texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Menorca, na Espanha

34

De cara com o Mediterrâneo
Menorca faz parte do arquipélago das Baleares na Espanha e como o próprio nome sugere, é a menor das ilhas principais. É um lugar de praias paradisíacas e sossego total. Se você procura agito vá pra Ibiza, pois Menorca é o destino de veraneio preferido de velhinhos e famílias inglesas.

Eu nunca tinha ouvido falar de Menorca, até decidir que o destino da vez seria Ibiza. Ao procurar uma opção próxima da ilha mais famosa pra esticar a viagem, me deparei com a dúvida: Maiorca ou Menorca? Como o tempo era curto, me decidi pela irmã menor, assim poderia conhecer melhor a ilha.


A minha viagem


Sem contar o dia de chegada e o de saída, fiquei 3 dias inteiros em Menorca. Pra conhecer e curtir as praias da ilha o tempo foi suficiente, mas ficou um pouco apertado. Eu recomendaria uns cinco dias pra ficar bem à vontade.

Melhor época para visitar Menorca


Menorca, que faz parte do arquipélago das Ilhas Baleares e fica localizada a leste da Espanha, possui invernos amenos (mas ainda assim frios para o nosso padrão) e verões super quentes.
Acredito que o maior interesse em ir para Menorca seja pra curtir as praias, logo o ideal é visitar a ilha nos meses de temperaturas mais altas, entre junho e setembro. Há quem aproveite o início e o fim do calor nos meses de maio e outubro.

Eu fui no mês de junho e peguei muito sol e calor todos os dias. À noite a temperatura caía um pouco e rolava até de colocar um casaquinho leve.

Como chegar em Menorca


A maneira mais comum e prática pra chegar em Menorca é através de avião. A cidade que conta com o maior número de voos pra lá é Barcelona, com tempo de viagem de 40 minutos de voo. Mas Menorca também recebe voos de várias outras cidades europeias, vale a pena dar uma pesquisada.


O aeroporto de Menorca (MAH) fica em Mahón, que é a capital da ilha. Apesar de ser pequeno, é bem movimentado e conta com uma estrutura simples que funciona bem.

Há também a opção de chegar à ilha através de ferry boat, embarcando com ou sem  carro no continente. Há saídas de várias cidades da Espanha e as empresas que fazem esse trajeto são a Balearia e a Transmediterranea.

Ferries não costumam ser a opção mais prática, pois além da viagem ser mais demorada, tem toda aquela missão pra quem está de carro de fila pra entrar e fila pra sair. Mas se você já estiver de carro pelo continente e com tempo sobrando, pode dar uma avaliada nessa opção.

Eu vim de Amsterdam, com conexão em Barcelona pela Vueling que é a low cost da Iberia. Deu tudo certo na ida mas eu tive um problemão com a Vueling na volta. Conto essa história aqui.

Como se locomover em Menorca


Se a sua intenção for explorar a ilha, recomendo alugar um carro. As distâncias entre as praias são longas e em muitas delas (na verdade, nas melhores) não passa nenhum tipo de transporte público. 

Agora se você estiver indo à Menorca num esquema de aproveitar somente a praia do hotel e se der (quem sabe um dia) conhecer outras praias da ilha, aí pode ser que o carro não seja tão importante assim.

Eu aluguei o carro na Goldcar, direto pelo site deles. A loja fica próxima ao aeroporto e eles possuem transfer loja/aeroporto. Apesar de ler algumas avaliações negativas sobre a empresa, comigo correu tudo bem com a locação do início ao fim.

Encontrei duas companhias de transporte público na ilha que são a Cime e a TMSA. Mas infelizmente não tenho como passar nenhuma referência das duas. Fica mesmo só a dica pra conhecimento. 

Pra rodar de carro em Menorca é bem simples. O “sistema viário” de lá funciona assim: uma estrada principal entre Mahon e Ciutadella, estradas internas entre os povoados e a estrada principal e estradinhas que ligam os povoados às praias não habitadas.

O que achei curioso é que quase não há ligação entre as praias. A maioria das vezes pra ir de uma praia até outra, é preciso voltar até a estrada principal novamente e depois pegar o acesso da outra praia e por aí vai. Ou seja, anda-se muito! Pelo menos as estradas estão em boas condições. Mesmo as mais sofridinhas são melhores do que qualquer rua do Rio de Janeiro.

