20/08/2016

Dicas de viagem para San Teodoro


É real?

San Teodoro é mais uma das cidades da Sardenha que possuem aquelas praias incríveis. Sério, é tanto lugar lindo que até cansa! E são tantas opções de vilarejos bacanas na ilha que realmente fica difícil selecionar o que visitar e o que deixar pra trás (ótima pedida pra uma segunda visita, hein?).

Mas essa cidade, que fica na costa oeste da Sardenha, me ganhou por causa da fama de uma de suas praias, a Cala Brandinchi. Além de ser considerada uma das mais bonitas da ilha, recebeu o apelido carinhoso de "Tahiti". Com um atrativo como esse não foi difícil dar um jeito de incluí-la no meu roteiro..

Pra conferir mais fotos da viagem acompanhe no Instagram #reviajasardenha.  

E foi assim que, no terceiro dia que estava hospedada em Cala Gonone, resolvi dar uma esticada de apenas 84 km até San Teodoro. Quando eu disse que os deslocamentos na Sardenha eram longos, eu não estava brincando!

 
My trip map

Como passei apenas um dia em San Teodoro, não pude explorar a região com a atenção que ela merece, por isso quem tiver mais tempo que eu, super recomendo a estadia por uns dois dias na cidade.

Como chegar

San Teodoro fica na costa oeste da Sardenha, ao norte, bem próximo da região conhecida como Costa Esmeralda.

Norte da Sardenha

O aeroporto mais próximo é o de Olbia, a 35 km da cidade. Pra quem vem do continente de carro a opção é chegar até a ilha de ferry. A cidade de Olbia também conta com um porto que recebe embarcações das seguintes empresas: Tirrenia, Moby e a Grimaldi Lines.

De Cala Gonone até San Teodoro levei 1h de viagem. Grande parte do percurso feito em auto-estrada, cuja velocidade máxima até hoje não sei qual é! Sei que o controle de velocidade da estrada em um determinado trecho disparava um aviso sonoro dentro do carro quando atingíamos 90km. Uma modernidade só!

Hospedagem

Como disse no início do post, eu estava em Cala Gonone e passei apenas o dia em San Teodoro. Mas a cidade é um charme e tem várias atrações próximas bem interessantes. Vale a pena se hospedar na região.

Para pesquisar outras opções de hospedagem em San Teodoro, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉



Praias (que visitei)

- Cala Brandinchi

Chegando em San Teododro, fui direto ao ponto: Cala Brandinchi. A praia é bem extensa e estava bem cheia, quase sem espaço pra sentar. Sábado de sol é igual em qualquer lugar! É frequentada basicamente por famílias com crianças, já que o mar é uma imensa piscina rasa e cristalina.

praia cala brandinchi san teodoro sardenha
Cala Brandinchi

Chegando na praia é preciso passar por uma guarita, onde é entregue um ticket que registra dados do carro e o horário de chegada (bem organizado até). O estacionamento é pago, em dinheiro, na saída. Em junho, o valor cobrado era de 2€ por hora e não sei se na alta temporada aumenta.

Logo após esse processo da entrada, a estradinha de terra do estacionamento faz uma bifurcação. O lado esquerdo da praia possui uma estrutura mais organizada com bar/restaurante. O canto direito é mais roots e não tem nada, porém fica a poucos passos de outra praia, a Lu Impòstu. Parando o carro deste lado, dá pra conhecer duas pela caminhada de uma.

praia cala brandinchi san teodoro sardenha
Uma imensa piscina azul

Eu, certamente, escolhi o lado roots e tratei logo de procurar um cantinho reservado, apesar disso parecer uma missão impossível naquela praia lotada. Mas encontrei uma entoca sem ninguém logo após o quiosque de aluguel de barcos e consegui curtir a praia super sossegada.

praia cala brandinchi san teodoro sardenha
Eu, de boa, no "Tahiti"

- Lu Impòstu

Depois de passar algumas horas olhando para aquele choque de azul da Cala Brandinchi, ficou difícil se surpreender com outra praia, por isso Lu Impostu acabou saindo em desvantagem. Era até uma praia simpática, mar azul e tal, mas não encantou.

praias san teodoro sardenha
Lu Impostu

É bem extensa e o que eu achei bacana é que o seu canto direito possui uma área de pic-nic com mesas e bancos sob as árvores e de frente pro mar. Tinham várias famílias almoçando, jogando baralho. Um espaço super legal.

