texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para São Miguel do Gostoso

2
Um paraíso escondido

"Aqui se faz gostoso!" Com um slogan desses, quem é capaz de resistir à São Miguel do Gostoso? A cidade que cada vez mais está despontando como destino turístico no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, tem um clima super gostoso de cidade pacata do interior. Soma-se a isso as belas praias da região e um dos melhores spots para prática de esporte de vento.

Eu não fiz o menor esforço de resistir e fui lá conferir. E vi que apesar de escondidinha, São Miguel do Gostoso já foi descoberta por pessoas de várias partes do mundo, que se instalaram aqui abrindo pequenas pousadas e restaurantes super charmosos.  

Mas isso nem de longe ameaça a tranquilidade de lá, pelo contrário. Os moradores, nativos ou não, fazem questão de manter o clima calmo da cidade. Por isso se você está a procura de um lugar pacato e simpático, vem pra cá. Gostoso é aqui! 😁

A minha viagem


São Miguel do Gostoso foi a minha última parada no Rio Grande do Norte. Como um dos motivos da dessa viagem era praticar kitesurf, Gostoso não poderia ficar de fora do roteiro.

E por lá fiquei por 3 dias maravilhosos, conhecendo a região e curtindo a vibe boa do lugar.

Como chegar em São Miguel do Gostoso


São Miguel do Gostoso está localizada no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte e fica a 100 km de Natal.

Localizando São Miguel do Gostoso

De carro, a partir de Natal, a melhor opção é pegar a BR-101 que tem pouco movimento de carros, quase nenhum de caminhões e está em ótimas condições. Chegando em Touros, quando a BR-101 acabar (sim, o km 0 é aqui!) é só seguir 12km pela RN-221, também asfaltada e em boas condições.

Existem também linhas de ônibus que saem de Natal. A empresa que faz o trajeto é a Expresso Cabral.

Melhor época para visitar São Miguel do Gostoso


O nordeste brasileiro tem basicamente duas estações: a seca e a de chuvas e em São Miguel do Gostoso e região a coisa funciona desse jeito também. Vai fazer calor o ano todo mas podendo evitar a época de chuvas é melhor pois destino de praia com chuva é sempre chato.
Eu fui no mês de setembro e peguei sol e a promessa foi cumprida: muito calor todos os dias. Algumas vezes o tempo até ameaçava fechar e parecia que ia cair uma chuva daquelas. Daí passavam 15 minutos e o céu abria de novo. Até peguei uma chuvinha no dia que cheguei que durou 5 minutos. 

São Miguel do Gostoso, assim como toda cidade de veraneio, costuma encher muito nas férias e feriadões, por isso se a sua intenção é curtir o lugar com tranquilidade, evite essas datas.

Onde se hospedar em São Miguel do Gostoso


São Miguel conta com diversas opções de hospedagem. Quanto à localização, a cidade é bem pequena pois tudo fica muito próximo.

Eu fiquei hospedada na pousada Chica Pitanga que é ótima e fica a uma caminhada de 5 min da rua principal. Possui uma área externa grande com jardim lindo e cheio de árvores frutíferas. Os quartos são espaçosos, limpos, silenciosos e super cheirosos! E o café-da-manhã, servido individualmente em cada quarto, também é muito bom.

Para reservar a mesma pousada, clique aqui. Para consultar outras opções de hospedagem na cidade, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok?


Booking.com

Pra galera que vai focada em praticar kite e windsurf a pousada Mi Secreto é perfeita. Ela conta com uma estrutura completa para a prática dos esportes de vento além de estar localizada em frente à Ponta do Cardeiro, o melhor pico de São Miguel para o velejo.

Praias de São Miguel do Gostoso


As praias de São Miguel do Gostoso na verdade são uma só, que vai mudando o nome conforme o trecho. São elas: Ponta do Santo Cristo, Cardeiro, Xêpa e Maceió.

Praias de São Miguel

As praias aqui não são muito boas pra banho por um detalhe técnico: o vento. Não dá pra simplesmente dar um mergulho e sentar na praia porque você vai comer quilos de areia. E de fato, também não são muito bonitas pois a água do mar é meio turva.

Praia do Maceió

Praia da Xepa (basicamente a mesma)

Em todas a água é assim, meio turva

Um ponto positivo de Gostoso é que aqui, diferente de muitas praias do Rio Grande do Norte o trânsito de bugres, 4x4, quadriciclos e afins é proibido nas praias. Há inclusive, diversas placas alertando sobre a proibição e não há trechos de descida para automóveis na praia.

São Miguel também pode ser usada como base pra fazer alguns passeios pela região. Vou falar sobre os que fiz por aqui:

Praia de Tourinho


É sem dúvida a praia mais bonita da região. Fica a 8km de São Miguel e pra chegar nela é muito fácil, é só ir até o final da rua principal de Gostoso e seguir pela estrada de terra até Tourinho. Não tem erro.

A praia, além de gracinha, é protegida do vento (oba!) e dá pra curtir sem comer quilos de areia. É totalmente fora do eixo turístico potiguar e por isso em dias de semana é super tranquila: poucas pessoas (ou nenhuma) na praia. Os dois únicos bares ficam fechados e só abrem no final de semana, por isso é importante levar água.

Em todos os dias que estive em Gostoso eu fui à Tourinho e no sábado, imaginei que fosse encontrar a praia cheia, afinal era sabadão de sol.. Pra minha surpresa tinham 3 casais e 2 famílias com algumas crianças, além de uns 5 pescadores que estavam puxando rede.  Melhor, impossível!

