texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

As praias de Menorca, na Espanha

2
A pessoa não sabe se mergulha ou se tira foto

Agora que você já leu todas as informações básicas sobre Menorca, chegou a hora de conhecer um dos maiores tesouros dessa ilha mediterrânea: suas praias!

O mar, que possui um tonalidade de azul incrível, na primavera e verão costuma ser bem calminho, garantindo assim dias de sol ao paraíso. Mas nem tudo são flores! Devo avisar aos friorentos como eu que a água do Mediterrâneo é bem gelada! Mas em algumas praias, com o sol forte, o mergulho ainda assim é bem agradável.

Dicas gerais sobre as praias de Menorca


No post principal de Menorca, eu já expliquei que o melhor meio de se locomover pela ilha e conhecer as suas praias é de carro.

As praias são divididas entre as praias do lado sul, com areia branca e mar azul turquesa, e as praias do lado norte com areias mais escuras e mar também super azul. Os dois lados da ilha são lindos, cada um com a sua beleza. É bom saber disso para ir com a expectativa na medida certa.

Você certamente ouvirá muito falar no termo "cala". O que eles chamam de cala na verdade são as enseadas, as praias. Em volta delas formam-se os vilarejos com casas de veraneio, hotéis, condomínios e algum comércio.

Na maioria das praias não há estrutura de bar/restaurante, por isso é importante sempre levar o kit sobrevivência (comes e bebes). É super normal as pessoas levarem uma bolsa térmica com bebidas e sanduíches pra praia. Mas lembre-se também de levar o lixo junto com você na hora de ir embora!

Outro ponto importante: nudismo é uma prática muito comum nas praias de lá. E pra você não se assustar, aviso que é possível encontrar pessoas de todo jeito: totalmente vestidas com roupa normal, com roupa de praia, seminuas e totalmente nuas. As pessoas agem com naturalidade e ninguém se incomoda com nada, nem ninguém. Cada um fica à vontade para se vestir (ou não) do jeito que quiser. Tudo muito natural!

Como organizei o roteiro pra conhecer as praias de Menorca


Sem contar o dia de chegada e o de saída, fiquei três dias inteiros em Menorca. Pra conhecer e curtir as praias da ilha o tempo foi suficiente, mas ficou um pouco apertado. Eu recomendaria uns cinco dias pra ficar bem à vontade.

Mas como nem sempre temos aquilo que queremos (ou o que merecemos 😁), tive que otimizar esses meus três dias e dividi o roteiro assim: dois dias para conhecer o lado sul e um dia pro lado norte.

Nossa, que obra de arte! kkk

Como disse que o tempo foi um pouquinho apertado, em algumas praias a parada era só pra bater foto mesmo e naquelas que eu curti mais, deu tempo de parar um pouco, dar um mergulho e tal.

Um dificultador para fazer o roteiro das praias em Menorca é que não há uma estrada litorânea. Para ir de uma praia a outra quase sempre é preciso voltar para a estrada principal, então esteja preparado pra andar um bocado! O mapa acima dá uma ideia melhor do que acontece lá.

Praias do Sul


Nesse lado estão as praias de beleza mais clássica: areia branca e fina com mar azul cristalino.

Muitas praias, chamadas de "calas", ficam envoltas de pequenos vilarejos. Algumas como Turqueta, Macarella e Son Saura são isoladas e acessadas por trilha. Nesse caso, os estacionamentos de apoio tem capacidade limitada e costumam lotar, por isso recomendo ir logo cedo nelas (eu fui na baixa temporada e quase fiquei sem vaga em Turqueta - tive que "inventar" uma 😀).

Se você tiver poucos dias na ilha, assim como eu, escolha o dia com a melhor previsão de tempo (sol e céu claro) pra curtir a beleza dessas praias e garantir aquelas fotos de cair o queixo!

Cala en Bosc


A primeira praia que visitei em Menorca foi arrebatadora e já me deixou em choque com a cor azul-surreal do Mar Mediterrâneo.

