texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Maceió

2
Finalmente me encantei com uma capital!

Todo ano eu digo que não vou visitar o nordeste, que vou explorar outros destinos da América do Sul que eu ainda não conheço direito e blá blá blá. Mas aí quando vai chegando a época de marcar as minhas mini-férias clássicas de agosto, não consigo resistir e lá vou eu comprando mais uma passagem pro nordeste! 😂

E esse ano eu resolvi inovar e escolhi um estado que eu não conhecia nem de passagem: Alagoas! Esse, que é um dos destinos brasileiros mais desejados dos últimos tempos, finalmente despertou minha curiosidade. E lá fui eu!

Eu que não costumo dar muita bola pras capitais (não gosto da vibe urbana nas férias), dessa vez resolvi inovar mesmo e passar uns dias na capital alagoana Maceió. E qual foi a minha impressão? A melhor possível! Nesse post aqui eu conto tudo!

A minha viagem


Visitei Alagoas no final do mês de agosto e passei sete dias inteiros sem contar o dia de chegada e partida. A estadia foi dividida entre Maragogi e Maceió, onde passei quatro noites.

A palavra de ordem dessa trip era "descanso" então não me meti a fazer passeios atrás de piscinas naturais, nem de bugre ou quadriciclos pelas areias do estado. O programa principal foi curtir praia mesmo, no sentido literal de botar a canga na areia e relaxar!

E eu adorei, a viagem foi nota dez! A não ser pela chuva que deu uma assombrada em alguns dias, a trip teria sido até perfeita. Mas ainda assim, saldo final super positivo!

Melhor época para visitar Maceió


O litoral de Alagoas segue a tendência climática de todo o nordeste. A chuva vem com mais frequência entre os meses de abril e agosto. Se puder, evite esses meses. No resto do ano, no geral faz muito sol e calor.
Na época que eu fui, considerada ainda mês de chuva, de fato choveu! 😂 E destino de praia com chuva é um saco, não tem nada pra fazer! A sorte é que deu pra aproveitar quase todos os dias pois a chuva não era constante e quando chovia era mais na parte da manhã, logo depois o tempo abria.

Um outro ponto a se considerar é a maré. Se você faz muita questão de visitar as piscinas naturais do estado precisa escolher um período de lua cheia ou nova, que é quando a maré atinge os seus menores níveis. Mas e se não der pra ir nesse período? Se você gosta de curtir praia não se preocupe, praia vai ter todo dia!

Pra consultar a tábua de marés, pesquise em sites como o da Marinha, Climatempo ou Surfguru.

Como eu fui na intenção de curtir praia sem a missão das piscinas naturais, o nível da maré fez pouca diferença. Aliás, em alguns lugares como a maré seca demais a ponto da praia desaparecer, até preferi que a maré estivesse alta mesmo porque senão não daria nem pra dar um mergulho, rs!

Como chegar em Maceió


Pra quem mora longe do nordeste a melhor opção é chegar via aeroporto. O de Maceió, também chamado de Zumbi dos Palmares (MCZ) recebe voos de várias cidades brasileiras e todas as companhias nacionais operam por lá.

O aeroporto fica um pouco afastado da área turística de Maceió e espere gastar uns 40 minutos nesse deslocamento (carro alugado, táxi ou transfer).

Como se locomover em Maceió


Bem, pra quem viaja na intenção de desbravar o estado de Alagoas, a minha primeira opção sempre será o carro, pela independência que ele proporciona. O ideal nesse caso é já sair do aeroporto com um alugado.

Pra quem não quiser / puder optar pelo carro, vai depender das operadoras de turismo da região para fazer os passeios. Todas as noites, na orla da Pajuçara, dezenas de vans e ônibus de turismo ficam estacionados vendendo os passeios.

Passeios em Maceió

O trânsito na cidade em geral é bom, só ocorrendo alguns engarrafamentos na hora do rush, o que é normal pra qualquer cidade grande.

Onde se hospedar em Maceió


Em Maceió, os melhores bairros para se hospedar são a Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca (nessa ordem). Se a ideia for não depender de carro pra sair à noite, escolha a Pajuçara e de preferência mais próximo da Feira de Artesanato pois é ali onde rola o "buxixo".

Dessa vez optei por alugar um apartamento pelo Booking. Gosto da experiência de me hospedar num apartamento pela liberdade que ele proporciona. Sei que não possui as mesmas conveniências de uma pousada/hotel como café da manhã, arrumação de quarto etc mas eu sinceramente não ligo pra nada disso!

