texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Flecheiras, no Ceará

9
Chegamos na Costa do Sol Poente!
Flecheiras ou Flexeiras? A nomenclatura correta desse paraíso tanto faz, aliás ainda não consegui chegar a um consenso! rs.. Aqui o importante mesmo é saber que estamos falando de uma pequena vila de pescadores super aconchegante que fica no litoral oeste do Ceará.

Apesar de pequena, a cidade aos poucos vem se destacando como um dos destinos de praia mais bacanas no Ceará. Antigamente a cidade era o refúgio apenas de alguns cearenses sortudos que tinham casa de veraneio por lá e hoje já começa a ganhar fama e atrair turistas de diversas regiões do país e até de outros países!

Isso fez com que o turismo local se desenvolvesse para atender essa demanda. De olho nessa crescente fama, um hotel 5 estrelas chiquérrimo, o Orixás já montou base por lá. Mas acalme-se que esse "crescimento" em nada alterou a característica principal do lugar que é o sossego.

Para acompanhar mais fotos dessa viagem, clique aqui ou procure no Instagram por #reviajaceara

A minha viagem


Flecheiras foi a terceira base montada na roadtrip que fiz pelo Ceará.

Me hospedei na cidade por 3 noites e achei o tempo suficiente para percorrer as atrações da região e descobrir pequenas cidades ao redor incríveis.

Como chegar em Flecheiras


Flecheiras fica a 150 km de Fortaleza, na chamada Costa do Sol Poente, sentido oeste do litoral do estado.

Mapa da Costa do Sol Poente: Flecheiras

Essa viagem foi feita de carro alugado e meu ponto de partida foi Fortaleza. De lá peguei a estrada CE-085 que estava em perfeitas condições, com asfalto novo e bem sinalizada. A pista é única, porém o volume de carros é pequeno e a viagem acaba rendendo mais que a BR-222, que possui tráfego intenso de caminhões. 

Onde se hospedar em Flecheiras


Como eu disse anteriormente em outros posts da viagem ao Ceará, embarquei pra essa viagem sem nada reservado e na hora via no que dava. Em Flecheiras cheguei apenas com a indicação de uma amiga que trabalhou na produção do programa No Limite (uma das edições foi gravada naquela região) e ficou hospedada por uns 3 meses na Pousada do Paiva (por conta da Globo) e nos fez excelentes recomendações. 

Chegando lá, o preço do Paiva estava um pouco acima do que eu esperava (padrão Globo de qualidade) e resolvi dar uma volta pela cidade para procurar outras opções. Daí encontrei a Pousada Vira Sol, que estava com preço mais amigável, era simples mas estava bem limpa e o melhor: era pé-na-areia.


Vista da Pousada Vira Sol
Pra consultar todas as opções de hospedagem em Flecheiras, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

http://www.booking.com/searchresults.html?city=-643854&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1


O que fazer em Flecheiras e seus arredores


Em Flecheiras a programação principal é curtir sua praia, que na maré baixa forma-se algumas piscinas naturais. Porém no dia em que estive lá estava ventando muito forte e era impossível ficar na praia. Dei uma volta apenas e tive que ir embora pois, praia com vento forte não é nem um pouco legal.

Praia em Flecheiras
Um outro programa que considero imperdível em Flecheiras é o pôr do sol. Juro, foi uma das coisas mais lindas que vi nessa viagem. Basta chegar na praia e curtir as luzes do fim do dia naquele visual incrível.  

Daqueles fins de tarde inesquecíveis

Mundaú


Com a ventania na praia em Flecheiras, resolvi pegar o carro e descobrir o que tinha em volta da cidade e quem sabe até encontrar algum lugar mais abrigado do vento. E assim, segui até Mundaú, vizinha à 15 km de distância de Flecheiras.

A cidade é bem de interior mesmo, chega até ser um pouco feinha, mas seguindo até o final dela, encontrei a Barra do Rio Mundaú que é um lugar lindo! Um grande rio todo cercado por dunas brancas.

Rio Mundaú
Embarque para os passeios de barco
Desse píer saem vários passeios de barco que sobem o rio. Dizem que é lindo. Infelizmente não tive tempo de fazer, mas pelo que vi da beleza do lugar, acredito que deve ser muito top mesmo.

Não perca o pôr do sol de Mundaú, na barra do rio. A luz do fim da tarde sobre as dunas e o rio forma um visual lindão.

Lagoinha


De Flecheiras dá pra fazer um passeio super bacana para uma cidade próxima chamada Lagoinha. A praia, que fica a 115km de Fortaleza, saindo de Flecheiras fica só a 40km de distância.

