texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Maragogi

8
Cheguei Maragogi!
 
Maragogi é uma pequena cidade que fica no extremo norte de Alagoas, quase na divisa com Pernambuco.

É muito famosa por suas piscinas naturais, o que a faz ser objeto de desejo de nove entre dez turistas que visitam a região (a exceção sou eu 😂 - explicarei).

Mas se você aí está pensando em fazer uma passeio tipo bate-volta pra Maragogi, preciso te avisar: tem muita coisa bacana pra conhecer na região! Então muda esse seu roteiro aí e vem passar uns dias por aqui, tenho certeza de que você não vai se arrepender! 

A minha viagem


Visitei Maragogi na minha viagem à Alagoas, quando passei sete dias inteiros no estado (sem contar o dia de chegada e partida). A viagem foi dividida entre Maceió e Maragogi, onde passei quatro noites.

A palavra de ordem dessa trip era "descanso" então preferi não fazer passeios atrás de piscinas naturais e nem de bugre. O programa principal foi curtir praia mesmo, no sentido literal de botar canga na areia e relaxar!

O único problema nessa etapa da viagem foi a chuva que "atrapalhou" um pouco os planos iniciais. Eu pretendia passar os quatro dias só por ali mesmo no esquema Maragogi / São Miguel dos Milagres. Mas a chuva veio e eu precisei bolar um plano B pra fugir dela. E foi assim, que sem querer fui parar no litoral de Pernambuco, em  Porto de Galinhas e Praia dos Carneiros.

Mas até que não foi de todo ruim não, viu? Aquela calmaria que eu imaginei não rolou mas deu pra aproveitar super bem e conhecer bastante coisa legal na região!

Como chegar em Maragogi


Maragogi fica no litoral norte de Alagoas, a 130km de Maceió e 136km de Recife. Ou seja, a distância entre as duas capitais é praticamente a mesma.

De Maceió até lá de carro espere gastar duas horas de viagem. A estrada é em mão única e nem sempre o trânsito rende. A boa notícia é que a estrada no geral está em boas condições, com poucos buracos e com os radares sinalizados.

Melhor época para visitar Magarogi


O litoral de Alagoas segue a tendência climática de todo o nordeste. A chuva vem com mais frequência entre os meses de maio e agosto. Se puder, evite esses meses. No resto do ano, no geral faz muito sol e calor.
Na época que eu fui, considerada ainda mês de chuva, de fato choveu! 😂 E destino de praia com chuva é um saco, não tem nada pra fazer! A sorte é que deu pra aproveitar quase todos os dias pois a chuva não era constante e quando chovia era mais na parte da manhã, logo depois o tempo abria.

Um outro ponto a se considerar é a maré. Se você faz muita questão de visitar as piscinas naturais precisa escolher um período de lua cheia ou nova, que é quando a maré atinge o seus menores níveis. Mas e se não der pra ir nesse período? Se você gosta de curtir praia, não se preocupe! Praia vai ter todo dia.

Como eu não visei fazer o tal passeio, então o nível da maré fez pouca diferença. Aliás, em alguns lugares como a maré seca demais a ponto da praia desaparecer, até preferi que a maré estivesse alta mesmo porque senão não daria nem pra dar um mergulho, rs!

Como se locomover


Bem, pra quem viaja na intenção de desbravar a região, a minha primeira opção sempre será o carro, pela independência que ele proporciona.

Pra quem não quiser / puder optar pelo carro, vai depender das operadoras de turismo da região para fazer os passeios. As principais que atuam na região são a Costais do Maragogi e Costazul. Há também a opção de contratar táxis locais que fazem passeios privativos (consulte a sua pousada).

Já pra quem viaja na vibe de se esconder numa pousadinha maravilhosa de frente pra praia, aí nem precisa se preocupar muito com a locomoção. Programe com a própria pousada um transfer aeroporto / pousada e se ocupe em fazer o mínimo de esforço possível.

A cidade


Muitas pessoas que se hospedam em Maceió optam por fazer apenas um bate-volta à cidade na intenção de visitar as famosas piscinas naturais. E aí, depois de uma viagem cansativa, quando chegam em Maragogi e se deparam com a cidade e a sua praia (que são esquisitas mesmo) a daí acham que não vale a pena se hospedar por lá. No entanto, apesar da aparência estranha, existem muitos outros atrativos na região que fazem valer a estadia por alguns dias.

Maragogi vista do alto

Agora é preciso ir com a expectativa na medida certa: a cidade em si é bem fraquinha mesmo. Não tem aquele centrinho bonitinho, com restaurantes e lojinhas pra bater perna no final do dia. A cidade morre de noite! Apenas alguns poucos restaurantes, lanchonetes e um centrinho de artesanato muito tímido com meia dúzia de lojas funcionam.

