texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Como é voar na AirAsia

2
Cuidado com o baratinho!

Depois de tanto ouvir falar de low costs asiáticas, chegou a minha vez de voar com a AirAsia. A gigante asiática, com sede na Malásia, opera voos para mais de 25 países.

Nem sempre a gente ouve falar bem dessa companhia aérea, muito pelo fato dela ser uma empresa de baixo custo e com isso oferecer um serviço diferenciado, onde tudo, tudo mesmo, é cobrado à parte.

Voei com a AirAsia em duas ocasiões no mesmo trecho Kuala Lumpur - Male (ida e volta). Na ida, saindo de Kuala Lumpur, tudo impecável. Já saindo de Male, a coisa toda foi meio enrolada, mas acredito que por muio mais pela desorganização do aeroporto, que era meio generalizada, do que pontualmente com a AirAsia.

Compra da Passagem


Na hora de comprar a passagem na AirAsia e demais companhias aéreas low costs asiáticas é preciso ficar MUITO atento aos valores e condições das tarifas. Isso porque tudo (assento, refeição, bagagem despachada etc) é cobrado à parte na AirAsia e se você der bobeira e não prestar atenção, a passagem baratinha acaba ficando bem carinha!

No meu caso, adquiri as passagens utilizando pontos de um programa de fidelidade corporativo. Então a parte da compra em si, eu não tenho como avaliar. Meu contato com o sistema da Air Asia começou após a confirmação do resgate, quando entrei no site para confirmar o bilhete emitido.

Localizar a passagem para incluir os adicionais é muito fácil. Se a passagem tiver sido comprada direto no site da AirAsia, o sistema solicitará o login utilizando a mesma senha da compra e depois basta acessar a opção "My Bookings".

Já no meu caso e também para quem compra a passagem através de outros sites (Expedia, Decolar etc), basta clicar na opção logo abaixo da caixa de login "Purchase now"

Navegação bem simples

Na tela seguinte é necessário informar o número da reserva, o sobrenome e cidade de partida:
Insira o sobrenome igualzinho ao da passagem

Daí pra frente é só alegria (ou tristeza, depende do ponto de vista) e é possível comprar todos os adicionais da viagem desde refeições, bagagem, assentos, seguros etc.

Vamos começar a brincadeira..

Valor para incluir bagagem despachada (percebi que isso varia de acordo com o voo):

Eita, carinho hein?

Aqui registro um detalhe curioso: pra despachar uma mala de 25kg no voo de ida entre Kuala Lumpur e Malé o valor foi de US$21,36. A mesma mala no voo de retorno tem esse valor que eu printei aí em cima. Sem noção né?

Valor das refeições:

Valores bem acessíveis

Pra testar eu comprei dois pratos e a comida estava até bem boazinha pra comida de avião.

Valor para marcação de assentos:


Pelo menos o valor também é baratinho

O que eu achei legal na compra dos assentos é que eles avisam quais os assentos não são reclináveis. Assim você não paga gato por lebre.

Além disso, vale a pena também consultar aquele site que eu já dei a dica que é maravilhoso pra te dar as boas dos assentos - Como escolher o melhor lugar no avião.

Eu acabei comprando uma mala despachada (estava com mala grande), assentos na saída de emergência e refeições (só porque achei baratinho mesmo, kkk). Fazer o quê né? 😁

O processo de compra foi super simples, do tipo incluir na sacolinha e pagar no final. O meu cartão foi aceito sem problemas.

Política de Bagagem


Galera, outro item pra ficar super atento viu? Verifique se a sua bagagem de mão está dentro das dimensões, que segundo consta no site, são as seguintes:
Se a bagagem estiver fora dos padrões da companhia, eles despacham a mala sem dó e te fazem pagar uma pequena fortuna na hora do embarque. Caso você já saiba que sua mala precisa ser despachada, seja por tamanho ou peso, vale a pena comprar a mala despachada antes de embarcar, conforme eu mostrei acima.

No meu caso, eu viajei com uma mala grande despachada, uma pequena de mão dentro das dimensões padrão e uma mochila. Passei com a minha tralha de boa. Não houve checagem das dimensões de mala, nem minha, nem de nenhum outro passageiro.

Checkin


Como eu ia despachar bagagem, deixei pra fazer o checkin no aeroporto. O sistema é todo automatizado e o passageiro faz tudo sozinho, não tem atendimento presencial.

Primeiro é feito o checkin nos totens da AirAsia. O esquema é bem simples: basta digitar o localizador, escanear o passaporte e seguir as demais instruções da tela. Rapidinho sai o bilhete de embarque.

Pra quem vai despachar mala, o passo seguinte é ir até o guichê de Baggage Drop e fazer os procedimentos pra etiquetar a mala. Mais uma vez, é tudo automatizado e sem funcionários pra auxiliar. Mas o sistema é bem intuitivo e não tem como errar.

Se algo der errado, seja com a reserva ou com a mala fora dos padrões, haverá um "guichê humano" próximo pra tomar as providências.

O voo


O avião da AirAsia é bem novinho mas não tem entretenimento nenhum. O voo saiu no horário marcado e os comissários eram até bem simpáticos e ajudavam todos os passageiros a encontrar os assentos e ajeitar as bagagens com a maior boa vontade.

Os assentos são muito apertados, é de assustar! Pensei mil vezes como valeu a pena ter comprado os assentos da saída de emergência, que além de ter mais espaço, ainda dão direito à embarque preferencial.

A comida era até bem boazinha pra padrão de comida de avião. Os passageiros que compram antecipado são servidos primeiro. Depois abrem para quem quiser comprar na hora.

Achei o serviço como um todo bem satisfatório. A minha única "reclamação" é que pedi um copo d'água porque precisava tomar um remédio e água só comprando. O comissário, tadinho, até me ofereceu gelo pra deixar derreter, mas deixei pra lá e tomei o comprimido a seco mesmo, kkk.

Conclusão


Voar com a AirAsia é tranquilo, você só precisa entender que a proposta de serviço deles é totalmente diferente do que estamos acostumados numa companhia aérea de serviço completo. As passagens são baratas, mas tudo é cobrado à parte, até o copo d'água.

Tendo isso claro em mente, dá pra sobreviver a algumas horas de voo. E podendo, não deixe de comprar assentos mais espaçosos, especialmente se você for uma pessoa alta. Vai fazer toda a diferença na sua experiência.

2 comentários:

  1. O peso máximo permitido é 7kg para as duas peças da bagagem da cabine somadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Nesse caso recomendo consultar direto no site da companhia pois as regras podem mudar sem aviso prévio.

      Boa viagem!
      =)

      Excluir