Trilha para o Diamond Head - um vulcão em Oahu, Havwaii
Be Nice - Say Hi! |
As ilhas do Havaí são um prato cheio pra quem gosta de trilhas. E pra quem gosta de caminhar e procura uma trilha de fácil acesso e bem tranquila de ser percorrida, a subida ao topo do Diamond Head é um passeio imperdível.
O Diamond Head na verdade é o nome da cratera do vulcão Le'ahi, que é vizinho à Waikiki. O vulcão foi extinto há milhares de anos, então desse perigo não precisa ter medo. Dentro da cratera há um parque nacional e daí você já pode imaginar e ter a certeza daquela mega organização americana. Tudo funciona perfeitamente bem.
Como chegar no Diamond Head
Por ser vizinho do bairro mais turístico de Oahu, o acesso até o Diamond Head é muito fácil. Linhas de ônibus regulares deixam na entrada do parque e pegar um táxi de Waikiki até lá deve custar uma merreca. Muita gente diz que é
possível ir caminhando a partir de Waikiki. De fato dá, mas a distância é
considerável e ainda é preciso guardar energia e fôlego pra encarar a subida. Eu
sinceramente achei que não vale a pena (certamente não aguentaria) e fiquei muito feliz de ter
chegado lá de carro.
A
entrada no parque custa US$5,00 por carro (independente do número de
ocupantes) ou US$1,00 por pessoa pra quem chega a pé. O estacionamento, apesar de amplo, lota com facilidade. Mas esse é um parque com alta rotatividade, então entra e sai carro toda hora.
O Parque
Uma das coisas que mais gosto e admiro nos norte-americanos é a organização. E como de praxe, o Diamond Head State Monument não deixa nada a desejar.
Foto concorrida |
Tem uma sede impecável com banheiros, bebedouros, posto de informações, lojinha de souvenirs, mesas pra pic-nic e lanchonetes. Dá gosto de ver essa estrutura funcionando perfeitamente. Pra você ter uma ideia, na frente da placa oficial do parque (essa da foto de cima) fica um funcionário do parque organizando a fila e tirando fotos dos turistas. Simpático, não?
Are you ready? |
Encarando a subida
A caminhada até o topo eu
classificaria como de nível fácil a médio, para pessoas com pouco
preparo físico. A trilha começa pavimentada e depois muda pra uma
trilha de terra com algumas pedras, mas ainda sim, muito fácil de ser
percorrida. A trilha é super bem estruturada e possui corrimão nos pontos mais "difíceis", diversos pontos de parada, alguns até com bancos, bebedouros etc.
Início da trilha |
O parque fica lotado e o movimento na trilha é enorme. Muita gente subindo e descendo ao mesmo tempo e tem de tudo: garotada, galera mais velha, pais com criança no colo, no cangote, velhinhos, japoneses de luva e guarda-chuva.. de tudo mesmo! Mas todo mundo sobe no seu ritmo. Eu levei uns 30 minutos até o topo num ritmo um pouco acelerado. Com sol e calor deu pra suar um bocado!
Se liga no movimento da trilha.. |
O trecho final da trilha até o topo é curioso. Foram construídos dentro da pedra um túnel e dois lances de escada. Depois de subir o morrão todo, essas duas escadinhas são de matar!
Mas a boa notícia é que a vista lá de cima recompensa todo e qualquer sacrifício. Dá pra ver
Waikiki, as praias do South Shore e a beleza do mar havaiano cristalino
com o seu fundo de corais.
Como fui no verão, a vegetação dentro do vulcão estava bem seca. Mas na foto abaixo, que peguei na internet, dá pra ver que dependendo da estação do ano, dá pra ter outra experiência, com a vegetação bem verdinha.
Diamond Head visto do alto |
E aí, encara o desafio?
**Data da Viagem: maio/2015
Mais sobre a viagem ao Havaí
Nenhum comentário:
Postar um comentário