texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Como é voar na Avianca Internacional

23
A pior companhia ever!

Vou começar esse post dizendo: vim avaliar a pior companhia aérea que já voei na vida!

A princípio a ideia de voar com a Avianca era tentadora: um voo pra Miami com uma conexão curta em Bogotá, de apenas uma hora, e com precinho camarada. Pensei, porque não tentar? E assim, lá fui eu me meter numa roubada tremenda!

Compra da Passagem


Retirei as passagens com milhas de um programa de fidelidade corporativo, por isso não tenho como avaliar a compra em si. Minha interação com o sistema da Avianca foi somente na administração da passagem.

O pouco que manuseei o site, achei o sistema bem fraquinho. Ao informar o número da reserva para preencher dados dos passageiros e marcar assentos, fui direcionada para um sistema chamado "Check My Trip", que não era nada amigável e me deixou insegura se estava realmente tudo certo com as passagens. Na dúvida, preferi ligar para Central de Atendimento para me certificar e até que o atendimento pelo telefone foi eficaz e confirmou tudo numa boa.

Voos

O voo de ida para Bogotá saiu na hora certa, sem atrasos. Na poltrona do avião estava o kit fundão: fone e manta. O serviço de entretenimento é interessante: várias opções de filmes e seriados em português, inglês e espanhol.

O primeiro voo (Rio - Bogotá) com duração de cinco horas foi ok, nada extraordinário. Serviço de bordo mediano, tripulação não muito simpática. O menu também bem basicão, nada demais.

A conexão em Bogotá foi de uma hora. Achei o aeroporto de lá até interessante, várias lojinhas e lanchonetes bacaninhas. Foi um tempo de conexão bom pra dar aquela esticada básica nas pernas e seguir caminho. O trecho seguinte (Bogotá - Miami) saiu com um pequeno atraso, administrável.

Já na volta, o voo Miami - Bogotá atrasou mais de uma hora. Os passageiros não receberam qualquer satisfação. A equipe de terra, que não era nem um pouco cordial, chegava até a ser grosseira com algumas pessoas mais impacientes que tentavam saber o porquê do atraso.

Depois de muita demora e stress, saímos de Miami. Com o atraso, chegamos em Bogotá apenas meia hora antes do próximo voo e aí veio o absurdo: simplesmente fomos impedidos de embarcar na conexão para o Rio com a desculpa de que não daria tempo. Mesmo com o avião em solo, eles foram irredutíveis: não embarcaríamos.

Ora, eu já vivi situações semelhantes em diversas companhias aéreas. Aviões já me esperaram e eu já mofei sentada em poltrona de avião esperando conexão que estava atrasada. Tudo em respeito aos passageiros, já que não somos os "responsáveis" por tais atrasos.

Mas na Avianca é diferente. Problema é seu se a própria companhia atrasou mas você chegou meia hora ANTES da próxima conexão sair. Você perde o voo e simples assim. Diante de tamanho absurdo, formou-se um grupo de brasileiros indignados no balcão de conexão da Avianca. Reclamamos muito, como só brasileiro sabe fazer. Explicamos todas as implicações de perdermos aquele voo, suplicamos por uma vaga numa conexão que estava indo para São Paulo, mas nada adiantou. 

E pra piorar, uma das provas de que dava tempo de embarcarmos na conexão para o Rio, é que um desses brasileiros que estavam no grupo chegou a entrar na aeronave que ia pro Rio. Quando a tripulação descobriu que ele estava vindo da conexão de Miami, ele foi retirado do voo!!

O martírio


O atendimento da equipe de solo para atender este tipo de ocorrência é no mínimo vergonhoso. As atendentes não tem preparo nenhum e chegaram inclusive a debochar da nossa cara. Depois de quase uma hora reclamando, implorando para nos colocar em outro voo, pra qualquer cidade brasileira, nos convencemos de que nossos esforços seriam em vão: ninguém iria nos ajudar.

Tive que fazer, muito a contragosto, imigração na Colômbia (queimou o filme do meu passaporte novo..) e segui para o guichê da Avianca onde receberíamos os vouchers de hospedagem e alimentação. 

Chegando no tal setor, a fila era SURREAL. Sério, devia ter umas 100 pessoas pra serem atendidas porque deu m. em vários outros voos da Avianca e pasmem, só havia um único atendente pra esse povo todo. Eram 23h da noite, as pessoas estavam cansadas, estressadas e ainda tinham que passar por essa situação. O local não tinha banheiro, nem bebedouro e se saíssemos, a segurança do aeroporto não permitia voltar. Diante dessa humilhação nós, os brasileiros, e uma argentina também indignada, começamos a armar um barraco. Que tipo de empresa faz os seus clientes passarem por aquela situação?

Enfim, depois de muita gritaria apareceram mais duas atendentes e o atendimento foi agilizado. Saímos do aeroporto à 1:30h da madrugada, esperando a bagagem aparecer!! Por que a essa altura do caos, claro, já não sabiam onde estavam as nossas malas.. E por mais que eles insistissem que poderíamos deixar nossas malas no aeroporto que elas seriam encaminhadas para o próximo voo, eu bati pé e falei que não sairia de lá sem minhas malas, porque não confiava naquela companhia de fundo de quintal. Depois de muita confusão, nossas malas apareceram e seguimos para o hotel.

A Avianca arcou com os custos de transfer, hospedagem e alimentação e nos realocou no mesmo voo do dia seguinte. Pelo menos o hotel era bom e o grupo de brasileiros que formamos também nota dez!! No hotel, já estávamos nos acabando de rir de nós mesmos no meio daquela confusão, é claro que nós continuávamos incrédulos daquela situação toda. Mas pelo menos nos unimos e soubemos rir da nossa própria desgraça! O que nos restou foi "conhecer" Bogotá no dia seguinte, já que o voo só sairia às 21h.

Nota mental: Bogotá é o Ó (maiúsculo!)
 
Curioso é que notei no hotel que, ao longo do dia, várias pessoas chegavam encaminhadas pela Avianca. Na hora de fazer o checkout e finalmente voltar para o aeroporto, a recepção estava lotada novamente: mais um voo da Avianca tinha "chegado" no hotel. Perguntei para o recepcionista se isso era comum e para minha surpresa (ou não) ele respondeu: todo dia! 

Ou seja, fazer passageiros perderem suas conexões e cancelamentos de voos são práticas comuns da Avianca!
 
E para continuar a minha surpresa (ou não de novo), enquanto esperava o bendito voo de volta pro Rio, já no aeroporto, o tempo todo era oferecido aos passageiros no alto-falante a "desistência do voo". Funciona assim: a Avianca paga US$180 dólares + hospedagem + alimentação e o passageiro desiste de embarcar no seu voo e embarca no dia seguinte. Ora amigos, sabem qual é o nome disso: overbooking! 

Foi aí que a minha ficha caiu. Na verdade não perdi o voo porque não dava tempo de embarcar, até porque o nosso amigo brasileiro entrou no avião! Na real, fomos vítimas de overbooking! Simplesmente a Avianca viu que atrasaríamos e vendeu nossas passagens a outras pessoas. Simples assim, prática diária deles, anunciada em alto-falante! Isso explicou até a má vontade das atendentes, pois elas sabiam que nada podia ser feito. Nós não íamos embarcar e ponto. Nossa que raiva!

Mas pra terminar nossa odisséia, entramos no avião (nossa, que alívio) e voltamos para o Brasil. O voo de volta, mesmo serviço meia-boca da ida.

Conclusão

Não voo de Avianca nunca mais na minha vida! A não ser que não tenha outra opção. Uma companhia que não tem o mínimo de respeito pelos seus clientes, não cumpre com o seu compromisso maior que é o de transportar passageiros com responsabilidade. Não é nada confiável e seus funcionários apenas refletem a filosofia da empresa: são completamente despreparados.

Avianca é tudo de ruim que uma companhia aérea pode ser!


23 comentários:

  1. Tirando os perrengues da volta, fazer conexao no aeroporto é tranquilo? To vendo uma passagem com 3 horas de conexao lá. É seguro? Tranquilo? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber,

      O meu perrengue foi justamente na conexão, já que a Avianca tirou a gente do voo e provavelmente vendeu nossas passagens para outras pessoas, nos realocando no mesmo voo do dia seguinte. Então, se for pra dar minha opinião com base na minha experiência, não acho tranquilo e nem confiável nenhuma conexão com a Avianca.

      Mas isso não quer dizer que vá acontecer com vc tb. Pode ser que vc tenha sorte e não haja qualquer problema com seus voos. A Avianca é um empresa que não entrega segurança. Pelo que vi no aeroporto de Bogotá, a quantidade de voos cancelados e pessoas realocadas, é quase uma loteria!

      Se vc dispõe de tempo para esses imprevistos, pode até ser uma boa. Vc fica em Bogotá e de quebra conhece mais um destino. No meu caso eu tinha compromisso, então ficar mais um dia foi na verdade um grande transtorno pra mim.