- La Cinta

Outra praia da região de San Teodoro que achei legal, mas também não encantou. Primeiro porque estava ventando muito forte, era impossível ficar por ali. E depois porque tinham muitos beachclubs, com cadeiras e barracas espalhadas ao longo da praia.

praias san teodoro sardenha
La Cinta quase sem fim

Pra quem gosta de agito e badalação certamente vai curtir essa praia. No canto direito da praia rola muita música e galera jovem. O mar além de clarinho é super raso. Já no canto esquerdo não possui tanto agito e com vento forte é ponto da galera do wind e do kite. No dia que fui tinham várias pessoas velejando.

praias san teodoro sardenha
Canto direito

Nesse ponto da praia, onde ficam os beachclubs (canto direito), havia um estacionamento gratuito que estava lotado, mas quem tiver paciência pode esperar que a rotatividade é alta. Além disso possui um outro estacionamento enorme, com várias vagas a 1,50€ por hora.

- L'Isuleda

Essa foi a última praia visitada na região de San Teodoro. Estava bem abrigada do vento e até deu pra esticar a canga e curtir um tempinho nela. A chegada por si só é incrível, pois a estrada vem por cima de um morro e o visual desse mar azul é lindo. O estacionamento é gratuito.

praias san teodoro sardenha
Visual da chegada

Simpática, estava cheinha (sábado de sol..). Possui um quiosque no canto direito, que estava fechado, e outro no meio da praia, onde também funciona uma escola de windsurf. Sinal que rola vento forte por essas bandas.

praias san teodoro sardenha
Spiaggia Isuleda

Praias (não visitei mas recomendo)

Essas são as praias que incluí no roteiro mas não consegui visitar. Mas como já havia pesquisado sobre elas antes, acho bom recomendar, vai que você visite a região com mais tempo que eu, né?

Capo Coda Cavallo

Eu destaquei essa, mas na verdade a região tem várias pequenas enseadas super interessantes. É aquele velho esquema da Sardenha: praias incríveis de azul surreal. Tá eu sei, tá ficando chato! Rs..

Parece mentira, mas é assim mesmo!

Isolla Tavolara

Reparou que em todas as fotos da região aparece no fundo uma grande montanha branca? Então, essa é a Isola Tavolara, uma ilha que fica bem próxima da região.

Para chegar até ela é preciso pegar uma barco em Porto San Paolo. A travessia leva em torno de meia hora e tem barcos saindo toda hora. A ilha, que também é um parque nacional, possui algumas praias e restaurantes.

 Isola Tavolara

Enquanto estive lá e pelas fotos que vi, achei a ilha com um ar de mistério.. Queria muito ter ido, mas fica pra uma próxima. Quem foi e fez um relato super bacana, foi a Fabi do Loucos por Viagem.

E aí, encontrou motivos pra visitar San Teodoro em sua visita à Sardenha? Tenho certeza de que não vai se arrepender!

Pra conferir mais fotos da viagem acompanhe no Instagram #reviajasardenha.  


Mais sobre a viagem à Sardenha

Montando o roteiro para Sardenha
Alghero
Cala Gonone
Passeio de barco em Cala Gonone
Costa Esmeralda 
Arquipélago La Maddalena 
Passeio de barco em Maddalena 


** Data da viagem: junho/2016


 

0 comentários:

Postar um comentário