Orla de Maragogi

A boa aqui é escolher uma praia paradisíaca pra passar o dia ou fazer um passeio para as piscinas naturais. Reserve a noite para descansar!

Agora verdade seja dita. Apesar da estrutura turística não ser exatamente legal como em outros destinos de praia, a cidade é muito bem cuidada. As ruas são muito limpas e o tempo todo é possível ver os funcionários da prefeitura fazendo manutenção, seja limpando as ruas, pintando calçadas ou organizando o trânsito. A organização chamou a minha atenção de verdade! Então quem sabe, se Maragogi não está no caminho certo e daqui a pouco se torna uma cidade bacana hein?!
 

Onde se hospedar em Maragogi


O litoral norte de Alagoas recebeu o nome de Costa dos Corais, devido à grande quantidade de corais que cobrem o esse trecho do litoral. Essa área vai desde a praia de Paripueira, próximo à Maceió, até Maragogi. E dentro da Costa dos Corais, foi criada também a "Rota Ecológica", que é o trecho entre Passo de Camaragibe até Porto de Pedras.

Eu super entendo a necessidade de criar expressões atrativas para fomentar o turismo. E entendo até a necessidade de "separar uma coisa da outra". De fato, o turismo da região de Maragogi é de um jeito, meio muvucado especialmente quando se fala em piscinas naturais e em Milagres é totalmente diferente, numa pegada mais reservada.

Mas cara, é tudo tão perto que eu não vejo necessidade de se hospedar em um lugar e depois em outro. Maragogi fica a 35km de São Miguel pela balsa, passando por uma estrada que por si só já é um baita passeio! Dá pra ficar em um lugar só e conhecer os outros de carro.

Distâncias na região

Toda a região possui diversas opções de hospedagem para todos os bolsos e gostos. Eu optei por montar base em Maragogi, que por ser a maior das cidades daquela região, tem uma estrutura geral um pouco mais desenvolvida que as outras. Mesmo sabendo que a cidade é bem fraquinha não me decepcionei em nada com o lugar, pois era exatamente o que eu esperava: realmente não tinha nada pra fazer!

Escolhi uma pousadinha super simples mas que era exatamente o que eu estava procurando. A Pousada Coco Verde foi inaugurada há pouco mais de um ano e por isso todas as suas instalações estão bem novinhas. Os quartos seguem o padrão da pousada e são simples também, mas contam com ar condicionado (funcionando super bem), TV de tela plana e frigobar. São super limpos, claros e arejados.

O café da manhã eu achei meio fraquinho pois todos os dias tinha as mesmas opções. Mas dá pra sobreviver numa boa. Pra quem está a pé, a localização não é das melhores pois fica afastada do centrinho de Maragogi. Pra quem está de carro, não faz diferença.

Por isso, pra quem não quer gastar muito com hospedagem na região e procura uma opção honesta, recomendo a Pousada Coco Verde.
Booking.com

Praias de Maragogi


A praia da cidade de Maragogi não encanta, melhor, até desanima! Então quando chegar na cidade pra se hospedar ou mesmo pra fazer o passeio de piscinas naturais, não se assuste. Ali próximo desemboca um rio e daí a água costuma ficar meio escura.

É.. não era bem esse mar que eu queria ver!

As praias do litoral norte de Maragogi é que são a joia da região. Todas possuem areia branquinha e o mar num tom de azul incrível, que até hoje eu não vi nada igual no litoral brasileiro!

Praias da região

Pra falar a real todas as praias dali são muito parecidas, com algumas pequenas diferenças entre elas. Pra começar a maioria possui uma estrutura muito rústica. Poucos quiosques, na maioria simples e trechos enormes de praia deserta.

Encontrar o melhor acesso das praias nem sempre é missão fácil. Em Alagoas, muitos trechos do litoral são privados e por isso não possuem acesso público à praia. Muitas vezes é preciso ir no método erro/acerto e ter paciência pra encontrar a entrada certa. Aqui eu tentei explicar como cada uma funciona, mas de repente existem outros acessos até melhores (galera que souber, postem nos comentários!).

Burgalhau


Fica imediatamente após Maragogi. É aqui que o mar começa a ficar daquela cor incrível que todo mundo quer ver. É uma praia pouco frequentada, logo é bem tranquila.

Vem azul!

O acesso é melhor pelo Restaurante do Burgalhau.

Barra Grande


Fica localizada no povoado de mesmo nome. A vizinhança da entrada principal da praia, a da placa na estrada, assusta um pouco. Ande mais um pouco estrada a frente e entre na rua da Pousada Costeira da Barra, ali a vizinhança é mais amigável, com várias casas de veraneio e dá até pra parar o carro bem próximo à praia.