É uma praia bem movimentada. O seu vilarejo é bem bonitinho, há várias casas de veraneio, alguns hotéis e restaurantes.

Cala en Bosc

Momento "não acredito nessa cor"

Son Saura


Seguindo adiante, fui dar uma conferida na praia de Son Saura. Essa é uma das três praias que possuem estacionamento limitado. Mas por sorte, era a que estava mais vazia e foi bem tranquilo estacionar por lá. Aliás, vale a pena informar que o estacionamento fica bem próximo da praia e nem precisa caminhar muito.

Son Saura, por ser isolada, tem um visual bem natural, sem qualquer construção em volta. Momento de levar aquele kit sobrevivência (comes e bebes).

Son Saura

Pra entrar na água, é preciso ter um pouco de atenção pois em vários trechos há bastante pedras (quem tiver aquele sapatinho de neoprene, pode usar).

Cala Turqueta


Cala Turqueta, além de linda, é uma das praias mais disputadas da ilha. Por isso, programe-se pra chegar cedo!

O acesso é feito através de uma trilha fácil, que levou uns 10/15 minutos pra ser percorrida. O único dificultador é que é descida na ida e subida na volta. No solzão de rachar, a subida dá uma canseira.

A faixa de areia é bem pequena e como não há qualquer construção em volta, o visual da praia fica mais lindo ainda.

Cala Turqueta

Mais um azul-surreal

Macarella e Macarelleta


Essas são as praias mais lindas da ilha. Prepare-se para fortes emoções! 😁

O esquema de acesso é bem similar ao de Turqueta. É preciso fazer uma pequena trilha para acessá-la (descida na ida e subida na volta). Chegando na praia, há um grande restaurante que fica bem escondido embaixo das árvores e nem chega a atrapalhar a paisagem da praia.

Macarella

No canto esquerdo da praia, tem início a trilha de acesso à Macarelleta. É uma trilha relativamente fácil e curta, porém é uma subida e descida bem íngremes e com bastante pedras. Ainda assim achei tranquila e vi até uns casais de velhinhos passando por ela. Nesse quesito, os europeus são muito desapegados, se jogam mesmo! Além do mais, o visual recompensa todo e qualquer esforço.

O que faz a trilha demorar são as paradas pra muitas fotos

Todo e qualquer esforço

Não bastasse o lindo visual da trilha, a praia de Macarelleta é de uma beleza indescritível. Aqui não há qualquer comércio e todo mundo leva o seu kit de sobrevivência.

Vale alertar também que a prática do nudismo aqui também é bem comum. 

Macarelleta

Cala Galdana


Cala Galdana é bem grande e desenvolvida. Possui grandes hotéis, vários restaurantes e comércio em geral. Logo, é uma praia um pouco mais movimentada.

Ainda assim a praia, que possui uma boa infra e tem até cadeiras, barracas e brinquedos para crianças para alugar, é linda. E o visual dos paredões super altos em volta, dá um super charme ao lugar.

Cala Galdana

Cala En Porter


Essa me pareceu ser uma cala mais frequentada pelos locais. Possui uma rampa para entrada/saída de barcos e alguns barzinhos bem simples (tipo de pescador) na entrada.

Cala en Porter

Binidalí


A partir daqui, fica mais fácil transitar pelas praias pois há uma estrada que vai margeando o litoral. 

Binidalí é uma prainha mínima, bem escondida, com acesso somente pelas pedras. Dá pra vê-la de frente se seguir uma estradinha (como eu fiz na foto abaixo).

Binidalí

Por ser uma praia bem escondidinha, a galera do nudismo adora. Então não quis ir lá atrapalhar a vibe da galera..

Platja de Cala Binissafuller


Essa praia de nome comprido é pequenina no tamanho mas enorme no charme!

A casinha que fica ao fundo é um pequeno (também) iate clube, todo branquinho e florido. Parece cenário de filme!

