texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para a Costa Esmeralda, na Sardenha

2
Até a gaivota para pra admirar..

A minha terceira parada na Sardenha foi na super famosa e badalada Costa Esmeralda. A região, conhecida mundialmente por ser destino de veraneio de ricos e abastados, possui praias e visuais incríveis. E o melhor, acessíveis a qualquer pessoa que esteja disposto a curtir o verão europeu.

A origem do termo "Costa Esmeralda" é recente e foi criado na década de 60 por um príncipe árabe que se apaixonou pelas águas claras da Sardenha e resolveu desenvolver o turismo de alto luxo na região, que até então não passava de uma área basicamente agrícola.

Pois bem, o príncipe comprou tudo, criou um consórcio, mandou construir um aeroporto, uma marina, casas de luxo e chamou grandes celebridades pra curtir a boa vida com ele. O resultado? A Costa Esmeralda entrou rapidamente no jet set internacional e se tornou um dos destinos de luxo mais cobiçados do mundo. Até hoje milionários aproveitam o verão europeu estacionando seu iates por essa região. 

Mas luxo não era o que eu buscava na Costa Esmeralda, até porque isso realmente não me enche os olhos e nem cabe no meu bolso! Eu estava atrás na verdade era daquela beleza natural que encantou o príncipe. E como quem procura, acha.. me encantei mais uma vez com a Sardenha!

A minha viagem

Como a Costa Esmeralda concentra as praias mais tops da Sardenha, dos 12 dias de viagem pela ilha, resolvi reservar 5 dias pra explorar essa região. Escolhi uma cidade chamada Palau pra montar base, que não é das mais conhecidas e nem das mais badaladas, mas é geograficamente interessante pra quem pretende desbravar a região.

My trip map 

Dividi o meu roteiro da seguinte maneira: o dia da chegada, eu terminaria as missões (viagem, check in apartamento, desfazer mala..) ainda na parte da manhã, então à tarde fui conhecer a região de Santa Teresa di Gallura, que fica a 24km de Palau e possui praias lindíssimas.

Como os ferries que fazem a travessia para Maddalena saem de Palau, no segundo dia fui de carro conhecer algumas praias e dar uma volta pelo arquipélago.

No terceiro dia aluguei um barco pra conhecer as outras ilhas do arquipélago de Maddalena que não são acessíveis de carro: Spargi, Budelli, Razzoli e Santa Maria.

O quarto dia, reservei pra conhecer a tão badalada região de Porto Cervo, que claro, também tem outras praias lindíssimas.

O quinto e último dia estava com a programação livre. Tenho o hábito de deixar um dia livre para poder repetir o lugar que mais gostei de conhecer durante a viagem, já que nunca sei quando irei retornar ao destino. E o eleito dessa vez foi repetir o aluguel de barco, que sem dúvida foi o que mais gostei de fazer na Sardenha. Voltei então ao Arquipélago de Maddalena pra conhecer a ilha de Caprera de outro ângulo.

Como chegar na Costa Esmeralda


Pra falar a verdade o trecho que forma o consórcio chamado Costa Esmeralda, compreende uma área "pequena" entre as cidades de Liscia di Vaca até Capriccioli (e é aqui que o alto luxo impera). Mas aí o pessoal dá aquela esticada básica e acaba que boa parte do norte da Sardenha acaba sendo chamada de Costa Esmeralda.

O aeroporto que atende a região fica na cidade de Olbia. Ele é grande e bem novinho, pois recentemente passou por uma reforma que ampliou suas instalações. Recebe voos de diversas cidades da Europa e serve como hub da empresa aérea Meridiana.

Costa Esmeralda

Eu estava em Cala Gonone e até Palau, a cidade onde montei base na região, foram 2h horas de viagem tranquila, sem correrias. No dia que fui para o aeroporto pegar o voo de volta à Roma, de Palau até Olbia foram apenas 40 minutos de carro. Então pra quem vai se hospedar em qualquer cidade da região, sem dúvida o aeroporto de Olbia é a melhor opção.

Pra quem vem do continente de carro, a opção é chegar até a ilha de ferry. A cidade de Olbia também conta com um porto que recebe embarcações das seguintes empresas: Tirrenia, Moby e a Grimaldi Lines,

Melhor época para visitar a Costa Esmeralda


A Sardenha possui invernos amenos (mas ainda assim frios para o nosso padrão) e verões super quentes.
Acredito que o maior interesse em ir para a Sardenha seja pra curtir as praias, logo o ideal é visitar a ilha nos meses de temperaturas mais altas, entre junho e setembro. Há quem aproveite o início e o fim do calor nos meses de maio e outubro.

