texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Cala Gonone, na Sardenha

5
Bem vindos à Cala Gonone!

Cala Gonone é uma pequena cidade situada na costa leste da Sardenha. Essa cidadezinha tão desconhecida por nós brasileiros, esconde uma das joias mais incríveis do Mediterrâneo: o Golfo di Orosei.

Quando se fala em Sardenha, todo mundo pensa logo na Costa Esmeralda com suas lindas praias e o esquema luxuoso de Porto Cervo. Porém esquecem que a ilha, por ser enorme, possui vários cantinhos lindos e especiais. E assim é Cala Gonone: uma pequena cidade super charmosa, com um povo encantador e praias de deixar qualquer viajante experiente de queixo caído!

Além disso, por possuir uma posição geográfica centralizada, Cala Gonone é um ótimo ponto de partida para explorar outros lugares bacanas na ilha e que não estão tão evidentes no mapa turístico da Sardenha.

Vou parar de enrolação e ir direto ao ponto! Rumo à Cala Gonone!

A minha viagem


Programei montar base em Cala Gonone por 3 dias. O primeiro dia, só pude aproveitar a parte da tarde, pois a manhã foi de missões (viagem e check in no apartamento). Os outros dois dias seriam livres pra explorar a região.

Meus destaques na região

Reservei dois dias da viagem em Cala Gonone pois meu interesse principal era fazer o passeio de barco pelo Golfo di Orosei e queria ter uma janela, caso o tempo não ajudasse.

Até que dei sorte com as condições climáticas. Com exceção do dia da chegada, que peguei meio nublado, o segundo dia já amanheceu com o maior sol e aproveitei logo pra fazer o passeio de barco. No terceiro dia, fui conhecer a região de San Teodoro, que fica a 84 km de Cala Gonone.

Como chegar em Cala Gonone


Cala Gonone fica numa região bem central da Sardenha e por isso um pouco afastada dos principais aeroportos da ilha: 130 km de Olbia, 200 km de Alghero, 225 km de Cagliari. Como já havia dito em outros posts, a melhor opção pra conhecer a Sardenha é estar de carro.

Localizando Cala Gonone

Eu saí de Alghero, numa viagem incrível de 2:30h cortando o interior da ilha. Durante o percurso encontrei visuais lindos: montanhas, pequenas propriedades agrícolas, cidadezinhas charmosas, torres medievais.. nossa, tinha muita coisa pra ver durante o percurso. Mesmo com a tentação de fazer algumas paradas, consegui manter o foco e segui direto até o meu objetivo.

Pra quem vem de carro a partir do continente, o porto mais próximo da Cala Gonone é o da cidade de Arbatax.

Melhor época para visitar Cala Gonone


A Sardenha possui invernos amenos (mas ainda assim frios para o nosso padrão) e verões super quentes.

Acredito que o maior interesse em ir para a Sardenha seja pra curtir as praias, logo o ideal é visitar a ilha nos meses de temperaturas mais altas, entre junho e setembro. Há quem aproveite o início e o fim do calor nos meses de maio e outubro.
Eu fui no mês de junho e peguei apenas um dia nublado. De resto muito sol e calor! À noite, a temperatura caía um pouco e rolava até de colocar um casaquinho leve.

Onde se hospedar em Cala Gonone


Nessa minha trip pela Sardenha optei por alugar apartamentos com cozinha compacta. Este é um tipo de hospedagem muito comum na região, tanto que no próprio Booking encontrei diversas opções.

O bom de Cala Gonone é que a cidade é bem pequena, por isso não há como ter muita dúvida em que região se hospedar. A cidade possui um centrinho em volta do pequeno porto e regiões mais residenciais na parte alta da cidade. Eu preferi ficar na região do centro pela conveniência de estar próxima dos restaurantes, mercados, lojinhas etc.

Optei pelo apartamento Monolocali a Cala Gonone. A propriedade fica no mesmo terreno da casa de sua proprietária, a Lina, que é um amor de pessoa. Ela não fala muito bem o inglês, mas fez todo o esforço pra se comunicar e ajudar no que fosse preciso durante a minha estadia.

O apê é super bem equipado, não falta nada! Limpo, organizado e bem localizado. O wifi funcionou perfeitamente bem. Não tinha vaga de garagem mas não fez a menor falta pois era possível estacionar o carro na porta de "casa".

Super recomendo a hospedagem com a Lina. Dá uma olhada aqui.

Para pesquisar outras opções de hospedagem em Cala Gonone, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉
Booking.com

Como se locomover em Cala Gonone


Pra transitar entre as cidades da Sardenha, um carro é indispensável. Pra chegar e sair de Cala Gonone, sem dúvida é melhor estar motorizado. Porém, enquanto estive por lá, só usei o carro no dia que fui visitar a região de San Teodoro.

A cidade é bem pequena, então é possível fazer tudo a pé. Como o meu interesse principal era fazer o passeio de barco, o carro foi quase "dispensável" durante a estadia.

A cidade


O que me levou a querer passar uns dias em Cala Gonone foi a proximidade com o Golfo di Orosei. Essa região possui uma cadeia de montanhas muito altas que se juntam ao mar. A erosão das rochas dessas montanhas formou várias pequenas enseadas, que em sua maioria são acessadas apenas por barco.

A cidade e suas montanhas

Daí ao ver as fotos dessas pequenas praias com um mar azul inacreditável, eu pirei! Eu precisava ver aquilo de perto.

Acredite, essa foto não tem tratamento!

Eu meu surpreendi demais com Cala Gonone. Achei a cidade uma graça! Pequena e super charmosa, possui uma rua à beira mar com vários restaurantes, barzinhos e sorveterias (huum, gelato italiano!). Era uma delícia passear por ali no fim do dia.

Calçadão de Cala Gonone

Bares e restaurantes super charmosos

Parada oficial pra tomar gelato

E o calçadão continua até a praia

Praias de Cala Gonone


Apesar de pequena, a cidade possui uma longa faixa litorânea com algumas praias bem simpáticas. Não estão naquele padrão de azul do Golfo di Orosei, mas ainda assim são uma ótima pedida pra aquele dia em que você não estiver a fim de pegar o carro e quiser curtir algo sossegado perto do hotel.

A água do mar é gelada sim. Nem vou fantasiar dizendo que não é, porque é. Pelo menos em junho é bastante gelada, tipo praia no Rio. Mas como o calor é forte, dá pra dar um mergulho rápido pra refrescar. Ficar boiando na água é só para os fortes! Kkkk!

Spiaggia Centrale

Spiaggia Palmasera

Spiaggia di Sos Dorroles

Duas outras praias que não fui mas que eu super recomendo são Cala Fuili e Spiaggia di Ziu Martine. As vi apenas de longe, quando estava no barco e garanto que são lindas. Dá pra acessar de carro ou a pé (uns 30 minutos de caminhada).

Havia programado também conhecer outras praias da região no dia da chegada em Cala Gonone mas como peguei o dia meio nublado, acabei ficando pela cidade mesmo. Mas pra quem tiver mais sorte do que eu, recomendo visitar Cartoe, Osalla, Liberotto, Curcurica e Berchida.

Passeio de barco pelo Golfo di Orosei


A proximidade com o Golfo di Orosei é sem dúvida o maior atrativo da região. A oferta de passeios é grande e tem pra todos os gostos e bolsos. O que eu achei ultra bacana, é que na Sardenha é possível alugar pequenos barcos com motor de 40hp sem a necessidade de licença. É chegar, alugar e se divertir!

O passeio é tão incrível e eu tenho tanta informação pra compartilhar, que escrevi um outro post -  Passeio de Barco em Cala Gonone. Por enquanto seguem algumas fotos só pra dar uma ideia do que eu estou falando.

Cala Goloritzè

Cala Luna

Um lugar qualquer..

Detalhe: nenhuma das fotos acima tem tratamento.. A cor do mar é essa mesma!

San Teodoro


No terceiro dia, um sábado, resolvi conhecer a região de San Teodoro, que fica a 84 km da Cala Gonone. Tá, eu sei que não é tão pertinho assim, mas da próxima cidade que eu montaria base, já na Costa Esmeralda, a distância seria quase a mesma, por isso decidi encarar logo o desafio, já que San Teodoro era parada obrigatória no meu roteiro!

De Cala Gonone até lá levei 1h de viagem. A região tem praias lindíssimas, por esse motivo valeu o sacrifício.

Pra não misturar as estações e poder postar bastante fotos, escrevi um post só pra San Teodoro aqui.

Outras atrações (que eu não visitei)


Cala Gonone é tão perfeitinha, que ainda conta com um aquário, onde é possível conhecer um pouco da fauna marinha da região. Ótima pedida pra quem viaja com crianças. Eu não fui, mas quem quiser maiores informações, segue aqui.

