texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

2
Sol rachando o coco!

Mas afinal, qual a melhor época pra visitar a Chapada dos Veadeiros?

Antes de programar sua viagem para a Chapada é preciso saber que a região possui basicamente duas estações: a época das chuvas e da seca. A de chuvas vai de outubro a abril e a seca, de maio a setembro.

E acredite, faz muita diferença escolher em qual época visitar a região, pois são duas Chapadas completamente diferentes. A época de chuvas é considerada mais uma viagem de contemplação, isto porque as cachoeiras estarão com seu volume de água muito aumentado e algumas podem até fechar pra banho por causa da forte correnteza. Já a época de seca é uma viagem pra "banhar" como eles dizem por lá, já que a maioria das cachoeiras está com pouco volume de água.

Definir qual é a melhor época vai depender do gosto de cada um. Há vários detalhes para se levar em consideração.

Estação das chuvas na Chapada dos Veadeiros


Na época das chuvas, além do banho nas cachoeiras ficar comprometido por causa da correnteza, há o risco real de trombas d'água.

Na época de chuvas / fonte: icmbio.gov.br

Sem chuva - olha a diferença da vazão

As estradas de terra se transformam em um grande lamaçal e provavelmente um carro sem tração terá dificuldade pra ir em todas as cachoeiras por causa dos atoleiros que se formam. O mesmo acontece com as trilhas. Tem que estar preparado pra caminhar na lama, se sujar todo e ainda, correr o risco de fazer trilha debaixo de chuva e molhar todos os pertences.

Por tudo isso, acredito que a contratação de um bom guia é fundamental nessa época, afinal é ele quem vai poder te tirar das roubadas, já que tem preparo e conhece bem a região.

O lado bom desse período é que algumas cachoeiras são sazonais e se formam apenas na época das chuvas. Ver as cachoeiras com aquele volume monstro de água também é um espetáculo à parte. Acrescente ao cenário a mata verde com muitas árvores e plantas incríveis que só existem no cerrado.

Algumas trilhas são recomendadas apenas para a época de chuvas, como é o caso do Mirante da Janela e do Morro da Baleia. As duas são trilhas longas e cansativas se feitas debaixo de muito sol e só tem cachoeira na época de chuvas, o que é perfeito para se refrescar e não transformar sua trilha numa tortura.

Estação seca na Chapada dos Veadeiros


Na época seca todas as cachoeiras estão abertas para banho, sem risco de tromba d'água e com poços de águas tranquilas, sem correnteza.

 Sem correnteza e muitas piscinas!

As estradas de terra estão super secas e fáceis de transitar, na medida do possível, cheia de buracos e muita poeira. Todos os carros ficam com uma cor padrão: vermelho terra. Pratique o desapego! Algumas propriedades abrem trechos de estrada que passam por rios quase secos e com isso é possível chegar mais próximo das cachoeiras com o carro, reduzindo o tempo de trilha.

 Chão batido e poeira pro alto!

Agora, esteja preparado pra fazer as trilhas debaixo de um sol escaldante! Isso só é bom porque cria coragem pra mergulhar nas águas frias das cachoeiras 😆. Algumas cachoeiras e poços, que são sazonais, somem na época da seca, como é o caso da Cachoeira do Abismo (na trilha do Mirante da Janela), alguns dos poços em Loquinhas, entre outros.

Na época seca o mato estará seco e o risco de incêndios é altíssimo, podendo inclusive comprometer a sua viagem.

Minha conclusão


Por tudo isso que expus, preferi conhecer a Chapada dos Veadeiros na época seca. Achei perfeito! Dias de sol, calor e banhos incríveis nas cachoeiras. E o melhor, sem perrengue de chuva.

Mas é claro, tudo na vida tem seus prós e contras. E o inconveniente de visitar a Chapada nessa época foi além do calor excessivo em algumas trilhas, não "poder" fazer a trilha do Mirante da Janela, que era um dos meus sonhos. Como nessa época a Cachoeira do Abismo seca, percorrer os 10km de trilha sem ter um banho pra refrescar não é recomendado nem pelos guias mais experientes da região.

Hoje, se tivesse que voltar à região, talvez o fizesse numa época de transição entre a época de chuvas e da seca pra poder ver a mata verde, as cachoeiras com volume alto e poder fazer as trilhas que ficaram de fora do roteiro.

Mais informações sobre a Chapada dos Veadeiros:
Dicas de viagem para a Chapada dos Veadeiros
Onde hospedar na Chapada dos Veadeiros
As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
As cachoeiras da Chapada dos Veadeiros - parte II
Cachoeira de Santa Bárbara


*Data da viagem: agosto/2016


2 comentários:

  1. oiie, qual mês exatamente vc foi? pensei em ir em setembro, mas vi que é o auge das queimadas e da seca. Vi que outubro as chuvas começam, lentamente, então já melhora algumas questões negativas que a seca trás. O que você acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui em agosto por queria pegar as cachoeiras com menor nível de água e sem risco de tromba d'água.

      Excluir