texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Montando o roteiro de viagem para o Hawaii

4
Aloha Hawaii!
Nas férias desse ano eu consegui realizar um sonho antigo, que era conhecer o Havaí. E como de praxe, não podia deixa de escrever aqui no blog todas as minhas impressões e deixar dicas para outros viajantes que estejam montando seu roteiro para conhecer o Havaí.

Nesse primeiro post, vou dar dicas gerais sobre o Havaí e depois em post específicos, contarei em detalhes as ilhas que consegui visitar: Oahu e Maui.

O Havaí é um arquipélago formado por 19 ilhas. Dessas, apenas 4 são mais exploradas pelo turismo: Oahu, Maui, Kauai e Big Island. As ilhas são bem grandes e possuem atrações diversas, por isso é importante pensar muito bem no roteiro pra evitar querer fazer tudo e não conseguir aproveitar nada.

Se você precisa de dicas para montar seu roteiro por conta própria, leia: Como montar um roteiro de viagem internacional por conta própria.

Como chegar no Hawaii


O Havaí é um dos 50 estados americanos, então nunca é demais lembrar que é preciso ter visto americano.

Chegar lá também não é uma missão fácil, é longe e muito cansativo. Só de voo, daqui do Brasil leva em média 20 horas. Aí você soma o tempo de aeroporto, conexões etc.. dá mais de 24 horas fácil! 

Não há voos diretos do Brasil para o Havaí, então é necessário fazer conexão em alguma cidade norte-americana. A menor rota dos EUA é a partir de Los Angeles com duração média de 5 horas e todas as grandes companhias americanas operam o trecho. Segue a lista com os principais aeroportos do arquipélago:

Aeroportos no Hawaii
1 - Oahu - Honolulu (HNL)
2 - Maui - Kahului (OGG)
3 - Big Island - Kona (KOA)
4 - Kauai - Lihue (LIH)
5 - Big Island - Hilo (ITO)

Como eu tô velha pra certas coisas, bolei um roteiro de ida que incluía uma parada de dois dias na Califórnia tanto na ida, quanto na volta. Assim, além de descansar um pouco foi bom se acostumar com a diferença de fuso, que do Brasil para o Havaí é de 7 horas a menos!

Melhor época para visitar o Hawaii


São basicamente duas estações ao ano: inverno e verão. O inverno não chega exatamente a ser frio, com temperaturas máximas variando entre 25°C a 27°C. A época mais chuvosa é entre outubro a março. Mas durante o ano todo é normal cair uma chuva passageira (formando o arco-íris, que é um dos símbolos do arquipélago).

A escolha da época para ir ao Havaí está ligada diretamente ao seu interesse na ilha. Se quiser curtir praia com mar tipo piscina, prefira os meses mais quentes, entre abril e outubro. Pra surfar ou apenas apreciar as ondas gigantes que aparecem na TV, então tem que ir no inverno (novembro a meados de março).
Em maio, mês em que fui fez muito sol, calor, teve chuva passageira e a água não era assim tão quentinha quanto eu esperava.. mas tava boa.

Qual ilha visitar no Hawaii


Essa é uma questão bem difícil de resolver quando se tem pouco tempo (meu caso). As ilhas são enormes e possuem muitas atrações. O ideal é combinar o tempo disponível com o seu perfil de viajante, priorizando as coisas que tem vontade de ver e conhecer.

As ilhas principais e mais visitáveis são quatro: Oahu, Maui, Big Island e Kauai. As outras ilhas são menores tanto no tamanho quanto na estrutura turística. No meu caso, como fui na intenção de curtir praia e natureza me decidi por Oahu e Maui. Aqui vou fazer um breve resumo das quatro ilhas e detalhar as que visitei em posts específicos.

Oahu


É a ilha mais desenvolvida de todas e nela fica a capital do estado, Honolulu. 

Nela tive a nítida sensação de estar na Mainland (é assim que eles chamam os Estados Unidos). Freeways para todos os lados, trânsito na hora do rush, Waikiki com vários prédios altos, muitas lojas, shoppings e japoneses..

Waikiki
Pra ver um Havaí mais original que o centrinho é preciso desbravar os outros lados da ilha, como o North Shore e as costas Leeward e Windward, que possuem praias belíssimas e um clima mais tranquilo.