Barra Grande de Maragogi

O que não gostei muito de Barra Grande é que as casas terminam na areia e com isso o visual fica meio poluído.

Antunes


Na minha opinião a praia mais legal da região. O acesso é bem fácil e pode ser o da placa principal na estrada mesmo, que dá numa grande área de estacionamento onde ficam dois quiosques bem simples. Quem não quiser ficar nesse trecho mais movimentado basta caminhar para os lados que a tranquilidade é garantida.

Que paraíso é esse minha gente? 😱

Como fui em dia de semana, a praia estava bem tranquila e até topei sentar em um dos tais quiosques pra comer algo. E foi ali nesse "quiosquinho" bem simples que tive uma das melhores experiências gastronômicas da viagem. Pedi um prato de peixe com fritas, sem grandes pretensões e veio um peixe chamado Albacora, que é típico da região com carne branca, macia e muito saborosa. É da onde a gente menos espera que temos as melhores surpresas, não?

Trecho "muvucado" de Antunes

É na Praia de Antunes também que fica o famoso coqueiro deitado. Pra encontrá-lo basta usar como referência a entrada principal e caminhar a pé pela praia uns 10 minutos para o lado direito.

Ponto turístico de Antunes

Ponta do Mangue


Seguindo o mesmo estilo das outras praias com areia branquinha e mar azulão. O único porém daqui é que o carro tem que ficar afastado da praia, estacionado em ruas que não dão acesso à praia e costumam ficar desertas. E, segundo os locais, os furtos a carros são constantes nessa região. 😥

Ponta de Mangue

Peroba


Famosa por suas piscinas naturais, Peroba é a última praia do litoral de Alagoas. É até engraçado porque do nada, você vira uma curva no meio do vilarejo e já é a divisa entre os estados.

A divisa é no susto!

O que eu gostei daqui é que a praia tem várias entradas e portanto é bem fácil estacionar o carro. Mas como sempre passei por essas bandas fugindo da chuva, acabei não parando na praia.

Ah, detalhe muito importante. No trevo de Peroba tem umas pessoas vendendo cocadas típicas da região. Conselho da vida: compre! São de comer rezando! 😂

Litoral Sul


São Bento


É um vilarejo com casas bem simples que fica bem próximo de Maragogi. A praia é legal, tem um visual bem bonito, só que o mar é muito raso nesse trecho e quando a maré baixa, a praia some completamente!

O legal de São Bento na verdade é de comer. Aqui é que são fabricados os famosos biscoitos de goma, que é tipo amanteigados, só que típicos dessa região. O mais famoso é o da Dona Marlene e muita gente vai até a casa dela comprar na fonte. Mas se não der, compre os da estrada mesmo que com certeza serão deliciosos também.

Um outro lugar pouco conhecido mas que eu achei um graça foi a barra do Rio Salgado, que também fica em São Bento. No local há uma casa que funciona como bar/restaurante na beira do rio e o visual do encontro do rio com o mar é lindão!

Ah, tem mais um lugar curioso em São Bento: as ruínas de uma igreja no alto da colina do vilarejo que até hoje ninguém sabe ao certo a história dela. Eu não fui, mas pelo que pesquisei, as ruínas podem ser visitadas numa boa e de quebra ainda possui um vistão pro mar.

Japaratinga


Seguindo 10km adiante, chega-se à simpática cidade de Japaratinga. Ela segue o mesmo padrão de Maragogi, típica cidade do interior, só que consegue ser ainda menor. Mas possui cantinhos muitos especiais, que valem a visita.

O primeiro eu diria que é a estradinha que começa no centro de Japaratinga e vai até a balsa margeando o litoral. São várias praias e pontos de paradas incríveis, como o Mirante Aruanã que além de todo bonitinho, ainda possui um vistão lindo pro mar.

Mirante Aruanã

A praia mais legal nesse trecho na minha opinião é a Barreira do Boqueirão. No ponto principal dela, há uma concentração de quiosques que pode dar uma farofada, especialmente nos feriados e finais de semana. Mas caminhando para os lados encontra-se alguns oásis como esse da foto abaixo.

Barreira do Boqueirão

Um detalhe curioso dessa praia são as "bicas", que na verdade são fontes de água natural que foram encanadas até essas casinhas, que ficam na beira da praia pra galera tomar banho na hora de ir embora. Tem a casinha dos meninos e outra para as meninas.

Aquela ducha de água doce antes de ir embora

Atravessando a balsa, chega-se em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Mas aí é papo para outro post!

