texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para a Riveira Maya - Playa del Carmen, Cancún e Tulum

0
Riviera Maya, quem diria hein?

Quando pensei em ir ao Caribe pela primeira vez, havia dois destinos que eu tinha certeza de que não queria ir: Punta Cana e Cancún. E essa revolta toda era por causa de um motivo muito simples: lugares em que o esquema é ficar engessado num resort não me atraem. Até que.. ganhei uma viagem pra Riviera Maya, região vizinha à Cancún.

Dizem que de graça até ônibus errado. E até resortão em Cancún também, porque não?

Daí comecei a pesquisar sobre o destino com um pouco mais de carinho e atenção e descobri que a região oferece muitas atrações bacanas: praias paradisíacas com água quentinha, ruínas maias que contam um pouco da história do país, os cenotes e suas lindas cavernas, parques temáticos, mergulho em piscinas naturais, ilhas paradisíacas.. Nossa, é tanta coisa pra fazer que tive que me render: sim, me apaixonei pela Riviera Maya! 

A minha viagem


Essa viagem foi um prêmio do trabalho e eu fiquei mega feliz com o presente! O pacotão incluía aéreo e hospedagem, só que quando a esmola é demais o santo desconfia né? A viagem seria no final de setembro e pra quem não sabe, setembro e outubro são os meses do auge da temporada de furacões no Caribe. Ai que medooo!!

Mas como a sorte fecha comigo, não passou nenhum furacão por lá e deu pra aproveitar muito bem nossa estadia. Dos oito dias que passei por lá, peguei uns dois dias chuvosos apenas, nos outros dias muito sol e calor.

A hospedagem incluída no pacote era de 4 dias em um resort em Puerto Morelos, a 30 km de Cancún. Pensei que já que ia pra tão longe sem pagar nada, melhor esticar e aproveitar mais um pouquinho. Então pedi pra agência antecipar a passagem de ida (sem custo) e com isso tive um pouco mais de tempo pra explorar melhorar a região. 

O que posso dizer sobre a Riviera Maya é que eu estava completamente enganada. A Riviera é muito mais do que Cancún. Aliás, só fui à Cancún no dia que choveu pra ir ao shopping (única coisa que dava pra fazer com chuva né?) senão, talvez nem iria, já que tinha tanta coisa bacana pra conhecer naquela região!

Um pouco sobre a Riviera Maya


A Riviera Maya é o nome bonito que deram para o litoral do estado mexicano de Quintana Roo. Toda essa região é banhada pelo mar do Caribe, o que é garantia de praias lindas.

Quintana Roo e distâncias (em tempo) de Cancún

Pra explicar de uma maneira bem simples como é a Riviera Maya, pense na Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Cancún seria Cabo Frio e Playa Del Carmen, Búzios. Não preciso nem dizer qual lugar que eu mais gostei: Playa disparado!

Não bastasse a cidade ser gracinha, Playa Del Carmen é o lugar ideal pra quem pretende explorar a Riviera Maya já que sua localização é central, facilitando muito mais os deslocamentos pela região. Outro facilitador é que o catamarã pra Cozumel parte daqui, então montando base em Playa, dá pra ganhar tempo e chegar bem cedinho na ilha.

Dá uma olhada na explicação do Ricardo Freire do Viaje na Viagem pra Riviera Maya. Foi a partir daí que tomei a decisão acertada de montar base em Playa.

Qual a melhor época para visitar a Riviera Maya


Na Riviera Maya, assim como nos demais países que ficam na região do Caribe, faz calor durante todo o ano e possui basicamente duas estações: o inverno e o verão.

A estação seca é no inverno, que vai de dezembro a abril: chove pouco e as temperaturas são mais amenas. É nessa época também que rola a alta temporada, quando o povo todo lá de cima (Estados Unidos e Canadá) foge do frio intenso do inverno em busca de dias ensolarados no Caribe.
Entre junho e novembro, considerado o verão de lá, é um período quente, úmido e com maior probabilidade de chuvas. Lembrando que a Riviera Maya está bem no meio da zona de furacões do Caribe e sempre rola aquele risco né? Mas viajar nessa época não quer dizer que você vai topar com um furacão! Eu fui pra lá justamente em setembro e nem sinal de furacão. A vantagem dessa época é que por ser baixa temporada os preços dos hotéis despencam. Mas já que existe esse risco, acho mais prudente evitar.

Procure evitar também ir em períodos festivos no país e a semana do Spring Break americano (que varia todos os anos entre fevereiro e março) também é uma boa. Chegar na praia ou no hotel e encontrar aquela turma de adolescentes americanos tocando o terror não é nada legal.

