texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de Itacoatiara, a melhor praia de Niterói

8
Itacoá para os íntimos

Aqui no blog eu não escondo que na hora de pensar em uma nova viagem tenho preferência por destinos de praia. Eu amo praia! E por mais que conheça várias praias pelo mundo a fora, sempre tem uma que a gente chama de casa (no meu caso, até mais de uma..). E uma das minhas "casas" no mundo fica em Itacoatiara.

Pode parecer estranho incluir num blog de viagens um post de uma praia tão local, frequentada basicamente pelos moradores e fora de qualquer roteiro turístico. Mas acho que é exatamente por isso que tenho o dever de divulgar esse tesouro niteroiense. Nós aqui do outro lado da ponte também temos muito o que mostrar! 

Na minha humilde opinião, Itacoá  é a melhor praia de Niterói. Do Rio também, mas não conta isso pros cariocas não.. Eles jamais aceitarão! Além do mais, para minha surpresa, Itacoatiara saiu na última lista das 25 melhores praias do Brasil do TripAdvisor. Mais um motivo para divulgá-la! =)

Como chegar em Itacoatiara


Itacoatiara fica na Região Oceânica de Niterói e é uma das últimas praias da cidade. É um pouco longinho sim, não vou enganar, mas o pequeno esforço será recompensado, eu garanto!

É um bairro que funciona como uma espécie de condomínio, com uma única entrada e saída monitorada pela Polícia Militar 24h/dia. Não se assuste com a cancela, a entrada é liberada para todos.

A maneira mais cômoda de chegar na praia é, sem dúvida, de carro. Não existem estacionamentos particulares, apenas as vagas de rua. No verão, tente chegar cedo, pois facilmente as ruas lotam e falta vaga mesmo.

Existe ainda a opção de chegar de ônibus. A linha 38 faz o trajeto Centro - Itaipu e passa pela entrada de Itacoá. Assim é preciso caminhar alguns metros até a praia. No final de semana, esteja preparado para encarar ônibus cheios.

Onde se hospedar em Itacoatiara


Quem quiser curtir uns dias de sossego nessa praia maravilhosa e ainda curtir com mais calma a região, Itacoatiara já conta com algumas opções de hospedagem. 

Pra consultar todas as opções, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com
http://www.booking.com/searchresults.html?district=5568&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

A praia


Diferente do todo o resto de Niterói, Itacoatiara não tem vista pro Rio, seu visual é único. É cercada de muito verde e de cada lado da praia há uma grande pedra. De um lado a vista é para a Pedra do Elefante e o Costão de Itacoatiara e do outro lado fica o Morro das Andorinhas.

Pedra do Elefante

Morro das Andorinhas

Uma outra característica que dá fama a Itacoá é o mar. Quando as condições são (des)favoráveis ele se torna violento e realmente há muitas histórias de afogamento. Aqui, quando o mar tá de mau humor, o melhor mesmo evitar o mergulho e deixar a brincadeira apenas para os surfistas experientes.

Acho que o grande problema dessa má fama é que muitas pessoas não respeitam os limites do mar. Itacoá é uma praia de mar aberto e por isso tem dias de mar calmo, super piscininha e dias fúria, como em qualquer outra praia do mesmo tipo. A boa notícia é que podemos contar com salva-vidas que batem ponto por lá diariamente e antes de mergulhar sempre é bom observar a sinalização do dia indicada por eles. Mas ainda assim se bater um medinho, existe um plano B: é só dar um pulo na Prainha, que é uma pequena praia ao lado da Pedra do Pampo, que possui águas bem tranquilas (vou falar dela já). Assim, não tem erro.. 

Por outro lado, esse mar "tenso" faz a boa fama com os surfistas: Itacoá tem uma das melhores ondas do mundo para a prática de bodyboard e sempre tem um campeonato rolando por lá. O mundial de 2015 inclusive, teve sua etapa niteroiense.

É ten-so! 
Foto: Alexandre Paredes
 
Mas vamos falar de coisas mais tranquilas. Agora vou contar um detalhe curioso e divertido de Itacoatiara que só quem mora em Niterói sabe. A praia, frequentada basicamente pela galera jovem da cidade, é dividida em quatro áreas:

Costão (Beverlly Hills)


É o extremo esquerdo da praia, do lado da pedra do Costão. Tem esse apelido porque é frequentada por uma galera supostamente "elitizada" (juro que tentei achar um termo melhor mas não encontrei, aceito sugestões).

Costão de Itacoá

Se você escolher esse lado, além de curtir o sol até mais tarde e no verão apreciar um pôr do sol de cair o queixo, não deixe de provar o sanduíche do Onda Natural (o último trailer da praia - aqui a gente chama quiosque de trailer kkk).