      Às vezes as pessoas medem a companhia aérea pela comida que servem ou pelo filme que passa na TV. Pra mim, confiabilidade é o valor número um de uma companhia. Mas é como disse, cada pessoa tem uma experiência diferente.

      =)

      Excluir
  2. olá, eu também irei fazer conexão em Bogotá, porém tenho uma dúvida, eu precisarei tomar a vacina contra febre amarela mesmo sendo só uma conexão de 2 horas? Tanto na ida como na volta? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Para fazer conexão em Bogotá, não é preciso fazer imigração, logo, também não precisará apresentar nenhum documento a não ser cartão de embarque e passaporte para o próximo voo.

      Boa viagem! =)

      Excluir
  3. Ai, lendo seu relato estou muito tensa, tenho viagem para Miami com conexão de 1 e 30 minutos, estou pensando seriamente em pedir reembolso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kyria,

      Pior é que eu nem tenho como te tranquilizar pois já ouvi tanta história parecida com a minha, de outras pessoas que viajaram com a Avianca e passaram pela mesma situação =(

      É contar com a sorte mesmo! Boa viagem! =)

      Excluir
    2. Não peça reembolso não! Fui pra Miami com a Avianca, fiz conexão em Bogotá e foi super tranquilo, tanto que semana que vem vou para a Colômbia e comprei 3 trechos com eles! O que está pegando agora são os vôos domésticos já que os pilotos da Avianca estão em greve! Já trocaram 1 vôo meu e me ofereceram hotel, transfer e alimentação pois eu tinha 1 vôo direto e me deram 1 com escala!

      Excluir
  4. Estou arrependida de ter comprado um vôo da Avianca! Meu vôo é dia 24/10 com destino a NY, saindo do RJ e fazendo conexão em Bogotá. Faltando 13 dias pra viagem, eles cancelaram meu vôo de Bogotá para NY, e me colocaram em mais uma conexão em São Salvador. Revoltada com toda a situação, lógico, paguei mais caro por um vôo de apenas uma conexão, liguei por dias pra Decolar.com e Avianca pra exigir um vôo similar ao meu. O atendimento da Decolar.com foi ótimo, mas eles estão de mãos atadas. Uma vez que a única "opção" oferecida pela empresa foi essa. O atendimento da Avianca foi PÉSSIMO, a atendente me atendeu com deboche e disse que se eu quisesse resolver, teria que ligar pra Avianca Colombia. Oi?

    O pior de tudo é que liguei para a ANAC e o atendimento ainda foi pior! A atendente cagou na minha cabeça, disse que a Avianca tem o direito de cancelar o vôo com 72h de antecedência. Eu disse: até aí tudo bem, mas não estou reclamando disso. Estou reclamando que a empresa está me obrigando a aceitar um vôo inferior ao meu.

    A atendente disse que eu teria que esperar o prazo de 40 dias para resposta da empresa no site consumidor.gov.br! Dei vários argumentos, mas o resultado foi que ela não quis registrar minha reclamação!

    Estou incrédula até agora com a postura da ANAC, condicente com esse tipo de prática de uma empresa que, ainda por cima, nem brasileira é. Na verdade, não sei porque me surpreendo, porque como tudo que é público e pra ajudar o cidadão de boa fé nesse país, a ANAC não funciona.

    Estou grata de estar indo morar fora, pois está muito difícil por aqui, viu?

    Sinto muito pelo o que você teve que passar e já estou aguardando passar pelo mesmo problema, uma vez que tive que engolir o vôo para San Salvador, de apenas 1h de conexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nossa que absurdo o que fizeram com vc! Eu tô dizendo.. essa companhia é uma bosta! Eles não tem nenhum comprometimento com o cliente, nenhuma responsabilidade com nada! Eles simplesmente fazem o que querem e vc é que se vire! Foi mais ou menos o que aconteceu comigo!

      Passei pelo mesmo deboche dos funcionários até cair a ficha de que não tinha mesmo o que fazer. Agora minha amiga é torcer pra que esse seja o único "problema" no seu voo, pq de uma companhia amadora como essa pode se esperar tudo!

      Boa sorte com seu voo e com sua mudança! Que venham novos ares, pq esses daqui do Brasil..
      =)

      Excluir
  5. O vôo de Guarulhos para Lima na classe econômica não tinha manta nem travesseiro para todos e a aeromoça ainda não queria dar o fone de ouvido a todo mundo!! Achei o atendimento péssimo, pouco espaço, bagageiro alto e o povo só fala espanhol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eles são horríveis mesmo! Não conseguem nem garantir um mínimo de qualidade no atendimento, que seriam as mantas e fones de ouvidos..