Estradinha super roots de Menorca
As estradas são muito bem sinalizadas e o mapa que a locadora disponibiliza aos clientes é suficiente (não esqueça de pedir o seu). Além disso, são lindas, com muitas flores coloridas, passando por pequenas propriedades agrícolas. Tudo no maior estilo mediterrâneo. Um charme só!

Onde se hospedar em Menorca


Na época não encontrei muita informação sobre hospedagem em Menorca então tive que fazer minha escolha meio que por intuição. Parti da ideia que não queria ficar tão isolada e preferia ficar próxima de uma cidade que oferecesse uma boa estrutura, caso precisasse de algo. Daí entre Mahón e Ciutadella, que são as maiores da ilha, preferi a região de Ciutadella por ser menor e menos movimentada. 

Depois de muito pesquisar sobre a região e também dando uma olhada básica no Google Maps nas distâncias e como era cada vilarejo, escolhi a Cala Blanca, que fica a uns 4 km de Ciutadella.

Pra quem pretende passar o dia conhecendo outras praias, acho que a localização da hospedagem vai fazer pouca diferença. Mesmo que você se hospede no extremo sul da ilha e queira conhecer o lado norte, dá pra ir de carro num boa, gastando no máximo uma hora de deslocamento.

A diferença de estrutura entre os vilarejos é mínima, são todos muito parecidos. Os que possuem as praias mais bonitas são os do sul da ilha. Alguns são mais desenvolvidos, com comércio e outros mais residenciais e bem sossegados. Avalie o que tem mais a ver com o seu perfil e fique atento às avaliações de cada propriedade.

Abaixo segue a lista de algumas calas que eu conheci e recomendo para hospedagem. Para consultar as opções de hospedagem de cada uma, basta clicar no nome.

Cala Blanca: a que eu me hospedei. Praia bonita, pequena e pouca opção de hotéis e restaurantes.
Cala en Bosch: praia linda, pequena e com boa estrutura de hotéis e restaurantes.
Cala Galdana: praia linda, extensa e com boa estrutura de hotéis e restaurantes.
Cala Morell: praia linda mas o bairro é super residencial, pouco comércio.
Punta Prima: praia ok, boa estrutura de hotéis e restaurantes e próxima da capital e do aeroporto.

As cidades de Menorca, com estrutura de cidade grande mesmo são:

Ciutadella: grandinha mas com cara de cidade do interior (gostei mais).
Mahón: capital da ilha, com mais cara de cidade grande.


Booking.com

A minha hospedagem


Uma opção de hospedagem que eu amo e que em Menorca você vai encontrar aos montes, são os apartamentos para temporada. Como os europeus gostam de passar o verão na praia, é muito comum que eles optem por ficar em um apartamento pela praticidade e claro, pela economia também.

Um apartamento não terá as mesmas comodidades de um hotel, como arrumação diária, café da manhã e tal. Mas oferece a liberdade de ter uma casinha pra chamar de sua por alguns dias. Eu adoro!

Mas se você não curte, não tem problema. Menorca tem opção de hospedagem pra todos os gostos e bolsos e tenho certeza que você encontrará um hotel ideal pra você.

Eu fiquei no Hotel Sol Ponent, que apesar do nome, na verdade são apartamentos de quarto e sala com cozinha.

E o Sol Ponent não decepcionou em nada. Todos os ambientes do apartamento eram espaçosos, arejados e super limpos. É um local simples mas muito bom pra quem não liga pra luxo. E o nome do hotel não foi escolhido à toa, pois o sol se põe no mar exatamente na frente dele. Pra mim, esse foi o verdadeiro luxo: poder apreciar esse espetáculo da varanda do meu apê.

Por do sol de camarote!
No térreo do hotel há um restaurante, que serve desde o café até a janta, pra quem quiser fazer o mínimo de esforço possível. Entre Ciutadella e Cala Blanca há um hipermercado muito bom, que foi perfeito pra abastecer a geladeira com produtos regionais e mega baratinhos (queijos, vinhos e espumantes).

