texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)

6/newsticker/News

4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Roteiro de viagem pelo Ceará

0
roteiro viagem ceara
O estado da luz!

O Ceará é um dos estados mais encantadores do nordeste. Não só pela beleza de seu litoral e suas praias mas também por ter um povo muito carismático e acolhedor. É daqueles destinos de férias de encher os olhos e o coração de alegria.

O Ceará, que é conhecido como o "estado da luz" por possuir uma incidência da luz do sol incrível (aqui vi os pores do sol mais lindos) é conhecido também como a Disney dos esportes de vento, atraindo pessoas de todas as partes do mundo. 

E se você estiver pensando em conhecer esse estado nas suas próximas férias, vou passar algumas informações e dicas para ajudar a montar o seu roteiro. De uma coisa tenha certeza, o estado tem tanto lugar bonito e interessante que certamente é impossível conhecer tudo numa viagem só. Mas o que você conseguir conhecer, tenho certeza que será inesquecível.

E aí, bora viajar?

A minha viagem


A primeira vez que fui ao Ceará eu fiz uma viagem de 15 dias visitando os principais destinos turísticos do estado. Apesar de ter conhecido vários lugares bacanas, sempre me surpreendo com alguém falando de mais um lugar maravilhoso que não conheci. Por isso tinha a certeza de que ainda voltaria ao Ceará algumas vezes.

Agora em 2020 voltei pra uma viagem mais relax e fiquei uma semana num lugar só, sem fazer muito movimento, mais pra descansar mesmo. Foi perfeito!

Como chegar e se locomover no Ceará


A principal porta de entrada do estado é o aeroporto de Fortaleza, que é um dos maiores do nordeste e recebe vários voos nacionais e internacionais.

O bom é que o aeroporto não está tão afastado da cidade e uma viagem de 20/30 minutos te deixa no meio da zona hoteleira. Uma corrida de táxi sai em média R$50 mas também há a opção de aplicativos como Uber e 99.

Dentro do aeroporto há um terminal de ônibus que opera linhas urbanas. Se essa for a sua opção, se informe com os funcionários locais. Há ônibus para bairros de Fortaleza e para a rodoviária, pra quem vai seguir viagem para outros destinos do estado direto do aeroporto. 

Pra se locomover durante a viagem pelo Ceará a melhor opção é o carro alugado, pela praticidade e liberdade que o carro à sua disposição proporciona. Eu já saí do aeroporto com um alugado e sem dúvida foi a melhor opção. 

Mas a gente sabe que alugar um carro não é uma opção viável para todos né? Então quem não puder alugar um carro e for se hospedar em Fortaleza, pode se deslocar de táxi e Uber dentro da cidade ou ainda contratar agências locais para fazer alguns passeios mais próximos da capital.

Outro aeroporto que vem ganhando destaque é o de Jericoacoara que atende o extremo oeste do estado, já que a distância entre as duas cidades é considerável (em média 7 horas de viagem).

Qual a melhor época para visitar o Ceará


O nordeste brasileiro tem basicamente duas estações: a seca e a de chuvas e no Ceará a coisa funciona desse jeito também. Vai fazer calor o ano todo mas podendo evitar a época de chuvas é melhor pois destino de praia com chuva é sempre chato.
Eu fui para o Ceará no mês de agosto e outubro e peguei dias seguidos de muito sol, calor e vento. Sim, esteja atento que entre agosto e novembro é a temporada de ventos do nordeste e acredite, no Ceará venta tão forte que em algumas praias é impossível ficar.

Querendo curtir as cidades de veraneio com sossego, evite ir nos feriadões e alta temporada.

Onde se hospedar no Ceará


Em quase toda a costa litorânea do Ceará será possível encontrar lugares para se hospedar, desde pousadas simples até resorts luxuosos. Tudo vai depender da sua proposta de viagem.

Abaixo vou listar os principais destinos do estado, que além de serem lugares bacanas pra você curtir também servem de base para explorar a região mais próxima, evitando assim deslocamentos longos e cansativos:

No post de cada destino eu dou detalhes sobre os lugares que me hospedei.

O que fazer no Ceará


Uma viagem ao Ceará é basicamente uma viagem pra curtir a praia, o mar e todas as delícias em volta.

Pra quem curte sossego e procura dias de relax na beira do mar, pode escolher um dos destinos cearenses e ocupar seus dias de férias com a tarefa de simplesmente não fazer nada a não ser tomar um sol, mergulhar e tomar uns bons drinks de frente pro mar (eu fiz isso e recomendo 😁).

Os desbravadores que adoram conhecer novos lugares, podem fazer tudo isso que falei acima em várias paisagens diferentes. A começar pela Costa do Sol Nascente, que é o litoral leste do estado onde fica localizada a simpática cidade de Canoa Quebrada. Um lugar bacana e charmoso que vale a pena a estadia por pelo menos uma noite pra curtir a vibe do lugar, que é animadíssima!