Lagoinha é o único ponto do litoral cearense em que a falésia encontra o mar. O lugar é bem bonito, mas recomendo fortíssimo que vá visitá-lo em dia de semana. Nos finais de semana e feriados a praia costuma ficar lotada pois recebe pessoas vindas dos povoados da região. Eu fui numa quinta, véspera de feriadão, e consegui aproveitar numa boa.

Chegamos em Lagoinha
Pra começar o dia aluguei um quadriciclo por uma hora pra dar um rolézão na praia, em direção ao lado esquerdo da praia. A galera que aluga fica ali mesmo no ponto principal da praia, é só desenrolar o preço, pagar e sair acelerando!

Depois de uns 3km de praia deserta, passei pela Lagoa do Jegue e mais adiante cheguei à Barra do Rio Guajirú. O passeio é imperdível, vi paisagens incríveis e no final nem dá vontade de devolver o quadriciclo.

Lagoa do Jegue
Olha o brinquedo..
E olha a brincadeira!
Barra do Rio Guajiru
E assim encerro minha passagem por Flecheiras. Cidade pequena, sossegada mas de uma beleza incrível. Além do mais, é uma ótima opção de cidade-base pra fazer passeios incríveis pela região. Seguem algumas sugestões:

- Icaraí de Amontada
- Ilha de Guajirú
- Praia de Caetanos
- Baleia

Mas eu não poderia encerrar o post sem antes contar uma história:

Em Lagoinha, conhecemos um guia local, chamado Rogério, que nos abordou enquanto tomávamos uma cervejinha num quiosque, nos prometendo ir até Jericoacoara pela praia com o nosso carro alugado (um Palio 1.0). 

Eu já tinha lido que Jeri fica dentro de um parque de dunas e que só era possível chegar lá de 4x4. Mas o guia insistia que era possível e como os ventos estavam muito fortes pra um kite tamanho 10, na falta de velejo, o maridão queria aventura. O final dessa história eu conto no post de Jeri.

Impressões Gerais


Curti muito nossa estadia em Flecheiras. É um lugar pouco explorado pelos pacotes turísticos que saem de Fortaleza, o que garante ao lugar um relativo sossego.

Por ficar um pouco distante de Fortaleza, acho que um bate-volta fica cansativo, ainda mais quando se tem outras atrações bacanas na região que podem ser exploradas. Por isso recomendo uns dois dias por lá.


Outros posts da viagem pelo Ceará:

Canoa Quebrada: curtindo a vibe de Canoa!
Morro Branco: entre garrafinhas de areia colorida e labirintos
Fortaleza: a capital cearense
Jericoacoara: o paraíso é aqui (inclusive do kite!)


**Data da viagem: agosto/2010




9 comentários:

  1. Oi... Gostaria de saber qual transporte usou até Flecheiras e até Jeri? E na volta para fortaleza? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      Como disse no post, eu aluguei um carro em Fortaleza para fazer a viagem na costa do Ceará. Então, todos os meus deslocamentos pelo estado foram feitos de carro.

      De Fortaleza até Flecheiras levei cerca de duas horas. Mas com certeza, existem linhas de ônibus que operam o trecho. Caso precise de mais informações sobre esta opção, entre em contato com a rodoviária de Fortaleza.

      =)

      Excluir
  2. Oi Renata!
    Tem algum dica de restaurantes?
    e sobre algum passeio de barco ou algo parecido?
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      Sobre restaurante, eu almocei todos os dias na própria pousada que me hospedei que tinha um restaurante ótimo e era de frente pro mar. Pousada Vira Sol.

      Para passeios de barco vá até o povoado vizinho, Mundaú. Tem um passeio de barco pelo rio de mesmo nome que é incrível! Águas claras e calmas rodeadas de dunas douradas!

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  3. Olá Renata,esse passeio que vcs fizeram vamos fazer sim, porem com nossas filhas...tem alguma recomendação?
    Indicaria alguma coisa diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Não sei qual é a idade de suas filhas. Mas se forem crianças e se gostarem de praia, não há nenhuma recomendação específica.

      Viagem de praia não tem muito mistério né?

      Boa viagem para a família!
      =)

      Excluir
  4. Obrigado Renata . . .novidades nos avise,

    Abs

    ResponderExcluir
  5. E quanto as piscinas naturais vc não visitou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não visitei pois sempre que estava em Flecheiras a maré estava alta, então não dava pra ver as piscinas. Durante a maré baixa eu sempre estava fazendo algum outro passeio pela região.

      Valeu! =)

      Excluir