Eu fui no mês de junho e peguei apenas um dia nublado. De resto muito sol e calor! À noite, a temperatura caía um pouco e rolava até de colocar um casaquinho leve.

Onde se hospedar na Costa Esmeralda


Decidir onde me hospedar na Costa Esmeralda foi uma missão um pouco complicada. Queria uma cidade que fosse um pouco centralizada, pra facilitar os deslocamentos na região e que não tivesse os preços no padrão Porto Cervo. Pesquisando, acabei descobrindo Palau, que estava mais ao norte da Costa Esmeralda e é a cidade de onde saem os ferries para La Maddalena, onde eu havia programado dois dias de passeio. Com preços bem atrativos e uma ótima localização, de repente Palau me pareceu uma ótima ideia.

Mas o que me preocupava em ter escolhido Palau era o fato da cidade ser portuária. De início achei que poderia ser feia, maltratada, essas coisas. Fui pesquisando no Google Maps e vi que Palau parecia ser uma cidade tranquila. Resolvi arriscar! Chegando lá, adorei a minha escolha pois a cidade é bem simpática e de fato foi um super adianto nos meus deslocamentos. Não tem nenhum super atrativo, nem é das mais glamorosas, mas cumpriu perfeitamente o seu papel.

Rodando pela Costa Esmeralda, achei difícil escolher um "melhor lugar para se hospedar". Todas as regiões, com exceção de Porto Cervo, são muito parecidas. Todas lembram uma cidade de veraneio, com bares, restaurantes, lojinhas, hotéis e condomínios. Além de Palau, se tivesse que recomendar outros lugares para hospedagem seria Santa Teresa di Gallura e Golfo Aranci. Não recomendo a hospedagem em Olbia, que é uma cidade grande com trânsito, sinal, ônibus, buzina.. Tudo aquilo que nada tem a ver com o charme da Sardenha.

O apartamento escolhido foi o Le Gemme, um quarto e sala com cozinha compacta. O apê em si era bom, bem localizado, estava bem limpo e tinha um chuveiro ótimo. Tem estacionamento próprio na porta e o wifi funcionou bem durante toda a estadia.

Varandinha do apê

Não gostei de alguns pontos. Não tinha ventilador e o ar condicionado era pago à parte (7,50€/dia) e no início de junho já fazia certo calor. A cozinha deixou um pouco a desejar pois só tinha fogão (não tinha forno nem micro-ondas). O check in foi bem confuso pois só tinha uma pessoa na propriedade, que era a responsável pela limpeza dos quartos, mas ela não falava uma palavra de inglês! Aliás, a recepção é fantasma.. Durante os 5 dias que estive lá não vi ninguém que pudesse me ajudar, caso fosse preciso. Ainda bem que não precisei..

O que foi o diferencial do apê foi a vista! Dei sorte de pegar um apê no último andar (nº 31) com vista para o mar e para a ilha de Maddalena. Tomar café todo dia com essa vista foi realmente inesquecível.  No geral a avaliação do apê é boa, recomendo.

Pra reservar o mesmo hotel que eu me hospedei, clique aqui.

Para pesquisar outras opções de hospedagem na região, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉
Booking.com


Como se locomover na Costa Esmeralda


A melhor maneira pra conhecer a região é de carro, sem dúvida. Recomendo reservar o carro com antecedência, principalmente pra quem vai visitar a ilha nos meses de julho e agosto. Pra circular pela região um GPS é indispensável. Eu utilizei o Waze no celular e deu super certo, só em Porto Cervo e Maddalena ele deu uns tilts, mas nada de grave.

Pra quem vai sem carro ou não sabe dirigir, vi em alguns lugares ônibus de turismo circulando. Talvez existam agências locais que promovam passeios pela região. Existe ainda a empresa Turmo Travel que opera algumas rotas entre as cidades da Costa Esmeralda.

Pra estacionar achei bem tranquilo. O esquema de vagas é o mesmo de outras regiões da ilha: pintadas de branco ou amarelo são gratuitas. Pintadas de azul são pagas por hora, procure o parquímetro mais próximo, pague e coloque o recibo à vista no painel do carro. O pagamento pode ser feito em moedas ou cartão. Depende da "tecnologia" da máquina.