North Shore
Em Oahu esteja preparado pra uma avalanche japonesa! É que pela distância, a ilha é invadida por turistas japoneses ávidos pelo consumo americano. É japonês pra todos os lados, em todos os lugares, com exceção da praia, território não muito apreciado por essa galera.

Com certeza Oahu é a ilha com a melhor infra pra receber os turistas e com as praias mais bonitas. Meu tempo de estadia nesta ilha foi de 5 dias e deu pra conhecer tudo numa boa, com tranquilidade até.

Falo sobre Oahu em detalhes e bastante fotos em Dicas de viagem para a ilha de Oahu e As Praias de Oahu.

Maui


Maui é surpreendente, essa é a palavra.

De tamanho, a ilha é bem parecida com Oahu mas as semelhanças acabam aí. As duas ilhas são completamente diferentes em seus estilos. Enquanto Oahu é super desenvolvida, Maui é bem menos ocupada e olhando de cima é bem mais verde que a irmã.

Maui de cima: muito verde
Aqui se vê mais o "hawaiian style" nas pessoas, o ritmo é outro, bem mais tranquilo. Claro que possui todas as facilidades americanas como boas estradas, praias com estruturas completas (chuveiros, bebedouros etc), grandes redes de supermercados e fast food, mas tudo com um toque de aloha irresistível.

Esteja com o bolso preparado, pois o custo de vida na ilha é bem mais caro e isso se reflete nos preços de todas as coisas: produtos e serviços em geral.

Porém a natureza de Maui merece todo o sacrifício.. Praias lindas, floresta tropical com direito a estrada panorâmica com incontáveis cachoeiras, um vulcão extinto enorme e cidades gracinhas. Tem muita coisa pra ver e fazer..

Praias lindíssimas
Vales e cachoeiras
Eu fiquei apenas dois dias e meio por lá. Conheci muita coisa, é verdade, mas poderia ter ficado no mínimo uns 4 dias pra ver tudo com mais tranquilidade.

Falo sobre Maui em detalhes e bastante fotos em Dicas de viagem para Maui, Passeio pela Road to Hana e Como cruzar a temida Piilani Highway.

Big Island


Como o próprio nome sugere, é a maior das ilhas havaianas. Também chamada de Hawai'i, seu território sozinho é maior do que todas as outras ilhas juntas. Daí é fácil concluir que precisa-se de tempo pra conhecer esta ilha, pois as distâncias são enormes! Como eu não tinha muito tempo, não pude incluir a Big Island nos meus planos desta vez.

O clima nessa ilha é incrível: vai de floresta tropical, passa pela praia e vai até neve nos pontos mais altos. Pra curtir o dia, além da dupla praia e cachoeira que as outras ilhas possuem, na Big Island fica uma das atrações mais incríveis do planeta: o Volcanoes National Park, onde é possível chegar bem perto de um vulcão em plena atividade, o Kilauea. Não é demais?! Esse é um dos motivos pelos quais ainda voltarei ao Havaí, preciso ver isso com meus próprios olhos!

Praias de areia branca
De areia preta
Essa é a Big Island!
Devido ao seu tamanho, os que já foram recomendam a divisão da estadia entre as duas cidades principais: Kona e Hilo. Aliás, dá pra chegar de avião por uma e sair por outra, otimizando assim o roteiro. O tempo sugerido na ilha é de no mínimo 5 dias.

Kauai


Também conhecida como Garden Island, por causa de sua vegetação muito diversificada. Dizem que Kauai é uma das ilhas mais misteriosas do Havaí. Pra bom explorador, essa palavra basta! É a ilha mais antiga do arquipélago e reza a lenda que um dia, num futuro muito distante ela sumirá do mapa, devido a erosão natural do solo vulcânico em contato com o mar.

A mais famosa das atrações da ilha é a Na Pali Coast, que já foi cenário de diversos filmes, como Piratas do Caribe e Jurassic Park. As formações de paredões vulcânicos enormes, terminam no mar cristalino criando um visual incrível. As formas mais fáceis de explorar a região são através de passeios de helicóptero ou de barco. Pra quem tem disposição, o parque possui diversas trilhas, nem sempre em boas condições.

Na Pali Coast
Praias paradisíacas
Mas como nem tudo são flores, esteja preparado para chuva, pois essa é a ilha com o maior índice pluviométrico do arquipélago. Tempo de permanência recomendado na ilha: 4 dias.