Para consultar as tarifas e disponibilidade do Sol Ponent, clique aqui

Para pesquisar outras opções de hospedagem em Menorca, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉 

http://www.booking.com/searchresults.html?region=1409&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

O que fazer de dia - Praias


Menorca, junto com Formentera, na minha opinião possui as praias mais lindas das Ilhas Baleares. 

As praias são divididas entre as praias do lado sul, com areia branca e mar azul turquesa, e as praias do lado norte com areias mais escuras e mar também super azul. Os dois lados da ilha são lindos, cada um com a sua beleza. É bom saber disso para ir com a expectativa na medida certa.

Pra poder escrever sobre todas as praias que visitei com muitos detalhes e muitas fotos, dá uma lida nesse post aqui: As praias de Menorca.

Por hora, vou deixar umas fotos aqui só pra dar uma ideia da maravilha que estou falando.

Cala en Bosc
Cala Turqueta
Macarella
Macarelleta

O que fazer à noite em Menorca


Menorca não é exatamente um destino pra curtir a noite, isso a gente deixa pra irmã famosa, Ibiza.

A programação aqui é basicamente curtir o dia e dormir cedo pra aproveitar o dia seguinte. Talvez um jantar num restaurante bacana pra fechar o dia. Mas há quem não aguente mesmo e precise de uma baladinha, não é?

Tá ok. Menorca tem baladinha sim.. e uma em grande estilo, viu? Dentro de uma caverna, no alto de um penhasco e de frente pro mar! Coisa fina!

O nome do local é Cova d'en Xoroi, que fica no vilarejo de Cala en Porter. Funciona durante o dia como restaurante e à noite como boate .

Cova D'en Xoroi
O ingresso custa 10€ e dá direito a um drink. A minha intenção era curtir o pôr do sol de lá, pois tinha visto umas fotos incríveis. Mas fui percebendo que o sol estava se posicionando de uma forma que não ia favorecer muito, ia morrer atrás do paredão e não no mar. Talvez seja por causa da época do ano.

Daí decidi tomar meu drink correndo, bati umas fotocas do lugar e corri pro meu hotel, porque lá eu já sabia que pôr do sol era fantástico.

Não tive a oportunidade de conhecer como é a noite lá. Uma coisa eu já sei, o local fica lindo pois a iluminação dá um toque todo especial no lugar! Vale a pena uma visita!

Mais informações aqui.


**Data da viagem: junho/2013

Leia mais sobre a viagem às Ilhas Baleares
As praias de Menorca
Ibiza
As praias de Ibiza
Formentera




34 comentários:

  1. Oi, Renata! Adorei seu post, estava em dúvidas entre Menorca e Mallorca, mas acho que decidi Menorca!
    Muito boa a sua explicação de roteiro. Foi tranquilo o aluguel com a Goldcar? Li muitas reclamações dela na internet.
    E os estacionamentos das praias são gratuitos? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tah! Fico muito feliz em saber que meu post te ajudou nessa decisão. Tenho certeza de que você não vai se arrepender pois Menorca é linda demais!

      Sobre a Goldcar eu tb havia lido alguns comentários negativos mas comigo deu tudo certo. Em Menorca recebi um carro zero de uma categoria superior sem pagar nada a mais. Já em Ibiza tivemos um probleminha sim. O atendimento foi bem ruim e os três primeiros carros que nos deram estavam com algum problema: um sem ar condicionado e outros dois com a direção estalando.. E eles queriam empurrar carro ruim de qq jeito. Bati o pé e só saí de lá com um carro em perfeitas condições e daí até o final correu tudo bem novamente.

      Sobre os estacionamentos em Menorca, são todos gratuitos sim. Só fique esperta nas praias que tem vagas limitadas: Turqueta, Macarella e Son Saura. Dê preferência pra chegar cedo pois elas lotam rápido e não tem onde parar mesmo!

      Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar!

      ;)

      Excluir
  2. Prezada Renata,
    Estou indo para Menorca no dia 10/08 e terei esse dia para aproveitar, pois estarei chegando às 14 horas e mais dois dias inteiros.
    Estava pensando em um dia fazer o passeio de barco que sai do Porto de Ciutadella e no outro pegar o carro e curtir mais as praias do Sul. Você acha que é uma opção viável ou você acharia melhor apenas pegar o carro nos dois dias para explorar?
    Outra questão. Você tem como recomendar algum restaurante. Esse é o único tópico que ainda estou perdido, pois não vejo muitas pessoas falando sobre onde comer por um preço justo em Menorca.
    Desde já agradeço a compreensão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tito!