Conto mais em detalhes no post - Dicas de Viagem para Canoa Quebrada.

roteiro viagem ceara
Canoa Quebrada

Outro lugar bacana na costa leste é Morro Branco, que além de uma praia delícia tem um visual lindo com suas falésias coloridas contrastando com o mar. Tem até um labirinto dentro das falésias, pequeno e divertido, que garante ótimas fotos. Sua vizinha, a Praia das Fontes, segue o mesmo desenho natural, ou seja, é tão bonita quanto com a vantagem de ser pouco mais tranquila em relação à lotação. Não é preciso pernoitar por aqui, rola de fazer um passeio bate-volta à partir de Fortaleza.

Conto mais em detalhes no post - Dicas de Viagem para Morro Branco.

roteiro viagem ceara
Morro Branco

Passando de Fortaleza e seguindo para a Costa do Sol Poente, que é o litoral oeste do estado, há tantos lugares bonitos e alguns até quase intocados, que vale a pena passar uns dias por aqui pra explorar com calma essa região. Desse lado de cá eu já me hospedei em Flecheiras, cidade gracinha e super tranquila e assim pude conhecer lugares incríveis na região como Lagoinha, Mundaú entre outros e Icaraí de Amontada, onde preferi ficar curtindo apenas a vibe mansa do lugar.

Conto mais em detalhes no post - Dicas de Viagem para Flecheiras e Dicas de viagem para Icaraí de Amontada. 

roteiro viagem ceara
Pra todo lugar que você olha tem paisagem bonita

E pra encerrar uma visita ao Ceará, a sua filha mais famosa não podia ficar de fora: Jericoacoara! Praias lindas, lagoas incríveis e um pôr do sol inesquecível. Além disso a vila também é uma graça, uma delícia de passear à noite com várias lojinhas, bares e restaurantes. Como Jeri fica longe da capital e a missão pra chegar lá não é das mais fáceis, vale a pena se hospedar pelo menos uns três dias por aqui, no mínimo.

Conto mais em detalhes no post - Dicas de Viagem para Jericoacoara.

roteiro viagem ceara
Lagoa Azul em Jericoacoara

roteiro viagem ceara
Fins de tarde inesquecíveis

Se você é da turma que precisa colocar um pouco de emoção nas férias, não se preocupe, no Ceará tem! Aproveite para praticar esportes de vento num dos melhores lugares do mundo, com vento forte, constante e na posição perfeita. Em toda a extensão do seu litoral dá pra praticar, com destaque para os spots em Cumbuco, Ilha de Guajirú, Praia do Preá, Jericoacoara, Icaraí de Amontada, entre tantos outros. Todo ano vem gente do mundo inteiro velejar por aqui. 

roteiro viagem ceara
Kite na Lagoa do Cauípe

E se você viaja com crianças ou ainda quer voltar a ser uma por um dia, vale a pena dar um passeio pelo Beach Park, o maior parque aquático do Brasil estrategicamente localizado na cidade de Aquiraz, vizinha à Fortaleza. O complexo conta também com bares e restaurantes abertos ao público, sem precisar comprar ingresso.

roteiro viagem ceara
Beack Park

Montando o roteiro


Como eu disse, o estado do Ceará é bem grande, o seu litoral idem. É difícil conhecer tudo numa viagem só, mas tenho certeza que o que der pra você conhecer, com certeza será inesquecível.

Pra montar um roteiro de viagem bacana, o primeiro passo é procurar priorizar as suas vontades e necessidades próprias com o tempo disponível. Podendo, evite as correrias, afinal é férias e não peregrinação.

Tenha em mente que nem sempre o que funciona pra mim vai ser exatamente aquilo que você quer fazer nas suas férias. Então eu gosto de lembrar que eu deixo aqui uma sugestão de quantos dias ficar em cada local, baseado naquilo que fiz e achei que vale a pena ou não. O importante mesmo é você estar sempre aberto a fazer adaptações que sejam para agradar o seu perfil de viagem.

- Canoa Quebrada: 2 dias
- Fortaleza: 3 dias
- Flexeiras: 3 dias
- Icaraí de Amontada: 2 dias
- Jericoacoara: 3 dias

Dicas Gerais


O Ceará é um estado maravilhoso e seu povo idem, mas infelizmente nos últimos anos temos visto uma escalada da violência no estado. Por isso é sempre bom ficar atento e evitar se colocar em situações de risco, como andar em locais ermos, principalmente em Fortaleza, andar com itens de valor à mostra etc.

Ao sair do aeroporto de Fortaleza, de carro alugado, o GPS te manda pra umas ruas menores e às vezes até meio esquisitas, mas fique tranquilo, é o caminho certo mesmo. Siga o fluxo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário