texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Montando o roteiro para a Sardenha

48
50 tons de azul

Montar um roteiro pra conhecer esta ilha paradisíaca localizada na costa oeste da Itália não foi das missões mais fáceis, pra falar a verdade, me deu um trabalhinho danado! Passei meses procurando todo tipo de informação e não encontrei informações muito concretas que me deixassem segura em relação às escolhas que eu estava fazendo para o meu roteiro. Confesso que em alguns momentos me senti até um pouco perdida! Mas fui me baseando por alguns poucos relatos, "estudando" o Google Maps e no final deu tudo certo.. Acredito que acertei nas escolhas que fiz para o tipo de viagem que queria fazer: viagem pra curtir praia!

Antes de montar um roteiro pra lá a primeira barreira que eu encontrei foi o tamanho da ilha: a Sardenha é grande pra caramba! Pra se ter noção, é a segunda maior ilha do Mediterrâneo. Qualquer deslocamento entre uma região e outra pode levar até umas 3h. Eu, que comecei achando que ia conhecer tudo em 12 dias, depois fui vendo que a missão era impossível (A Fabi do Loucos Por Viagem tem participação direta nessa "ficha caída"!). Então pra não chegar lá querendo conhecer tudo sem aproveitar nada, a solução que encontrei foi priorizar um dos lados da ilha e acabei optando pelo norte, onde ficam localizadas as regiões com praias mais interessantes na minha opinião.

Nota mental: tenho que voltar pra conhecer o sul da ilha pra me certificar desta última afirmação.
 
Um outro detalhe super importante. Apesar da Sardenha ser considerada um destino ultra chic, minha viagem foi no estilo (bem) econômico. Quem procura dicas da Sardenha de luxo, glamour.. Tóin! Bateu no blog errado! Primeiro porque não sou rica e segundo a ideia de "ostentação" não me atrai nem de longe (amém!).

Isso prova que é possível sim sonhar (e realizar) uma trip para a Sardenha. Mas o meu objetivo principal na série de dicas, que se inicia com esse post, nem é chamar atenção pro orçamento de cada viajante e sim divulgar as belezas naturais da ilha. Daí depois cada um escolhe em qual perfil se encaixa melhor. O importante é saber que tem pra todos os bolsos!

Depois de alguns pontos principais fechados (o budget, o tempo e a região a ser visitada) é hora de por a mão na massa!

Como chegar na Sardenha


Pra chegar à Sardenha é preciso fazer conexão ou um stopover em alguma das grandes cidades europeias e depois pegar outro voo com destino à ilha. A melhor opção seria Roma, claro, até pela curta distância. As principais companhias aéreas que operam na Sardenha são a Alitalia e Air Italy.

Localizando a Sardenha no mapa da Europa

Mas você pode escolher qualquer outra cidade europeia. Eu mesma fiz o improvável: entrei na Europa por Amsterdam, onde passei uns dias, e de lá peguei um voo pra Alghero na Sardenha com conexão em Roma via Alitalia. Como programei essa viagem com bastante antecedência, consegui o trecho Amsterdam-Alghero com milhas Smiles (12.500/pessoa).

A Sardenha possui três aeroportos principais que recebem voos de várias cidades europeias. São eles: Alghero (AHO), Olbia (OLB) e Cagliari (CAG). Os dois primeiros no norte da ilha e o último no sul.

Aeroportos

Pra quem pretende conhecer mais de uma região da ilha, vale a pena entrar por um aeroporto e sair por outro. Eu por exemplo, entrei por Alghero e saí por Olbia, economizando tempo de deslocamento entre as cidades.

Pra ir da Sardenha até Roma, de onde partia meu voo de volta pra o Brasil, comprei uma passagem com a Meridiana Airlines Air Italy, a companhia low cost local (que mudou de nome.

Outra opção pra chegar à Sardenha são os ferries. A ilha recebe embarcações vindas da Itália, França (inclusive Córsega) e Espanha com destino aos diversos portos que a ilha possui. Pra quem estiver de carro pelo continente e tiver tempo sobrando, avalie a opção. As companhias que operam os trechos são: Tirrenia, Moby, Corsica & Sardinia Ferries, GNV, Snav e Grimaldi Lines.

Melhor época para visitar a Sardenha


A Sardenha fica localizada ao sul da Itália no Mar Tirreno e possui invernos amenos (mas ainda assim frios para o nosso padrão) e verões super quentes.
Acredito que o maior interesse em ir para a Sardenha seja pra curtir as praias, logo o ideal é visitar a ilha nos meses de temperaturas mais altas, entre junho e setembro. Há quem aproveite o início e o fim do calor nos meses de maio e outubro.

Eu fui no mês de junho e peguei apenas um dia nublado. De resto muito sol e calor! À noite, a temperatura caía um pouco e rolava até de colocar um casaquinho leve.

Montando o roteiro na Sardenha


Como disse acima, foi um pouco complicado decidir o roteiro pela Sardenha, primeiro porque eu queria conhecer tudo e depois porque tinha que excluir vários lugares lindos por causa da falta de tempo. Foi tarefa dolorosa!

Mas pensando em otimizar esses 12 dias de Sardenha, além de me decidir pelo norte da ilha, escolhi também montar base em três cidades diferentes, assim economizaria tempo de deslocamento entre as regiões.