      As duas opções de roteiro são viáveis. Dá perfeitamente pra vc aproveitar um dia de passeio de barco e outro de praia ou curtir os dois de praia. Gosto da opção do passeio de barco para pessoas que tem pouco tempo, assim vc tem um panorama geral. Não conheço exatamente o roteiro do barco, mas se eu não estiver enganada, saindo de Ciutadella ele deve passar exatamente pelas praias do sul. Daí no dia seguinte vc poderia incluir outras praias em seu roteiro. Eu ficaria ainda com o carro todos os dias. Assim vc fica com mais liberdade de fazer sua programação. Nessa época o sol vai até umas 21h, o passeio de barco deve terminar cedo. Com um carro à disposição, vc poderia ainda visitar outros lugares.

      No quesito gastronomia eu vou ficar te devendo. Na correria a gente acabou passando o dia fazendo lanche e deixava para jantar no nosso apartamento alguma comida congelada que compramos no mercado. Pouquíssimas praias tem restaurante ou qualquer coisa pra vender e como a gente passava o dia na praia e chegava super cansados, montamos esse esquema. Mas não fique preocupado, a comida mediterrânea é super conhecida por ser boa e saudável ainda mais com influências espanholas. Você certamente vai encontrar um lugar bacana pra comer..

      Por curiosidade, em qual localidade vc vai se hospedar?

      Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar.

      ;)

      Excluir
  3. Obrigado pelas dicas Renata. Irei seguir tudo que você recomendou.
    Então eu irei ficar bem no Centro de Ciutadella, perto do Porto. Não terei o visual do por do sol como o seu, mas acho que dá para curtir.
    As estradas para ir para as praias são bem sinalizadas ou dá para se perder?
    Em Menorca, a locadora de carros não disponibiliza GPS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tito!

      Que bom que minhas dicas poderão ajudá-lo. Fico feliz.

      Ciutadella é uma cidade muito simpática, vc vai gostar. Fique só esperto que eles levam a siesta super a sério lá. O comércio todo fecha depois do almoço e só reabre às 17h. É um costume engraçado para nós e sagrado para eles!

      Quanto às estradas de Menorca, é bem tranquilo de rodar por lá. Além de todas as entradas e caminhos serem muito bem sinalizados, o mapa impresso que você pegar na locadora já vai te ajudar o bastante. Não tem como errar. Quanto ao GPS, a locadora que eu usei, que foi a Goldcar, tinha sim GPS à disposição mas não acho que seja necessário em Menorca. Mas se vc ficar inseguro, alugue um.

      É isso, no mais concentre-se em aproveitar essa ilha maravilhosa!

      Boa viagem! ;)

      Excluir
  4. Nem vou pegar GPS então. Deve ser tranquilo de andar.
    Esse negócio da Siesta é engraçado, mas são coisas culturais, não tem como escapar.
    Apenas por curiosidade ,em qual praia é esta foto que você está de costas com as mãos pro alto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foto foi tirada na trilha de Macarella à Macarelleta. Um lugar que vc não pode deixar de ir de jeito nenhum! É a praia mais bonita de Menorca. Essa trilha começa no canto direito de Macarella e não leva mais de 15 min. (na verdade leva sim pq vc vai parar pra tirar mil fotos) apesar de ser um pouco íngreme é tranquila (vi vários velhinhos caminhando nela). O visual é de matar!

      Excluir
  5. Fantásticas fotos e informações:) Obrigada pela partilha!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Isabel,

    Muito obrigado pela sua visita! Se tiver alguma dúvida que eu possa te ajudar, não hesite em perguntar.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Renata.Muito bom seu blog.Parabéns!

    É possível ir caminhando da Turqueta até a Macarella?

    Li não sei onde que é possível também da Galdana até Macarella...Que é uma caminhada agradável,etc..Seriam mais ou menos quanto tempo estas '2 rotas' separadas?

    Pelo o que você viu,seria interessante hospedar na 'Cala Galdana'?

    Abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thales,

      Que bom que vc curtiu o blog. Fico muito feliz. =)

      Pelo Camí de Cavalls dá pra percorrer todo o litoral da ilha. Mas tenha em mente que não é uma caminho urbanizado, é dos tempos medievais e é mantido com as mesmas condições até hoje. Imagino que seja mais pra uma trilha do que para uma caminhada normal. Se você gosta de aventura, pode ser uma boa..

      Como disse no post todos os meus deslocamentos foram feitos de carro e eu não sou muito adepta a trilhas, então não tenho como precisar para vc quanto tempo leva-se pra percorrer estes "caminhos". Procure informações do Camí de Cavalls, isso pode te ajudar.

      Cala Galdana é um bom lugar para se hospedar, além de ser bem bonito é um pouco mais desenvolvido que outras calas, possui vários restaurantes, lojas etc.

      Aproveite muito e boa viagem!
      =)

      Excluir
  8. renata estou em duvida em qual hotel ficar em menorca , nao seria bom algum perto do centro , onde tenha os restaurantes ?? o q vc aconselha ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!

      Depende de qual centro vc está falando. Se for Mahon, a capital da ilha, eu particularmente não curti muito pra hospedagem. É cidade, prédios, trânsito, barulho.. tudo aquilo que eu fujo durante as férias.

      Se for Ciutadella, acho mais simpático. Apesar de ser a segunda cidade da ilha, é pequena e charmosa.

      Mas cada viajante tem o seu perfil, suas prioridades etc. No meu caso, por exemplo, fiquei em apartamento em uma cala um pouco isolada e depois de fazer compras no mercado, o restaurante no fim do dia não me fez falta. Mas isso é de cada um. Você é quem precisa definir as suas prioridades e ver o que melhor te atende.

      Como disse no post, se a sua intenção for explorar toda a ilha, a sua localização não vai fazer muita diferença. Agora se vc não pretende se locomover muito e está indo pra curtir praia, as melhores ficam do lado oeste. Daí o ideal é dar preferência para este lado da ilha.

      Boa sorte e boa viagem! Menorca é tudo de bom, vc vai adorar!

      =)

      Excluir
  9. Oi Renata. Tudo bem? Meu nome é Felipe. Gostaria de tirar uma dúvida. Farei um cruzeiro pelo Mediterrâneo ( Civita vechia, Gênova, Marselha, mahon, cagliari, la valleta e messina) no final de maio. Vc saberia se o local que o cruzeiro para em mahon, é muito longe pra ir ver as praias bonitas que tem perto? Tipo, existem praias legais em mahon que fiquem perto do porto? Sabes que Cruzeiro é aquela olhada rápida, por isso minha dúvida. E conheces algum dos outros locais? Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!

      As praias mais tops de Menorca (Macarella, Turqueta e outras) com certeza ficam longe da capital Mahon,. Existem algumas praias interessantes próximas a Mahon mas pra qualquer uma delas um carro seria necessário. As que fui e posso recomendar: Cala Mesquida, Punta Prima e Binibequer.

      Tente descobrir se há alguma agência local que faz receptivo para cruzeiros. Talvez eles tenham pacotes especiais para quem vai passar pouco tempo na ilha.

      Lamento não poder te ajudar muito.. Espero que você tenha bons momentos em Menorca e que sua viagem seja ótima!

      =)

      Excluir
  10. Olá! Amei o blog! Você sabe onde fica biniberca na ilha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, eu inclusive cheguei a ir lá. Fica no litoral sul da ilha. Procure tb pelo nome Binibequer.

      =)

      Excluir
  11. Olá Renata, em julho farei um curso em salamanca e gostaria de passar um final de semana em menorca. Qual praia vc me sugere pra hospedagem? Já que é um final de semana minha ideia é aproveitar uma praia ou algo bem próximo. Não dará tempo de ficar desbravando... Vou aproveitar pra curtir pouca coisa, mas bem curtida. Queria saber sua opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciene! Que bacana um curso em Salamanca hein?! Tenho um amigo que estudou lá tb que fala maravilhas da cidade! Então, pra passar um final de semana em Menorca eu recomendaria ficar em Ciutadela pela facilidade de estar numa cidade (pequena e charmosa) ou ainda uma Cala mais desenvolvida com uma praia bacana, tipo Cala Galdana. Não recomendaria Mahón, pois achei a cidade grande sem muito atrativos legais..

