texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Ocho Rios, na Jamaica

4
Jamaica No Problem! 😎

Ocho Rios é uma cidade na costa norte da Jamaica que é um dos principais destinos turísticos do país. Ponto de desembarque de muitos cruzeiros e sede de filiais de grandes redes de resort, "Ochi" (apelido da cidade) é ponto de parada obrigatório em sua visita à Jamaica.

A cidade ganhou esse nome pois antigamente existiam oito rios na região (hoje em dia só existem quatro) e por mais que a gente fique tentado a falar a palavra "rios" conforme nosso idioma, por lá eles pronunciam "raios" (vá preparado, kkk). Além dos rios, a região também é bem montanhosa, com isso se formam inúmeras cachoeiras que são as grandes atrações da cidade.

A outra grande atração da região deveria ser praia né? E até é, porque o mar na região é lindo, super claro e cristalino. Só que o problema aqui é que os terrenos de beira de praia foram todos privatizados, seja por propriedades particulares como mansões ou por grandes redes de resorts. Com isso, não tem praia pública disponível! Daí sobram as seguintes opções: ficar hospedado em hotel com praia privada (que geralmente são bem caros) ou pagar o ingresso de algumas das praias que são "abertas" ao público. Muitas, nem pagando se entra. Bem chato isso né?

Mas não desanime, ainda assim, super vale incluir uma paradinha na cidade em sua passagem pela Jamaica!

A minha viagem


Ocho Rios foi a minha primeira parada na Jamaica e separei dois dias para conhecer as atrações da região. O tempo foi suficiente, já que com o difícil acesso às praias, não sobrou muita opção de passeio.

No geral eu gostei de Ocho Rios e acho que uma visita à Jamaica sem passar por lá não é uma viagem completa.

Melhor época para visitar Ocho Rios


Na Jamaica, assim como nos demais países que ficam na região do Caribe, faz calor durante todo o ano e possui basicamente duas estações: o inverno e o verão.

A estação seca é no inverno, que vai de dezembro a abril: chove pouco e as temperaturas são mais amenas. É nessa época também que rola a alta temporada, quando o povo todo lá de cima foge do frio intenso do inverno em busca de dias ensolarados no Caribe.
Entre junho e novembro, considerado o verão de lá, é um período quente, úmido e com maior probabilidade de chuvas. Lembrando que a Jamaica está bem no meio da zona de furacões do Caribe e sempre rola aquele risco né? Mas viajar nessa época não quer dizer que você vai topar com um furacão! Eu já fui pro Caribe em setembro e nem sinal de furacão por lá! A vantagem dessa época é que por ser baixa temporada os preços dos hotéis despencam. Mas já que existe esse risco, é melhor evitar.

Procure evitar também ir em períodos festivos no país como Carnaval e Semana Santa (que pra eles é o feriado mais importante do ano). Ah, podendo evitar a semana do Spring Break americano (que varia todos os anos entre fevereiro e março) também é uma boa. Chegar no hotel e encontrar aquela turma de adolescentes americanos tocando o terror também não é legal.

Eu fui em fevereiro e peguei bastante calor. Como Ocho Rios é uma região montanhosa, com o forte calor e umidade, na parte da tarde é comum a formação de muitas nuvens e às vezes até cai uma chuva, no geral passageira.

Como chegar em Ocho Rios


Não há voos diretos entre Brasil e Jamaica. Será necessário fazer uma escala no Panamá, via Copa Airlines ou nos Estados Unidos, com as companhias americanas Delta ou American Airlines. Nesse último caso, é sempre válido lembrar que é preciso ter visto americano.

Ocho Rios fica a 84km do aeroporto da capital Kingston (que fica no sul e um pouco mais afastada da zona turística da ilha) e 100km de Montego Bay (que fica no norte da ilha e bem na meiúca turística). Também é um dos principais portos de desembarque de cruzeiros da Jamaica.

Principais cidades turísticas da Jamaica

Eu cheguei pelo aeroporto de Montego Bay e de lá fui direto para Ocho Rios de carro alugado. Levei aproximadamente uma hora e meia no trajeto pois como a estrada é em mão única o trânsito muitas vezes não flui. A estrada está em boas condições, com poucos buracos e bem sinalizada.

Onde se hospedar em Ocho Rios


O carro chefe da hospedagem em Ocho Rios são as grandes redes de resorts com aqueles hotéis imensos com estrutura pra quem não quer sair deles. Se orçamento não é o seu problema (amém 🙌) escolha um deles e seja feliz! Se o seu orçamento for honesto como o meu, pesquise bastante pra encontrar acomodações bem localizadas e sem nenhuma pegadinha e leia o máximo de avaliações possíveis.

Escrevi um super post explicando como funciona a hospedagem na Jamaica e contado em detalhes as minhas experiências - Onde se hospedar na Jamaica.

Mas se você não aguenta de curiosidade, já posso te dar um spoiler de que em Ocho Rios hospedei no Pineapple Court Hotel e gostei, porém tenho algumas ressalvas (que conto lá no post de hospedagem).

O que eu achei mais caído na região de Ocho Rios é que com a privatização das praias (que já vou explicar) me senti um pouco refém, sem ter pra onde ir e achei que se hospedar em hotel com praia faz mesmo toda a diferença por aqui. Por isso, se couber no seu orçamento, faz uma força, por que em Ocho Rios vale a pena.

Pra dar uma pesquisar na disponibilidade do hotel que eu me hospedei, clique aqui. Aproveite e veja também as outras opções disponíveis em Ocho Rios, pesquisando no Booking pra você decidir qual hotel melhor se encaixa no seu perfil.
Booking.com

Como se locomover em Ocho Rios


Ocho Rios segue a lógica de transportes da Jamaica que eu já expliquei no post principal - Montando o roteiro de viagem para a Jamaica.

A boa por aqui continua sendo o aluguel de carro pela praticidade e liberdade que ele proporciona. As atrações não são tão perto uma das outras e depender do transporte público (que nesse caso seriam os route-táxis) vai fazer você perder um pouco de tempo. A cidade conta com algumas locadoras internacionais.

Pra quem vem de cruzeiro e tem só um dia na cidade o mais prático é fechar um passeio com o transfer incluído (à venda nos próprios navios ou no porto da cidade).

O que fazer em Ocho Rios


Destino no Caribe não deveria ter muito mistério né? Deveria ser pra curtir praia.. mas em Ocho Rios eu esbarrei numa questão técnica intrigante: não tem praia pública!

Por mais que pareça estranho aos nossos costumes, na Jamaica a venda de praias é algo normal. O cidadão vai lá, compra uma propriedade e leva a praia só pra ele. Se ele for gente boa, pode até explorar a praia comercialmente e cobrar a entrada. Mas como a grande maioria de proprietários são os grandes grupos de hotéis e resorts, daí a praia é restrita somente aos hóspedes.

Meio caído isso né? Mas já existe um movimento local ganhando força com algo do tipo "devolva as praias da Jamaica aos jamaicanos". Vamos ver no que dá.. Enquanto isso a gente dança conforme a música e só pode visitar as que cobram ingresso pela entrada.

Só que até pra descobrir quais praias aceitam visitantes é difícil pois as informações na internet são quase inexistentes e nem um pouco claras. O jeito é descobrir na hora mesmo! Vou falar mais sobre o assunto daqui a pouco, por enquanto vou apresentar as principais atrações da região que eu visitei.

Vale a pena lembrar que as atrações de Ocho Rios são completamente diferentes em dias de cruzeiro e dias normais. Palavras de quem mora lá! Então se possível, prefira visitar a cidade em dias que não tenha cruzeiro. Vamos fazer uma conta rápida: imagina que cada cruzeiro leve dois mil passageiros e no dia que você resolve visitar a cidade tenha três cruzeiros ancorados. São seis mil pessoas ávidas por um passeio. Já imaginou? Pois é.. fuja! Digite no Google algo do tipo "cruise schedule Ocho Rios 2019" pra poder se programar.

Dunn River Falls


Uma das atrações mais famosas da Jamaica é a Dunn Rivers Falls, uma cachoeira que deságua na praia!

Aqui o grande barato é escalar essa cachoeira desde a praia até o topo! Pode parecer perigoso, escorregadio e tal mas nem é.. a pressão da água é fraca e os guias locais sempre escovam as pedras por isso não chega a acumular limo.

Subindo a cachu!

Pra postar muitas fotos desse lugar lindo e também pra mostrar que é possível e muito mais legal subir sem guia, escrevi um outro post contando em detalhes: Dunn River Falls - a cachoeira mais legal da Jamaica.

Blue Hole


Ainda na pegada cachoeira, essa é uma das mais lindas da Jamaica: a Blue Hole. Uma cachoeira linda de águas que chegam a ficar azul turquesa, dependendo das condições do tempo. No dia que eu fui estava um verde esmeralda, lindo também!

Na verdade é feita uma pequena confusão na região. Como são várias propriedades que possuem um trecho do rio, todo mundo chama o seu de Blue Hole. Mas o que eu recomendo a visita, é o mais legal deles, o Island Gully Falls.

Pra chegar até lá só de carro ou transfer. Pra quem vai por conta própria basta colocar a rota no GPS e do centro de Ocho Rios até lá deve gastar uns vinte minutos. Quando estiver se aproximando da cachoeira, muitos "guias" tentarão te parar no meio do caminho falando mil besteiras. A dica preciosa é: não pare em nenhum deles! Alguns vão correr feito loucos atrás do carro, mas nem ligue.. dê um tchauzinho e siga até onde o GPS está indicando.

Quando chegar no local, vai ver uma placa indicando a entrada e uma guarita com segurança. Pronto, você chegou no lugar certo! Vai estacionar o carro e um dos guias credenciados na propriedade vão te abordar. Eles vão explicar que para entrar no parque, por medida de segurança é preciso estar acompanhado e não vão cobrar nada de início. O passeio é feito tipo um circuito e o guia vai indicando o local da trilha, tirando fotos e orientando quanto aos saltos.

Irie Blue Hole

Pois é, você leu certo: saltos! A brincadeira aqui é ficar saltando das cachoeiras. São vários níveis de altura, a maior parte deles bem baixo e o mais alto dele deve ter uns 10 metros de altura (da foto acima). Se você não quiser saltar tudo bem, sem problema nenhum. Pode entrar nos poços e se banhar de boas também.

Circuito das quedas rio acima

E abaixo..

Aqui o meu conselho é: não confie todas as suas fotos ao guia. O meu era mega gente boa, tinha uma conversa muito bacana mas como fotógrafo, que tragédia kkkk! Das fotos que ele tirou não salva uma! A sorte é que eu me liguei que tinha algo estranho e no final pedi pra voltar pra bater umas fotos!

Outro detalhe é que eles tendem a fazer o passeio na correria porque geralmente as pessoas estão nessa vibe corrida. No meu caso, quando vi que em meia hora ele já tinha feito todo o circuito dos saltos eu perguntei "tá, já acabou, agora posso curtir?" Ele deu uma risada e nos levou pra ficar tomando banho no poço principal. Foi aí que ele entendeu que a gente tava ali pra curtir o lugar e não só pra pular feito doidos e depois ir embora correndo. E no final disse que a gente tinha uma energia muito boa, fofo não?

O parque funciona diariamente de 09 às 17h. A entrada custa US$15 por pessoa e o guia funciona no esquema de "contribuição". Você não é obrigado a pagar, mas uma ajudinha sempre cai bem né? Eu dei US$10 para o nosso guia e ele ficou super feliz.

Eles pedem pra não usar filtro solar, para não poluir a água e recomendo o uso de sapatilhas de neoprene.

Mahogany Beach


Depois de tanta cachoeira eu queria curtir uma praia na Jamaica né? Mas aí, cadê a praia? Todas particulares e cobrando ingresso (US$12 / 15 por pessoa).

No dia anterior, uma vendedora do mercado de artesanato havia me indicado ir à Mahogany Beach,  que seria gratuita e era bem perto do meu hotel. Resolvi ir lá dar uma conferida e não é que a tiazinha estava certa?!

