texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para a ilha de Oahu, no Hawaii

4
Um sonho chamado Hawaii 💙
Minha trip pelo Havaí começa pela ilha de Oahu. Esta é a ilha mais desenvolvida do arquipélago e costuma ser a porta de entrada para a maior parte dos turistas que planejam uma visita ao Havaí, já que apresenta a maior/melhor estrutura voltada para o turismo.

A primeira impressão que tive ao chegar em Oahu é que ela é a ilha, digamos, "menos havaiana" de todas. Pelo fato de ser a mais desenvolvida, em muitos momentos parece que estamos em uma cidade americana qualquer pois são muitos prédios, freeways e grandes lojas para todos os lados! Mas não desanime! Ainda assim a ilha tem um charme todo especial e aos poucos foi fácil perceber o "aloha style" nos pequenos detalhes do dia-a-dia.

Pra ver um Havaí mais próximo do que eu esperava, saí desbravando os quatro cantos da ilha e por isso recomendo a todos que estiverem por lá que façam o mesmo. Cada canto da ilha tem lugares incríveis capazes de surpreender até os viajantes mais experientes.

Como chegar em Oahu


Do Brasil não há voos diretos, também pudera, só de voo leva em média 20 horas. Por isso é preciso fazer conexão em alguma cidade americana.

O aeroporto de Oahu fica na capital Honolulu (HNL) e recebe voos diários de diversas cidades americanas. A cidade com a menor rota (5h de viagem) e maior oferta de voos é Los Angeles.

 Foi sofrido, mas eu cheguei!
Eu fui pra Los Angeles primeiro e lá fiquei 2 dias pra poder encarar o trecho final até o Havaí. E assim foi ótimo pois pude me acostumar com as diferenças de fuso: Califórnia (4 horas a menos) e Havaí (7 horas a menos).

Pra quem tem milhas Smiles é uma boa resgatar o trecho LAX - HNL pela Delta. O valor da tabela Smiles para voos domésticos nos EUA não é alta e a oferta de voos pra Honolulu é bem grande. Não tive dificuldade pra resgatar os bilhetes e conseguir datas e horários perfeitos pro roteiro da minha viagem.


Melhor época para visitar Oahu


Oahu, assim como o restante do Havaí, possui basicamente duas estações ao ano: inverno e verão. O inverno não chega exatamente a ser frio, com temperaturas máximas variando entre 25°C a 27°C. A época mais chuvosa é entre novembro e janeiro, mas durante o ano todo é normal cair uma chuva passageira.

Quem quer ver o North Shore com as ondas gigantes, tem que ir no inverno (novembro a fevereiro). No restante do ano, o mar é super calmo. Fica até difícil acreditar que aquelas ondas gigantes rolam mesmo naquelas praias, de tão flat que fica o mar.

Em maio, mês em que fui fez muito sol, calor, teve chuva passageira e a água não era assim tão quentinha quanto eu esperava.. mas tava boa.

Onde se hospedar em Oahu


A melhor opção de hospedagem em Oahu é Waikiki. O bairro de Honolulu possui uma ótima infraestrutura e conta com muitos hotéis, bares, restaurantes e comércio em geral.

Fora de Waikiki não são muitas as opções de hospedagem. Pra quem curte resort tem um no North Shore, o Turtle Bay e uns outros no complexo Ko Olina Resorts, que fica na Leeward Coast.

Esteja preparado para preços salgados pois a hospedagem no Havaí não é das mais baratas.

Eu reservei através do Booking um flat no Hawaiian Sun Holidays. Não é um hotel, na verdade é um condomínio de apartamentos conjugados de quarto, sala e cozinha. Entrou no Booking há pouco tempo e apesar das poucas avaliações a nota era ótima. Um pouco mais escondida, achei também sua avaliação no TripAdvisor e estou aqui para reforçar as avaliações anteriores: o "hotel" é muito bom mesmo.

Sua localização pra mim, está perfeita: não fica exatamente na meiuca de Waikiki e sim na altura da praia, que é mais residencial e por isso bem mais tranquila. Até a muvuca, dá uns 10 minutos de caminhada. O quarto enorme, tudo limpo, novo, super bem cuidado, internet funcionando bem. Nota 10!