      =)

      Excluir
  12. Olá Renata, tudo bem? Estou indo à menorca em junho de 2017. Estaremos em 6, e vamos alugar um carro. Vc acha arriscado (blitz) por exemplo, alugar um carro menor (5 passageiros) pensadno na economia e facilidade de estacionar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson,

      Olha, vc fez uma pergunta complicada pra eu te ajudar, viu?!

      O risco sempre haverá.. Vc é quem precisa avaliar se vale a pena ou não arriscar.

      Não sei qual o posicionamento da polícia em relação à essa prática. Sei que não vi blitz pela ilha. Mas isso tb não é uma informação 100% confiável. Pode ser que hajam blitz mas eu não tenha passado por elas.. Enfim, como disse é uma pergunta difícil.

      Fico pensando apenas no conforto. Não seria melhor tentar pegar um carro maior?

      Independente do que vcs decidirem, desejo uma ótima viagem.

      Menorca é um paraíso!

      =)

      Excluir
    2. Você tem toda razão Renata, não vale a pena, nem sei pq perguntei isso, haha.
      Vou me hospedar em Cala Blanca, assim como vc.
      Ja reservei um carro p 8 pessoas.

      Muito obgdo pelas dicas de sempre, ;)

      Excluir
    3. Oi Nilson,

      Tô rindo aqui tb! kkk É que as vezes a gente tem umas duvidas doidas na hora de montar o roteiro, né? É muita coisa pra analisar ao mesmo tempo!

      Que legal que vcs vão ficar em Cala Blanca! É uma gracinha.. É bem sossegado e tem um pôr do sol lindão!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  13. Oi, Renata. Adorei o seu post, ajudou muito minha escolha entre Menorca e Mallorca. Decidi então visitar Menorca em Maio. Achei bacana todo o seu roteiro, mas eu não tenho como alugar um carro pois não tirei minha carteira ainda :( Você acha que pode dar pra fazer esse passeio no sul da Ilha de bike?

    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie,

      Fico muito feliz em saber que meu post te ajudou! Essa é a vibe! =)

      Sobre o passeio de bike, não sei exatamente qual o seu preparo físico. Mas posso te adiantar que é um percurso bem longo!

      Experimente traçar a rota no Google Maps e selecione a bicicleta. Com isso vc poderá saber exatamente se suporta pedalar a distância entre os lugares.

      Uma boa notícia é que os motoristas de lá super respeitam os ciclistas. Diversas vezes cruzei com ciclistas pelas estradas e pude perceber que os carros desviam bastante das bikes. Ou seja, pedalar pelas estradas de lá é seguro!

      Aproveite muito, Menorca é lindo demais! Boa viagem!

      =)

      Excluir
  14. Oi Renata Adorei seu post!Você sabe me dizer quais praias tem aqueles brinquedos infláveis pra criança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando eu fui, início de junho, não cheguei a ver esses brinquedos não!

      Mas arriscaria dizer que se eles existem em Menorca, devem ficar na Cala Galdana e/ou Punta Prima, que são praias que possuem uma estrutura um pouco mais desenvolvida, com aluguel de cadeiras, barracas, caiaque, essas coisas..

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  15. Oi Renata Adorei seu post!Você sabe me dizer quais praias tem aqueles brinquedos infláveis pra criança?

    ResponderExcluir
  16. Olá Renata, adorei as dicas para Menorca ! Preciso de ajuda ! Você disse que alugou o carro pela Gold Car e pegou um transfer para retirar o carro. A devolução do carro foi na agência ou direto no aeroporto ? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tercia,

      A devolução do carro foi feita na agência. De lá, o transfer deles nos levou de volta para o aeroporto. É bem pertinho, uns 5 minutos.

      =)

      Excluir
    2. Muito Obrigada, Renata !!!

      Excluir
  17. Renata, boa noite. Uma dúvida: as praias, em regra, não possuem infra-estrutura e isso inclui guarda sol. Você carregava guarda sol com você, correto?

    abraço

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Como eu fiquei apenas 4 dias na ilha eu fui à praia sem guarda-sol mesmo. Quando o calor apertava eu procurava uma sombra ou dava um mergulho, rs.

      Mas também é possível comprar guarda-sol nos supermercados de lá.

      Tenha uma boa viagem!

      =)

      Excluir