A praia fica dentro de um condomínio particular, mas a entrada é liberada. Você entra no condomínio chamado Carib Ocho Rios, que tem um estacionamento separado pra quem vai só para a praia. Chegando lá tem uma guarita mas o guardinha nem quis me ouvir falar, mandou eu seguir direto pra praia.

Mahogany Beach

A praia é bem pequena, tem um bar e restaurante e o mais legal: um rio de águas cristalinas desembocando do lado esquerdo. Só por esse riozinho a visita já vale a pena, pois a praia em si nem é lá uma Brastemp. Mas como tem acesso livre, tá valendo.

Rio de águas super cristalinas

Aqui tem um píer de onde saem passeios de catamarã pela região. Então é normal durante um tempo rolar a aglomeração de umas cinquenta pessoas na praia mas é rápido, porque logo depois elas embarcam e vão embora.

Ocho Rios Bay Beach


Tem uma outra praia que fiz uma visita rápida, que fica no centro da cidade mesmo. Custa US$3 a entrada e tem banheiros, duchas e mesas para pic-nic. Ela é extensa e parte dela não é acessível pois "pertence" a um hotel.

Não é assim um Caribe né..

No meio da praia tinha uma cerca (com segurança atrás)

Ela não é exatamente linda como você espera de uma praia do Caribe, mas se estiver muito na fissura de ir à praia sem morrer numa grana, essa serve de consolo!

Outra Praias 


Antes de ir eu pesquisei muito sobre as praias de Ocho Rios. Olhando no Google Maps eu via várias praias de azul maravilhoso mas não tinha como saber se era privada ou não pois as informações que eu encontrava não eram muito claras.

Com isso saí daqui com algumas opções de praia na região, que eu não cheguei a visitar mas acho que vale a pena compartilhar a informação.

- Reggae Beach (mudou de nome para Bamboo Beach Club)

É uma das praias privadas da região que fecham o pacote Dunn Rivers Falls + praia. Fica a 6km do centro da cidade e custa US$12 por pessoa a entrada.

dicas viagem ocho rios jamaica
Bamboo Beach Club / fonte: http://www.bamboobeachclub.com

A praia conta com bar/restaurante, cadeiras e barracas para aluguel. Segue o site para maiores informações.

Não me animei muito com essa praia porque além do pagamento, tem a questão de ser parada de passeio de cruzeiro e com isso costuma ficar lotada.

- Bamboo Blu 

É um restaurante/quiosque que fica em Mammee Bay, uma praia particular que pertence ao condomínio Mamme Bay Estate, onde além de casas fica também a sede do RIU Ocho Rios. Pelo que vi de fotos, a praia me pareceu bem bonita.

Bamboo Blu em Mamme Bay / fonte: Tripadvisor

O esquema aqui é entrar no condomínio e informar que vai ao restaurante. Não consegui descobrir se a entrada é cobrada. Já para consumir, o menu está disponível no site e achei os preços bem tranquilos.

- James Bond Beach 

Já na cidade vizinha de Oracabessa, a 20km do centro de Ocho Rios, fica uma das praias mais famosas da Jamaica, a James Bond Beach. A sua fama não é exatamente pela beleza da praia, que nem achei nada demais. Aqui o que se destaca é a história do local.

James Bond Beach / fonte: Expedia

A praia fica na propriedade chamada Golden Eye, que pertenceu à Ian Fleming o autor da série do agente secreto mais famoso de todos os tempos, James Bond. E foi lá, nessa casa em Oracabessa, que Fleming escreveu todos os livros da série.

Tempos depois de sua morte a casa foi vendida e transformada em um hotel boutique. Mas antes disso inúmeras celebridades passaram por lá. A história é super interessante e você pode ler aqui.

A praia é aberta a não hóspedes e o ingresso custa US$15 por pessoa.

Ainda me interessei por mais duas praias na região que não consegui descobrir de jeito nenhum se pode ou não entrar: a Pearly Beach (me parece que cobra ingresso mas não tem dia certo pra abrir) e a White River (que tem um rio lindo desembocando, vi que perto da foz do rio rola uns quiosques que dá pra parar, quem sabe até de graça).