E assim foram escolhidas Alghero, Cala Gonone e Palau. Com exceção de Alghero, as outras cidades foram escolhidas por intuição, mais pela facilidade de deslocamento para as atrações próximas do que por qualquer outra informação específica. Não encontrei nenhum lugar que indicasse "tal lugar é a melhor opção de hospedagem na Sardenha".

As minhas bases na Sardenha

Vou falar resumidamente de cada uma:

Alghero


Primeira cidade-base no meu roteiro na Sardenha, Alghero é uma cidade antiga, com forte influência catalã. Tem um dos principais aeroportos da ilha, o que me fez escolher ser a primeira visitada. Pensei que eu tinha muita missão no mesmo dia: sair de Amsterdam, voar até Sardenha, pegar carro na locadora, check in no hotel.. Se ainda tivesse que dirigir horas até algum outro lugar seria muito cansativo. De fato, o aeroporto próximo do hotel no dia da chegada foi salvador! (no post de Alghero eu conto o porquê!).

Centro antigo de Alghero

Um outro motivo que me fez escolher Alghero foi a proximidade com a praia de La Pelosa, em Stintino, que é uma das mais tops da ilha. De Alghero até lá são 40 minutos de carro. E também a rota panorâmica até Bosa, uma estrada cheia de mirantes incríveis.

Páreo duro com a Pacific Coast (Califórnia)

Pra explorar a região, além do dia da chegada, reservei mais dois dias inteiros.

Pontos de interesse:
- Stintino / La Pelosa
- Capo Caccia
- Grotta di Nettuno
- Estrada panorâmica até Bosa

Cala Gonone


Minha segunda base na Sardenha fica no lado leste da ilha. Para chegar até lá foi preciso atravessar toda a ilha, numa viagem (linda) de 2:30h. De cara eu já sabia que Cala Gonone era uma cidade bem pequena e tinha dúvidas sobre sua estrutura (se ia ter restaurantes, barzinhos, lugar pra passear, fazer comprinhas etc). Mas sua escolha foi meramente estratégica pois meu maior interesse era o passeio de barco pelo Golfo di Orosei: um parque nacional que abriga diversas praias lindíssimas de mar azul-surreal, cavernas incríveis à beira-mar e com acesso feito somente de barco.

Em busca desse azul que dói o olho

Além do dia da chegada, reservei mais dois dias inteiros na região para ter uma janela caso o tempo não colaborasse com o passeio de barco (condições de tempo e do mar).

Pontos de interesse na região
- Golfo di Orosei
- Praias ao norte (Cartoe, Liberotto, Capo Comino entre outras)

Palau


Palau foi a última base montada na Sardenha. De Cala Gonone até Palau foram 2h de viagem. É uma cidade portuária de onde partem os ferries com destino à Maddalena e este foi o principal motivo de escolher a cidade como base: a proximidade com o arquipélago e a posição central na Costa Esmeralda. Assim, gastaria menos tempo nos deslocamentos pra conhecer a região. Além do que, Palau fica a 30 minutos do aeroporto de Olbia, que era meu aeroporto de saída da ilha.

Em algum lugar de La Maddalena

Também tive muitas dúvidas sobre a estrutura da cidade. Na verdade fiquei até com um pouco de medo pois cidades portuárias não costumam ser muito atrativas. Mas estando lá, pude constatar que todas as pequenas cidades de praia na Sardenha são muito parecidas no quesito estrutura. E Palau não decepcionou e cumpriu seu papel super bem: era bem simpática e foi muito fácil se deslocar pela região.

Tinha até feirinha de artesanato em Palau!

Em Palau, além do dia da chegada, reservei mais quatro dias inteiros para explorar a região da Costa Esmeralda.

Pontos de interesse:
- Arquipélago La Maddalena
- Santa Teresa Gallura
- Capo Testa
- Porto Cervo
- Golfo Aranci
- Bonifácio (Córsega)

Mas além das cidades que escolhi, existem várias outras que também são super interessantes. Como disse acima, a impressão que tive é que todas são muito parecidas na sua estrutura: hotéis, restaurantes, barzinhos, lojinhas etc. Não existe exatamente um "melhor lugar pra se hospedar".  Com exceção de Porto Cervo que é outro nível, a maioria dos vilarejos são todos bacaninhas. Destaque para Golfo Aranci, Santa Teresa Gallura e Baja Sardinia. Não recomendaria Olbia, pois é cidade grande, trânsito, sinal, carros, buzinas.. tudo aquilo que eu quero fugir nas férias.

A Sardenha é um destino pra curtir mais o dia, então não tem muito que badalar à noite. Pra escolher onde montar base, o melhor mesmo é priorizar a proximidade do vilarejo com as atrações que deseja conhecer.

Então no final das contas, meu roteiro ficou assim:

x
Do roteiro planejado ao executado, o que mudou foi o horário da chegada em Alghero. Por causa dos atrasos em Amsterdam, inverti a ordem dois dois primeiros dias em Alghero e me dei mal porque o tempo virou e peguei chuva no dia de ir a La Pelosa (a praia mais top da Sardenha e o único dia de chuva em toda a viagem). Já em Palau fiquei com preguiça de ir à Golfo Aranci e fiquei só em Porto Cervo mesmo e usei o dia livre em Palau pra repetir o passeio de barco em Maddalena.

Onde se hospedar na Sardenha


Escolhido o roteiro, hora de escolher a hospedagem. Confesso que a missão requer um pouco de atenção, já que a Sardenha dispõe de diversas opções para todos os bolsos e gostos. Tanto é que pra ajudar nessa decisão, escrevi um outro post com mais detalhes - Onde se hospedar na Sardenha.