Uma outra super vantagem: estacionamento incluído. É comum os hotéis de lá cobrarem pelo estacionamento diárias em torno de US$20/25, encarecendo mais ainda a já cara hospedagem em Waikiki. 

A única intercorrência que eu tive com o hotel foi no check in. O Hawaiian Sun fica no mesmo condomínio que o Waikiki Banyan, são dois blocos diferentes. Esse segundo é um hotel de verdade. O primo "pobre" não tem recepção e o check in é feito na administração do prédio, em horário comercial. Para os hóspedes que chegam fora desse horário é imprescindível avisar à administração para que eles providenciem a liberação da chave do apartamento através de uma lock box, fixada na porta do quarto. Foi o que eu fiz, porém eles esqueceram de deixar dentro do apartamento o cartão do estacionamento e com isso o porteiro estava querendo me cobrar a diária. Tive que falar com a segurança do condomínio, que fez contato com a funcionária da administração, que saiu de casa de chinelo de dedo pra resolver a questão. Isso tudo foi resolvido bem rápido até, por isso nem classifico como um "problema". Apenas fica o alerta para não deixar de avisar à administração o horário de chegada a fim de evitar problemas maiores.

Para se hospedar no mesmo hotel, clique aqui.

Para consultar outras opções de hospedagem em Oahu, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações! 😉


Booking.com

Como se locomover em Oahu


Oahu não fugiu à regra americana de locomoção: carro. Muitos carros para todos os lados. A estrutura de estradas também segue a regra americana e é impecável: freeways para todos os lados, com muitas saídas e tudo muito bem sinalizado.

Mas tem um porém: o trânsito em Oahu é super pesado. Na hora do rush cansei de ver engarrafamentos enormes na HI-1. A vantagem do turista que se hospeda em Waikiki é que estará sempre no contrafluxo: de manhã indo pro interior da ilha curtir às praias enquanto os moradores vão à Honolulu trabalhar no centro financeiro. Final do dia, o contrário.

 Aloha State
A gasolina na ilha não era tão cara quanto eu imaginava. Pra ter uma noção, era o mesmo preço de Los Angeles e em alguns lugares como na Leeward Coast era até mais barata! A dica aqui é pesquisar, pois o preço varia muito de um posto para o outro.

A ilha possui ainda alguma estrutura de transporte público, mas pouco funcional para o turista que pretende explorar a ilha, pois deixa de fora diversos pontos turísticos. Aos interessados, a empresa que opera lá é a The Bus.

Uma outra alternativa pra "turistar" por Oahu é contratar as agências de turismo locais pra fazer os passeios. Pra quem não dirige, é uma mão na roda. É a opção preferida pelos japoneses também! Existem várias agências, mas a que eu vi mais atuante é a Robert Hawaii.

Praias


Na minha humilde opinião as praias mais bonitas do Havaí ficam em Oahu. Ok, eu só fui em duas ilhas e preciso voltar pra tirar a prova dessa afirmação. Providenciarei, prometo.

Pra explorar a ilha o jeito mais fácil é dividir os passeios pelos lados que ela possui: South e North Shore, Windward (leste) e Leeward (oeste) Coast. Cada uma com sua característica peculiar.


Regiões de Oahu
Pra poder passar mais informações e carregar muitas fotos, fiz um outro post - As Praias de Oahu. Por agora, vou postar algumas fotos só pra dar um gostinho..

Makua Beach - Leeward Coast
Hanauma Bay - South Shore
Wamea Bay - North Shore

Waikiki


Resolvi falar de Waikiki separadamente pois o bairro merece destaque. Me lembrou muito Ipanema aqui no Rio: a praia, o calçadão, os prédios o comércio, enfim.. não era exatamente o Havaí que eu sonhava, mas sem dúvida foi o melhor lugar que eu poderia ter escolhido para me hospedar. À noite, depois da praia, um rolézinho na rua era uma ótima pedida pra fechar o dia.

A praia de Waikiki costuma ser frequentada basicamente pelos turistas hospedados no bairro. Apesar de ser gracinha, eu não curti muito, afinal não fui até o Havaí pra curtir vibe de praia urbana. Mas é simpática, vale a pena dar uma conferida.