Praia de Tourinho

Além dessa tranquilidade fantástica em Tourinho, a praia conta com outro atrativo: as dunas petrificadas. É uma formação rochosa bem curiosa formada há mais de 2000 anos. Com vários formatos engraçados, em alguns trechos parece que estamos pisando na lua. Pra poder explorar melhor o local, recomendo que vá na maré baixa.

Dunas petrificadas

Uma praia com visual bem doido!

Praia do Marco


É uma pacata vila de pescadores que parece ter parado no tempo. Tem várias piscinas naturais na maré baixa mas quando eu fui a maré estava cheia, então não consegui ver nada.

Fica a uns 25km de Gostoso e existem duas maneiras de chegar até lá: pela praia de bugre e 4x4 ou de carro comum por estrada de terra. Quando eu fui a estrada estava bem ruim, com muitos buracos e perdi um bom tempo pra chegar lá. O bacana é que a estrada passa por dentro de um parque eólico e é possível chegar bem perto daquelas hélices gigantes.

Praia do Marco

Nessa praia ocorreu um fato histórico muito curioso que só descobri dias depois de ter ido lá. Foi nessa praia que em 1501 foi fincado em terras brasileiras o primeiro marco colonizador da coroa portuguesa. Ou seja, do ponto de vista jurídico, a posse portuguesa do Brasil começou aqui. Curioso não?

Por isso o nome da praia é Praia do Marco, sacou? O marco original, uma pedra de mármore trazida de Portugal foi o primeiro monumento brasileiro e depois de tombado foi levado para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. Na praia ainda existe uma réplica, que por total falta de conhecimento, não a vi. 

Farol do Calcanhar / Marco zero da BR-101


Repare no mapa do Brasil. É possível ver um ponto em que o litoral do país faz uma "curva". E é justamente neste ponto em que foi instalado o Farol do Calcanhar, o maior do Brasil e o segundo do mundo. A esquina do Brasil, também foi escolhida pra ser o início da BR-101.

Onde o vento faz a curva

Km 0

Seguindo à direita no trevo que inicia a BR-101, o asfalto acaba e um pequena estrada de terra leva até a entrada do farol. A visitação pública só é permitida aos domingos entre 14 e 17hrs.

Marco 0

Andar até aqui pra bater de cara na porta é frustrante, não é? Então pra chegar bem pertinho do farol sem caminhar quilômetros pela praia vou te dar uma dica preciosa. Observe bem a cerca da propriedade da Marinha. Quando ela fizer curva em direção à praia, tem início uma trilha. Dependendo de como esteja a vegetação, que é rasteira, pode não ser muito fácil de encontrar, mas com um pouco de esforço dá pra ver a marcação dela. Seguindo pela trilha em direção à praia, dá pra sair quase ao lado do farol. Daí basta caminhar uns 5 minutos pela praia.

Se liga nessa trilha

A praia ao redor do farol é totalmente deserta e venta muito! Afinal, estamos onde o vento faz a curva - literalmente. 😁

Maracajaú e Perobas


O passeio à Maracajaú, Perobas e seus famosos parrachos (piscinas naturais) pode ser feito tanto à partir de Natal como de Gostoso pois fica no meio do caminho entre as duas cidades. A diferença é que em Natal a oferta de operadores é maior. A partir de Gostoso é mais pra quem for fazer o passeio por conta própria mesmo.

O mais importante é se informar do horário da maré, já que passeios de piscina natural precisam ser feitos na maré mais baixa. Em Perobas vi o pessoal oferecendo o passeio na praia da cidade. Em Maracajaú o passeio costuma sair do Ma-Noa Park, um parque aquático que é ótima opção pra quem viaja com crianças.

Eu não cheguei a fazer o passeio (não curto muito esse tipo de rolê) mas cheguei a ir em Maracajaú pra velejar. A praia em si não é das melhores pois tem a água meio turva. Só vale o deslocamento até aqui pra ir ao parque ou fazer o passeio dos parrachos. 

Praia de Maracajaú

Esses foram os lugares que eu visitei à partir de São Miguel mas o litoral dessa região é bem extenso e possui muitas outras praias bacanas que podem ser exploradas se você estiver de carro pela região. Aproveite pra se jogar e conhecer outros paraísos escondidos.

Pôr do Sol em São Miguel do Gostoso


O melhor pico pra assistir um belo pôr do sol em Gostoso é na Praia de Tourinho. Vai por mim, todo dia eu bati ponto lá! 😎

Visual top demais!

Adoro quando o sol vira bola de fogo!

Dicas Gerais


Eu adorei São Miguel do Gostoso, realmente a cidade é muito gostosa. Seu ritmo pacato, aquele clima de interior e de vida que passa devagar é contagiante.

Sua estrutura turística ainda está no começo, então vá com a expectativa na medida certa. É totalmente diferente da Praia de Pipa.

Em Gostoso não há agências bancárias, portanto leve dinheiro em espécie.

A eletricidade é 220v, leve carregadores bivolt.

O sinal de telefone celular costuma ser precário na região. As melhores operadoras são a Vivo e Claro.

Melhor frase pra encerrar! 


2 comentários:

  1. Irei para a cidade em agosto, cinco dias na pousada Mi Secreto. Acha que preciso alugar um carro em Natal e ficar com ele os 5 dias? Ou basta um transfer até Gostoso?

    ResponderExcluir
  2. Olá Flávio,

    Depende muito da sua proposta de viagem. Se for pra ficar apenas em Gostoso, curtindo só o local, basta um transfer. Se quiser explorar a região e visitar outros locais próximos, um carro seria uma mão na roda.

    Boa viagem!
    =)

    ResponderExcluir