texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Quadriciclo em Barra Grande - Bahia

26
De rolé na península

A Península de Maraú é mesmo uma terra abençoada, viu? Depois de ficar impressionada com as belezas naturais da região ainda descubro que aqui é a terra prometida dos (controversos) quadriciclos. 

A motoca amada por uns (🙋) e odiada por muitos, é o meio de transporte oficial da cidade: são mais de 400 quadriciclos rodando por todos os lados, levando turistas e moradores para todos os cantos da península. 

Polêmicas sobre os quadriciclos à parte, vou falar um pouco sobre como funciona o aluguel de quadriciclos e o passeio super top que dá pra fazer com ele nessa região. 😎

Como alugar um quadriciclo em Barra Grande?


Alugar um quadriciclo em Barra Grande é muito fácil. Próximo à praça principal, há um ponto onde fica localizada a associação local. Não há qualquer burocracia, o máximo que vão pedir é pra deixar um documento como "garantia" de devolução da motoca.

O valor da diária na baixa temporada varia em torno de R$120 (pode dar uma chorada nesse preço). Na alta temporada, a diária sai em torno de R$250 e acreditem, falta quadriciclo pra alugar! (e aí, sem chance pra choradinha). 

Esses são os valores para entrega do veículo com tanque vazio. Saindo dali é preciso seguir direto para o posto abastecer. O quadriciclo consome pouco combustível e meio tanque dá pra rodar o dia inteiro sem preocupação. Quem quiser, pode optar pela entrega com tanque cheio, basta negociar na hora e no final do dia devolver com o tanque cheio novamente. Nesse caso, fique atento para o horário de funcionamento do posto.

Nosso bichão em ação!

Os quadriciclos disponíveis para aluguel em Barra Grande em geral são um bem gastos, afinal o uso deles é constante. É bem comum que eles parem de funcionar do nada, por isso não deixe de pegar o contato do locador antes de sair pro passeio. Em caso de pane é ele quem vai te tirar da roubada. Eu mesma já presenciei uma situação dessas na Lagoa Azul: o quadri parou de funcionar e o casal não sabia pra quem ligar. Eu até ofereci ligar pra associação, pois eu tinha o telefone de lá, mas eles nem sabiam o nome do dono do quadriciclo deles! Aí ficou difícil de ajudar.. 🙈

Detalhes técnicos


Não é porque Barra Grande é a terra prometida dos quadriciclos que o negócio é bagunça não, viu? Existem regras que foram estipuladas pelas autoridades locais e que devem ser seguidas à risca. 

Um detalhe importantíssimo: é proibido trafegar com o quadriciclo pela praia. Esse é um dos pontos mais controversos do uso do quadriciclo Brasil a fora e aqui não é diferente. Se for pego dirigindo na praia é multa e apreensão na certa! 

Pra quem nunca dirigiu um quadriciclo, fique tranquilo, é muito fácil. O responsável pelo quadri vai passar as primeiras instruções e em menos de dez minutos a pessoa já sai pilotando. Mas é preciso ter cuidado, pois em parte do passeio é preciso trafegar pela BR e aí as regras básicas de direção são comuns a todos. 

Pra quem não tem experiência, precaução é a palavra-chave: evite andar em alta velocidade. Apesar de possuir quatro rodas, o bichão não tem estabilidade na curva e se estiver muito rápido ele pode virar!

Desbravando a Península!


O bacana do quadriciclo nessa região é que ele vai te levar a lugares que só um carro 4x4 poderia te levar, só que num estilo muito mais divertido! 

Como eu disse acima, pra sair de Barra Grande rumo às principais atrações, é preciso pegar um trecho da BR até a entrada de Taipu de Fora. Nesse momento, prepare-se pra comer um pouco de poeira, faz parte. Não recomendo o uso de roupas claras nesse dia, fatalmente elas terminarão o dia na cor marrom. 😅 

Pra desbravar a península não há um roteiro definido, cada um visita o que estiver a fim de ver e fazer. Dá pra visitar tudo num dia só. Mas se puder, alugue por dois dias pra fazer o passeio mais confortável e poder curtir com mais calma todos os lugares. 

Considerando que você já conheceu Taipu de Fora em um outro dia da viagem, sugiro começar o passeio pela Lagoa Azul. Na BR, após a entrada de Taipu, pegue à primeira à esquerda e comece a brincadeira!

Lagoa Azul


Após dirigir uns 20 minutos por uma estradinha super estreita que em boa parte é de areal, passando por fazendas e coqueirais, chega-se à Lagoa Azul, que de azul não tem quase nada! Na verdade a origem do seu nome é por causa do reflexo do céu em suas águas.