A região também é conhecida por possuir diversas grutas. A mais famosa é Grotta Del Bue Marino. O acesso é feito de barco, com saídas a partir da marina da cidade. Dá pra combinar com o passeio pelo Golfo di Orosei também, pois fica no mesmo caminho.

Entrada da gruta

Eu não fui mesmo mais por falta de tempo, porque ela me pareceu uma atração super interessante. A gruta entra um quilômetro por dentro da pedra e possui passarelas para que a visitação seja feita com segurança. A entrada custa 8 euros.

Outras atrações na região


O bom da Europa nessa época é que o sol vai até as 21h, então dá pra aproveitar beeem um dia de praia. Depois que saí da região de San Teodoro, resolvi fazer o caminho de volta até Cala Gonone mais próximo do litoral e então pude ainda conhecer mais algumas praias. Algumas legais, outras nem tanto.

Passei por uns povoados bem bonitinhos também, como La Caletta, que tinha um centrinho bem animado, com vários restaurantes, barzinhos e pessoas passeando pelas ruas.

De praia, achei a Capo Comino a mais bonita do trecho. É o estilo de praia que eu curto, sem nenhuma interferência humana! Pra chegar nela é preciso passar por dentro de uma área de mata com pouquíssimas construções e deixar o carro estacionado próximo à praia. O estacionamento é gratuito.

Capo Comino

Águas super claras

A praia é bem extensa, por isso é quase impossível rolar lotação. Não possui nenhuma estrutura, tipo quiosque, sombra etc. Tem que ir preparado. Mas lugares sossegados com a água cristalina é a tal recompensa que buscamos né?

Dicas Gerais


Apesar de não ter encontrado mosquitos, esteja preparado. No mercado da cidade era o produto em destaque logo na entrada, muito suspeito!

O mercado e as farmácias da cidade são bem pequenos e possuem apenas itens básicos. Caso você faça uso ou precise de alguma coisa mais específica (remédio, alimento etc) é melhor levar.

O comércio faz siesta entre 13:30h e 16:30h. Não adianta insistir, a cidade inteira fecha nesse horário.

A dona do apartamento onde me hospedei me indicou três restaurantes onde não ir de jeito nenhum! São eles: Snoopy, Aquarius e Tre Ruote. Segundo ela a comida é ruim e o preço é alto. Eu segui a orientação e repasso aos meus leitores! Rs.


Mais sobre a viagem à Sardenha

Montando o roteiro para Sardenha
Onde se hospedar na Sardenha
Alghero
Passeio de Barco em Cala Gonone
San Teodoro
Costa Esmeralda
Arquipélago La Maddalena
Passeio de barco em Maddalena

** Data da viagem: junho/2016





5 comentários:

  1. Olá Renata estarei na Sardenha em setembro. Minhas bases serão Porto Cervo, Maddalena e Alghero. Você acha que compensa ir até Cala Gonone, alugando o barco para passeio privado como vc fez? Estarei de carro com meu marido, pelo que vi são umas 2 horas... fico do 17-20 em Porto Cervo ; 20-22 maddalena e 22-24 em Alghero. Obrigada pelas dicas😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariana,

      Olha, Cala Gonone é um pouquinho distante de onde vc montará as bases sim. O passeio é maravilhoso, tipo imperdível, mas eu só aconselharia se vc pudesse pelo menos ficar uma noite por lá. Se não, fica muito cansativo e acho que vc nem aproveita muito.

      De qualquer maneira, tenho certeza que dos lugares que vc escolheu, já terá visto muita coisa incrível!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  2. Olá Renata! Irei para Sardenha mais para o fim de setembro. Estou na dúvida se fico em Cala Gonone ou San Teodoro. A segunda parece ser um pouco mais animada.. com praias melhores mais perto. Mas quero muito fazer o passeio pro Golfo de Orosei. Voce acha que é possível dormir em San Teodoro e no mesmo dia fazer o passeio pro Golfo de Orosei?? ou é muito cansativo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, acho possível. A viagem entre as duas cidades leva em torno de 1:20h. Dá de boa!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  3. Olá,
    Sim, acho possível. A viagem entre as duas cidades leva em torno de 1:20h. Dá de boa!

    Boa viagem! =)

    ResponderExcluir