Vista da varanda do apê de Palau

No post de cada destino conto em detalhes as experiências que tive nos apartamentos em que me hospedei. Mas pra quem não segura a curiosidade, seguem aqui os links:

- Alghero: Residence Picalè
- Cala Gonone: Monolocali a Cala Gonone
- Palau: Le Gemme

Booking.com
https://www.booking.com/searchresults.html?city=-123255&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

Como se locomover na Sardenha


A maneira mais prática de explorar a ilha é de carro. As distâncias são bem longas e um carro certamente te proporcionará mais conveniência e liberdade.

Existe transporte público entre as principais cidades da Sardenha, mas como as distâncias são longas, as viagens podem ser bem demoradas (pra quem tem pouco tempo não é vantagem). Para maiores informações sobre os trajetos, consulte o site da empresa ARST, Turmotravel e Digitur.

Aluguei meu carro na Hertz, com retirada em Alghero e devolução em Olbia. A boa é que a Hertz não cobrou taxa de devolução para localidades diferentes (muitas cobram) e ainda rolou um upgrade de categoria sem custos na última hora! A carteira de habilitação brasileira foi aceita normalmente.

Nosso companheiro em ação

Um alerta para quem costuma alugar carro usando o seguro do cartão: na Itália, as locadoras exigem a contratação de um seguro contra roubo, o chamado TP (Theft Protection). É importante entrar em contato com a administradora antes para se certificar das condições da cobertura nesse caso. Eu falei com a minha e eles já estavam cientes dessa obrigação para Itália. Neste caso a cobertura do cartão foi mantida, já que eu não tinha a opção de recusar a tal proteção.

Outro detalhe importante para rodar a ilha: GPS é indispensável. São zilhões de estradinhas e a sinalização nem sempre faz sentido para quem não conhece a região. Eu usei o Waze e deu pra rodar numa boa. Apenas em Maddalena e na região de Porto Cervo ele deu umas perdidas, mas nada grave.

A ilha tem algumas estradas principais, que são duplicadas e como eu disse acima, zilhões de outras menores, que são pistas simples. No geral as condições do asfalto são muito boas e não encontrei nenhum pedágio pelo norte da ilha. A sinalização também é muito boa, senti falta apenas da indicação do limite de velocidade. Nas estradas principais, o tempo todo avisavam que a velocidade era controlada pela polícia. Mas qual era o limite? Até agora não sei.. E até vi a polícia parando carros na estrada! Por isso é bom ficar atento..

A maioria dos carros na Itália são a diesel e possuem um consumo bem baixo. Tem bastante posto de combustível por todas as estradas, mesmo as mais roots. O diesel estava em média 1,30€/l e quase 100% dos postos é você mesmo quem abastece o carro.

Pra estacionar, no geral foi bem tranquilo. Mas eu visitei a ilha na baixa temporada, talvez na alta temporada seja diferente.. Aliás, lá o esquema de vagas é o seguinte: pintadas de branco ou amarelo são gratuitas. Pintadas de azul são pagas por hora, procure o parquímetro mais próximo, pague e coloque o recibo à vista no painel do carro. O pagamento pode ser feito em moedas ou cartão. Depende da "tecnologia" da máquina.

Acesso à internet na Sardenha


Eu já expliquei em outros posts que não tenho a opção de me desconectar durante as férias, preciso estar ligada 24hrs. Não fosse só pelo trabalho, acho mesmo que a internet facilita a vida de qualquer viajante pois você tem toda e qualquer informação na palma da mão: GPS, mapas, reviews, fotos etc.

Então como não podia deixar de ser, minha conexão na Sardenha ficou a cargo da Vodafone. O chip, foi comprado em Amsterdam e não me perguntem como, ele funcionou milagrosamente durante todo o tempo que estive na Sardenha. O sinal da Vodafone Itália é muito bom e funcionou em quase 100% dos lugares que estive na ilha.

Mas se você não encontrar um chip louco como o meu (nem o funcionário da Vodafone IT entendeu como ele estava funcionando) e estiver de passagem pelo aeroporto de Roma (Fiumicino), encontrei loja de três operadoras que vendiam chips pré-pago, chamados por lá de "rica-rica": TIM, Vodafone e Tre. O preço gira em torno de 20€, dependendo do plano escolhido. Pelo valor a ser gasto e pela facilidade que a internet irá proporcionar na sua viagem, não vejo motivo para não comprar um!

Dicas Gerais


A chave do sucesso pra montar seu roteiro pela Sardenha é ter em mente que nunca terá tempo suficiente  pra conhecer TODA a Sardenha. A ilha é enorme e conhecer tudo é impossível. O que deve ser feito pra montar um roteiro pela ilha, é otimizar os dias disponíveis com os lugares que tem maior interesse em conhecer. No meu caso, foquei no norte da ilha.

Portanto se você tem só cinco dias, aproveite os cinco dias. Tem dez dias? Maravilha, aproveite os dez dias! Com certeza você conhecerá lugares incríveis e praias maravilhosas no tempo que tiver disponível. Apenas desencane do "conhecer tudo".

A Sardenha é um destino escolhido basicamente por famílias com crianças pequenas e casais. A programação é de dia praia e à noite sair pra jantar em algum restaurante. Badalação zero.

Nas cidades que visitei, o comércio fechava para siesta. Entre 13h e 16h nada funcionava. Bati de cara na porta algumas vezes.

