texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Deserto do Atacama: vale a pena contratar agência?

6
Passeio em grupo ou sozinho?

Ao escolher o Deserto do Atacama como o seu próximo destino, certamente uma dúvida irá rondar o seu planejamento: devo fazer os passeios por conta própria ou contratar uma agência local?

Você vai ler em algum lugar que os passeios só podem ser feitos com agências especializadas pois o fator altitude é perigoso e se você passar mal a agência conta uma estrutura adequada como cilindros de oxigênio, telefone satelital e por aí vai.

Com certeza, a altitude é um fator que merece atenção.. mas também não é assim "se você sair sozinho vai passar mal e morrer", senão eu nem recomendaria esse destino de viagem! Todo mundo vai sentir o mal de altitude? Não necessariamente, isso vai depender de cada organismo Eu mesma estive lá por 6 dias e não senti qualquer sintoma, nem nos dias que fiz os passeios de maior altitude (4700m). Também não vi ninguém do meu grupo passar mal.

Pra passar dias seguros e confortáveis no Atacama vale seguir algumas orientações: fazer uma aclimatação nos primeiros dias com passeios leves, deixando os mais altos mais para o fim da viagem e em altitudes elevadas fazer caminhadas leves de até no máximo 30 minutos.

Achar que vai se perder no deserto, também não é uma boa desculpa. A maioria dos pontos turísticos é de fácil acesso e bem sinalizados. As estradas são asfaltadas ou de uma espécie de cascalho e são facilmente percorridas por um carro comum (nem precisa ser 4x4).

Estradas "perigosas" do Atacama

Em TODOS os passeios que fiz, vi que várias pessoas chegavam no seu carro próprio e que dava perfeitamente pra fazer o mesmo, sem complicações. No final fiquei com a sensação de que gringos nutella como eu, fazem passeios com agências e chilenos raiz fazem os passeios por conta própria.  Acontece né? 😒

As principais atrações do Atacama

Vantagens e desvantagens de contratar agência no Atacama


Pra você chegar à conclusão de qual opção funciona melhor no seu perfil de viagem, é sempre bom colocar na balança e avaliar os prós e contras. Nem sempre o que funciona pra uma pessoa é o que tem a ver com você.

A vantagem de fazer passeios por conta própria são: a liberdade de fazer o seu horário, de parar num lugar que você tenha gostado pra curtir ou tirar uma foto, ficar mais tempo onde você mais gostou, ir embora logo de onde você não curtiu, fugir dos horários mais cheios, curtir o silêncio do deserto entre outros.

Só consigo pensar eu dirigindo e o Artic Monkeys no último volume!

As desvantagens: em alguns momentos as informações técnicas passadas por um guia local faz falta e em casos de imprevistos, a solução é por sua conta.

Pra fazer uma viagem de sucesso de carro pelo Atacama é preciso se preparar para algumas questões logísticas como: sempre sair com o tanque cheio (só há posto de combustível em San Pedro), ter um mapa da região offline ou impresso, traçar a rota do dia no GPS antes de sair do hotel, estar com um chip de celular local e sempre levar um kit de comes e bebes (em San Pedro tem vários mercadinhos e padarias).

Fazer os passeios com agência também é legal pois tem todo aquele conforto de você não ter que se preocupar com muita coisa, só em estar pronto no horário marcado! Além dessa vantagem, há outras como em caso de algum imprevisto a agência reorganiza o roteiro pra você e as informações passadas pelo guia.

Quanto ao fator econômico, se você viaja em grupo com certeza sai mais barato alugar um carro. Se viaja em dupla, vale a pena fazer conta e avaliar os custos. Se viaja sozinho, alugar um carro sai mais caro.

Como eu viajei sozinha, acabei fazendo meus passeios com agência e gostei até, mas confesso que o tempo todo me imaginava dirigindo um carro por aqueles visuais incríveis e parando onde quisesse, curtindo tudo no meu tempo. Isso porque meu estilo de viagem normalmente é independente, na verdade foi a primeira vez na vida que contratei uma agência e fiz passeios em grupo, então a experiência foi válida.