Mas lembrem-se de um detalhe: visitei à ilha em junho, ainda na baixa temporada. Na alta temporada a coisa toda pode mudar..

O que fazer na Costa Esmeralda


A Costa Esmeralda possui diversas mini-regiões com cidades interessantes e praias incríveis. Pro meu roteiro, de apenas cinco dias, tive que selecionar muito bem o que ver e o que excluir, pois é impossível encaixar tudo de bacana que a região oferece em um tempo tão curto.

Importante lembrar que poucas praias na região possuem alguma estrutura de bar/restaurante próximos. Por isso é importante sempre sair abastecido com o kit sobrevivência (comes e bebes) pra garantir um dia inteiro de passeio sem que a "missão almoço" seja um problema durante o dia.

Em junho, o sol se põe às 21h, o que faz um dia de praia render muito! Com isso é possível conhecer vários lugares em um mesmo dia.

A água do mar é gelada. Nem vou fantasiar dizendo que não é, porque é. Pelo menos em junho é bastante gelada, tipo praia no Rio. Mas como o calor é forte, dá pra dar um mergulho rápido pra refrescar. Ficar boiando na água é só para os fortes! Kkkk!

Outro detalhe interessante que notei visitando as praias da Sardenha é que, diferente de outros lugares na Europa, não se vê muito a prática de nudismo. Em todas as praias que estive, as pessoas vestiam o traje de banho completo, a não ser por um ou outro topless perdido na multidão.. 

Santa Teresa di Gallura


A primeira região que conheci foi a de Santa Teresa di Gallura, bem ao norte da Costa Esmeralda. É daqui que partem os ferries para a Córsega. A cidade é uma graça e eu super recomendo a hospedagem lá por uns dois dias. Tem muita cara de cidade de veraneio com vários restaurantes, barzinhos e lojas por todos os lados.

As praias também não decepcionam, pelo contrário, são de tirar o fôlego. A começar pela Rena Bianca, a praia urbana da cidade que é linda. Por ser bem no meio da cidade é super movimentada, foi difícil até de achar um canto sossegado.

Chegando em Rena Bianca

Tenso pra achar um lugar

Também pudera, eu visitei a praia num domingo! Domingo de sol é igual em qualquer lugar! A praia tem um barzinho pé na areia onde fica a concentração de barracas e cadeiras. O estacionamento é pequeno e pago.

Mas lá no cantinho sempre tem uma entoca!

Outra praia bacana que conheci na região foi a Rena Ponente, que tem esse nome justamente por ter um dos melhores visuais do pôr do sol da ilha. A praia é linda e não estava tão cheia quanto a Rena Bianca. Uma informação super importante: a água daqui não estava tão gelada quanto às outras praias e eu consegui mergulhar várias vezes!

Rena Ponente

Possui estacionamento gratuito, um bar no canto direito e banheiros que oferecem ducha de água doce por 1€.

Outro lugar interessante que conheci em Santa Teresa di Gallura foi o Capo Testa. Uma região com formações rochosas curiosas, mar incrível e um farol pra completar a paisagem.

O lindo mar em Capo Testa

Faro di Capo Testa

É daqui que se inicia também a trilha até o Vale Della Luna, uma praia onde dizem ser o point do hippies perdidos na ilha desde os anos 70. Combinação de praia bonita, formações rochosas que lembram o solo lunar e uma energia especial que os entendidos dizem existir por ali. Eu não fui por falta de tempo, mas fiquei curiosa!

Arquipélago de Maddalena


Um dos lugares mais lindos de toda a Sardenha, o Arquipélago de Maddalena é um passeio imperdível.

Eu disse imperdível..

O conjunto de ilhas ao norte da Sardenha, é um Parque Nacional desde 1994. Foi nele que Giuseppe Garibaldi (momento lembrança da aula de história na 5ª série) escolheu pra passar seus últimos dias (espertinho, não?).

Pra chegar até lá é preciso fazer uma travessia de ferry que sai de Palau. A travessia é super rápida, apenas 15 minutos.

Apenas duas ilhas são acessíveis de carro: Maddalena e Caprera. As demais ilhas, apenas por passeios de barco que saem em sua maioria de Maddalena ou de Palau. Mas também há saídas de outras cidades da Costa Esmeralda, basta consultar nas agências locais ou no hotel em que estiver hospedado.

Como tenho muitas de informações de Maddalena, vou escrever dois posts de lá: um com informações gerais e outro do passeio de barco.