Binissafuller

É de acesso super fácil pois fica bem próxima da estrada. É uma pena que a foto não tenha ficado tão legal, porque é uma das praias que mais gostei nesse trecho.

Binibequer


É um vilarejo muito conhecido por conta de suas casas caiadas na beira-mar e uma ruela cheia de pequenos restaurantes. A praia é pequena e cheia de informação (barracas e cadeiras), o que me fez não curtir muito o visual.

Casas caiadas de Binibequer

Pra quem procura algum "agito" em Menorca, pela quantidade de bares que vi por lá me pareceu que ali é o lugar!

Punta Prima


A última praia do lado sul da ilha é bem extensa, fica bem cheia e possui uma infra completa.

O seu vilarejo é bem desenvolvido com grandes hotéis, restaurantes e comércio em geral.

Punta Prima

Não deixe de dar uma conferida no Mirante de Punta Prima que tem uma vista linda pra uma ilha com farol que fica bem na frente da praia.

Mirante


Praias do norte


A melhor forma de apreciar e se surpreender com o lado norte de Menorca é deixar de lado aquela ideia de beleza clássica de praia com areia branquinha e marzão azul. Desse lado da ilha o mar continua azul mas o visual em seu redor é totalmente diferente. 

Não menospreze de jeito nenhum esse lado da ilha. Só vendo pra entender.

Cala Morell


Sem dúvida, uma das praias mais belas de Menorca. É bem pequena e de água cristalinas. A areia não é tão branquinha como nas praias do sul e tem bastante pedrinhas, mas nada tira a beleza deste lugar!

Cala Morell

No canto direito da praia tem uma marina que possui um bar/restaurante com uma bela vista da praia.

Vista do restaurante

La Vall


Também conhecida como D'Algaiarens, essa praia tem um acesso bem escondido mas que vale muito a pena dirigir até lá pois a praia é linda.

Tem a faixa de areia bem extensa e por isso não costuma ficar cheia. Não há qualquer construção e nem comércio, ou seja, tem que levar o kit sobrevivência.

La Vall ou D'Algaiarens

Platja de Cavallería


Em Platja de Cavallería a praia é extensa e não costuma ficar cheia. O mais legal aqui é o contraste da areia dourada com o mar azul e super rasinho.

Como eu disse anteriormente, no norte da ilha cada praia é uma grata surpresa.

Platja de Cavallería

O acesso aqui não é dos mais fáceis pois é preciso descer uma grande escadaria pra acessar a praia. Não tem nenhuma construção próxima, por isso o visual é bem natural.

No canto direito, tem uma mini praia que possui uma lama que o pessoal diz que é medicinal e se lambuza todo (gringo adora essas coisas). Quem quiser tirar a prova, vai lá e depois me conta!

Praia da laminha


Arena d'en Castell


Essa praia fica num vilarejo grande e desenvolvido. É extensa, possui um grande hotel na beira e por isso possui várias barracas e espreguiçadeiras. 

Arena d'en Castell

Confesso que depois de ter visto tantas praias mais bonitas e originais desse lado da ilha, não achei muita graça em Arena d'en Castell.

Cala Mesquida


Cala Mesquida é um vilarejo bem simples, com ares de uma aldeia de pescadores.

A praia, de tamanho médio, tem areia escura e uma torre medieval no canto direito dá um charme todo especial ao local. 

Platja de Sa Mesquida

Bem diferente, não?

Pra acessar a praia, o carro fica estacionado no alto de uma colina e é preciso caminhar um pouquinho até a areia. A praia não possui qualquer comércio, então é preciso levar o kit sobrevivência.

Bem, acho que é isso pessoal. Espero poder ter mostrado pra você a maravilhas que são as praias de Menorca e quem sabe assim inspirá-los para conhecer mais esse paraíso na Terra.

Leia mais sobre a viagem às Ilhas Baleares
Menorca
Ibiza
As praias de Ibiza
Formentera




2 comentários:

  1. Conheci a Sardenha e gostei mto. Menorca é tão linda quanto a Sardenha?

    ResponderExcluir