No geral as pessoas foram simpáticas e prestativas. Porém encontrar quem falasse inglês nem sempre era missão fácil. Basicamente, só italiano. Eu não falava uma palavra de italiano (agora falo duas ou três) mas consegui me virar..

Nas praias da Sardenha, diferente de outros destinos de praia da Europa, não rola nudismo. Talvez um ou outro topless bem tímido.

Tenha sempre um casaco leve no carro, daqueles tipo quebra-vento. O vento na ilha é impiedoso e final de tarde sempre bate um friozinho. Ou ainda, se for fazer um passeio de barco também será bem útil.

A água do Mediterrâneo é gelada. Uma toalha de praia ajuda a espantar o frio depois do mergulho. Quem não quiser levar daqui, os mercados de lá vendem toalhas de praia e bugingangas de todo tipo (cadeira, barraca, bolsa térmica, boia e por aí vai).

A maioria das praias não possuem comércio (nada de quiosques, nem ambulantes). É importante sempre levar um kit de sobrevivência pra praia (comes e bebes).

Compras não é o forte do destino, a não ser que você tenha muita bala na agulha pra gastar nas lojas de luxo de Porto Cervo. Mas tem algumas coisas que são super tradicionais da Sardenha: o vinho, a cerâmica, muitas joias de pedra marinha, o torrone (sim, aquele doce branquinho que a vovó adora) e souvenirs em geral, principalmente com a bandeira de lá, que é super diferente.


Mais sobre a viagem à Sardenha
Onde se hospedar na Sardenha
Alghero 
Cala Gonone
Passeio de Barco em Cala Gonone
San Teodoro   
Costa Esmeralda 
Arquipélago La Maddalena 
Passeio de barco em Maddalena

**Data da viagem:  junho/2016


48 comentários:

  1. Olá Renata
    Achei ótimo seu seu post sobre a Sardenha! está me ajudando a planejar esta viagem ano que vem. Mas sobre a hospedagem, você acha interessante ficar em Hostel?
    Beijo
    Alexandra
    otanivirtual@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandra!
      Fico feliz em saber que o post está ajudando a montar sua viagem! =)
      Então, eu nunca me hospedei em hostel (abafa!). Não por preconceito, pq sei que existem ótimas opções de hostel. Foi por falta de oportunidade mesmo! Se vc encontrar um bom hostel na Sardenha, não vejo problemas. O importante é estar lá! =)
      Caso precise de mais alguma informação, estou às ordens!

      Excluir
  2. Valeu Renata !! vou pesquisar mais e até posso te passar o que encontrei. Me disseram que os Hostels da Europa são muito bons. beijo e obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renata, tudo bem?
    Você acha que compensa uma viagem de 4 dias pela Sardenha? Meu marido e eu passaremos 15 dias pela Itália em julho/2016 e coloquei a ilha no roteiro, porém estou na dúvida se vale a pena, devido ao tamanho da ilha e investimento financeiro.
    Parabéns pelo post, realmente não está sendo muito fácil encontrar informações sobre Sardenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Então, depende muito das regiões da Itália que vc está planejando conhecer. A Sardenha fica a apenas 30 minutos de voo de Roma mas não sei exatamente de que ponto vc partiria à ilha. Digo isso, porque para todo deslocamento gasta-se um tempo danado né.. check out hotel, ida ao aeroporto, 1 hora antes do voo, o voo, a chegada, a ida ao hotel, o check in, enfim.. perde-se muito tempo com tudo isso.

      Valer a pena, eu acho que vale se vc focar apenas em uma região, por exemplo apenas Costa Esmeralda. É um lugar lindo que com certeza enriquecem qualquer roteiro e rende altas fotos.

      Mas lembre-se que julho é alta temporada e a ilha estará bem cheia!

      Qualquer dúvidas estou à disposição!

      Boa viagem =)

      Excluir
  4. Olá, queridaça.
    Esses ano fiz uma trip Itália / França onde passei 15 dias na Itália com o seguinte trajeto: Milão (2) Lago di Como (uma tarde), Verona (uma tarde), Veneza (3) dias, Treviso (1 tarde), Cinque Terre (3), Lucca (manhã), Pisa (tarde), Florenca (3), Siena (manhã), San Gimignano (tarde), Roma (3). Dessa vez pretendo fazer Nápoles (1), Sorrento (2) Herculano (manhã), Pompeia (tarde), Capri (1), Ravelo, Positano, Amalfi e Salerno (2). Entro na Sicília e termin, em 7 dias minha trip em Palermo. Queria ver contigo se é mais jogo fazer sardenha de cagliari a olbia ou de olbia a Cagliari pra depois voltar pra Roma de volta ao brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      Entre Olbia e Cagliari, a ordem dos fatores não altera o produto. As duas cidades possuem aeroportos grandes com muitas opções de voo. Então para ir até a Roma, pode escolher qq um dos dois.

      Consulte os horários de voos que melhor se encaixam no seu roteiro. Acho que essa é a chave pra decidir qual sentido será melhor.

      Boa sorte e boa viagem!

      Se precisar de mais alguma ajuda é só falar.

      =)

      Excluir
  5. Bruna Limaabril 29, 2017

    Boa noite, Renata!
    No final de agosto passarei uma semana na Sardenha e seu blog está sendo super esclarecedor para o meu roteiro! :)
    Gostaria de saber quais passeios você acha que eu deveria priorizar, tendo em vista o pouco tempo que terei na ilha.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Desculpe a demora, estava viajando e voltei só ontem!