Lagoa Azul

Eu adoro esse lugar pois além de sossegado, a água da lagoa é super limpa, doce e quente. O local de parada é muito simples e conta com a estrutura super rústica de uma cabana improvisada pelo Sr. Edmilson, figura super simpática e engraçada, que vende bebidas. Por mais incrível que pareça, mesmo estando no meio do nada, lá funciona sinal de celular e internet, que segundo ele é cortesia da casa. Mas se você chegar lá e ficar lendo e-mails e trabalhando, Seu Edmilson diz que vai cortar o sinal! 😁

SUP na Lagoa Azul

Antes de sair, peça a ele pra jogar água no banco do quadriciclo, pois como o quadri fica sob o sol, o banco fica pegando fogo! 

Atualização: em uma das minhas idas à Barra Grande descobri que o Sr. Edmilson e sua barraca não estão mais na Lagoa Azul. Parece que está rolando uma disputa de terras no local e o expulsaram de lá. Triste né? Estou na torcida para que ele volte logo! 

Com essa tal disputa, a área da Lagoa Azul encontra-se cercada mas o pessoal passa pela lateral, que tem um bom espaço, e continua tomando banho da lagoa. 

Saindo da Lagoa Azul, começa o trecho mais bacana pra pilotar o quadriciclo. Além da vista espetacular para a praia, a estrada tem um contorno muito legal.

Trilhas da península

Trilha das Bromélias Gigantes


Depois que a estrada se afasta um pouco da praia e entra na mata em direção à Lagoa do Cassange, é possível encontrar essas plantas incríveis. O trecho em que elas ficam não é muito longo, por isso esteja atento pra não passar direto por elas.

Bromélias Gigantes

Antes de ir, eu achava que esse negócio de bromélia gigante era lenda, tipo pega-turista, mas chegando lá vi que elas são realmente enormes! Olha na foto abaixo eu, com 1,73m do lado de uma delas!!

Ok, gigantes mesmo..


Lagoa/Praia do Cassange


Depois das bromélias, a próxima parada é na Lagoa ou na Praia do Cassange, ou nas duas se preferir. A praia é bem característica da região: é infinita e cheia de coqueiros e com piscinas na maré baixa. 

Possui algumas casas de veraneio e pousadas nessa região. Em um determinado trecho, a distância entre lagoa e praia é muito curta. Procure por uma casa verde, que fica no lado da lagoa e que é o único bar da região. Serve bebidas e petiscos e é um ótimo ponto pra mergulho na lagoa.

 A casa verde no meio do coqueiral

Lugarzinho bom também, viu?!

A água da lagoa é doce e escura, de cor ferrugem, mas ela é super limpa. Pode mergulhar sem medo de ser feliz! Tem uns peixinhos pequenos que ficam beliscando os pés e isso pode causar um certo desconforto pra pessoas frescas como eu. 😂

Praias de Saquaíra e Algodões


Se estiver com o tempo sobrando, vale a pena dar uma esticada nessas duas praias. O acesso é pela BR então é preciso trafegar um bom trecho na estrada. Não é tão agradável quanto às estradinhas internas, pois além do fluxo de outros carros e a poeira levantada, não há muito o que ver durante o deslocamento.

Saquaíra

Algodões

As duas praias são bem tranquilas e seguem o mesmo estilo das demais: infinitas, piscinas naturais na maré baixa e cheias de coqueiro. Só tem um porém (olha a polêmica, rs): eu prefiro a piscina natural de Algodões que a de Taipu de Fora. Postei e saí correndo! 🙊 

Como essas praias são mais distantes, talvez a ida de carro seja mais confortável. Mas se aventura é o lema da viagem, vai de quadri mesmo!

Morro do Farol


Do alto do Morro do Farol dá pra ter uma vista incrível de toda a península. Vale muito a pena subir até lá. 

O acesso é feito a partir da BR. Pra quem vem de Barra Grande, é logo depois da entrada pra Lagoa Azul (aquela que eu sugeri no começo do roteiro). A área em torno do morro é particular, então vira e mexe, o acesso é fechado. Mas daí o pessoal arruma um jeito e acaba abrindo outra estrada pra subir. 

Aí depois que você encontrar a entrada e começar a subir, vai esbarrar com uma placa da Marinha informando que é área militar e o acesso é proibido (eita, tá difícil de chegar, hein?!). Mas não se acanhe, vá em frente até o topo do morro, todos mundo vai sem problema!

Vista do alto do Morro do Farol

Uma boa pedida é assistir o pôr do sol lá de cima. É top também!

Taipu de Dentro


Se estiver com tempo de sobra, dê um pulo em Taipu de Dentro. É um distrito menos turístico, mais local e por incrível que pareça, as ruas de lá são calçadas, diferente dos outros vilarejos da península. 

Possui uma prainha, virada para Baía de Camamu. As águas são super calmas e quentinhas.

Parece um quadro!