Meio


Como o próprio nome sugere: é o meio da praia. A galera que costuma frequentar esse ponto, não toma partido de nenhuma das extremidades da praia, é a galera neutra.

No meio de Itacoá

A desvantagem de ficar no meio é que você não vai ver nada acontecer e nem vai ser visto na praia (se bem que isso pode ser até uma vantagem né? rs), mas com certeza vai curtir um trecho sempre mais vazio e sossegado. O que as vezes também não é nada mal..

Pampo (Jamaica)


É o extremo direito da praia, do lado da Pedra do Pampo. Tem esse nome, bem.. porque é frequentado pela galera "alternativa" de Niterói (os entendidos entenderão! 😂).

Mergulho clássico no Pampo

Se você escolher este lado, saiba que o sol sempre acaba mais cedo por causa da sombra do Morro das Andorinhas. Já no inverno, com aquele solzinho fraco, a boa é "lagartear" tomando sol na Pedra do Pampo (ai que delícia!). Aproveite também para tirar ótimas fotos de cima da pedra.

Secret spot na Pedra do Pampo

Outra vantagem de ficar no Pampo é, em caso de dias de mar tenso, a Prainha fica a uma curta caminhada.

Estando desse lado da praia, não deixe de provar os salgados da Eliza, o último trailer da praia. Sugiro o bolinho de peixe e o pastel de forno de ricota com espinafre (be a local: pode pedir pra "viagem" e levar pra comer na praia).

Prainha


Pequena faixa de areia que fica atrás da Pedra do Pampo e sempre tem águas calmas. É basicamente frequentado por famílias com crianças pequenas e é a melhor opção pra banho quando o mar está violento.

Piscina na Prainha

Talvez numa visita rápida ou ainda num final de semana, quando a praia fica mais cheia, essa "divisão" passe despercebida. Mas de qualquer maneira, fique tranquilo, os niteroienses saberão te receber muito bem em qualquer um desses lugares. Todos nós temos muito orgulho desse nosso cantinho especial!

E aí que você vai querer saber em qual desses lugares eu me encontro em Itacoá.. Pra evitar polêmicas, prefiro dizer que tenho passe-livre para circular em todos eles. =)

Mais um detalhe técnico: a praia não possui quiosques na areia, apenas trailers que funcionam como bar/lanchonete na rua. Na praia propriamente dita, existem diversos ambulantes vendendo de tudo. Os mais tradicionais são a dobradinha mate + sanduíche do Sérgio (colete azul) e Marcelo (colete amarelo - eles são irmãos!) e do Onda Natural. Ah importante, o mate de Itacoá inclui um "chorinho". Dê um boa golada e devolva o copo pro vendedor pra ele encher até a boca de novo. =)

Outras atividades


Nem só de praia vive Itacoá. Pra quem curte uma trilha a boa é subir o Costão e a Pedra do Elefante. O Costão eu já fui várias vezes (vou ficar devendo fotos), então posso dizer que a subida não é difícil e a vista é super recompensadora.

O acesso à trilha fica ao lado do Clube dos Arquitetos, na entrada do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Prefira os horários com menos incidência de sol e calor (no inverno é uma ótima pedida) e não esqueça de levar água.

Já a Pedra do Elefante é de difícil acesso (eu nunca fui, tenho medo) e só recomendo a subida guiada por pessoas que conheçam bem o lugar. A trilha se inicia na estrada Itaipu/Itaipuaçu.

A rua principal, que beira a praia, também é ótima para fazer caminhadas, andar de skate, de bike ou de qualquer outro brinquedo do tipo. No verão alguns trailers costumam ter música ao vivo no fim de tarde e aí a diversão fica completa.

Aquele rolê de skate..

Enfim, Itacoatiara é só lazer!!

Momento piada interna: dizem que a gente só vai a Camboinhas (outra praia daqui de Niterói) de vez em quando só pra se certificar que Itacoatiara é muito melhor!

Bem, é isso. Espero poder ter traduzido aqui o motivo pelo qual eu sou apaixonada por esse lugar. Estando em Nikiti, não deixe de vir. Tenho certeza que você também irá se apaixonar por Itacoá..


8 comentários:

  1. Verdade. Postei sua frase no meu Insta, olha lá @jaquerioscoach

    ResponderExcluir
  2. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata, estava em dúvida entre Camboinhas e Itacoá, partiu Itacoá na quarta 26/01. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Renata, gostei das dicas, quinta dia 26, tô saindo de Teresópolis pra conhecer Itacoá... Vlw. Bergson

    ResponderExcluir
  5. Itacoá é top, todas as dicas foram 10, o sanduíche natural do Marcelo dispensa comentários, quase um almoço, e o matte com chorinho é tudo. A praia é muito linda, não tem igual...

    ResponderExcluir