texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)

4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Alugando um barco em Exumas, nas Bahamas

Mais um paraíso pra listinha

Um dos passeios mais legais das Exumas é o passeio por Elizabeth Harbour, uma espécie de baía que se forma entre Great Exuma e algumas ilhotas que ficam logo à sua frente.

Confesso que esse passeio foi um dos motivos que me fizeram escolher Exumas como destino de férias. A possibilidade de alugar um pequeno barco por conta própria, sem a necessidade de apresentar carteira de habilitação náutica, e fazer meu próprio roteiro naquele paraíso de mar azul caribenho me ganhou logo de cara.

Eu já havia feito algo parecido na Sardenha e amei. Quando soube que nas Exumas isso também era possível, não pensei duas vezes! Partiu Bahamas!

Então aqui nesse post vou passar todas as dicas e informações para você, amante de aventuras paradisíacas assim como eu, possa se encantar com a beleza deste lugar incrível!

Ah, só pra lembrar: os queridaços Lily e Júlio do blog Apaixonados por Viagens nos acompanharam nesse passeio e são meus modelos em algumas fotos! Love you guys! 💙

Como alugar o barco

A empresa que aluga os barquinhos é a Minn Water Sports, que fica localizada no centro de George Town e funciona todos os dias de 8:30 às 17h.

Os barcos disponíveis para aluguel são pequenos, de 15, 17, 19 e 20 pés. As duas primeiras opções são perfeitas para um casal. Para quatro pessoas, a primeira opção, de 15 pés, até dá mas pode ficar apertada e desconfortável. Nós alugamos o de 17 pés para quatro pessoas e ficou super de boa.

Tabela de preços da Minn Water Sports

O esquema deles é super bem organizado e chegando lá no balcão eles passam todas as informações necessárias sobre o barco, o passeio e a navegação na região.

O barco é entregue com o tanque cheio e no final do passeio o tanque é completado novamente, daí cobram apenas a diferença. No total o custo do nosso barco ficou assim:

- US$215 - o barco
- US$20 - seguro (opcional)
- US$200 - depósito, que pode ser feito em dinheiro ou cartão e é devolvido no final
-  US$14 - combustível

Esse é o meu barquinho e essa é a minha gangue! 😎

Pra quem viaja na alta temporada ou em épocas festivas / feriados convém reservar o barco com antecedência pois é comum eles se esgotarem rápido. No dia que eu fui, a primeira opção de 15 pés já estava toda alugada.

Preparativos para o passeio

Se tiver janela de tempo, escolha o dia com a melhor previsão do tempo. Isso quer dizer: com sol e sem vento. Em Elizabeth Harbour o mar costuma ser bem calmo mas em dias com vento a navegação costuma ser desconfortável. E vai por mim, passeio de barco com verto forte não é legal.

Mas não se preocupe, se o mar estiver agitado ou com qualquer outro evento climático de risco, a agência será a primeira a cancelar o aluguel de barcos.

O ideal é sair bem cedo para aproveitar o dia de passeio.

Recomendo ainda evitar fazer o passeio no domingo, dia que os moradores das Exumas resolvem passar o dia fazendo a mesma coisa e por isso as praias ficam mais movimentadas (não diria nem cheias). Eu fiz numa quarta-feira e foi super tranquilo.

Pra alugar o barco, o processo é bem simples. Eles pedem pra preencher um formulário com informações básicas, fazem os trâmites para pagamento, entregam um kit com rádio, extintor, mapa da área e só.

Esse mapa que eles entregam é bem ruinzinho, rs, mas é importante levá-lo com você, será bastante útil para se localizar.

Aproveite o momento do balcão da agência para fazer todas as perguntas possíveis: quais melhores paradas, por onde navegar, por onde não navegar (onde é raso e tem corais), qual horário da maré mais baixa, qual banco de areia eles recomendam. Digo isso porque por mais que eu passe todas as informações aqui no post, o mar muda, se movimenta e ninguém melhor do que o pessoal da agência pra passar as informações atuais e precisas.

Dirigir um barco não é difícil. Se você tem noção de direção, vai saber dar partida e conduzir o barco. As particularidades são mais relacionadas à ancoragem e outros pequenos detalhes que o funcionário da agência ensina na hora.

O que levar

Protetor solar reforçado e chapéu (boné, viseira etc). Os barcos possuem toldo mas não dê bobeira com o sol das Bahamas.

Vale a pena comprar uns comes e bebes pra passar o dia. A agência empresta um pequeno cooler para colocar bebidas e o gelo pode ser comprado com eles também. Mas pra quem não quiser levar muita coisa, tem uma ilha que possui restaurante (já vou falar dela).

Casaco leve, tipo quebra-vento. Em passeios de barco, no fim do dia, sempre tende a bater um ventinho mais frio.

Se tiver uma pequena caixa de som pra conectar um iPod, tá valendo também. Um sonzinho durante o passeio faz toda diferença.

Saindo pra passear

Depois de todas as providências tomadas, é hora de seguir pra marina pra pegar o barco. Lá, um funcionário da agência faz uma espécie de checklist do barco e dá as instruções necessárias pra sair pilotando. Tudo pronto, barco arrumado, passageiros acomodados, é hora de partir! Oba!