Pra quem pretende iniciar a vida no surf, foi a única praia onde vi disponível aluguel de pranchas e aulas de surf. O mar é bem calminho e possui umas marolinhas ideais pra quem está aprendendo.

Waikiki Beach
O calçadão é super agradável pra dar uma caminhada pois possui belos jardins e algumas esculturas. A mais famosa é a do Duke Kahanamoku, que foi o havaiano responsável pela divulgação do surf e da cultura havaiana para o resto do mundo.

Jardins de Waikiki
Homenagem ao Duke
Bem aí, em frente à estátua do Duke, todas as noites às 19h rola show de Hula. Eu não consegui assistir nenhum dia pois chegava super tarde da praia (em maio o sol se põe por volta de 19:30).

O que você vai enjoar de ver em Waikiki: japonês, ABC Store e limusine. Tem em tudo que é canto!

Quem estiver viajando com crianças e precisa de algo além de praia para entreter a garotada, vale uma ida ao Honolulu Zoo.

Hale'iwa


Outra cidade super gracinha que vale a pena a visita é Haleiwa, a "surf city" do North Shore. A cidade é pequena, charmosa e tem um clima todo especial. Na rua principal é possível encontrar diversas surfshops, galerias de arte e outras lojinhas super simpáticas.

Rua principal de Hale'iwa
Não deixe de visitar a galeria do fotógrafo Clark Little, que possui fotos incríveis de ondas e outros visuais ligados ao mar.

Em Haleiwa fica também uma "filial" do trailler do Giovani's com seus famosos pratos de camarão. Cheguei faminta por volta de 17h e o trailler já estava fechado. Como eu havia ido lá, entre outros motivos, pra provar o famoso camarão havaiano, arrisquei um outro trailler concorrente chamado Big Wave, estacionado um pouco mais à frente. Super aprovado!

A concorrência não deixou a desejar
Outro lugar super tradicional é o Shave Ice do Matsumoto. A lanchonete fica numa galeria super fofa e costuma ficar bem cheia no fim de tarde.

Mahalo Haleiwa!
Pra tirar foto do famoso letreiro fica a dica: são dois letreiros diferentes que ficam nas duas entradas da cidade. Todos os turistas param o carro no acostamento pra tirar uma foto, não precisa ficar com vergonha! Pra quem vem de Honolulu, o primeiro letreiro tem um garoto surfando. No segundo, que é a entrada de quem vem do North Shore, tem uma menina surfando.

Outras atrações de Oahu


O bacana de Oahu é que nem só de praia vive a ilha. Existem diversos outros programas capazes de agradar a todos os viajantes, até os japoneses que não curtem muito praia. Vou falar dos lugares que considerei mais importantes/interessantes:

Diamond Head


Já pensou fazer uma trilha dentro de um vulcão e de quebra ter uma vista incrível de Waikiki e do incrível mar havaiano? Então não deixe de subir o Diamond Head.

Diamond Head
O passeio é tão bacana, que resolvi fazer um post exclusivo com maiores dicas e informações, aqui.

Maakapu'u Lookout / Lighthouse


Esse é um mirante de parada obrigatória que fica no alto de uma colina com uma vista incrível da praia de Makapu'u e de boa parte da Windward Coast. É de fácil parada, pois o estacionamento e a rotatividade são grandes.

Makapu'u Lookout
Daqui também tem início a trilha que leva até o farol de Makapu'u. Eu não fiz a trilha pois nesse dia estava muito na fissura de chegar na praia (primeiro dia de Havaí, sabe como é né?!), mas vi muita gente caminhando na direção e me pareceu ser bem tranquila de percorrê-la. Além do que, pelas fotos que vi da internet, o visual é bem bacana também. O máximo que fiz foi ver o farol lá da praia mesmo!

Makapu'u Lighthouse

Pali Lookout


Mais um da série "mirantes incríveis do Havaí". Fica na Pali Hwy, estrada que liga Honolulu às praias da Windward Coast pelo interior. O visual é incrível pois o mirante fica espremido num vale com vista para o mar.

Pali Lookout
Apesar de ter incluído o mirante no meu roteiro, acabei não passando por lá pois todos os meus deslocamentos por essa região foram feitos pelo litoral (o que não foi nada ruim, confesso).