Além disso, alguns hotéis, como o Jamaica Inn vendem day pass, que dão direito ao uso da praia, de algumas instalações e inclui as refeições. Mas achei caro demais (em média US$100 por pessoa) pra quem quer só curtir praia.

Principais atrações de Ocho Rios


Outras atrações em Ocho Rios


- Mystic Montain

Um local muito procurado pelos turistas é o Rainforest Adventures, uma espécie de parque temático de aventuras. Na sede jamaicana as principais atividades são o Bobsled (uma fusão de montanha russa na floresta com carrinhos imitando o do esporte de neve), tirolesa e teleférico.

Bobsled na Mystic Mountain

Só que eu achei os preços bem salgados e não me interessei. Se o Bobsled fosse mais barato (custa US$60), eu talvez me interessaria. De qualquer forma, pra quem quiser dar uma conferida, segue o link.

- Bob Marley Museum (Nine Miles)

O distrito de Nine Miles, a 45km de Ocho Rios, é a cidade natal de Bob Marley. Lá fica a casa onde ele nasceu e viveu até virar um dos maiores ídolos musicais mundiais. É lá também que fica o seu mausoléu.

O tour guiado mostra toda a casa e conta histórias da vida de Bob Marley e claro vende souvenirs no final. Lembrando que em Kingston há outro museu de Bob Marley.

Eu amo reggae e sou fã de Bob Marley, mas esse não é o tipo de programa que me anima. Mas pra quem quiser conferir, basta dirigir até lá ou ainda pegar um passeio com agência local.

- Green Groto Caves

Uma grande caverna com vários salões, interligações e no final um lago de águas transparentes.

Fica na cidade de Discovey Bay a 30km de Ocho Rios. Maiores informações aqui.

- Turtle River e Konoko Falls

Outras opções de cachoeiras nos rios da cidade. Os dois locais possuem um parque com estrutura de lanchonete, banheiros etc. Pode ser uma opção de fuga para dias de cruzeiro. Para maiores informações clique aqui e aqui.

Dicas Gerais


Vale muito a pena tentar programar sua visita a Ocho Rios para dias que não haja desembarque de cruzeiros pois tudo lota e inflaciona.

A diferença de fuso para o Brasil é de duas horas a menos. Durante o horário de verão a diferença aumenta para três horas.

A voltagem é de 110v e a tomada é de pino chato.

Ocho Rios é uma cidade meio feia, não tem muito o que caminhar por lá. Ainda assim dei uma voltinha pelo centro. Ao lado do cais tem um pequena galeria chamada de Island Village com lanchonetes, sorveteria, lojinhas de souvenirs e a filial do Margaritaville. Caminhando mais pra frente tem algumas lojas de souvenirs, KFC, Buguer King e o Craft Market, que é bem grande. Fora isso, não tem muita coisa não.

Quanto à segurança, por mais que a cidade tenha a aparência meio esquisita, não me senti insegura. É apenas um lugar feio, só isso. Caminhei na rua, tirei fotos, tudo normal. Só não fiquei dando bobeira de noite na rua porque ainda que a sensação fosse de segurança, não é bom ficar dando chance pro azar.

Uma área que achei mais arrumadinha e simpática, tipo uma "zona sul" de Ocho Rios, foi a cidade vizinha de Oracabessa. Mas é uma área bem residencial, quase não tem comércio.

Pra quem estiver sem carro e optar por fazer os passeios com agência, existem várias. A que eu vi mais atuante e me pareceu ser a maior é Chukka Adventures.

4 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar suas experiências!
    Você explica muito bem como funciona o lugar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico muito feliz em saber que meu post te ajudou!

      =)

      Excluir
  2. Você explica muito bem, só fiquei com uma dúvida. Lá o idioma é inglês, tem guia que fala espanhol? Pois português está fora de cogitação kkk. Muito obrigada. Valeu, estou indo em um Cruzeiro, em abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não faço ideia se as agências de lá oferecem guia que fale espanhol.. Acho provável que sim, mas pra saber com certeza só fazendo contato com as próprias agências. A galera local, só fala inglês mesmo!

      Como vc vai de cruzeiro, certamente fará passeios com agência. Faça contato antes para se certificar.

      Boa viagem!

      =)

      Excluir