Passeios em Maragogi


Maragogi é famosa pelo passeio às piscinas naturais, chamadas de Galés. O objeto de desejo de quase todo turista que visita Alagoas não me encantou. Explico..

Pra começar, as Galés ficam afastadas 6km da costa, ou seja, é preciso barco pra visitar as piscinas naturais. E o esquema de pegar barco com música alta, guia animado e vendedor chato de fotos e mergulho não me apeteceu. Além disso, na semana que fui a maré não estava boa para os passeios.

Mas pra quem quiser fazer o passeio é muito tranquilo de contratar pois são inúmeras opções de barcos que fazem o passeio na cidade. Procure as agências locais ou ainda informe-se na sua pousada.

Meu conselho de rei: por ter uma costa coberta de corais, quase todas as praias de Alagoas oferecem passeios de piscinas naturais. Então se tiver que fazer um, procure em alguma outra praia mais tranquila. Vai por mim, piscina natural é tudo igual! 😂 E uma experiência exclusiva é muito mais legal do que uma piscina lotada de gente.

Um outro conselho importante: esteja atento ao horário da maré baixa. Tem barqueiro esperto que oferece o passeio mesmo sabendo que a maré está alta e que não vai dar pra ver nada.

Outra opção de passeio na região é o tradicional bugre, que em Maragogi vai passando pelas praias do litoral norte. Na verdade, o bugre segue por uma estrada que fica acima da praia. É legal, mas dispensável pra quem está de carro na região.

Dicas Gerais


Maragogi possui apenas uma agência do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica. Portanto, se você não tem conta em nenhum desses três bancos, leve dinheiro em espécie!

A voltagem é 220v. Leve carregadores bivolt.

Pra ter uma vista bacana da cidade vá até o restaurante Alto do Cruzeiro que tem um mirante super linda (siga as placas na estrada). A comida não é lá essas coisas, mas vale pelo visual.

Segundo os locais as operadoras de celular com melhor sinal são Claro e TIM. Eu uso a Vivo e no geral até que funcionou bem por lá.

Maragogi recebeu o apelido de "Caribe brasileiro". Eu particularmente não gosto dessas comparações. O Caribe é uma coisa e Maragogi é outra. Não vá pra um destino sonhando com outro que você pode se decepcionar com a expectativa. Maragogi é lindo como Maragogi, não precisa comparar com nada.

**Data da viagem: agosto/2017

Leia mais sobre a viagem para Alagoas
Montando um roteiro de viagem para Alagoas
Maceió
São Miguel dos Milagres
Porto de Galinhas - plano B pra fugir da chuva!
Praia dos Carneiros - plano B pra fugir da chuva!


8 comentários:

  1. Muito boa a matéria! To indo para Aracaju no final de setembro e pretendo passar 3 dias em Maragogi. Me ajudou a definir algumas coisas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Que bom que gostou do post e que ele te ajudará em sua trip!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  2. Olá Renata! Achei o seu site muito bom! Sobre Maragogi, queria saber se é perigoso andar pelas ruas da cidade (durante o dia e durante a noite). Quando você está lá, notou algo de estranho (em questão de violência?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que tenha gostado do blog! Seja bem-vindo!

      Quanto à segurança em Maragogi, como a minha pousada era afastada do centrinho, todas as vezes que precisei ir até lá, fui de carro. Por isso só andei mesmo pela orla da cidade e na rua detrás.

      Mas nessas ocasiões achei bem tranquilo, sempre tinha gente na rua e a cidade era bem policiada. Não vi e nem fiquei sabendo de nenhuma ocorrência estranha. A única coisa que me alertaram demais era pra não deixar nada de valor dentro do carro, pois é comum quebrarem o vidro.

      Sei que o nordeste anda sofrendo muito com a questão da violência, então sempre é bom ficar atento e evitar lugares desertos e escuros né? Levar precaução na mala nunca é demais!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  3. Olá Renata adorei sua matéria. Muito esclarecedora.
    Estamos indo em Dezembro pra Praia do Peroba, 4 dias. Acha conveniente alugar carro, já que vamos ficar numa praia muito boa? Pretendo fazer alguns passeios por praias mais abaixo, consigo motoristas pela pousada ou na região pra nos levar?
    Obrigada aguardo resposta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose,

      É fácil arrumar motorista por lá. Se vc não quiser dirigir, peça indicação na sua pousada, com certeza ele conhecem alguém de confiança pra indicar. Eu até conheci uma mãe e filha que estavam há alguns dias fazendo passeios pela região com o mesmo motorista e estavam adorando!

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  4. Maragogi é o paraíso, e quem falar o contrario é porque não conhece, ou tem mau gosto né!

    ResponderExcluir