Onde se hospedar na Riviera Maya


Nessa viagem fui do lixo ao luxo! 😅 Como resolvi antecipar a ida, (e claro, os gastos eram por minha conta) me hospedei em um hotel super simples em Playa del Carmen. Depois fui pro resort com tudo incluído (e tudo pago) em Puerto Morelos.

Ainda seguindo as dicas do Viaje na Viagem, em Playa fiquei no hotel Barrio Latino. O hotel é bem honesto: simples, limpo, bem localizado com internet e estacionamento. O café da manhã era bem fraquinho mas tinha geladeira no quarto, então deu pra rolar um reforço básico.

Um ponto super positivo do hotel: os funcionários. Sempre solícitos, deram várias dicas excelentes de restaurantes bons e baratos e graças a eles, não caí em nenhuma pegadinha pra turista (e isso lá tem aos montes). Pra quem procura uma opção simples, barata e honesta, super recomendo o hotel.

Pra consultar a disponibilidade desse hotel, clique aqui.

Já em Puerto Morelos, (no esquema 0800) fiquei hospedada no Ocean Coral & Turquesa. Apesar desse tipo de estadia não fazer a minha cabeça, achei o resort muito bom, com todas as facilidades e regalias que um hotel dessa categoria oferece.

Como eu estava focada em conhecer as maravilhosas atrações da região, aproveitei muito pouco das comodidades oferecidas pelo hotel. Mas ainda assim recomendo pra quem curte.

Pra consultar a disponibilidade desse hotel, clique aqui.

O único problema que encontrei, e aí a culpa não é do hotel, é que dei azar e caí na maldição do sargaço que assola a região! A praia na frente do hotel estava com o mar turvo e cheio de algas, nem parecia que eu estava no Caribe!

O fenômeno do sargaço que "polui" as praias na região é bem frequente. Os hotéis tentam amenizar passando máquinas na praia pra tirar o excesso mas o mar fica comprometido, não tem jeito.

Pra consultar outras opções de hospedagem na região, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com

Como se locomover na Riviera Maya


A Riviera Maya é um lugar pra ser explorado e não pra ficar dentro da piscina do hotel. As distâncias entre as atrações são bem longas e a estrada que liga todas elas é muito boa e bem sinalizada. Logo, a opção de alugar carro aqui cabe direitinho. 

Eu aluguei com a Europcar de Playa Del Carmen usando a carteira de habilitação brasileira e correu tudo bem até o final da viagem.

Quem não puder ou não quiser alugar um carro, vai depender basicamente das excursões vendidas nos hotéis. Quem for mais independente e aventureiro, acho que dá pra se virar também com os ônibus da empresa ADO que leva para as principais atrações da Riviera e a frota conta com ônibus novos com ar condicionado.

O que me chamou atenção dirigindo pelas estradas do México, foi a quantidade de polícia na estrada e nas cidades. E eles andam com armamento pesado, mascarados.. um visual bem sinistro. 

Antes de ir, li muitos relatos de pessoas que foram extorquidas pela polícia de lá. Isso é triste, mas acontece de verdade. Eles param os turistas na estrada principal, alegam que eles estavam em alta velocidade, tocam um terror básico e só liberam depois de que o turista libera a grana. Tenso.. Na estrada tem uns três postos oficiais da polícia e rola blitz todo dia, toda hora. Eles param os carros aleatoriamente e revistam tudo. Nos pararam em uma, das muitas vezes que cruzamos a estrada. Pediram a carteira de motorista e quando viram que éramos brasileiros foram até bem simpáticos. Revistaram todo o carro e nos liberaram numa boa. Sorte.

O que fazer na Riviera Maya


Tem muita coisa bacana pra conhecer e fazer na Riviera Maya. Como já disse, fiquei apenas oito dias na região e constatei na prática que o tempo foi muito curto. Mas ainda assim, deu pra curtir demais e fazer programas super legais.

Vou falar um pouco das atrações da região pra você ver com seus próprios olhos como a Riviera Maya é um destino legal!

Playa Del Carmen


Já falei que Playa Del Carmen ganhou meu coração né? A cidade tem um centrinho turístico muito legal, além de ser bem centralizada na Riviera, o que facilita os deslocamentos.

No quesito praia, só tem uma "playa" mesmo, que é a que fica na frente da cidade e que começa a ficar boa só depois do beach club Mamita's.

Trecho da praia antes do Mamita's

Depois do Mamita's..

A Quinta Avenida é a rua principal de Playa e onde ficam os principais restaurantes, bares, lojinhas, agências de turismo, boates, casas de câmbio e tudo mais que facilite a vida do turista. É uma ótima pedida pra bater perna no fim do dia.

