texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Onde se hospedar na Sardenha

5
Ó dúvida cruel! 🙈

Uma das perguntas que mais recebo aqui no blog é sobre onde se hospedar na Sardenha. Por mais que eu tenha escrito em todos os posts onde me hospedei, quais as minhas impressões, reconheço que a missão não é mesmo fácil. De fato, escolher em que cidade se hospedar dá um certo medinho por alguns fatores, que eu vou tentar explicar.

Como expliquei no post principal - Montando o roteiro para a Sardenha - a ilha é muito grande e os deslocamentos entre as regiões podem levar de duas a três horas. Com isso é difícil montar base e se hospedar apenas em um lugar. Então o jeito é escolher duas ou três cidades pra montar base. Isso se o tempo de permanência na ilha permitir né?! Se o tempo de viagem for curto (4, 5 dias) de repente é melhor pensar em uma região só.

Outro complicador é que não vi exatamente um "melhor lugar pra se hospedar" na ilha pois achei todos os vilarejos muito parecidos em sua estrutura. Geralmente são pequenas cidades de praia, com um centrinho tímido onde funciona o comércio com lojas e restaurantes. Com isso a programação é basicamente curtir o dia na praia e à noite sair pra comer algo e voltar pro hotel. Não tem badalação. Com exceção das grandes cidades, tudo é muito parecido.

Por isso fiquei com a impressão de que não tem "um melhor lugar pra se hospedar" na Sardenha. O ideal é priorizar distâncias para evitar longos deslocamentos, escolhendo cidades próximas daquilo que você pretende conhecer. Escolhida a cidade, procure propriedades próximas do centrinho pra ficar próximo de restaurantes, bares etc e não depender do carro para esses pequenos deslocamentos.

Como escolhi as cidades onde montei base


Seguindo a premissa de estar próxima dos lugares que queria conhecer, escolhi montar base em três cidades diferentes: Alghero, Cala Gonone e Palau.

As minhas bases na Sardenha

A primeira cidade foi Alghero na costa oeste da ilha. Os principais motivos para ter escolhido Alghero como primeiro destino foi o aeroporto, pois eu não queria ter que dirigir horas depois de chegar de viagem. Isso é importante: leve em consideração o horário do seu voo, tanto na chegada, quanto na saída. Eu prefiro nesses dois momentos estar próxima do aeroporto para evitar atrasos, perda de voo etc.

O outro motivo de ter escolhido Alghero foi a proximidade com La Pelosa, uma das praias mais lindas da ilha e que fica a 40 minutos de distância de lá.

Apesar de Alghero não ter aquelas praias super tops, foi legal ter tido a experiência de conhecer uma "cidade grande" da Sardenha. O centrinho antigo é bem movimentado com várias lojinhas e barzinhos onde rola um movimento bacana, então à tardinha/noite, sempre tinha um lugar legal pra ir.

Alghero

Depois de Alghero fui para Cala Gonone, na costa leste central da ilha. Meu maior interesse era conhecer as praias que ficam no Golfo di Orosei. Não sabia o que esperar da cidade, pois encontrei pouca informação sobre ela. Mas priorizando a distância, ela seria a melhor opção.

E na verdade Cala Gonone foi o lugar que mais me surpreendeu porque a cidade é pequena e super charmosa. Possui uma orla muito gracinha com vários bares, restaurantes, sorveterias etc. Além do maravilhoso Golfo di Orosei, adorei o clima pacato da cidade.

A charmosa Cala Gonone

Meu último destino na Sardenha seria a Costa Esmeralda, mais a nordeste da ilha. Continuando a priorizar a questão da distância entre deslocamentos, escolhi ficar em Palau, uma cidade que fica mais ao norte e de onde sai o ferry para Maddalena. Com essa localização eu conseguia circular facilmente entre as cidades da região, atravessava para Maddalena na hora que quisesse e estava a 30 minutos do aeroporto de Olbia, de onde partiria o meu voo para Roma.

Essa foi a cidade que mais tirou o meu sono pois a logística de deslocamentos dela pra mim era perfeita mas como não tinha informações sobre a cidade em si, apenas de que era uma cidade "portuária" fiquei morrendo de medo de ser esquisita.

Pra tirar essa cisma, dei uma pesquisada no Street View. "Passeei" bastante pelas ruas de lá pelo programa, achei que o visual era bem tranquilo e resolvi arriscar. Chegando lá não me arrependi! A cidade é pequena também, o centrinho é bem simpático com vários restaurantes na orla e tem até uma feirinha de artesanato. Só que assim, a noite, depois que passa o movimento de retorno de Maddalena a cidade dá uma morrida.. mas como eu também "morria" depois do dia inteiro de praia, pra mim isso não teve a menor importância.