Finalizando o passeio


O passeio termina geralmente depois do pôr do sol. Não tem um horário definido, rs.. Baixou o sol, volta com a motoca.

Daí você pode escolher qualquer um dos lugares top pra assistir o pôr do sol em Barra Grande. São eles: a Ponta do Mutá, o Bar da Rô, o Farol de Taipu de Fora ou ainda qualquer outro ponto de sua preferência que fique do lado de dentro da Baía de Camamu.

No Bar da Rô

Na Ponta do Mutá

E aí se animou? Estando em Barra Grande não deixe de alugar um quadriciclo, tenho certeza de que você não vai se arrepender!



26 comentários:

  1. Renataaaa... que maravilha minha querida! Amei as dicas, amei teu humor... deve ter sido incrível! Nessa vibe e com as tuas informações preciosíssimas vou esse fim de ano pra ser feliz lá!!!! Um super beijo e valeu por compartilhar tua experiência!! Alle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alle!

      Que alegria em receber seu comentário. Muito obrigado! Fico muito feliz em saber que meus textos estão ajudando outras pessoas!

      Com a sua vibe e nesse lugar mágico tenho certeza que o seu final de ano será inesquecível!

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  2. E a praia do cajueiro,visitaste? Tem dicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita Lúcia,

      Não ouvi falar dessa praia na região da Península de Maraú.

      Só conheço Praia do Cajueiro no Rio Grande do Norte..

      Excluir
  3. Olá!
    Estou planejando viajar para Maraú. Gostei muito das suas dicas!
    Chegarei no aeroporto de Ilhéus. Você recomenda alugar um carro para ir até a região? Já ouvi falar que o acesso é meio complicado...
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que vc gostou das dicas. Fico feliz em saber que posso ajudar! =)

      Então, eu fui de carro para Barra Grande nesse mesmo esquema, alugado em Ilhéus, mas só encarei a estrada por que havia confirmado com a pousada que ela estava em boas condições. Estava sem chover há 20 dias e foi super tranquilo chegar lá. Mesmo sendo de barro, estava em boas condições.

      Agora se tiver chovido nos últimos dias, pode ser que a estrada fique com atoleiros. Aí vai de vc arriscar ou não. Quando fui à Caraíva, tb na Bahia, atolei o carro duas vezes, mas cheguei! =)

      A outra opção seria um transfer até lá, mas o preço é bem puxado, em torno de R$250/pessoa. No meu caso, pelo valor do aluguel do carro, valia até a pena ir até Camamu, deixar ele estacionado e atravessar de barco. Saía mais barato!

      Se quiser, dê uma lida no outro post de Barra Grande, onde passo mais informações de como chegar lá entre outras dicas.

      http://www.renataviaja.com/2015/12/barra-grande.html

      Abçs e boa viagem!

      =)

      Excluir
  4. Olá! Gostei muito das suas dicas!
    Você acha que vale à pena alugar um carro para ir à península?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que vc gostou das dicas. Fico feliz em saber que posso ajudar! =)

      Então, eu fui de carro para Barra Grande nesse mesmo esquema, alugado em Ilhéus, mas só encarei a estrada por que havia confirmado com a pousada que ela estava em boas condições. Estava sem chover há 20 dias e foi super tranquilo chegar lá. Mesmo sendo de barro, estava em boas condições.

      Agora se tiver chovido nos últimos dias, pode ser que a estrada fique com atoleiros. Aí vai de vc arriscar ou não. Quando fui à Caraíva, tb na Bahia, atolei o carro duas vezes, mas cheguei! =)

      A outra opção seria um transfer até lá, mas o preço é bem puxado, em torno de R$250/pessoa. No meu caso, pelo valor do aluguel do carro, valia até a pena ir até Camamu, deixar ele estacionado e atravessar de barco. Saía mais barato!

      Se quiser, dê uma lida no outro post de Barra Grande, onde passo mais informações de como chegar lá entre outras dicas.

      http://www.renataviaja.com/2015/12/barra-grande.html

      Abçs e boa viagem!

      =)

      Excluir
  5. Oi, Boa tarde qual o valor do aluguel em dias de carnaval?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Infelizmente não tenho como saber. Estive lá no mês de novembro. Caso esteja de viagem marcada, envie um email à sua pousada com este questionamento, eles poderão te ajudar.

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  6. Olá Renata.

    Adorei seu post e suas fotos. Estive em Barra Grande em 2012 e foi um sonho. Estou voltando agora com meu namorado e quero muito fazer esse passeio de buggy.

    Dá primeira vez, havia um guia conosco. Sabe me dizer se eles ainda trabalham dessa forma? Ou o valor do seus post é apenas para o aluguel e o itinerário é por sua conta?

    Muito obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,

      Vc deve estar falando do passeio de quadriciclo não? Porque eu não me lembro de ter visto bugre em Barra Grande..