Quinta Avenida


Tulum


Tulum é uma cidade mais ao sul da Riviera Maya, muito famosa pelas ruínas da antiga civilização Maya. Na antiguidade, essa foi uma das cidades mais importantes pois era a única cidade portuária.

As ruínas foram transformadas em um parque com entrada paga. Não me recordo o valor (ops, foi mal) mas lembro que não era caro. Recomendo muito chegar cedo no parque por dois motivos: um é que o local enche de turistas, são muitos e muitos ônibus. E o outro é o calor. Fica difícil caminhar pelas ruínas com o sol forte na cabeça. 

Ruínas Maya

Vai dizer que meus primos não moravam bem?

Depois de passear pela ruínas e tirar muitas fotos do visual incrível da cidade antiga junto do mar do Caribe, é hora de curtir uma praia! E Tulum tem uma das mais bonitas da Riviera Maya. Não é à toa que tem o nome de Playa Paraiso!

A praia é bem extensa e possui alguns quiosques em sua extensão. Encontre um lugar paradisíaco pra chamar de seu e esqueça da vida!

Playa Paraiso

Mesmo com o tempo feio, olha a cor da água!

Como deu pra ver pelas fotos, depois de muito sol o tempo fechou pra valer e a chuva nos expulsou da praia. Como não tinha muito o que fazer, resolvi dar uma esticada até Cancún pra dar uma volta pela cidade. Com chuva em destino de praia não há muito o que fazer, né?

Akumal


Akumal é outra praia super famosa da Riviera Maya. Claro que é uma praia linda, com águas azul Caribe, mas aqui a maior atração são as tartarugas que habitam o local.

Akumal

Eu sempre acho que lugares assim são pegadinha, que você vai chegar lá e não vai encontrar nada! Mas em Akumal eu quebrei a cara (ainda bem!) pois realmente tem muitas tartarugas nadando ali, bem próximo da beira.

A praia tem uma quiosque onde é possível também alugar material de mergulho, que achei o preço bem puxado (se puder levar o seu, melhor). Depois é só correr pro mar e se deliciar com esse nado incrível junto das tartarugas!

Mais uma da praia que é uma gracinha

La tortuga de Akumal


Cenotes


Os cenotes são uma das atrações mais incríveis da Riviera Maya. A região que tem um solo basicamente formado por rochas calcárias, possui diversos rios subterrâneos, formados há muitos anos devido à corrosão do solo pela água. E em alguns trechos esses rios afloram na superfície, formando piscinas e cavernas de águas cristalinas. Coisa fina de se ver.

Na estrada principal da Riviera Maya tem vários cenotes, um do lado do outro e todos tem a entrada sinalizada, pois na verdade são propriedades particulares em que os donos exploram a visitação turística. A entrada não é cara e sempre tem uma pequena estrutura com bar e banheiros. 

A maioria dos cenotes dessa região são abertos, como se fosse uma grande piscina. Apenas os cenotes Dos Ojos e Chak Mool são fechados e com formação de cavernas.

Eu fui em dois cenotes, um aberto e outro fechado. O primeiro que visitei foi o Cristalino, mas no dia o tempo não estava muito bom e a ida até lá não rendeu muito.


Cenote Cristalino

No outro dia, já com bastante sol, optei por mergulhar em um cenote fechado, o Dos Ojos. Foi uma experiência única e é espetacular.

A estrutura desse cenote é complexa. São três cenotes no total, sendo dois semi-fechados, por onde entra a luz do sol (e que forma um efeito incrível na água) e mais um cenote totalmente fechado e apelidado carinhosamente de Bat Cave (sim, é cheio de morcegos lá dentro). 

Gente, me explica que lugar é esse?

A água é tão cristalina que dá pra ver os mergulhadores lá no fundo!

A entrada custou 400 pesos/pessoa pelo mergulho guiado com direito ao material (snorkel, pé de pato, lanterna e colete). Achei o valor meio caro, mas valeu cada centavo pela experiência incrível. E antes que você pense que é perigoso entrar na caverna, relaxe, o mergulho é bem tranquilo e não oferece perigo. Em nenhum momento do passeio fiquei submersa e os guias são locais (o cenote fica dentro de uma comunidade indígena/maia), ou seja, eles conhecem muito bem o lugar e não há nenhuma chance de se perder. O único perigo é dar uma cabeçada numa estalactite, fique esperto.