A feirinha de Palau


Hotel ou apartamento na Sardenha?


Na Sardenha é muito comum encontrar opções de aluguel de apartamentos para temporada. Essa é uma modalidade de hospedagem muito utilizada pelos italianos, que geralmente passam temporadas mais longas na praia.

Um apartamento não terá as mesmas comodidades de um hotel como arrumação diária, café da manhã etc. Mas em contrapartida terá a liberdade que um quarto de hotel geralmente não proporciona, como uma área comum, sala, varanda etc.
 
Vista da varanda do meu apê em Palau

Pra ficar em apartamento você precisará fazer pequenas compras de supermercado, como café da manhã ou até se preferir, refeições. Pra quem estiver na pegada de economizar essa é uma ótima pedida. O bom é que como esse esquema é o preferido dos italianos, sempre tem um mercadinho próximo pra fazer essas comprinhas e os preços em geral são bons, principalmente pra comprar queijos, embutidos, vinhos etc.

Reservei tudo pelo Booking.com com bastante antecedência, assim consegui garantir ótimos preços. Li e reli as avaliações muitas vezes até me decidir qual propriedade atendia mais as minhas necessidades. É preciso ficar atento para alguns detalhes como por exemplo, a maioria das acomodações tipo apartamento não possuem ar condicionado (no calor é complicado dormir sem ar), a maioria não tem serviço de arrumação de quarto e algumas cobram pela reposição da roupa de cama/toalhas.

Se você não for tão desapegado quanto eu e preferir as conveniências de um hotel não se preocupe. As cidades turísticas da Sardenha tem vários hotéis que atendem todos os bolsos e gostos, desde os mais simples até os super luxuosos. Basta pesquisar através do link do Booking aqui do site, que assim você ajuda o blog e não paga nada a mais! Só aconselho sempre ler todas as avaliações possíveis pra você saber se o hotel te atende ou se tem alguma pegadinha!

Booking.com

Onde me hospedei


Eu preciso explicar que a minha preferência de hospedagem geralmente é por apartamentos mesmo. Adoro a sensação de "estar em casa", de ter um quarto separado da sala, de tomar o meu café na hora que eu quiser, enfim.. rebeldias à parte, rs, adoro um apê!

E sabendo que na Sardenha a oferta é boa e grande, eu não resisti e só me hospedei em apartamentos. Segue a listinha de onde fiquei:

- Alghero: Residence Picalè
- Cala Gonone: Monolocali a Cala Gonone
- Palau: Le Gemme

No post de cada destino eu conto mais detalhes sobre cada hospedagem.
Abaixo fiz uma listinha com as cidades que eu recomendo para hospedagem na Sardenha. Para pesquisar as opções de hospedagem de cada uma, basta clicar no nome abaixo:

- Alghero
- Stintino (La Pelosa) 
- Cala Gonone
- Maddalena
- Palau
- Santa Teresa Gallura
- Baja Sardinia
- Olbia
- San Teodoro

Com esse post espero ter ajudado a clarear mais um pouco essa questão da hospedagem na Sardenha. Mas se ainda assim pintar alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Leia mais sobre a minha viagem à Sardenha
Montando o roteiro para a Sardenha
Alghero
Cala Gonone
Passeio de Barco em Cala Gonone
San Teodoro
Costa Esmeralda
Arquipélago La Maddalena
Passeio de barco em Maddalena



5 comentários:

  1. Excelentes dicas, Rê!! Estou anotando tudo... como sou meio preguiçosa, prefiro hotel kkkk... mas vou dar uma olhada nos apês tb... acho que, como moro num apê (diferente de vc que mora em casa kkk), eu gosto de variar kkkk...
    Beijinhos,
    Lily

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lily!

      Gente do céu! Fui descobrir só agora que não estava sendo notificada dos comentários do blog! Descobri que tinha vááários sem responder! Mil desculpas pela demora!

      Mas sabe que eu nunca tinha pensado por esse lado? Pode ser isso tb viu? Apartamento é novidade pra mim! kkk

      Bjos mil! Tenho certeza que vc curtiu muito essa trip! Saudadinhas! =)

      Excluir
  2. E a alimentação e passeios lá eram mto caros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grazielle,

      Alimentação tem pra todos os bolsos: do baratinho até o requintado.

      Passeios tinham um preço normal, nada de outro planeta não..

      Excluir
  3. Na orox vez que for visitar a Sardegna, conheça Oristano e suas praias deslumbrantes: Is Arutas, Mare Ermi, Maimoni, San Giovanni di Sinnis. Vc não vai se arrepender!!😉

    ResponderExcluir