Porto Cervo


A cidade do luxo e ostentação pra mim foi apenas mais uma parada pra visitar praias bonitas. Como disse lá no comecinho da série de posts da Sardenha, quem veio ao meu blog procurando informações sobre destinos luxuosos, bateu na porta errada!

Claro que andando pelas estradinhas de Porto Cervo, dá pra ver que esta é uma região bem diferente do restante da Sardenha. Muitas propriedades de alto padrão, carrões circulando e muitos iates monstruosos ancorados na marina da cidade e ao longo do litoral. Mas é só isso também. É cada um no seu quadrado..

Como meu interesse era bem comum aos demais reles mortais, vou falar das praias que é o que interessa. A primeira que visitei foi a Spiaggia del Principe. A praia, que é bem conhecida, tem uma faixa de areia média e costuma lotar facilmente. Seu acesso não é dos mais fáceis, é preciso fazer uma curta trilha de uns 15 minutos, mas com algumas pedras dificultando o caminho.

A incrível vista do alto

Spiaggia del Principe

No dia que fui, além de cheia, a praia estava bem abrigada do vento que estava forte nesse dia. Possui ainda um quiosque escondido debaixo das árvores que aluga barracas e cadeiras mas não há nada de bebida e comida à venda. Outra informação importante: o estacionamento é gratuito.

Depois de algumas horinhas curtindo essa praia, foi hora de levantar acampamento. Segui em direção à Capriccioli, outra praia bastante conhecida na região e que é dividida em Capricioli Leste e Oeste.

A Capriccioli Oeste é formada por dois pequenos trechos de areia branca e fina. Só que com o vento entrando de frente, foi impossível ficar nela. E mesmo com o vento, estava lotada.

Já a praia leste estava ótima! Abrigada do vento, mar com temperatura agradável e uma vista linda pra uma pequena baía. Também estava cheia, não tem jeito.. essa é uma região onde todos querem "estar". Diferente da praia oeste, esta tem a areia grossa e escura.

Capriccioli Leste

Tem um restaurante no canto direito, que dispões de barracas e cadeiras na praia. Pra estacionar próximo às duas praias só estacionamento pago: 1,50€ por hora ou 7,50€ por dia.

Continuando o passeio pela região, do alto de uma montanha avistei essa praia aí da foto abaixo, com essa mancha azul incrível. Tratei de botar a rota do GPS e corri até lá.

Na Sardenha esse tipo de susto é normal..

Essa é a Picollo Perveró, uma prainha simpática até, mas que no dia estava com muitas algas então não estava no padrão Sardenha que eu (mal) acostumei. Além disso, tinha uma "água" sendo despejada na areia que achei bem estranha..

Água azul e língua negra..

Pra quem tiver mais sorte do que eu em sua visita à Picollo Perveró vale dizer que o estacionamento é gratuito.

Depois daí não prolonguei muito o passeio pela região, pois como o vento estava bastante forte, todas as praias estavam um pouco desconfortáveis. E pra piorar, nesse dia tive uma crise alérgica ao protetor solar fortíssima! Precisava sair do sol e voltar pro hotel correndo tomar um antialérgico! Ainda bem que estava com a minha Santa Farmacinha!

Palau


Como disse acima, fiquei super apreensiva com a minha escolha de hospedagem na cidade de Palau, mas estando lá até que gostei bastante do lugar. A cidade é bem simples e seu maior atrativo mesmo é a facilidade de acesso ao Arquipélago de Maddalena.

O programa básico na Sardenha é passar o dia na praia, voltar pro hotel, tomar um banho, sair pra jantar e dormir cedo, pois no dia seguinte tem mais praia. E praia cansa. Então no fim das contas, numa viagem de poucos dias, pouco se aproveita da cidade.

Mas ainda assim, destaco uns lugares bacaninhas pra conhecer na região como a simpática praia de Porto Faro, bem próxima do centro.

Spiaggia di Porto Faro

Já um pouco mais distante, a Spiaggia delle Piscine, que na verdade nem é praia com areia, mas sim uma grande piscina natural com formações rochosas curiosas.

Spiaggia delle Piscine

E ainda tem a Spiaggia dell"Isola Dei Gabbiani, que pra quem é ligado em esportes de vento como nós, é parada obrigatória! E mesmo assim, não deu tempo de ir.. Uma pena!