      Bem, o programa principal na Sardenha é curtir praia, não tem muito mistério. Qualquer praia que vc for com certeza será muito top.

      Dois passeios que eu acho que são bem bacanas são os de barco em Cala Gonone e em Madalena. Mas isso dependerá também da região onde vc vai ficar, já que a ilha é muito grande e com pouco tempo grandes deslocamentos podem não valer muito a pena.

      No mais, te desejo uma boa viagem! Se tiver alguma dúvida, só falar!

      =)

      Excluir
  6. Amei suas dicas. Valeu a pena!! Vou mostrar pro meu marido ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zeina!

      Que bom que gostou! Se pintar alguma dúvida, é só falar! =)

      Excluir
  7. Olá Renata! Que ótimas suas dicas, de tudo que pesquisei na internet foi o que mais me ajudou. Então, estou planejando passar 5 noites na sardenha, chegando pelo aeroporto de Olbia e como meu tempo é curto, pensei em ficar todo o período em Palau, o que me permitirá conhecer La Maddalena, Santa Teresa Gallura, Golfo Aranci e Bonifácio. Mas a minha pergunta é: preciso mesmo alugar um carro para conhecer essas cidades? Não existe nenhum tipo de transporte público? O detalhe é que o meu vôo chega à noite em Olbia, então terei que ir até Palau à noite, isso parece ser uma missão se não estiver de carro. Confesso que dá um friozinho na barriga ir pra lá com tão poucas informações. Bem, super te agradeço se puder me dar a sua opinião. Abraço! Sabrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que minhas dicas estejam te ajudando! Quando eu fui também encontrei pouca informação e fiquei perdidinha!

      Sua opção por ficar só em Palau e dali conhecer a região é ótima. Vc escolheu lugares belíssimos pra visitar!

      Sobre transporte público infelizmente não tenho notícias boas. Realmente não vi nada por lá! Nunca cruzei com nenhum ônibus, nem vi ponto, nada! Então se existir alguma coisa, com certeza não é nada regular e pra quem tem poucos dias acaba não sendo prático.

      E no seu caso ainda, que vai chegar no aeroporto à noite e precisará se deslocar pra outra cidade, é um complicador ainda maior!

      Uma sugestão é que você procure uma agência de turismo local e saber se alguém oferece algum tipo de transfer. Ou ainda perguntar no seu hotel se eles tem alguma indicação.

      Ainda assim, continuo achando que carro é a melhor opção. Ainda mais com pouco tempo.

      Espero poder ter te ajudado! Se pintar mais alguma dúvida, não hesite em perguntar!

      =)

      Excluir
  8. Olá Renata!
    Estou indo para Sardenha na próxima semana, amei suas dicas, são ótimas!
    Gostaria de impimir este material, como faço?
    Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sueli,

      Que coisa boa! Vc vai amar, Sardenha é tudo de bom!

      Bem, pra imprimir vc pode apertar Ctrl + P em seu navegador ou ainda copiar o conteúdo, colar em Word e depois imprimir.

      Espero que vc faça uma ótima viagem!

      =)

      Excluir
  9. Olá Renata!
    Adorei seus posts, mas infelizmente terei apenas 4 dias na ilha. Pode me indicar uma região que eu possa ficar sem ficar me deslocando muito, para curtir as praias? A ideia é ficar em apenas 1 hotel e numa outra viagem conhecer o restante da ilha.
    Obrigada!
    Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se vc só tem 4 dias eu te recomendaria ficar na região da Costa Esmeralda. Cidades como Santa Teresa, Palau, Baja Sardinia, Golfo Aranci são boas pra você montar a base e se concentrar em conhecer apenas aquela região, que possui praias lindíssimas.

      Numa outra oportunidade, com mais tempo vc pode explorar outros cantinhos da ilha!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  10. Renata, boa tarde.
    Pessoas com vc merecem um prêmio, de preferência uma viagem espetacular, por ser tão generosa em relatar com tantos detalhes práticos e logísticos...já salvei alguns relatos aqui mas nenhum como o seu...tenho que juntar quebra cabeça pra definir minha viagem kkk. Mas hoje me encantei com seus relatos logísticos rsrs.
    Vou reservar na minha viagem uns cinco dias(contando dia do voo de ida e volta para Roma-Fiumicio).
    Daí encantei com a parte sul e pena vc não ter ido lá. Mas desencantando e sendo prático e econômico(vc eh das minhas), com esses dias somente será que consigo montar duas bases: Cala Gonone e Alghero?
    Eu não queria excluir o passeio de barco de Cala Gonone, a ida a La Maddalena(que não sei se é possível bate e volta), nem excluir as praias mais azuis possíveis kkk
    Me ajuda! Por favor, tá dando desespero. Vou em junho.
    Abçs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Tô rindo muito aqui com a sua mensagem! Obrigado por ter gostado, fico imensamente feliz em saber que posso ajudar outros viajantes.

      Então, se vc quer ver as praias mais azuis possíveis, é melhor ficar na Costa Esmeralda e Cala Gonone e deixar Alghero para uma outra oportunidade. Alghero é legal tb claro, mas as praias mais tops ficam do outro lado da ilha, nas duas regiões que te falei.

