vou colocar o mapa que fiz na ocasião, marcando lugares e praias que eu queria visitar (obrigado São Pedro, pela chuva de cortesia 😒).


Importante ressaltar: não encontrei muita informação que deixasse claro se esses lugares que marquei possuem entrada pública ou privada. Caribe às vezes tem dessas coisas. Você vê aquela praia lindona e não pode entrar porque pertence a alguém ou a algum hotel.
 
Já do centro de Nassau eu posso falar com propriedade, rs. É ali, entre a Bay Street e o calçadão da praia, que fica o burburinho da ilha, onde desembarcam milhares de pessoas diariamente e estão localizados muitos bares, restaurantes, lojinhas de souvenirs, joalherias e tudo mais que atraia turistas.

Bay Street

Ainda nessa meiúca tem um mercado de artesanato bem grande, chamado de Straw Market, que possui muitos stands mas tudo muito parecido. Os vendedores são bem chatinhos e chamam o tempo todo, mas basta ignorar ou fingir que não está entendendo e seguir adiante. Caso queira comprar algo, negocie os preços pois o valor costuma cair pra menos da metade.

Como o movimento do centro rola por conta dos navios, quando eles vão embora, perto do fim de tarde, o centro da cidade morre! Boa parte do comércio fecha cedo e a região fica até meio deserta.

Nassau possui ainda outras atrações que são conhecidas mas que não envolvem praia. Por isso não me animei muito em conhecer, mas para quem interessar, segue:

- Pirates of Nassau: museu dedicado aos piratas que habitaram a região há muitos anos atrás.

- Queens Staircase: não me pergunte o porquê, mas essa é uma atração famosa de Nassau. Trata-se de uma escadaria e só.

Eu disse que era só uma escada!

- Fortes: pra quem gosta de história, Nassau possui três fortes (Montague, Charlotte e Fincastle) que contam um pouco da época da colonização e domínio inglês na ilha.

- John Watling's Distillery: essa vai pra quem curte tour de bebidas. Apresenta o processo de fabricação da bebida mais tradicional das Bahamas, o rum.

Violência em Nassau


Em algum momento de suas pesquisas você pode se deparar com a informação de que Nassau é uma das cidades do Caribe com a maior taxa de violência. Mas acredite, violência no Caribe é algo bem diferente do que vivemos aqui no Brasil.

Lá são registrados alguns assaltos e furtos à turistas. Mas nada de tão grave que impeça sua viagem ao destino. Eu fui, andei tranquilamente por lá e não me aconteceu nada e nem vi nada de estranho também. Perguntei ao motorista de táxi se Nassau era violento e ele chegou até a rir de mim.

Acho que aqui vale colocar em prática todas aquelas premissas de segurança básicas que se usa em qualquer lugar do mundo: ficar atento, evitar locais desertos, não ficar ostentando objetos de valor etc. 

Um ponto positivo é que vi muito policiamento na rua, o que dá uma boa sensação de segurança.

Dicas Gerais


A diferença de fuso para o Brasil é de duas horas a menos. Durante o horário de verão a diferença aumenta para três horas.

A voltagem é de 110v e as tomadas são de pino chato.

Esteja preparado para preços elevados em Nassau para tudo: alimentação, serviços, hospedagem etc.

O centro possui bastante opção de restaurantes, escolher um lugar pra comer é tarefa fácil. Também há opção de redes como Mc Donald's, KFC e Subway.

Os vendedores das lojas são muito chatos, insistentes e não te deixam à vontade. Estão sempre em cima perturbando.

Lembre-se de reparar no uniforme dos policiais de Nassau. Um luxo!

Não deixe de provar as cervejas locais, Kalik e Sands. Depois volte pra me contar de qual gostou mais.

**Data da viagem: março/2018

Leia mais sobre as Bahamas
Montando o roteiro de viagem para as Bahamas
Dicas de viagem para Exumas
Passeio de barco por Exumas Cays
Passeio de barco por Elizabeth Harbour


6 comentários:

  1. Renata, amei suas dicas..vou para exuma em janeiro com meu marido.. e estou c algumas dúvidas...vc se lembra do preço da gasolina? para quem nunca pilotou barco, vc acha que é mto complicado a questão de pilotá-lo? queria mto pilotar, mas estou com receio pq nunca fiz isso na vida rsrsrs... ficarei no hideaways...vc sabe dizer se o restaurante do hotel fecha a noite? Fiquei receosa qnt à janta... Obrigada e amei suas dicas... obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora,

    Olá!

    Mil desculpas pela demora na resposta! Só agora fui descobrir que não estava sendo notificada dos comentários aqui do blog! Descobri que tinha vááários sem responder! Foi mal mesmo!

    Então, acho que vc está perguntando da gasolina de carro né? Se for isso mesmo, lá no post de Exumas eu conto quanto gastei. Se for da gasolina de barco, no post do passeio de barco esse gasto tb está descrito.

    Sobre pilotar o barco, eu acho fácil. Até pq são modelos pequenos, com motor fraquinho. Então é ligar, desligar, ir pra frente, fazer curva e ancorar. Só. O que precisa ficar mais atento é com a ancoragem/profundidade, pedras (passar longe pra não bater a hélice) e manobrar na marina (tem que ir sempre muito devagar). O funcionário da agência dos barcos passa as instruções necessárias. O resto vai no erro e acerto mesmo. Mas se vc estiver insegura, procure contratar um marinheiro. Sai mais caro mas pelo menos vc vai mais tranquila.

    Se tiver mais alguma dúvida não hesite em perguntar! Vc vai amar as Exumas, lá é lindo demais! =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata. Como vai?
    Tenho uma super dúvida sobre o roteiro no passeio pelas ilhas de La Maddalena.
    Gostaria de alugar o barco sem condutor, mas temo me perder em alto Mar. Da pra localizar as praias das ilhas sem dificuldade? Soube que GPS não pega muito bem lá. Como fez pra se guiar pelas ilhas?

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dúvida da Sardenha no post das Bahamas?! Tu tá meio perdido mesmo hein?! rs..

      Aluguel de barcos para pessoas sem carta náutica acontece apenas em locais onde a navegação é visual. As ilhas ficam uma na frete da outra, não há a menor possibilidade de se perder! Mas em todo caso, recomendo que vc dê uma "estudada" no Google Maps antes, assim vc já vai com uma prévia visão da região.

      Boa viagem e divirta-se! A Sardenha é tudo de bom! =)

      Ah, e se for enviar uma nova pergunta, peço encarecidamente pra publicar no post certo. A sua dúvida pode ser a mesma de outro leitor e assim podemos ajudar melhor a comunidade viajante =)

      Excluir
  4. Renata eu tenho que passar uma noite sozinha em NASSAU porque chego de Turks and Caicos e saio no dia seguinte para outro destino.Queria uma dica de hotel no centro ou perto do aeroporto que seja só para dormir e não seja tão caro.Tem algum hotel para me indicar? obrigada. Lindamara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lindamara,

      A melhor forma de vc conseguir um hotel com bom preço é pesquisando mesmo. Fatores como a época do ano, o dia da semana, vão influenciar nos valores das diárias. Daí não tem outro jeito, só pesquisando mesmo pelo Booking.

      Próximo do aeroporto é mais difícil, tem pouquíssimas opções. O mais em conta que vc vai achar é hospedagem domiciliar.

      Bahamas é difícil mesmo encontrar algo em conta. Mas não deixe de pesquisar.

      Boa sorte e boa viagem! =)

      Excluir