Elizabeth Harbour é uma área de águas abrigadas. O mar nessa região costuma ser bem calmo e a navegação bem tranquila. Por este motivo, a região é utilizada por muitos navegadores como ponto de ancoragem. Há muitos veleiros e outros barcos ancorados por ali.

Elizabeth Harbour e Lake Vitoria no detalhe

A emoção do passeio começa logo na saída da marina da Minn Water Sports, que fica dentro de uma espécie de lago, chamado de Lake Vitoria mas que na verdade é o mar represado e daí pra acessar o mar aberto é preciso passar por debaixo dessa ponte da foto, super estreitinha.

Aquele momento "com emoção" do passeio, rs

Aqui o segredo é ir bem devagar, controlando o leme pra não bater nas laterais da ponte. Parece tenso né? E se eu te contar que ainda é mão e contramão? Piorou! 😂 Mais um motivo pra ir devagar e observar se vem alguém na direção contrária, porque passa só um barco de cada vez. Com atenção e calma não tem erro!

Passado o sustinho da ponte, saímos em direção à Stocking Island, que é a maior ilha. Paramos numa praia conhecida como Star Fish Beach com a promessa de que encontraríamos estrelas-do-mar. A praia é linda, areia branquinha, mar cristalino e só tinha a gente! Um luxo só! Mas estrelas-do-mar eu não vi não...

Star Fish Beach

Gente, olha esse mar! 💙

Atrás das árvores da foto, fica o lado da ilha voltado para o mar aberto. Uma curta caminhada leva à Powder Beach, uma praia que, dependendo das condições, o mar é mais mexido. Eu não fui, mas quem quiser dar uma conferida, fica a dica.

Levantamos âncora e seguimos adiante, para a praia seguinte. Aqui as praias não tem o nome muito claro. A boa é ir sentindo o feeling e parando naquelas que você simpatizar mais.

A praia que escolhemos foi a do "Beacon Stone", que é um marco de concreto que fica no alto de um morro e auxilia a navegação local. O curioso daqui é uma espécie de laguna formada atrás da praia onde as pessoas "escrevem" frases e nomes com pedras.

Há uma trilha pra subir o morro do Beacon Stone. Eu não fui pois o tempo estava apertado para fazer tudo que queria fazer, mas tenho certeza que a vista lá do alto é incrível.

Beacon Stone Beach (acabei de inventar esse nome, rs)

Laguna

Uma praia dessas, bicho!

Mais à frente chegamos no Chat'n'Chill, um simpático bar de praia que serve de refúgio para os vários barcos ancorados ali na região e também para os moradores de Exumas aos domingos, quando rola um churrascão de porco (pig roasty).

Chat'n'Chill

No bar espere encontrar um cardápio simples, típico de bar de praia, muitas mesas, cadeiras para pic-nic e a maior atração de todas: simpáticas (e enormes) arraias que adoram dar carreira nos turistas desavisados 😂 Elas são pacíficas e fora alguns sustos, não fazem mal a ninguém!

Corre, lá vai ela! 😆

Ah, dica importante: não deixe de ir na praia atrás do restaurante. As águas são calmas e super claras e o mais legal, super protegida do vento.

Deixamos as arraias lindinhas para trás e seguimos em direção à pontinha final de Stocking Island, onde se forma um enorme banco de areia na maré baixa. Neste dia, a maré mais baixa estava acontecendo na parte da tarde.

A maré secando e os bancos de areia se formando

Se der sorte, poderá encontrar alguns sand dollars (que são aquelas conchinhas brancas). Eu não encontrei nenhum! Acho que por ser uma área mais visitada, quem chega mais cedo já catou todos os sand dollars disponíveis!

E a maré ia baixar ainda mais, então resolvemos ir até Man-O-War Cay, que possui um banco de areia enoooorme e que por ser o ponto mais distante de Elizabeth Harbour, fica super vazio! Pra ter uma ideia só tinha o nosso barco e mais um.

Já pensou um banco de areia lindão e só pra você? Então, isso é Bahamas!

Um paraíso natural!

This is Bahamas!

Dicas Gerais

O passeio em Elizabeth Harbour na minha opinião é um dos pontos altos da viagem às Exumas.

Recomendo dar uma analisada no mapa da região antes de fazer o passeio pra ter uma noção melhor. Como eu disse antes, o mapa da agência não ajuda muito, rs. Segue o meu mapinha com as paradas que fiz.

Organize-se pra sair cedo pro passeio. Eu saí por volta de 10h e achei que faltou um pouquinho de tempo.

Existem muitos pontos de snorkel na região. Se você tiver interesse, pergunte na Minn Water Sports que eles vão indicar os melhores.

Fique atento com a ancoragem do barco enquanto a maré estiver secando. Como a variação de maré é muito grande, ela desce muito rápido. Se ancorar no rasinho, em poucos minutos o rasinho pode secar e o barco encalhar!

Muito cuidado e atenção também com os pontos de corais sinalizados pela agência pra não bater a hélice do barco.

Se você não se sentir à vontade para pilotar o barco sozinho, consulte a Minn Water Sports pra saber se há pilotos disponíveis para contratação.

**Data da viagem: março/2018

Leia mais sobre as Bahamas
Montando um roteiro de viagem para as Bahamas
Dicas de viagem para as Exumas