texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Jericoacoara

13
Mais um paraíso! 💚
Jericoacoara é daqueles destinos que habitavam a minha lista de desejos há muito tempo e nunca que eu conseguia tirar do papel. Mas dessa vez eu consegui! E foi clássico, lindo e cheio de histórias pra contar!

A cidadezinha que já foi uma vila de pescadores perdida no meio de um parque de dunas, hoje possui fama internacional. Também pudera.. um lugar super charmoso, que possui praias e lagoas lindíssimas e um vento constante que faz a alegria de velejadores do mundo todo, não ia ficar muito tempo no anonimato né? E os gringos já dominam o lugar!

Mas acredite, ainda tem espacinho para nós brasileiros, rs. E se você tiver oportunidade, não deixe de visitar Jeri, é lugar pra se apaixonar!


A minha viagem


A minha passagem por Jericoacoara fez parte da roadtrip que fiz pelo Ceará durante 15 dias. Por lá, montei base por 6 dias pois queria ter tempo suficiente pra aproveitar tudo com calma já que a logística pra chegar até Jeri é um pouco complicada.

Cheguei no final do feriado de 7 de setembro e encontrei a cidade lotada. Quando terminou o feriadão a cidade se transformou e voltou a ser uma pequena vila pacata e simpática e nós éramos umas das poucas pessoas que falavam português naquele lugar!

Como chegar em Jericoacoara


Jeri fica a 300km de Fortaleza. Não bastasse ser longe, o carro comum chega somente até Jijoca de Jericoacoara ou Praia do Preá, o trecho seguinte, de aproximadamente 20km, é percorrido somente por 4x4.

Sentido Jeri


Mas tem notícia nova e boa! A partir de 2018 o aeroporto de Jericoacoara, recém inaugurado, começa a receber voos regulares da Gol e Azul! E para quem optar chegar via terrestre, seguem as opções:

- Ônibus

Saindo de Fortaleza há linhas regulares de ônibus, operados pela Fretcare as passagens podem ser  compradas pela internet. Porém, o ônibus leva 5/6h pra correr os 300km. Chegando em Jijoca, ainda tem que pegar a jardineira (nome bonito pra pau-de-arara) e chacoalhar 20km nas dunas até chegar na vila de Jeri.

Se o seu orçamento é curto, sem dúvida essa é a maneira mais econômica, mas será necessário um dia inteiro na função chegar ou sair de Jeri.

- Transfer

Se dinheiro não é o seu problema (amém!) essa é a opção mais rápida e confortável. Um carro 4x4 vai te buscar em Fortaleza e te deixa na sua pousada em Jeri. Coisa melhor não há né.. mas o conforto tem preço e é caro. Se quiser consultar algumas opções, dê uma olhada nesse site que tem vários contatos de empresas de transfer.

- Carro

De carro comum, saindo de Fortaleza e seguindo pela CE-085, o ideal é deixá-lo estacionado em Jijoca e seguir de jardineira até Jeri. É seguro e evita dor de cabeça, vai por mim.

Outra opção é ir com o carro até Jeri. Essa  é a opção mais controversa e claro, tinha que ser a nossa, não é? É possível chegar de carro comum até Jeri passando pelas dunas, desde que esteja sem chover há dias, ou seja as trilhas precisam estar bem secas. Uma dica pra saber como está a trilha é perguntar na sua pousada se os carros comuns estão chegando em Jeri.

Outro detalhe fundamental: não faça isso sozinho em hipótese nenhuma pois as trilhas no meio das dunas são todas idênticas e somente um guia local, profundo conhecedor do lugar, pode ajudar nessa missão quase impossível.

Se estiver com carro alugado, fique atento pois a grande maioria das locadoras não permite o uso de carro comum na areia da praia, já que o carro certamente vai ser detonado. Tentando evitar esta prática, soube de locadoras que recompensam bugreiros que fotografam carros de locadora na praia. Daí quando você chegar pra devolver o carro, a multa já estará pronta pra ser paga. Como eu fui antes do boom dos celulares com câmeras, ninguém me flagrou por lá.

Melhor época para visitar Jericoacoara


Jeri e o resto do Ceará tem basicamente duas estações ao ano: a seca e a de chuvas. A primeira vai de julho a janeiro e as chuvas vem com mais frequência entre março e junho.

Eu fui no mês de agosto e peguei sol e muito calor todos os dias. Foram 15 dias de sol ininterruptos.

Onde se hospedar em Jericoacoara


Pela primeira vez nessa viagem fechei a pousada com antecedência pois chegaríamos em Jeri no meio do feriadão de 7 de setembro e fiquei com medo de chegar lá e passar perrengue pra achar lugar, como aconteceu em Fortaleza.

Cinco dias antes da minha chegada, fechei com a Pousada Pedra Furada. No mesmo estilo honesto de sempre: simples, com ar, café e internet e bom preço. O bom é que Jeri tem uma infinidade de opções de pousadas, pra todo tipo de gosto e bolso.

Pra consultar outras opções de hospedagem, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com
http://www.booking.com/searchresults.html?city=-649321&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1


A minha aventura pra chegar em Jeri de carro comum


Como já disse no post de Flecheiras, em Lagoinha conhecemos um guia que nos prometeu uma experiência inesquecível: até Jeri, todo o trajeto seria percorrido pela praia, assim, veríamos paisagens incríveis e exclusivas. E tudo isso com o nosso humilde Palio 1.0 alugado: a máquina!!

A oferta era tentadora, mas existia um alerta no contrato da locadora em letras garrafais: NÃO COLOCAR O CARRO NA AREIA DA PRAIA. Bem, se tinha um aviso desses no contrato é por que muita gente já havia feito isso. Eu fui contra a ideia de seguir com o carro até Jeri desde o início, queria mesmo era seguir o meu roteiro inicial e deixar o carro parado em Jijoca. Mas como o vento estava "over", o maridão velejou pouco e estava ávido por aventura.. Daí pro guia convencer ele, foi um pulo só e eu não tive argumentos convincentes. Eram dois contra um!

Saindo de Flecheiras, fomos até Mundaú e de lá atravessamos o carro numa balsa muito roots. Daí em diante era só praia. Mas ainda bem que a promessa do guia de seguir sempre pela praia até Jeri não se cumpriu, graças à maré. Um pouco antes de Icaraí de Amontada ele disse que teríamos que subir para a estrada de asfalto e seguir até o Preá. Ufa, que alívio! Mas do Preá em diante, não tinha jeito, o caminho era pelas dunas..

Olha o style da balsa

Vou te falar que a viagem em si é um passeio incrível, mas feito de forma adequada. Se quiser ir curtindo o visual da praia, faça da maneira correta: contrate um transfer 4x4.  De Palio é perrengue total! Depois de muito tempo chacoalhando pelas dunas chegamos em Jeri. No final da viagem eu tava um bagaço, acho que mais pela tensão..

O que fazer em Jericoacoara


Cheguei em Jeri sã e salva, ufa! Então era hora de começar a relaxar e curtir a vibe desse lugar incrível. Pra começar, recomencdo curtir o primeiro dia na praia de Jeri, em frente à vila. .A praia é ótima e conta com estrutura de vários barzinhos e restaurantes.

Praia de Jericoacoara
Além da praia, as lagoas são os principais atrativos da região. Algumas são sazonais e se formam somente depois do período das chuvas. As mais famosas, Paraíso e Azul (que são a mesma) e Tatajuba conseguem mater-se durante todo o ano, proém com níveis de profundidade diferentes ao  longo do ano.

Lagoa da Tatajuba


A Lagoa da Tatajuba, fica a uns 40 km de distância de Jeri sentido norte. O ideal é contratar um transfer com os bugreiros locais.No bugre cabem até quatro pessoas e o valor pode ser dividido entre os ocupamtes.

Na ida tem uma parada num ponto de observação de cavalo marinho. O pessoal vai lá prende o coitado do cavalo marinho num pote de maionese e fica mostrando o troféu pra todo mundo. Eu não quis ir, não gosto disso. Deixa o bichinho lá nadando feliz..

Aquelas travessias de balsa que dão frio na barriga
A ida ainda inclui travessia de balsa, passagem por um mangue seco, outro molhado e ainda uma parada no alto de uma duna para explicações sobre o antigo povoado da Tatajuba que foi "engolido" pelas dunas.

Mangue Seco
Chegando na Lagoa da Tatajuba é só relaxar nas águas doces e quentinhas e quem sabe até achar uma rede dessas da foto de baixo pra chamar de sua.

Boa vida na Lagoa da Tatajuba

Lagoa Azul e do Paraíso


Esse é outro passeio super tradicional de Jeri. Na verdade as duas são a mesma lagoa, porém em pontos diferentes que possuem estrutura de bar/restaurante e daí cada um deu um nome diferente para o seu trecho.

Pra chegar na Lagoa Azul pegamos uma jangada
Olha a cor dessa água!
Lagoa do Paraíso
Vista do alto

Árvore da Preguiça


Uma árvore curiosa que por causa da ação do vento forte cresceu completamente tombada. Daí esse nome engraçado. Rende boas risadas e fotos também.

Sente a força do vento
Fica no caminho de ida (ou volta) das Lagoas do Paraíso e Azul.

Pedra Furada


Outra parada obrigatória em Jeri é a Pedra Furada. Pra chegar lá é bem fácil, é só pegar a praia de Jeri e seguir caminhando para o lado direito. O ideal é ir no horário da maré baixa pois quando a maré está alta em alguns trechos não dá passagem. Além do mais, dependendo da maré, até a Pedra Furada fica com água.

Se não der pra ir com a maré baixa, o caminho é por cima do Morro do Serrote, que além de ser mais longo, não tem a brisa do mar pra refrescar, é sol rachando o coco! Portanto, vá por mim, se programe pra ir na maré baixa. É uma meia hora de caminhada em praia deserta e com vários pontos legais pra parada, com piscinas naturais e várias formações rochosas bem interessantes.

Delícia de caminho até a Pedra Furada
Várias piscinas naturais
Chegamos!
Chegando na Pedra Furada é tirar as fotos, tomar uma água de coco, marcar um dez e voltar. A volta pode ser pela praia, se a maré permitir ou pelo Morro do Serrote. Eu preferi voltar pelo morro, pra curtir a vista do alto. Apesar do calorão, vale o passeio.

Olha ela de pertinho
E vista do alto

Pôr do Sol em Jericoacoara

 

Na praia


O pôr do sol em Jeri é uma atração à parte. A cidade toda para pra admirar esse momento do dia que por essas bandas a gente pode até chamar de espetáculo, de tão lindo que é.

Bem ao lado da vila de Jeri fica a Duna do Pôr do Sol. É lá que a galera da cidade bate ponto pra curtir o fim de tarde. Tá sempre cheio. Quem não quiser subir ou quiser curtir algo mais sossegado, com menos gente, basta ficar na praia mesmo. É lindo de todo jeito!

Galera na duna
Galera do kite brincando
Rolezinho fim de tarde
Não tem como não se apaixonar..

No Morro do Serrote


Mais uma dica de passeio em Jeri é curtir o pôr do sol do farol, no Morro do Serrote. Você pode subir andando ou fazer o improvável: alugar um cavalo pra ir até lá. Foi o que eu fiz e foi bem legal. Só que eu não andava de cavalo desde criança e no dia seguinte mal conseguia levantar da cama de tanta dor no corpo, kkk! Aos cavaleiros interessados, os caras que alugam os cavalos costumam bater ponto perto da praia da vila.

Nem preciso dizer que o pôr do sol de cima do Morro do Serrote é lindo! Aliás em Jeri é bonito em qualquer lugar!

Vistão da Praia do Preá
Nossos amigos
Mais uma explosão de luz

Que fim levou a "Máquina"??


Bem, a aventura com a nossa "máquina" chamada Palio 1.0 foi bem intensa. Depois de subir duna, passar por mangue, por água salgada, por dentro de rio, de tudo que se possa imaginar, o carro pifou! Nossa que surpresa né?? Eu queria matar o maridão e o guia trapalhão! Só pensava em como eu ia explicar pro cara da locadora que o carro tinha ficado DENTRO de Jericoacoara! E quanto isso ia nos custar. Mas aí, até que o guia trapalhão mostrou serviço.

A Máquina
Ele levou o carro (empurrando) até uma oficina de bugres que tem lá em Jeri. O mecânico falou que era simples, porque isso sempre acontecia com os carros que iam pra lá. Que alívio.. mas imaginei que ele ia me cobrar uma fortuna, já que eu era uma turista desesperada e no perrengue total. Mas como o dono da oficina conhecia o guia, ele nos cobrou só R$70!!

Entregamos o carro em Fortaleza no final da trip são e salvo, só não sei contar se ele sobreviveu daí pra frente!

Dicas Gerais


Jeri é um paraíso que vale muito a visita. Por alguns momentos nem parecia que eu estava no Brasil de tanto europeu que tinha naquele lugar.

Não recomendo menos de 3 dias inteiros em Jeri de jeito nenhum. A logística pra chegar lá é muito complicada e menos tempo que isso não faz valer o sacrifício.

Pra chegar em Jeri recomendo pegar a estrada CE-085 e não a BR-402 como muita gente faz. Além do caminho ser mais longo pela BR, tem muito trânsito de caminhões e daí a estrada fica mais perigosa.

Também não recomendo ir de carro comum pra Jeri. Apesar de ter sido uma super aventura com boas histórias pra contar é um risco desnecessário.

O que gostei em Jeri é que tem opções pra todos os bolsos. Desde o hotel até a alimentação, tem de tudo. Por exemplo, descobri um PF na casa de uma tia em que só os locais comiam lá. Almocei comida caseira, farta e com bom preço durante toda minha estadia. E vi muitas outras opções econômicas (mas o feijão da tia era muito bom). À noite eu já escolhia uma restaurante mais bacaninha. Enfim, é bem democrático e tem opção pra todo mundo.