Waimea Valley


Pra sair um pouco da mesmice de praias paradisíacas, uma boa pedida é dar uma conferida no Waimea Valley. Um lugar que além de lindo foi considerado por muitos anos um local sagrado pelos havaianos nativos. Fica no North Shore, do lado oposto à praia de Waimea.

Waimea Valley
O lugar realmente é incrível e tem uma energia mágica.

A propriedade é particular mas é aberta ao público. Na entrada tem um grande restaurante rodeado por um imenso jardim tropical. Daí pra frente a entrada é paga e dá acesso à trilha que leva até a cachoeira Waihi. Como eu já ia fazer a rota das cachoeiras em Maui, acabei não fazendo a trilha, mas super recomendo pra quem estiver por lá.

Waihi Falls

Polynesian Cultural Center


O Polynesian Cultural Center é um parque temático que apresenta as diversas culturas polinésias. Fica no North Shore, há mais ou menos uma hora de Honolulu.


O parque funciona de dia também e possui uma espécie de tour que leva o visitante a diversas "vilas" que representam as diferentes tribos polinésias. O carro-chefe do parque é o luau havaiano, que rola toda noite. É aquele tipo de programa bem turistão né.. e nem sempre eu topo essas paradas. Nesse caso não fugi à regra e por isso vou ficar devendo informações mais detalhadas sobre o local.

Pearl Harbor


Pra quem curte história e museu, tá aí Pearl Harbor pra não fazer feio. São vários museus de guerra no mesmo parque que contam um pouco da participação dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

USS Arizona Memorial
Pra quem não sabe, em 7 de dezembro de 1941 o Japão teve a grande ideia de bombardear a base militar americana no Havaí, mais especificamente em Pearl Harbor. Não preciso dizer que os Estados Unidos ficaram bem chateados com o Japão e por conta disso entraram arregaçando na Segunda Guerra Mundial. Bem, o resto é história contada por aí..

Eu não curto muito esse tipo de programa, museu não é a minha praia. Pra quem quiser informações super detalhadas, dá uma olhada nesse post do Falando de Viagem.

Dole Plantation


Outro programão de turista em Oahu. A Dole Plantation é uma tradicional empresa havaiana responsável pela maior produção de abacaxi dos Estados Unidos e em sua sede, no North Shore, montou um simpático centro de visitantes.

Dole Plantation
Não espere muito dessa atração, pois pra nós residentes de país tropical, abacaxi não é assim uma grande novidade, não é? Espere encontrar muitos japoneses e muitas coisas derivadas do abacaxi à venda. A única coisa "bacaninha" é um enorme labirinto-jardim em forma de abacaxi.

Compras em Oahu


Antes de ir li em outros blogs que compras não eram muito vantajosas no Havaí, pois devido aos custos com o transporte até a ilha, muitos produtos ficariam com o preço elevado.

Bem, eu preciso explicar que eu não sou assim tão consumista. Ainda mais tendo ido tão longe pra ver as belezas naturais do Havaí e com pouco tempo não ia cometer esse pecado de me enfiar num shopping! Mas com o imposto de 5% do estado, valia a pena dar uma conferida né.. afinal, algumas compras são inevitáveis até mesmo pra uma desligada como eu!

As minhas compras lá valeram super a pena. As grandes redes de lojas tem seus produtos tabelados, desta forma os preços são os mesmos praticados no continente, com a vantagem do imposto ser bem mais em conta. Por isso lojas como Apple Store, Best Buy, Ross e outras são super vantajosas sim.

Notei valores mais altos, no geral na prestação de serviços como aluguel de carro, hospedagem etc e compras no supermercado.

Pra comprar souvenir o lugar mais barato é o Walmart sem dúvida. Tem alguns na ilha, o mais próximo de Waikiki fica em Honolulu Downtown. Outro lugar com bom preço é a ABC Stores, que tem uma filial em cada esquina de Waikiki (sem exagero nenhum). Eu tive oportunidade de comparar nos dois lugares e o Walmart é imbatível.

Um lugar muito recomendado por outros blogs era o International Market, que era uma feirinha de artesanato super fofa que ficava em Waikiki. Procurei muito por ela, até descobrir que a feirinha acabou e o espaço dará lugar a um shopping todo modernoso.. Uma pena! Alguns expositores resistentes se escondem num beco que fica na altura da Apple Store, do outro lado da rua. Mas fui lá e não achei nada interessante.