Como eu tinha pouco tempo para visitar o Hawaii, acabei escolhendo conhecer apenas duas ilhas: Oahu e Maui. E o meu roteiro ficou assim:
x

Como se locomover no Hawaii


O Havaí assim como o resto do país foi projetado pra carro. E aí não dá pra fugir do esquema: pra conhecer legal tem que alugar um. Esteja preparado para preços mais elevados que no continente. 

Oahu é a única ilha que possui alguma estrutura de transporte público, ainda assim, pouco funcional para o turista que pretende explorar a ilha, pois deixa de fora diversos pontos de interesse. Além disso, o trânsito é super pesado na hora do rush.

Aloha State
Uma outra alternativa é contratar as agências de turismo locais pra fazer os passeios. Pra quem não dirige, é uma mão na roda. É a opção preferida pelos japoneses! A agência que eu vi mais atuante é a Robert Hawaii.

Pra transitar entre as ilhas, só de avião.

Compras no Hawaii


Antes de ir li em outros blogs de viagem que compras não era um negócio muito vantajoso no Havaí, pois devido aos custos com o transporte até a ilha, muitos produtos ficariam com o preço elevado.

Bem, eu preciso explicar que eu não sou assim tão consumista. Ainda mais tendo ido tão longe pra ver as belezas naturais do Havaí e com pouco tempo, não ia cometer o pecado de me enfiar num shopping! Mas com o imposto de 5% do estado, tinha que dar uma conferida né.. algumas compras são inevitáveis até mesmo para uma desligada como eu!

As minhas compras lá valeram super a pena. As grandes redes de lojas tem seus produtos tabelados, desta forma os preços são os mesmos praticados no continente, com a vantagem do imposto ser bem mais em conta. Por isso lojas como Apple Store, Best Buy, Ross entre outras são super vantajosas sim.

Notei valores mais altos, no geral na prestação de serviços como aluguel de carro, hospedagem etc e compras no supermercado.

Conclusão

O Havaí é realmente um lugar surpreendente. É uma viagem cara, se comparada às demais cidades americanas. Eu consegui economizar e tornar a viagem viável (para os meus padrões) porque reservei tudo com muita antecedência, peguei os trechos domésticos com milhas e pesquisei muuuito atrás de boas dicas, descontos e bons preços.

Fiquei muito feliz de ter realizado esse sonho, só que agora arrumei um problema: quero muito conhecer as outras ilhas do Havaí!! Não sei como explicar, mas é algo viciante. Eu conheci a mais "americanizada" primeiro e amei, fui pra segunda ilha que era mais "roots" e apaixonei. Daí fica a curiosidade de saber como são as outras que mantém bem preservados o estilo e a filosofia havaiana.

Por isso, pra quem gosta de natureza, curte praia e de quebra ainda quer conhecer uma cultura super interessante, recomendo demais que vá ao Havaí. Se possível com mais tempo que eu!


**Data da viagem: maio/2015


Mais sobre a viagem ao Havaí

Dicas de viagem para a ilha de Oahu
Praias de Oahu 
Trilha para o Diamond Head 
Dicas de viagem para a ilha de Maui
Um passeio pela Road to Hana
Como cruzar a (temida) Piilani Highway
Hawaiian Airlines
Coisas do Havaí



4 comentários:

  1. Para se pensar em conhecer as ilhas vai aqui uma dica. Fique 28 dias nas 4. Vc sabia que na BI tem praia de areia verde? Um dos lugares mais surreais da terrA.e em Maui tem a praia de areia vermelha. Tem blow hole incrivel fica mais essa dica. Nenhuma ilha pode faltar no roteiro já que se viaja tao longe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celeste,

      Sua dica é ótima, 28 dias no paraíso é mesmo perfeito. Pena que nem todo mundo esse tempo disponível né?

      O Havaí é tão legal que, acredito eu, vale a pena mesmo que não seja por tanto tempo. Quem tem menos tempo à disposição, mesmo que não vá conhecer todas as ilhas, vale a visita. Em qualquer uma das ilhas do Havai dá pra ser feliz!

      =)

      Excluir
  2. Olá, Renata! Muito bom ler o seu post! Fiquei mais segura para alcançar esse sonho! Fico muito grata por compartilhar suas informações e emoções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelyn,

      Que bom que gostou do post! Fico feliz em poder ajudar!

      Podendo, vá mesmo conhecer o Havaí. É um sonho!
      =)

      Excluir