E dessa vez eu acertei em cheio na minha escolha! O apê que eu fiquei era maravilhoso!

Vista do Neo 1

O apartamento é o 603 do Edifício Neo 1.0. Era pequeno, tipo quarto e sala, mas o espaço é super bem aproveitado, bem decorado e no melhor ponto de Maceió na minha opinião: quase na frente da Feira de Artesanato da Pajuçara.

O apê também é muito bem equipado, super limpinho, conta com internet, ar condicionado na sala e no quarto, vaga de garagem e varanda com vista do mar. Nas proximidades do prédio tem um supermercado perfeito pra fazer umas comprinhas, os melhores restaurantes da cidade, sorveterias, vendedores de passeios, feirinhas de artesanato etc.

E o condomínio é super bacana. Conta com uma equipe super atenciosa, tem área de lazer no terraço com piscina, sauna e academia (quem aí malha nas férias? 😲). 

Pra quem curte uma experiência mais independente na cidade, recomendo esse apê de olhos fechados! Para reservá-lo, clique aqui.

Para pesquisar outras opções de hotéis em Maceió, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉
Booking.com

Praias urbanas de Maceió


Maceió possui uma das orlas urbanas mais bacanas do país (senão a mais). Além de praias com mar azul lindão, a orla tem feirinha de artesanato, quadras de esporte, muitos bares e restaurantes. É só lazer!

Praias de Maceió

E não bastasse a parte estrutural ser bem bacana, as praias também são uma lindeza só! Porém para aproveitá-las é indispensável consultar as condições de balneabilidade antes pois não é incomum as praias urbanas de Maceió ficarem impróprias para banho.

Quando eu fui, todas estavam liberadas (oba! 🙌) e eu tive o privilégio de conhecer a Praia de Ponta Verde, que para a minha surpresa foi uma das praias mais legais que conheci durante essa viagem! Águas cristalinas, piscinas naturais, vazia e com farolzinho fofo pra tirar mil fotos. Nem preciso dizer que amei!

Praia mais tranquila em Ponta Verde

Farol de Ponta Verde

Pajuçara e Ponta Verde vistas do alto

Já a Praia de Pajuçara, apesar de ser a principal e mais turística eu achei meio caída. Muita gente, muita barraca, muitos vendedores, ou seja, muita informação!

Pajuçara - olha o churrasquinho!

Maceió ainda possui outras praias em sua orla. A Jatiúca, é praticamente a continuação de Ponta Verde só que sem a proteção dos corais. Por isso pode rolar uma certa ondulação e um mar um pouco mais turvo. As demais praias urbanas, como Cruz das Almas e da Avenida, não são recomendadas para os turistas em geral pois são mais frequentadas pela galera local.

Uma boa pedida é usar Maceió como base, para conhecer outras praias entre o litoral sul e norte do estado.

Praias da região

Litoral sul


Praia do Francês


A 20km de Maceió, já no município vizinho de Marechal Deodoro, fica a Praia do Francês, uma das mais conhecidas da região. Mas na boa? Achei mega caída.

A praia é tomada por quiosques, cadeiras de plástico e vendedores ambulantes. Achei o clima bem farofado, o que não me agradou em nada. E pra piorar, no dia que fui, a água estava marrom, cor de coca-cola 😱! Aí desanimei geral e não fiquei nem cinco minutos na praia!

Francês não animou

Se você der mais sorte que eu e pegar um mar mais amigável, o banho de mar pode ser um boa pedida pois na maior parte da praia há uma enorme barreira de corais fazendo proteção e deixando o mar bem calminho.

Barra de São Miguel


Fugindo da água esquisita da Praia do Francês, segui mais 15km e cheguei em Barra de São Miguel (essa é a grande vantagem de estar de carro) e aí sim encontrei uma praia super bacana!

Barra de São Miguel reserva um dos melhores banhos de mar de Alagoas. Uma grande barreira de corais a alguns metros da faixa de areia forma uma grande piscina de águas claras, calmas e quentinhas. Soma-se a esse visual o lado direito da praia onde fica o encontro da Lagoa do Roteiro com o mar. Coisa fina!

Pirei com o visual de Barra de São Miguel

No trecho mais movimentado da praia, há alguns quiosques meio fraquinhos, mas salvam se você precisar contar com alguma estrutura. Quem procura sossego, caminhando um pouco para o lado direito vai encontrar um trecho bem mais tranquilo, sem bares. O único "inconveniente" daqui é que o muro das casas terminam na areia da praia.