Também fui dar uma conferida no Waikilele Premium Outlets e confesso que saí de lá super decepcionada. O outlet é pequeno, possui poucas lojas interessantes e o preço é coisa pra japonês ver.. nada atrativo! Só valeu pela passadinha na Godiva!

Pra quem não resiste e precisa entrar em um shopping durante as férias, vá ao Ala Moana Center, um shopping grande a céu aberto que possui as principais lojas americanas.

Pôr do Sol em Oahu


Quem acompanha o blog sabe que sou fissurada nesse momento do dia. Em Oahu, pra ver o melhor pôr do sol da ilha tem que ficar atento na posição do sol a cada época do ano. Em maio os melhores lugares pra ver eram as praias do North Shore e da Leeward Coast. Porém li em outros blogs que dependendo da época, dá pra ver pôr do sol perfeito até de Waikiki!

 Fim de tarde em Waimea

Dicas Gerais


Apesar de Oahu ser a ilha com maior influência americana, acho que vale muito a pena iniciar o passeio pelo arquipélago por aqui. A ilha oferece uma excelente estrutura turística, diversas opções de entretenimento, possui praias lindíssimas e pra quem está de carro, é de fácil locomoção. Por isso, é uma ilha que agrada a todos os tipos de viajantes.

Fiquei na ilha durante 5 dias e o tempo foi suficiente pra visitar todos os lugares que tinha vontade de conhecer.

Tenha em mente que o Havaí não é um destino barato. No geral as coisas são bem mais caras do que em qualquer outra cidade americana mas com um bom planejamento é fácil tornar a viagem viável.

No mais só posso dizer que se você curte praia, natureza e de quebra quer conhecer uma cultura super interessante, o Havaí é uma ótima pedida.


**Data da Viagem: maio/2015


Mais sobre a viagem ao Havaí

Montando o roteiro de viagem pelo Hawaii
As praias de Oahu 
Trilha para o Diamond Head 
Dicas de viagem para a ilha de Maui
Um passeio pela Road to Hana
Como cruzar a (temida) Piilani Highway
Hawaiian Airlines
Coisas do Havaí



4 comentários:

  1. Renata, seu blog é bem explicativo e tá me ajudando muito com as dicas sobre o Hawaii.
    Vou pra lá em abril e tenho uma dúvida, se vc puder me ajudar, vou ficar somente em Oahu, por falta de tempo e dinheiro pra ir pras outras ilhas rs
    Você acha que vale a pena me hospedar 2 dias em North Sore e os outros 4 em Waikiki?? Vou sozinha e ainda não sei se irei alugar carro, como não sei se North Sore fica muito longe e tem praias que valem a pena passar o dia, pensei em dividir dessa forma. O que vc acha?
    Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!

      Que legal que o meu blog está te ajudando, fico feliz! =)

      Então, o North Shore fica a uma hora de carro de Waikiki e a estrada é ótima. As praias dessa lado da ilha são lindíssimas e vc vai numa época boa, que o mar já deu uma acalmada.

      O clima do North Shore é totalmente diferente de Waikiki, é como se fosse uma cidade do interior. Se vc estiver sem carro e seu foco é curtir o dia, super vale a pena se hospedar lá. Mas lembre-se, a noite provavelmente não terá nada pra fazer, diferente de Waikiki, que bomba até altas horas da noite..

      Se vc estiver de carro, dá tranquilamente pra ir e voltar de Waikiki para o North Shore no mesmo dia, eu fiz isso em dois dias diferentes.

      Pra explorar o North Shore, dois dias são suficientes. Além das praias, tem a cidade gracinha de Haleiwa, o mergulho imperdível em Sharks Cove, o Waimea Valley que super vale a pena pois tem cachoeira e o lindo pôr do sol.

      Agora, se me permite um último pitaco, acho que o carro é indispensável! Veja se consegue colocar no seu orçamento, vc vai ganhar muito em tempo e mobilidade.

      Acho que é só isso (tudo! kkk). Se precisar de mais dicas, não hesite em perguntar!

      =)


      Excluir