Se algum dia rolar a oportunidade de voltar ao Atacama acompanhada, não pensaria duas vezes: faria tudo por conta própria!

Como escolher e contratar uma agência no Atacama


Se você está no grupo dos que vão fazer os passeios com agência, saiba que contratar uma é tarefa que merece um pouco de atenção pois você estará confiando o sucesso da sua viagem na mão de outras pessoas.

Em San Pedro de Atacama é possível encontrar dezenas de agências, sem exagero! E você vai estranhar a diferença de preços praticadas por elas: um mesmo passeio pode custar CLP 10.000 em uma e CLP 50.000 na agências mais tops. E porque a diferença de preços é tão grande se o lugar a ser visitado por todos é o mesmo?

Quando o assunto é preço de passeio, tem de tudo!

O que vai diferenciar uma agência da outra é o serviço oferecido. Empresas que cobram menos geralmente tem grupos maiores, o carro pode não estar nos seus melhores dias, a comida oferecida nos passeios pode não ter a qualidade desejada e outros imprevistos podem acontecer, como por exemplo o mais comum deles que é a troca de agência de última hora. Ou seja, você compra o passeio com determinada agência e se ela não fechar o número mínimo de pessoas, te realoca pra outra agência pra fechar o grupo.

Fechar os passeios com uma agência mais barata, não quer dizer que é ruim ou que vai dar tudo errado. Significa medir bem a expectativa e estar preparado para situações que podem não te agradar tanto.

As mais caras oferecem serviços diferenciados e estão mais focadas em proporcionar ao turista experiências mais exclusivas, como grupos menores com no máximo 10 pessoas, carros novos e limpos, refeições caprichadas, guias mais preparados que além de atenciosos tiram ótimas fotos e visita às atrações em horários alternativos pra fugir das multidões.

Quando nós chegamos no Valle de La Luna só tinham 2 grupos da mesma agência. O lugar era só nosso!

Quando estávamos indo embora não parava de chegar gente! 😳 

Nessa pegada mais diferenciada, as mais conhecidas entre os brasileiros são a Ayllu, Flavia Bia Expediciones e a Araya. Todas oferecem atendimento em português.

A agência que eu escolhi


Por estar viajando sozinha não cogitei a possibilidade de fazer os passeios por conta própria e corri atrás de pesquisar uma agência que me oferecesse um bom serviço. Já que eu não ia fazer meu roteiro, que pelo menos eu pudesse ter a certeza de vivenciar boas experiências no Atacama.

Solicitei cotação para as três agências mais conhecidas. A Ayllu e a Flavia Bia eu descartei de cara pois estavam totalmente fora da minha realidade financeira. A Araya veio com uma proposta muito mais justa. Li com muita atenção as avaliações do Tripadvisor e pedi dicas à uma amiga que havia contratado eles um pouco antes. Como eu não fazia questão de usar roupão no deserto, não tive dúvida e fechei o pacote com eles.

O atendimento da Araya foi nota 10 antes e durante a viagem. Eu optei por pagar o pacote antes de chegar lá, parcelado no cartão, e deu tudo certo (tem gente que fica com receio de pagar antes com medo da agência não honrar). Chegando em San Pedro precisei ir na agência só pra assinar um termo de responsabilidade e olha que legal, acabei ganhando um chip de celular, que foi o que eu usei durante a viagem.

Nos passeios eles foram sempre pontuais, os guias além de simpáticos e bem informados, estavam sempre preocupados com o bem-estar do grupo (além de tirar as melhores fotos da viagem), os carros estavam em ótimas condições, havia sempre a preocupação de chegarmos antes nos lugares pra evitar o horário das outras agências e a comida estava sempre excelente. Ah e só pra constar, tem um passeio da Araya que rola o roupão. 😆

E o que dizer dos guias fotógrafos? 😍

Mesmo sabendo que na Caracoles eu encontraria valores menores, fiquei muito satisfeita por ter a certeza de ter feito um bom investimento. A Araya entregou um serviço redondo e todos os passeios foram ótimos.