Desse lado da praia também fica um quiosque mais bacaninha, tipo um beachclub, o Praêro.

Melhor banho de mar!

Piscina democrática em Barra de São Miguel

Na praia também são vendidos passeios de barco pela região. Dá umas voltas ali pela lagoa, vai até a Praia do Gunga e tal. Quem tiver interesse é bem fácil de contratar, pois os barqueiros ficam logo na beira e sempre aparece alguém oferecendo também.

Praia do Gunga


A 45km de Maceió está o objeto de desejo de todos os pacotes CVC: a Praia do Gunga. Sim, a praia é legal, mas vamos devagar com as expectativas. Explico..

O primeiro ponto a saber: a praia fica em uma grande fazenda de coco e por isso possui entrada controlada e paga (R$15 por carro). Por ser a praia mais conhecida, esteja preparado também para uma praia constantemente cheia. A lotação fica no trecho da barra da Lagoa do Roteiro, onde ficam vários quiosques. De um lado o banho é no mar e do outro, na lagoa.

Praia do Gunga

Praia do Gunga do lado da lagoa

O legal é que a praia é extensa, então você não precisa ficar exatamente na muvuca. Dá pra caminhar para o lado direito, depois do trecho das barracas e ficar sossegado. E se estiver animado e caminhar mais uns 10 minutinhos, depois da primeira curva da praia, ainda encontra o Farol do Gunga, solitário em meio a uma praia completamente deserta!

Farol do Gunga

Pra ser muito sincera, eu não achei muita graça na Praia do Gunga. A maré estava alta e com isso o mar estava escuro e batido. Também não gostei do visual dos quiosques amontoados com centenas de cadeiras de plástico.

Outra coisa chata é o constante assédio dos vendedores de tudo que você imaginar: passeio de quadriciclo (é o que mais bomba por lá), de bugre, de lancha, paraglider e até ensaio fotográfico! Não muito obrigado, eu só queria curtir uma praia sossegada! 😁

Mas tem salvação! Gostei muito mais da praia do lado da lagoa. O banho de mar é mais legal, o visual mais bonito e a posição do sol favorece, durando até mais tarde.

Dunas da Lagoa do Roteiro

Outra atração famosa na Praia do Gunga é o seu mirante. Ele fica bem na entrada da fazenda, no alto de um morro. A vista lá de cima é imperdível e vale a pena pagar os R$3,00 por pessoa pra admirar aquele "mar de coqueiros". A minha recomendação aqui é deixar pra parar no mirante na volta, quando estiver deixando a praia, pois logo cedo costuma ficar bem cheio.

Mirante de Gunga


Dunas de Marapé


Dunas de Marapé é o nome do "complexo" turístico na praia de Duas Barras, no município de Jequiá da Praia. Apesar do nome sugestivo, não há dunas nessa praia! 😳 Aqui o encanto fica mesmo pela encontro do Rio Jequiá com o mar e a clássica formação de piscinas naturais na maré baixa.

O tal complexo é uma estrutura turística de bar/restaurante com entrada paga. Mas pra quem quiser pode chegar até lá pela praia de Duas Barras, que é gratuita.

Apesar de ter incluído uma visita à Dunas de Marapé no meu roteiro, acabei não indo por causa de alguns imprevistos. Mas fica a dica pra quem der mais sorte do que eu.

Litoral norte


Ipióca


Bem pertinho de Maceió, a 20km da capital, fica essa praia linda de águas super claras. Ela é bem extensa e encontrar um acesso até ela não é das missões mais fáceis.

Lindeza da Praia de Ipióca

O problema aqui é que quase todos os terrenos da região terminam na praia, ou seja o acesso é privado. Daí sobram apenas duas opções. Uma é o famosinho Hibiscus Beach Club, que oferece uma estrutura completa pra passar o dia na praia. Eu juro que considerei essa possibilidade, mas quando vi o preço de R$30 por pessoa só pra entrar, decidi procurar uma opção mais econômica..

Existe um acesso público à praia que não tem sinalização. É uma rua residencial que termina na beira da praia e ela começa ao lado do posto BR. Daí é só estacionar o carro e curtir a praia só pra você. Caminhando um pouco para o lado esquerdo, tem um quiosque de praia bem simples, que só deve funcionar nos finais de semana. Portanto, se for à praia em dia de semana é bom levar um kit sobrevivência, pois não tem nada.

