texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

O que levar para o Deserto de Atacama

0
Leve somente o indispensável

Se você está de viagem marcada para o Atacama, vale a pena gastar uns minutinhos lendo esse post para se preparar pra levar os itens certos para essa viagem. Digo isso pois estamos falando de um lugar com condições climáticas extremas que exercem influência direta no corpo humano.

Chegar lá despreparado pode fazer você passar por alguns perrengues desnecessários que certamente não permitirão curtir o Deserto do jeito que ele merece: com conforto! Porque nada pior do que sair pra um passeio incrível e não poder aproveitar porque não usou a roupa adequada para aquela condição.

O Atacama é uma viagem onde você não irá desfilar os seus melhores looks, acredite. Esteja preocupado em estar confortável e deixe a beleza por conta da natureza!

Condições climáticas no Atacama


Pra entender melhor a necessidade de se preparar para essa viagem, vou falar um pouco das condições climáticas de lá e seus efeitos no nosso corpo.

San Pedro do Atacama está a 2400m de altitude Isso significa de cara que algumas pessoas podem sentir os efeitos da altitude e ter sintomas como dor de cabeça, falta de ar, náuseas, vômitos, fraqueza entre outros. Todo mundo vai sentir isso? Não! Eu mesma não senti nada.. Mas em todo caso, é importante saber que isso pode acontecer com qualquer um independente de idade, condição física etc.

Lugar alto, seco e empoeirado!

A umidade relativa do ar em San Pedro fica em torno de 13% ao longo do ano. Há lugares no Atacama que é de 0%! 😳 Ou seja, tudo seca: pele, olhos, nariz, boca.. se você não se cuidar, rola um certo sofrimento: a pele racha, sangra e é bem incômodo.

A boa notícia, em especial para as meninas: sem umidade, o cabelo fica lindo! 😍

Além disso, temos a questão das temperaturas. Amanhece com 0° e ao meio-dia já está 30°. Coisa de louco! Pra quem sofre de sinusite 🙋é uma maravilha! Pra piorar, em alguns passeios, principalmente os de altitude mais elevada, bate um vento tão forte e frio, que nada dá conta de segurar! Só dá vontade de ficar dentro do carro quentinho. 

Então daí já dá pra tirar que o Atacama não está de brincadeira e preparação pra encarar esse desafio é a chave pra que sua viagem saia perfeita! 

O que levar pro Atacama - Roupas e acessórios


A mala que você vai fazer pro Atacama é a mais doida da sua vida.. vai ter roupa de banho e casaco pra frio pesado. E acredite, você vai usar tudo no mesmo dia!

-9° do lado de fora! 

No Atacama rola aquele efeito cebola que amamos #sqn.. Você sai do hotel tipo um boneco da Michelin e meio-dia já tirou tudo! Então o ideal é colocar uma blusa leve por baixo e ir aumentando as camadas com roupas mais quentes por cima, até chegar no casacão ou no corta-vento. 

Indispensável para o frio:

  • Blusa segunda pele
  • Calça segunda pele, térmica ou qualquer outra que esquente por baixo
  • Casaco corta-vento
  • Casaco de frio pesadão 
  • Gorro
  • Luvas
  • Cachecol 
  • Meia grossa 

As roupas recomendadas aqui são para os passeios mais clássicos. Os de altitude mais elevadas (Lagunas Altiplânicas, Geyseres e Rota dos Salares) e o noturno (Astronômico) são os mais complicados em relação ao frio e vento forte. 

Luvas e gorros são indispensáveis para os passeios mais frios. Não pode esquecer de levar de jeito nenhum! Se você não tiver esses itens, pode deixar pra comprar lá no Chile, em Santiago ou mesmo em San Pedro. As lojinhas locais tem várias opções.

Para usar no calor:

  • Short, bermuda
  • Camisas, regatas
  • Roupa de banho

Essas roupas leves são mais usadas em San Pedro, naquele intervalo do almoço ou ainda, quando sair pra um passeio que envolva mergulho na parte da tarde. Mas lembre-se que baixou o sol, venta frio de novo!

O resto da mala você pode preencher seguindo o seu style e levando o que tem mais a ver com você: calças jeans ou de sarja, blusa de manga comprida (são ótimas opções), calça legging (peça super coringa), casacos mais leves e por aí vai. 

⇨ Para meninas: o item que mais me deixou sem saber o que fazer foram as calças! Eu não tenho calça térmica e nem nada próximo disso! O que fiz foi levar calça jeans, legging e meia-calça bem grossa. No dia de frio intenso usei tudo junto! Pro frio de outubro, deu certo. Para quem viaja no inverno recomendo usar algo mais profissional.

Itens como vestidos, saias, rasteirinhas e afins, podem ficar em casa esperando aquela viagem para o Nordeste. O Atacama pede outro estilo, menos mocinha.

Outros itens:

  • Óculos
  • Boné / chapéu
  • Tênis confortável!
  • Chinelo
  • Mochila pro dia-a-dia

No quesito calçado não é necessário usar bota de trekking, a não ser que você já tenha uma e queira levar a sua pra respirar novos ares. No geral as caminhadas são bem leves e feitas em trilhas bem demarcadas.

O Vale de La Luna / Marte é a trilha mais chatinha: areia e cascalho

Leve aquele tênis que você mais gosta porque é confortável e não aquele que você mais gosta porque é bonito, pois além de conforto ser a palavra chave, o chão de terra da região vai acabar com o seu bonitinho. Chinelo é bom para os passeios que envolvam mergulho, pra quando sair da água, não enfiar o pé molhado dentro do tênis.

Por fim, se você pretende fazer passeios de condições mais extremas, como subir um vulcão por exemplo, aposte em artigos mais profissionais e adequados para a ocasião.

O que levar para o Atacama - Medicamentos e afins


Sei que não é politicamente correto recomendar a automedicação, mas eu sou daquelas que viaja com uma filial da farmácia na mala #mejulguem 😂. E pro Atacama eu recomendo sim levar uma necessaire bem completinha pois lá só tem uma farmácia e vai que justamente aquele remédio que você precisa esteja em falta na cidade? Eu prefiro não arriscar..

Então aqueles remedinhos que você já está acostumado a tomar pra dor de cabeça, febre, dor muscular, de barriga e afins, leve! Se tiver alergias como rinite/sinusite leve seu antialérgico. Um fato curioso é que a altitude provoca gases! Se você sente desconforto com isso, leve um remedinho também!

Outros itens que são indispensáveis:

  • Protetor labial dos bons
  • Colírio 
  • Soro fisiológico pra hidratar o nariz
  • Hidratante potente
  • Protetor solar potente
  • Lenço de papel (super útil para diversas finalidades)

Aviso que vale para meninos e meninas: não subestimem a parte dos hidratantes! Levem a sério pois o corpo resseca mesmo! Eu incluiria também um hidratante específico para mãos. Eu sofri com a pele em volta das unhas que secaram tanto a ponto de rachar e sangrar! Tenso..

Então é isso galera. Com essas informações já dá pra você fazer a sua listinha pra montar a sua mala e fazer com que sua viagem ao Atacama seja só sucesso! 😉


Nenhum comentário:

Postar um comentário