Xcacel


Xcacel foi uma das indicações do pessoal do hotel. É uma praia do governo, sede de um programa de proteção às tartarugas marinhas já que ali é um tradicional ponto de desova. Cobra-se apenas 10 pesos por pessoa para entrar e é permitido utilizar a estrutura da sede (banheiros e chuveiro).

Salve las tortuguitas!

Não tem quiosque, nem bar de praia (é bom levar um kit de sobrevivência (comes e bebes). Só tem praia e natureza (do jeito que eu gosto). E pra completar o visual, em Xcacel ainda tem um pequeno cenote, que pode ser facilmente visitado por uma pequena trilha, de uns dez minutos.

Xcacel

Lindona, não é?

 Cenote Xcacelito

O acesso não é dos mais fáceis pois não tem sinalização na estrada. Mas basta colocar no GPS que dá pra chegar lá de boas.

Laguna Yal-ku


Essa é uma lagoa de água salgada que fica próxima de Akumal. Em algum lugar havia lido que a entrada era paga, mas não me cobraram nada pra entrar. É uma espécie de parque, com várias esculturas espalhadas e com algumas mesas pra fazer pic-nic. É um lugar bem bonito e uma ótima pedida pra fazer um SUP ou passar umas horinhas curtindo o sossego do lugar. 

Laguna Yal-ku

A área é bem grande e a água bem clarinha


Parques temáticos


A Riviera Maya tem alguns parques temáticos que fazem a diversão da galera que visita a região. Eu não fui mais por falta de tempo mesmo, pois preferi conhecer atrações naturais. Se tivesse mais tempo, teria ido em um (ou mais) deles com toda a certeza. São eles:

Xcaret - é o maior de todos eles, com uma mega estrutura de piscinas, praia, rios, restaurantes, viveiro de animais e até uma arena para shows sobre a cultura local. Tem tanta coisa nesse parque que suspeito que se você passar uma semana lá dentro não conhece tudo! rs..

Xcaret (fonte: divulgação)

Arena dos mega shows (fonte: divulgação)

Xel-Há - é o mega parque mais "natural" de todos eles. O que explora mais as belezas naturais como rios, cenotes, cavernas etc. Se tivesse que escolher algum iria nesse com certeza.

Mais natureza sem intervenção

X-plor - esse é o parque pra quem gosta de brinquedos de aventura como tirolesa, mergulho, quadriciclo e tudo mais.

Tirolesa no Xplor (fonte: divulgação)


Cancún


Cancún é a grande estrela do turismo local. Porém é um destino que realmente não é a minha praia. É cidade grande, com trânsito, ônibus, buzina, shoppings e tudo mais que eu fujo durante as minhas férias. 

Em um dos dias de chuva, como não tinha como ir à praia, cheguei a ir à Cancún pra confirmar tudo isso com meus próprios olhos. E o que vi só me fez ter a certeza de que ter escolhido Playa Del Carmen como base foi a melhor opção!

Mas ainda assim, Cancún tem algumas atrações que não devem ficar de fora do roteiro para quem visita a região, como Isla Mujeres, uma ilha que possui praias maravilhosas. 

Isla Mujeres

Outra atração imperdível é a famosa casa de shows Coco Bongo, que não é pegadinha de turista e vale muito à pena. Tem uma em Cancún e outra em Playa mas a primeira é maior e melhor.   

Dicas gerais


Brasileiros que viajam ao México por 180 dias a turismo não precisam de visto.

A moeda local é o peso mexicano mas o dólar americano é aceito normalmente. Porém o câmbio não é dos mais favoráveis quando se usa o dólar americano. O melhor é trocar pela moeda local nas casas de câmbio de lá.

A Riviera Maya não é um destino caro. Tem opções de hospedagem e alimentação para todos os bolsos. Atenção apenas para os passeios, que podem encarecer o orçamento da viagem.

O povo mexicano é uma simpatia só. São divertidos, solícitos e adoram brasileiros. 

O idioma oficial é o espanhol mas tem desenrolo no inglês e no portunhol.

Mergulho com golfinhos tem aos montes. Eu fiz e não me orgulho disso. Na época achava lindo, hoje prefiro vê-los soltos em seu habitat natural.

Ruínas Maias: com pouco tempo tive que escolher somente uma delas, que foi Tulum. Com mais tempo talvez teria ido à Chichen Itza.

Compras: muita gente fala que Cancún é bom pra fazer compras. Quando pensar em compras vá aos Estados Unidos, o resto é balela. O que é muito bacana de comprar por lá é o artesanato, que é muito original e barato. Para as mulheres, prata.. muita prata.

México me aguarde, um dia voltarei!


Nenhum comentário:

Postar um comentário