      Das duas vezes que estive em BG os passeios era autônomos, ou seja, vc alugava o quadriciclo e fazia o passeio por conta própria mesmo. O valor que eu menciono é para passeios nessa modalidade.

      Espero que tenha uma boa viagem =)

      Excluir
  7. Oi Renata, programei Barra Grande para um destino comigo mesma. Você acha muito perigoso fazer passeios com o quadriciclo eu e eu mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laurinha,

      Barra Grande é um lugar muito tranquilo. Dá pra ir a vários lugares com o quadriciclo sozinha tranquilamente (Taipu de Fora, Algodões, Ponta do Mutá, Bar da Rô e muitos outros).

      Já a trilha para a Lagoa Azul, continuando até o Cassange, é por dentro de um coqueiral um pouco deserto. Não vi perigo, mas mulher sozinha sempre é mais complicado né? Da primeira vez que fui, encontrei um casal no meio da trilha com medo de seguir adiante sozinhos, pq acharam a trilha deserta demais e nos perguntaram se podiam nos acompanhar (eu e o maridão). Claro que sim e seguimos em "comboio".

      Daí se vc ficar insegura nesse trecho, pode fazer o mesmo. Pedir pra seguir alguém, só pra não ir sozinha..

      Se não quiser ir pela trilha interna, tem a opção de ir pela estrada principal. Não terá o mesmo charme de ir beirando a praia, mas com certeza tem mais movimento.

      Aproveite sua estadia em Barra Grande. Esse lugar é especial demais! E se tiver mais alguma dúvida, é só falar!
      =)

      Excluir
  8. Muito Obrigado Pelas Dicas,
    Eu vou passar 3 dias em barra grande e agora já tenho uma noção do que eu vou fazer.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá John!

      Fico feliz em ter ajudado!

      Aproveite Barra Grande, aquilo é o paraíso!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  9. Oi Renata,
    em primeiro lugar, parabéns pelo post, excelente! Ao mesmo tempo animador, descontraído e muito informativo.. ce tem talento viu! rs...
    Agora, me surgiu uma dúvida, quem sabe vc me ajuda. Estou indo meio q numa expedição ao Sul da Bahia em novembro agora, saio de BH, chego em Cumuruxatiba e vou subir até Barra Grande. Como vou de Troller, tinha pensado em ir com ele a todo canto, e é aí q surgiu a dúvida. Mesmo talvez sendo mais divertido rodar de quadri, se eu cismar de ir de Troller nessas estradinhas internas, q vc disse q são meio estreitas, será q dá largura pra passar? Ou só os quadri mesmo?
    Mais uma vez parabéns, pelas fotos tb, q ficaram ótimas!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Que legal vc ter gostado do post, fico muito feliz de verdade! Obrigado! =)

      Que viagem bacana essa sua hein?! Arrasou no roteiro!

      Quanto a rodar com seu Troller nas estradinhas internas, dá super de boas! Apesar de estreitas, passa um carro tranquilo. Só rola aquele perrenguinho quando vem um na mão contrária, mas isso se resolve..

      Por dentro há algumas propriedades particulares e o pessoal local usa essas estradas pra se locomover de caminhonete, então seu Troller chega lá numa boa e tirando onda!

      No mais, te desejo uma ótima viagem!
      =)

      Excluir
  10. Eu e minha esposa temos aquele capacete que usa pra andar de patins... será que eles aceitam usar esse tipo de capacete no quadriciclo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Então, acho que se vc chegar lá com o seu capacete próprio ninguém vai reclamar não. O esquema lá não tem muita cerimônia e o capacete deles é só pra constar mesmo, não protege nada!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  11. Boa tarde você tem algum contato de alguém que alugue quadriciculo em Barra Grande .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tenho sim! O nome dele é Edmilson e o telefone (73) 99964-3480.

      Ele é local de Barra Grande e conhece tudo e todo mundo. Aliás, ele pode agilizar qualquer coisa que vc precise por lá: pousada, quadriciclo, passeio de barco etc.

      Boa sorte e boa viagem!
      =)

      Excluir
  12. Oi Renata tudo bem?? Muito bacana seu passeio. Hoje fui até a Lagoa do cassange e nao tive coragem de ir mais a frente. Sabe me dizer se por dentro dá pra ir até a praia de algodoes ou tenho que pegar a estrada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hylgor,

      Que bom que vc está aproveitando as maravilhas desse paraíso!

      Então, eu soube que dá pra seguir até Algodões de quadriciclo por dentro, mas particularmente não conheço o caminho. Aí vc teria que se informar com os locais daí que podem te passar maiores informações.

      Quando eu fui à Algodões de quadriciclo eu tb fui por dentro até o Cassange e depois peguei a estrada.

      Aproveite e curta muito os seus dias aí no paraíso.

      =)

      Excluir