      Em cinco dias contando os dias de aeroporto (dependendo da hora dos voos) até dá pra pra montar base em dois lugares. Vc vai precisar ter disposição pra dirigir 2h depois de passar o dia na praia e contar com o fator sorte de pegar as condições perfeitas pra fazer o passeio de barco em Cala Gonone em um único dia.

      A vantagem é que vc vai em junho e sol com certeza vai ter. O único problema pode ser o vento, que se estiver forte não sai nenhum barco da marina.

      A ida à Maddalena dá pra fazer num dia se vc estiver hospedado na Costa Esmeralda. Se estiver em Alghero, 2h de viagem, é meio apertado.

      Não desespera não, junho tem tempo ainda! =)

      Excluir
  11. Ola Renata, adorei o seu blog!

    E aqui começo com a falta de acentos no teclado, hahaha.

    Eu moro na provincia de Cagliari há um ano, já rodei pra caramba por aqui, mas é um lugar tão rico em termos de turismo, que tem sempre algo novo pra conhecer, dos nuraghis às lindidissimas praias.

    Bom, em poucas palavras te digo o que gostei, assim quando ce voltar por aqui ce me diz se concorda, rs. Em toda a ilha não falta opçao de museus, igrejas antigas, nuraghis, culturalmente falando, se està bem do norte ao sul. Entao vamos la:
    Norte: Ce ja ja confirmou tudo, adoro o mar e a possibilidade de fazer trakking, Sassari tem praias lindissimas com certeza, as ilhas sao um encanto, è o cartao postal da ilha e merece ser colocado no plano de viagem.
    Centro: Oristano e Nuoro... meu marido viveu por 20 anos em Oristano, tem praias bonitas là, como a de Is Arutas (a areia parce grao de arroz), mas nao tem muito o que fazer na minha opniao, ja Nuoro tem opçao de turismo pra tudo que è gosto e por todo o ano, no outono existe um festival que se chama Autunno in Barbagia, cada fim de semana da estaçao eles fazem em duas cidades sempre diferentes, com as Cortes Apertas (ce entra na casa das pessoas) è fantastico, amo esse periodo do ano la.No verao tambem è sensacional, além de ter cascatas, montanhas, e tudo mais pra quem curte aventura, o mar è mais que lindo, è sem duvidas meu destino favorito quando tenho o fds livre.
    Sul da Sardegna: sou supeitissima, mas vamos la... pra ver umar bonito como os do norte ce precisa fazer 1h de viagem, tem muitos, adoro Chia, Villasimius e tantas outras maravilhosas aqui pertinho. Prefiro a vida noturna daqui, tem movimento o ano todo nos tipicos bares cagliaritanos do centro, fazem aperitivos atè as 20:00 com um drink e tabuas de presuntos, salames e queijos tipicos sardos e paes de comer rezando...depois disso abrem a cozinha com menu normal. Tem pontos da cidade que te dao a sensacao de voltar no tempo, tem quarteiroes historicos lindissimos.

    Bom, è isso. Quando resolver vir por aqui fica meu convite pra um cafe em Casteddu, como dizem em dialeto sardo, rs.

    paivamonique@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique,

      Que relato sen-sa-cio-nal! Adorei! Super enriquecedor e com certeza vai ajudar muitos viajantes que vem aqui em busca de informações sobre a Sardenha.

      Eu queria muito ter ido ao sul, cheguei a reservar hotel até! Mas depois vi que seria muita correria e não valeria a pena. Mas penso muito em voltar pra conhecer essa parte da ilha pra "tirar a prova" kkk

      Pode deixar que quando pintar a oportunidade de voltar à Sardenha vou aceitar o convite para o café =)

      Mas uma vez, obrigado pelo relato enriquecedor!

      Grande beijo
      =)

      Excluir
  12. Oi Renata! Amei seu blog 😍 Você é maravilhosa nos enriquecendo com tantas informações 👏 Vou para Sardenha em maio 2018 e já estou anotando todas as dicas. Tenho uma dúvida! Vocês visitaram a La Pelosa? Vi que é um dos cartões postais e linda. Ela é distante desse roteiro que você fez? Mais uma vez... Amei seu blog! Grata ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que vc gostou do blog e que as dicas da Sardenha estão te ajudando! Fico muito feliz em saber!

      Então, meu roteiro começou por Alghero justamente por causa de La Pelosa. A praia é linda demais mas eu dei um super azar e caiu a maior chuva no dia! Contei tudo lá no post de Alghero.

      Eu dividi meu roteiro entre três cidades diferentes (Alghero, Cala Gonone e Palau) por que as distâncias na ilha são consideráveis. Calcule as distâncias no Google Maps entre onde vc pretende ficar e La Pelosa, assim vc vai saber se encara ou não um bate-volta ou se será preciso pernoitar pela região.

      Você vai amar a Sardenha, lá é lindo demais!Se precisar de algo mais, estou à disposição!

      =)

      Excluir
  13. Vc esta de parabens mesmo pelo seu blog muito explicativo e atualizado.Tenho uma dúvida é melhor hospedar em Madalena
    ou ficar em Palau e toda vez q vai a Madalena pagar ferry
    com carro etc..EM pALAU É MAIS FACIL PARA CONHECER COSTA VERDE??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauro,

      Muito obrigado! Fico feliz que tenha gostado do blog! =)

      Maddalena é uma ilha bem pequena, que você conhece em dois ou três dias no máximo (já reservando um dia para passeio de barco). Há quem prefira se hospedar lá e há quem prefira ficar Palau e atravessar de ferry. Vai depender da sua escolha pessoal.