      Eu tenho pavor dessa companhia!

      Excluir
  6. Oi, Renata!
    Tudo bem?
    Uma pergunta bem de iniciante: a Avianca que você está citando é uma Avianca diferente da Avianca Brasil? Encontrei 2 sites que se dizem Avianca e não sei se posso confiar...
    https://www.avianca.com/br/pt/
    https://www.avianca.com.br/

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Sim. Existem duas Aviancas: a Brasil e a Internacional (Colômbia).

      A do Brasil o site tem final .com.br e a Internacional (Colômbia) é final .com.

      Boa sorte! =)

      Excluir
  7. Olá, Renata! Tenho um vôo de Cusco para Quito com conexão de 2:30h Bogotá. Estou achando que é um intervalo apertado devido ao histórico de atrasos da Avianca. Devido a isso, estou tentando otimizar ao máximo o meu tempo para contornar possíveis imprevistos. Não vou despachar bagagem e farei o check-in online, porém me bateu uma dúvida: terei que fazer imigração em Bogotá mesmo estando em conexão? Se não, como funciona o trâmite depois do desembarque? Há alguma fila específica para passageiros em trânsito? Se puder sanar esta dúvida, ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,

      Para conexões em Bogotá não é preciso fazer imigração na Colômbia! Só descer do avião e se dirigir a porta de embarque de próximo voo.

      Boa viagem e boa sorte!
      =)

      Excluir
  8. Oi Renata, comprei um voo GIG-MIA com escala de 45min em Lima, tanto na ida quanto na volta... Acha que da tempo? São os antigos voos da TACA, acha que isso pode ser um ponto positivo? To com receio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,

      45 minutos de tempo de conexão dá tranquilo. A Copa, por exemplo, faz conexões até menores no Panamá e dá tudo certo. O problema é a Avianca honrar o compromisso, o que não é o forte deles.

      O fato de serem os voos da antiga TACA infelizmente não faz diferença. Se são operados pela Avianca, no final dá tudo no mesmo.

      Pode ser que você não passe por nenhum problema (tomara!) mas sendo Avianca, esteja preparado para atrasos e overbooking.

      Boa viagem e boa sorte!
      =)

      Excluir
  9. Oi, Renata! Eu vou para LA-EUA e a conexão com a Avianca é em Bogotá. Temos 2 horas de conexão ( chegamos às 12:34 e embarcamos às 14:40). Tem que passar pela imigração? Precisa de mostrar o certificado de vacina de febre amarela? Eu vou com 4 adolescentes, sendo 2, amigas da minha filha mais velha (15 anos). Algum documento a mais que você saiba? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Mil desculpas pela demora na resposta! Só agora fui descobrir que não estava sendo notificada dos comentários aqui do blog! Descobri que tinha vááários sem responder! Foi mal mesmo!

    Para conexões em Bogotá não é preciso fazer imigração na Colômbia! Só descer do avião e se dirigir a porta de embarque de próximo voo.

    Boa viagem! =)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Renata! Eu vou para Cartagena ainda essa semana, comprei as passagens aéreas por intermedio de uma agencia de viagens, terei 1h30min em Bogotá para passar pela imigração e trocar de voo. Você acha que dá tempo Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Se o seu primeiro voo não atrasar, dá tempo sim. Você só passará pela imigração se as passagens tiverem sido compradas separadas e tiver que fazer novo check-in. Se for apenas uma conexão, não vai sair da área de embarque e por isso, não vai passar pela imigração.

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  12. Renata, eu comprei minha passagem pra Cidade do México e na volta farei conexão em Bogotá.
    No e-mail que a Decolar.com me enviou consta essa informação:

    Seu itinerário inclui um voo com conexão operado pela Avianca.
    Os voos nacionais ou internacionais desta Cia. Aérea chegam e saem a partir da Ponte Aérea da Avianca situado a 3,1km do Aeroporto Internacional El Dorado.
    Avianca oferece, para seus voos internacionais, um serviço de transporte gratuito entre os aeroportos a cada 5 minutos.
    Por favor, considere esta informação para não ter contratempos no momento do embarque.

    Você teve que passar por isso? Foi tranquilo?

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Não passei por isso não. Todos os meus voos saíram ou chegaram no aeroporto El Dorado.

      Melhor vc entrar em contato com a Avianca para confirmar.

      Boa sorte e boa viagem
      =)

      Excluir