A minha recomendação final é, se você tem espírito aventureiro e um perfil de viajante mais independente, faça os passeios por conta própria no Atacama sem medo de ser feliz! Logisticamente falando é super viável, além de todas as vantagens de fazer a viagem do seu jeito e no seu tempo. Agora, se você é daqueles que preferem a comodidade e não se importam de dividir o espaço e tempo com outras pessoas, escolha bem a sua agência.

O importante é saber que nas duas opções, o Atacama vai te surpreender! 😍

*Data da viagem: outubro/2019


6 comentários:

  1. Oi Renata, muito bom o teu texto. Eu já fui pro Atacama e fiz os passeios com agência, gostei bastante, mas também penso que se voltar, gostaria de ser a experiência de fazer por conta. Uma dúvida, você acha que seria ok fazer o passeio do Salar de Tara - em que o carro, em determinado, momento sai da estrada e vai pelo meio do deserto - por conta própria? Esse eu acho que é o único que realmente sem guia, fica bem difícil de fazer. qual sua opinião? Obrigada e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Daniela,

      Quando eu fui ao Atacama, o passeio do Salar de Tara estava fechado pelos indígenas que cuidam da região. Então como eu não vi o caminho, não saberia te dizer exatamente se acho tranquilo ou não de ir sem guia.

      Em todo o caso, se a preocupação for com estrada de terra, se a van vai, um carro normal tb vai. Se a preocupação é pelo caminho, um bom GPS pode ajudar. Mas ainda assim se pintar uma insegurança, vale a pena tentar contratar um guia local pra te acompanhar nesse passeio específico.

      Espero ter ajudado!
      Boa viagem! =)

      Excluir
  2. 👋!!! Eu e minha família estamos planejando em ir a Atacama mês setembro, mas a dúvida q temos é se a maioria dos passeios necessita de guia, estamos cogitando de alugar um carro mas não sabemos se compensaria ! 😘😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Todos os passeios que eu fiz com agência dava tranquilamente pra fazer de carro sozinho. Todos os locais são bem sinalizados, próximos às estradas e um waze te indica a rota sem problemas.

      Excluir
  3. Oi, Renata.

    Ótimo texto!
    Estou planejando ida com mais 3 amigos e desde o início estou em um perrengue tentando convencê-los de que o carro é a opção mais barata e que dá mais liberdade, porém até o momento estão imaginando que todos irão se perder e morrer de fome e desidratação hehe.

    Acredito que com teu texto eu consiga convencê-los.

    Ainda tenho uma dúvida após o texto: tenho muito interesse em fazer o tal tuor astronômico, e já vi diversas empresas que o fazem, porém, não vi ninguém indo por conta própria de carro e nem mesmo vi ao certo alguma informação com as localizações corretas. Saberia me dar alguma dica sobre isso? Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus! Então, se eu tivesse que voltar ao Atacama, não pensaria duas vezes em fazer tudo por conta própria. Todos os locais são bem sinalizados, perto das estradas principais e na dúvida um GPS ajuda tb. Ninguém vai morrer perdido no meio do deserto, rs.. Dá uma olhada no mapa antes de sair, vá bem equipado com comes e bebes e um remedinho pra dor de cabeça.

    Quanto ao tour, cada agência tem o seu local. A que eu fui parou no "meio do nada", descemos e o guia começou a mostra o céu. Isso pode ser feito em qualquer parada na estrada.. o céu é o mesmo. A diferença é que não vai ter um guia pra dizer o que é o quê, contar as histórias locais etc. Mas tb hj em dia com aqueles aplicativos que mostram o céu, dá pra fazer um tour astronômico por conta própria tb, numa versão mais caseira.

    ResponderExcluir