Vale o repeteco

Na saída da praia vale a pena dar um esticada até o Alto de Ipióca e almoçar em um dos restaurantes que possuem uma vista incrível para esse marzão lindo!

Praia da Sereia


A praia de nome simpático é bem pequena e possui uma estátua de sereia sobre a barreira de corais.

O rabo da sereia foi levado na última ressaca

Apesar de bonitinha, ela é meio caída pois fica em frente ao ponto final de uma linha de ônibus, então costuma ficar cheia e nem sempre a frequência é das melhores. Os quiosques de praia daqui também são bem caidinhos.

O lado esquerdo salva!

O lado direito dá medo! 😂

Só achei que valeu a visita porque fui no finalzinho da tarde, quando a praia já estava bem vazia.

Outras atrações de Maceió


Orla da Pajuçara / Ponta Verde


Uma das coisas que mais gostei em Maceió foi a orla da cidade. Tem espaço pra todo mundo: várias quadras de esporte, restaurantes, lanchonetes e até feira de artesanato. E apesar da quantidade de informações remeter à uma orla bagunçada, aí vem o trunfo de Maceió: é um projeto muito bem elaborado que encaixa tudo isso num espaço muito bacana. E pra colocar a cereja no bolo, aquele mar de Maceió!

É lá que você vai encontrar os melhores restaurantes da cidade como o Imperador dos Camarões, Parmeggiano e Sueca Comedoria, a sorveteria Bali, a Feira da Pajuçara e o Pavilhão do Artesanato (melhor que a feira, na minha opinião) entre outros.

Um pedacinho da Orla da Pajuçara

Outro ponto positivo pra cidade é o fechamento da avenida da orla na altura da Ponta Verde aos domingos, oferecendo aos moradores e turistas uma excelente área de lazer na cidade.

Como provavelmente você se hospedará em Maceió, aproveite pra curtir um pouco a orla de lá. Com certeza é diferente das demais capitais brasileiras.

Polo Gastronômico de Massagueira


Uma parada obrigatória pra quem vem das praias do litoral sul é no Polo Gastronômico da Massagueira.

Vale a pena demais escolher um dos restaurantes que ficam à beira da Lagoa da Manguaba pra almoçar num clima de sossego total, com uma vista incrível para a lagoa e de quebra, o pôr do sol mais bonito da região.

Almoço com vista

O pôr do sol mais legal de Maceió

Na saída do povoado de Massagueira tem várias barraquinhas vendendo doces caseiros típicos da região. Se der, prove os suspiros e as cocadas, são de comer rezando!

Rua da Rendeiras


Outra boa pedida de passeio depois da praia é dar uma voltinha pela Rua das Rendeiras, no Pontal da Barra em Maceió.

Essa simpática ruazinha reúne diversas lojinhas de artesanato. Os preços não variam muito em relação à feirinha de Pajuçara mas só o passeio já vale a pena.

Rua da Rendeiras

Algumas lojas dão de fundos para a Lagoa do Mundaú e escondem cantinhos especiais como esse aí da foto abaixo.

Lagoa do Mundaú


Dicas Gerais


Apesar do crescente aumento de violência no estado de Alagoas, passamos por lá sem nenhuma intercorrência.

Em Maceió andei pela orla sossegada e vi bastante policiamento, principalmente por se tratar da área mais turística da cidade. Mas é sempre bom andar com o radar alerta!

Em Pajuçara procure se manter entre a primeira, no máximo segunda quadra da praia. Daí pra frente é meio esquisito.

Sobre gastos, achei que em Alagoas no geral os preços são bem honestos. Não me senti explorada em nenhuma situação. Os preços abusivos vi apenas em alguns passeios, mas como não fiz nenhum, saí de Alagoas com uma boa impressão.

Passeio de um dia para Maragogi e região não vale a pena. Tem que passar uns dias por lá.

Fui jantar no Imperador dos Camarões e no Parmeggiano. Achei o Imperador muito melhor.

**Data da viagem: agosto/2017

Leia mais sobre a viagem para Alagoas
Montando um roteiro de viagem para Alagoas 
Maragogi 
São Miguel dos Milagres
Porto de Galinhas - plano B pra fugir da chuva!
Praia dos Carneiros - plano B pra fugir da chuva!


2 comentários:

  1. Muito bom Né ajudou bastante suas dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Osni,

      Fico feliz em saber que minhas dicas te ajudaram!

      Boa viagem! =)

      Excluir