      No meu caso eu preferi montar base em Palau porque só iria de carro para Maddalena um dia, então não fazia sentido me hospedar lá. Usando Palau como base, além de atravessar rapidamente para Madalena, tb podia ir para outras cidades da região. Se eu estivesse hospedada em Maddalena, teria que pegar ferry toda vez que fosse conhecer outro lugar da Costa Esmeralda.

      Tudo vai depender do roteiro que você montar. Se for passar alguns dias em Maddalena, vale a pena se hospedar lá. Se for conhecer em apenas um dia, aí não vejo necessidade.

      Boa viagem! A Sardenha é linda! =)

      Excluir
  14. Fernando Fernandesjaneiro 26, 2018

    Olá. Parabéns pelo Blog.
    Vou para a Sardenha e Córsega em 02/06/2018, entrando pelo porto de Olbia às 14:00 hs. Sabe se existe transporte público do porto de Olbia para Palau, ou se existe aluguel de motos pela ilha. Nos sites de aluguel só encontrei carros. Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Para ônibus, acho que o trajeto é feito pela linha 601, da empresa ARST. Você pode consultar o site da empresa pra confirmar (http://www.arstspa.info/o.html)

      Para aluguel de motos experimente pesquisar no Google por "noleggio moto olbia sardegna". Aparecem alguns resultados que podem te interessar.

      Boa sorte e boa viagem!
      =)

      Excluir
  15. Oi Renata, tudo bem? Parabéns pelo blog! Vou à Itália com meus pais em julho e como eles estão na faixa dos 60 anos estou em dúvida se incluo Sardenha no roteiro. Fui à Costa amalfitana e lá tem muitas subidas e descidas que seriam complicadas pra eles. O que você acha da acessibilidade das praias da Sardenha? Obrigada!! Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      No quesito acessibilidade de praias na Sardenha tem de tudo! Tem praia que só acessa de barco, outras só por trilhas e algumas em que vc para o carro do lado.

      Não me atentei ao certo à pequenos detalhes (para mim) como degraus e inclinações que podem ser um dificultador para quem tem mobilidade reduzida, mas acredito que nesse caso só ao vivo mesmo pra ter certeza se eles podem ou não encarar a "missão".

      Alguns lugares que eu lembro que são bem acessíveis são San Teodoro, Alghero, algumas em Porto Cervo, algumas em Santa Teresa, as de Cala Gonone (dentro da cidade) mas tinha muitas outras sim. Como eu disse, tem de tudo!

      Espero que vcs aproveitem a viagem, a Sardenha é linda demais!

      Grande beijo! =)

      Excluir
  16. ana maria peresagosto 06, 2018

    Oi Renata!!!Eu de novo kkk...tentei achar seu comentario mas sem sucesso...em algum lugar vc mencionou que queria fazer stand up na ilha...depois náo li mais nada nem fotos...quero levar um inflavel, vou ficar 14 dias no norte...vc aproveitou o seu?...outra coisa...estou querendo levar um drone spark(pequeno) vc viu algum por lá? sabe se tem restricao? mais uma vez muuuuuito obrigada!!!Aninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Então, para a Sardenha eu não pensei em levar o SUP não, até pq ia passar por Amsterdam antes e não queria ficar na missão de muitas malas. E também pq sabia que a minha brincadeira lá seria o barco =)

      A Lily do Apaixonados por viagens foi à Sardenha esse ano e levou o drone dela, que tb é um Spark. Não teve qualquer problema e fez altos vídeos. Dá uma olhada lá no Insta dela.

      Pelo visto a sua viagem vai ser top hein! Aproveite! =)

      Excluir
  17. Ola, boa noite. Estou indo para a Itália em maio do próximo ano, estou pesquisando voos para SAIR de sardenha (OLBIA) direto para ROMA na AIRITALY, você disse que fez esse voo, mas não aparece voo disponível sabe me dizer se é por que ainda esta longe? se deve abrir e quando caso você saiba? aguardo e muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ....,

      É exatamente isso! No campo de pesquisa de voos, se vc rolar o calendário vai ver que a disponibilidade de voos é até abril, ou seja, a AirItaly só vende passagens até 4 meses pra frente. Desta forma, para maio, vc terá que aguardar mais um pouco.

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  18. Boa tarde! Viajei pra Sardenha em junho e foi sensacional! Ainda mais com as dicas incríveis da Renata. Então...Eu comprei todos os meus voos lowcost no app Cheapflight. É um buscador muito top e cota o menor preço. Vc vai até estranhar porque está tão barato e achar que eh pegadinha mas não eh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo,

      Fico feliz em saber que minhas dicas te ajudaram. E que bom que vc encontrou um super buscador de passagens hein? Fica aí a dica pra quem está procurando super promoções de passagem!

      =)

      Excluir
  19. Muito obrigado pela informação !!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Renata ! Acabei de descobrir seu blog procurando por dicas para viajar para Sardenha ... Li o post sobre a sua viagem pra Sardenha e adorei! Bem detalhado e divertido de ler ! Parabéns ! Ainda não tenho nada definido, mas estou pensando em viajar pra algum lugar com praias na Europa em setembro deste ano ... Viajarei com meu marido e a minha filha, que faz três anos em julho ... Vc acha Sardenha um destino viável com uma criança pequena ? O seu roteiro, por exemplo, seria viável? Ela curte praia ... Se vc tiver alguma sugestão, inclusive de outros destinos com praia ... Desde já agradeço pela sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula,

      Que legal que tenha gostado! Fico feliz em saber! Obrigado pelas palavras =)

      Sardenha é um destino super viável para crianças. Aliás, o público de lá é bem família e casais. As praias são de areia e não de pedras como em muitos lugares da Europa, o que eu acho que deve ser mais confortável para crianças.. Fora que no quesito estrutura, não deixa nada a desejar.