Fora do esquema praia, um ponto de interesse na região muito famoso é a Roccia Dell Orso, que nada mais é do que uma formação rochosa, que vista de determinado ângulo, lembra um urso.

O tal do urso..

Eu só passei por lá porque precisava fazer hora pro meu voo e praia não seria uma boa ideia, pois já tinha feito o checkout no apê.

A entrada é paga e custa 3€ por pessoa. O estacionamento também é pago (2€) mas dá pra achar vaga gratuita na rua também. Como eu estava com mala no carro, preferi estacionar no pago que tinha guarda vigiando o local.

Vista de dentro da barriga do urso

A trilha até o alto, onde fica o suposto urso, é bem tranquila, pavimentada e com vários bancos pra fazer parada. Por causa de regras de segurança, hoje não é mais possível acessar o local de onde dá pra ver o formato urso, apenas dá pra "entrar" no urso. Não fosse pela bela vista do local, de onde se vê todo o Arquipélago de Maddalena e parte da Costa Esmeralda do alto, o tal urso seria a maior fraude! Mas pra quem precisava achar algo pra fazer antes do aeroporto, valeu o investimento..

Outros lugares (que não visitei)


A Costa Esmeralda é cheia de cantinhos especiais com praias incríveis e isso eu pude constatar nas minhas andanças pela região. Nem só os lugares mais badalados merecem atenção. Vi várias cidadezinhas bacanas, com praias legais que me deu muita vontade de conhecer. Sem dúvida, é um destino que cabe em mais de uma viagem.

Uma dessas micro-regiões da Costa Esmeralda que não pude conhecer por falta de tempo foi o Golfo Aranci. Pelo que pesquisei na internet, possui praias lindíssimas, além da cidade parecer ser uma graça também.

Pra ver o pôr do sol tem o badaladíssimo Phi Beach, que fica em Baja Sardinia. O lugar é mesmo bacana mas eu não fui nenhum dia pois não aguentava esperar a hora do pôr do sol! Às 21h, já estava de volta ao apê pois estava azul de fome! Kkkk

E pra quem tempo e disposição, cabe até uma esticada até a Córsega. A ilha francesa fica apenas a 50 minutos de travessia de ferry a partir de Santa Teresa di Gallura.

Mais sobre a viagem à Sardenha

Montando o roteiro para Sardenha
Onde se hospedar na Sardenha
Alghero
Cala Gonone
Passeio de Barco em Cala Gonone
San Teodoro
Arquipélago La Maddalena
Passeio de barco em Maddalena

** Data da viagem: junho/2016





2 comentários:

  1. Renata, mais perguntas, desculpe, desculpe rsrs. Só você com sua organização impecável e sua bondade pra responder.
    Temos o mesmo estilo de viagem que vcs, conhecer o encanto natural do lugar, sem baladas, prezamos economia equilibrada.
    Vocês se hospedam em apt com cozinha, ok. Mas café da manhã e jantar, compram no mercado? Quanto em média gastaram por dia, para duas pessoas.
    No almoço já não dá para cozinhar, por estar em passeio. Então...vcs almoçaram o kit sobrevivência e deixavam a refeição mais completa para o jantar? Ou almoçaram em restaurante. Se em restaurante, qual média de um prato normal? sem luxo.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo,

      Então, compramos tudo nos mercados locais. Algumas cidades tem mercados grandinhos até. Achei os preços no geral bem baratos (sem fazer conversão, pq quem converte não se diverte! rs) mas não tenho ideia de gastos por dia, não fiz essa conta.

      Itens como queijo, presunto eram tipo 2 euros e tudo da melhor qualidade. Pão, suco e leite (itens de café da manhã) tb eram preços normais, nada exorbitante.

      A questão do almoço foi complicada. Eu juro que até tentei mas ia ficar muito pesado almoçar na rua pq lá eles tem o hábito da entrada, primeiro prato e prato principal e quando a gente fez as contas, gastaríamos uns 40 euros por pessoa pra almoçar nesse esquema. Então preferimos levar um lanche reforçado durante o dia e "almojantava" de noite.

      Várias noites comemos no apê mesmo pq a fome e cansaço dava preguiça até de procurar restaurante. Jantar no apê era tão prático! Lá nos mercados tem umas massas prontas recheadas (tipo ravioli, canelone) que são de comer rezando.. nada a ver com as que conhecemos aqui que o recheio de ricota e o de frango tem o mesmo sabor kkk. Imagina se italiano ia comer massa ruim? Impossível..

      Excluir