Outros posts da viagem pelo Ceará:

Canoa Quebrada: curtindo a vibe de Canoa!
Morro Branco: entre garrafinhas de areia colorida e labirintos
Fortaleza: a capital cearense
Flecheiras: a surpresa da viagem

**Data da viagem: setembro/2010


13 comentários:

  1. Uauu, que aventura!! Adorei seu relato. Vou pra Jeri com meu marido em dezembro, mas vai ser só uma visita de beija-flor, pois vamos ficar mais tempo em Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem o contato do guia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Júlio,

      Infelizmente não tenho mais. A única informação que disponho é o nome dele, que é Rogério da cidade de Paraipaba. Era assim que todos de Lagoinha conheciam ele.

      Abraços!
      =)

      Excluir
  3. Olá Renata,

    Para chegar de carro até Jijoca é tranquilo? Vou para lá em Julho e gostaria de ir de carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,

      Até Jijoca é super tranquilo chegar de carro, pode ir sem medo de ser feliz! Super recomendo deixar ele estacionado bonitinho em Jijoca e ir pra Jeri de jardineira!

      =)

      Excluir
    2. Renata, boa noite!
      Estou com planos e ir em Jeri, estou com a duvida com relação deixar o carro em Jijoca? Não tem perigo de arrobamento, essas coisas do tipo. Qual melhor lugar para deixar o carro em Jijoca?

      Desde já agradeço.

      Excluir
    3. Olá Rogério,

      Se vc deixar o carro na rua, sempre haverá algum tipo de risco, não só em Jijoca mas em qualquer lugar do mundo. Se você não quiser arriscar, procure um dos estacionamentos locais, é mais seguro.

      Boa viagem! =)

      Excluir
  4. muito bom sua dica! devo ir agora em novembro vou entrar em contato com a pousada e verificar as condiçoes da estrada mas to quase convencido de deixar o carro em jijoca. apesar do esprito de aventurar falar muito alto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anderson,

      Desculpe a demora em respondê-lo.

      Então, tome cuidado com essa ida de carro comum até Jeri, além de tensa, não dá pra fazer sem guia. Nas dunas todos os caminhos são iguais, só um local pra saber o caminho certo!

      Eu recomendo (com propriedade) deixar o carro em Jijoca! Vai por mim! Rs!

      Boa viagem e aproveite muito!
      =)

      Excluir
  5. Oi Re, vou sozinha pra Jeri em Setembro/17 mas já estou pesquisando e queria saber se você acha que compensa passar um dia em Fortaleza (ida e volta) por causa do cansativo caminho até Jeri.
    Amei as dicas e eu não teria me atrevido a ir de carro comum até lá rss mas o bom é que deu tudo certo. Jeri é um lugar dos sonhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,

      Então, eu não sei como é seu perfil de viajante e o tempo que vc tem disponível. Mas se vc for daquelas que preferem fazer tudo com mais calma sem risco de correrias e tem tempo sobrando, com certeza é mais confortável passar um dia em Fortaleza, tanto na ida como na volta.

      Mas tb sei que nem sempre a gente tem o tempo que gostaríamos né?! Se for esse seu caso, até dá pra fazer a missão toda no mesmo dia. Só fica cansativo mesmo!

      Fico feliz que minhas dicas tenham te ajudado! Jeri é mesmo um paraíso! Aproveite muito!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  6. Renata,

    Vou pra Jeri em Junho/17. Passarei 7 dias lá. Será que vale a pena deixar o carro estacionado em Jijoca esse tempo todo, sendo que ele será alugado e eu estarei pagando a diária? O que vc acha? Será minha primeira vez indo pro Ceará.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danilo,

      Pra avaliar se vale a pena, a primeira coisa que vc precisa fazer é umas continhas básicas. Consulte o valor do transfer atualizado com a pousada ou com agências locais e faça um orçamento de locação (em sites como Expedia, Decolar etc) para o período. Compare os preços.

      Outro fator que vc deve levar em consideração é a comodidade. Jeri fica há umas 3/4h de viagem a partir de Fortaleza. No transfer alguém vai dirigindo pra vc.

      Outro ponto é a questão do tempo: sei que tem uns tranfers que vão buscando passageiros em vários hotéis em Fortaleza antes de sair, daí a viagem quase duplica o tempo! Se vc tiver tempo sobrando e não liga em esperar, ok. Se não, o carro pode ter uma vantagem sobre o transfer, ainda que seja mais caro.

      Não sei tb se vc vai sair/voltar de Fortaleza no mesmo dia do seu voo de chegada/partida. Se for o caso, dependendo desses horários, não dá pra encaixar com o horário do transfer, e aí só o carro mesmo pra salvar!

      Enfim, são vários fatores que vc precisa avaliar pra saber o que vale mais a pena. É que cada caso é um caso!

      Pra mim, é um gosto pessoal, sempre prefiro ter um carro à disposição.

      Qq dúvida, só chamar! Boa viagem!

      =)

      Excluir