      Boa viagem! =)

      Excluir
  21. Ola renata ..obrigado pelo blog...partindo dele..7 dias agora em julho consegue montar o roteiro p mim?..agradeco

    Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Cláudio,

      Que bom que gostou do blog, fico feliz! =)

      Infelizmente não trabalho com montagem de roteiros turísticos. Minha área de atuação é outra e escrevo o blog só por hobby mesmo.

      Mas aqui tem bastante informação, com um pouquinho de pesquisa você consegue montar o seu roteiro por conta própria também!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  22. Oi, Renata, muito obrigado pelo relato, é um dos mais ricos em detalhes que já encontrei na internet. É uma preciosidade! Por favor, me tira uma dúvida. Chegamos em Roma dia 03 de setembro para viver uma trip de 27 dias pela Itália. Por logística climática, iremos começar pela Sardenha, quem sabe no começo de setembro o tempo ainda esteja bacana!!! A minha dúvida é a seguinte, não somos do tipo de viajantes de mochilas nas costas, não buscamos luxo - (tipo o seu esquema) - mas gostamos de uma malinha. E como eu disse, serão 27 dias de viagem. Só que os preços das passagens pra viajar com malas está um absurdo, em média de 1.100 para cada um num percurso Roma-Olbia. Quase o preço que pagamos para ir do Brasil para a Europa. Enfim, você sabe me dizer se esse preço costuma baixar mais próximo da trip ou se você teria alguma dica para nos ajudar nisso? A Air Italy não tem voos ainda pra data, então a gente não consegue nem ter uma ideia por ela, só pela Alitalia. Mas já queríamos reservar hospedagem para conseguir um preço melhor também, só que estamos presos nas aéreas Roma-Olbia.
    Valeu e muito obrigado mais uma vez pelas informações que encontramos por aqui. Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando,

      Que bom que gostou do blog, fico feliz em saber que as dicas estão te ajudando! =)

      Então, quando comprei as passagens, (ida pela Alitalia pra Alghero e volta pela Meridiana, que agora mudou de nome, por Olbia) lembro que as bagagens despachadas eram incluídas e não tive que pagar por fora.

      Sobre quando e se o preço da passagem vai baixar, essa é uma informação que eu gostaria muito de ter, rs! Mas infelizmente não consigo te ajudar com essa "previsão". Na teoria, em setembro as passagens já deveriam estar mais baratas por se tratar de baixa temporada.

      Uma opção para economizar seria tirar as passagens da Alitalia com milhas Smiles, foi o que eu fiz na época. Veja se consegue por esse caminho também.

      Enquanto não fechar a passagem, reserve os hotéis com a opção de cancelamento gratuito. Assim você garante bons preços e se precisar cancelar, não terá nenhum custo.

      No mais, te desejo uma ótima viagem. A Sardenha é tudo de bom!
      =)

      Excluir
  23. Tenho que estar em Olbia dia 8 de maio. A melhor opção seria voar Brasil - Roma, ou Brasil-Olbia.
    A passagem Roma Olbia consigo comprar na hora ou tem preços reduzidos para compras antecipadas? Não estou vendo possibilidade de voos roma-olbia no momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magdalena,

      Não existem voos diretos do Brasil para Olbia. Vc terá que obrigatoriamente fazer conexão em alguma cidade europeia. A cidade que possui maior oferta de voos para Olbia é Roma.

      Nunca deixe pra comprar passagens aéreas na hora. Além de vc correr o risco de não ter lugar no avião, será sempre mais caro. Comprar com antecedência sempre é o melhor a fazer.

      Se estiver buscando esse trecho pela Air Italy, eles só disponibilizam pesquisas com 4 meses de antecedência. Tem que esperar só mais um pouquinho.

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  24. Olá Renata!
    Comecei a pesquisar destinos para minhas férias de 2020 e decidi que quero voltar para a Itália (conheci apenas Roma anteriormente).
    Terei 15 dias, pensei em revisitar Romar e conhecer a Sardenha pq estou encantada com a ilha, mas estou com um pouco de medo... irei sozinha e pelo jeito precisarei alugar carro, né?
    Recomenda Sardenha sozinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A melhor maneira de conhecer a Sardenha sem dúvida é de carro.

      Sobre ir sozinha para a Sardenha não vejo nenhum problema, é um lugar tranquilo e seguro.

      Boa viagem
      =)

      Excluir
  25. Quando essa fase de pandemia passar, sugiro que vc conheça as praias de Oristano: Is Arutas, Mare Ermi, Maimoni,isso pra falar nad praias, Pq tem muita história no Museu de Cabras com seus Gigantes de Mont'e Prama, Nuraghi de Santa Cristina em Paulilatino....Cagliari e sua praia Poetto, VillaSimius. Amo a Sardegna , meu marido é sardo e conheço bastante a ilha. A região Norte é maravilhosa tb, amo La Pelosa, Porto Cervo, San Teodoro e a praia de Coda Cavallo...Dicas pra vc que gostou da Sardegna.👍🌸

    ResponderExcluir