texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Conheça as praias de Noronha

0
É lindo demais!
Que as praias de Noronha são paradisíacas isso todo mundo já sabe. Eu saí da ilha com a certeza de que as praias de lá estão entre as mais bonitas do Brasil. Alguns arriscam até a dizer que a melhor praia do mundo está lá! Pois é.. A Baía do Sancho foi eleita a melhor praia do mundo pelos usuários do TripAdvisor por dois anos consecutivos (2014 e 2015). É ou não muita responsa?

E esse é um dos motivos que me levaram a escrever em detalhes o que a ilha tem de mais especial: as praias. O outro motivo é que eu gosto mesmo de dar muitas dicas e postar muitas fotos dos destinos que visito #prontofalei. Deixando a enrolação de lado, vamos ao que interessa.

As praias de Noronha são basicamente divididas entre as que ficam localizadas no Mar de Fora, que por ser o lado da ilha virado para o oceano costuma ser mais revolto e venta bastante e as do Mar de Dentro, que por estar do lado do continente, costuma ser mais calmo (exceto quando entra um swell).

Uma dica super preciosa pra quem vem curtir as praias de Noronha é visita-las em horários diferentes. As variações de luz e maré são incríveis e certamente vão te proporcionar experiências completamente diferentes em cada visita.

Um outro detalhe importante é o fator estrutura. Como na maioria das praias não há nenhum comércio, não tem nada pra vender e nem barraca pra alugar. Pra se alimentar recomendo que sempre ande com um "kit sobrevivência" (bebidas e petiscos). Pra se proteger do sol ou você encontra uma sombra debaixo de alguma árvore (quando tem) ou não aguenta de calor e vai embora pra próxima praia. Pra quem interessar, próximo à Praça dos Flamboyants tem uma espécie de "aluga-tudo" (bicicletas, máscaras, pranchas etc) que aluga também barracas.

Mapa de praias de Noronha
Vou começar falando das praias do Mar de Dentro.

Praia do Cachorro


É a praia "urbana" de Noronha. Fica na Vila dos Remédios e seu acesso é feito através de uma escadaria logo abaixo da igreja.

É pequena e possui um quiosque com cadeiras e barracas, logo sobra pouco espaço pra achar um cantinho mais privado. Quando eu fui, além de estar cheia, tocava Arrocha no tal quiosque às alturas, ou seja, minha estadia na praia não rendeu nem 5 minutos.

Praia do Cachorro
Pra quem curte dar uma remada, aqui tem aluguel de SUP. Um lugar imperdível na Praia do Cachorro é o Buraco do Galego, uma piscina natural que fica no canto direito da praia. Vale muito a pena o mergulho pois o buraco além de ser bem fundo é impossível afundar nele, de tão salgada que é a água. Rende boas risadas e ótimas fotos.

Buraco do Galego..
E a vista de lá
Eu achei a Praia do Cachorro a mais sem graça da ilha. De qualquer maneira vale a visita. Um detalhe nada agradável que eu notei e pode passar despercebido pelos turistas em geral é que no canto direito desemboca um "riozinho" na praia, É bem provável que esse rio seja utilizado para despejo de dejetos das casas que ficam nas redondezas. Por isso, não achei confiável.

Praia do Meio


O nome é autoexplicativo. A Praia do Meio fica entre as praias do Cachorro e da Conceição. Seu acesso pode ser feito de várias maneiras. Através de uma trilha no canto esquerdo da Praia do Cachorro ou no canto direito da Praia da Conceição, atravessando por dentro do Bar do Meio. Também há uma estradinha de terra que sai da praça da igreja e termina no canto esquerdo da Praia do Meio, podendo estacionar o carro ao lado.

Praia do Meio
Eu gostei muito dessa praia pois além de ficar bem vazia, não há nenhuma construção a não ser o simpático Bar do Meio, um bar tipo lounge no canto esquerdo. Além de ter uma vista sensacional por ficar estrategicamente entre as duas praias, o bar toca música boa e possui cabaninhas com pufs e almofadas de frente pro mar.

O preço do aluguel da tal cabaninha é puxado (R$40 apenas pela estrutura) mas pelo espetáculo que proporciona de ver confortavelmente o pôr do sol da Praia da Conceição, valeu cada centavo. Quem não quiser gastar essa grana, pode entrar no bar e ficar de boas também.

Piscinas na maré baixa
A Praia do Meio é de tamanho médio e na maré baixa, formam-se piscinas onde além de ver muitos peixinhos, garante ótimos banhos de mar.

Praia da Conceição


Uma das praias que mais gostei em Noronha. Seu acesso pode ser feito através da estrada que sai da praça da igreja e termina no Bar do Meio ou ainda pela Estrada do Italcable, que pode ser acessada na BR-363 e termina na altura do meio do da praia. Ou seja, nos dois casos dá pra estacionar o carro bem próximo da praia. Há ainda quem se aventure a atravessar as pedras no final da praia do Boldró, como eu não fui, não posso indicar.

A vista dessa praia é espetacular, de frente pro Morro do Pico. Ela é extensa, as águas são super claras e o mergulho incrível. Tem várias árvores na praia, o que garante algumas sombras entocadas.

Tem dois bares de praia. Um é o Bar do Meio que fica no canto direito e que eu já falei sobre ele e o outro é o Bar Duda Rei, que possui ótima estrutura e fica no meio da praia. Ambos possuem os preços tão salgados quanto a água do mar. Mas esse é o preço que se paga pela "mordomia" em Noronha.. Pelo menos nos dois música é boa! Nesse ponto, há também aluguel de barracas e pranchas de SUP.

Praia da Conceição - Bar do Meio
Recomendo o mergulho de snorkel no canto direito da praia, em frente ao Bar do Meio, onde há muitas pedras e muita vida marinha. Já no canto direito da praia, há um pequeno detalhe curioso que pode passar despercebido de muita gente. Em cima de uma grande pedra, uma linda imagem de Iemanjá guarda a praia.

Iemanjá ou Conceição?
Só sei que sua vista é privilegiada..

Praia do Boldró


Mais uma praia bacana de Noronha. O acesso pode ser feito através de uma trilha cheia de pedras e um pouco escorregadia que começa no Mirante do Boldró e termina no meio da praia ou ainda descendo pela estrada de terra que começa do lado do mirante e termina ao lado da Casa do Gerson, no canto direito da praia. Dá pra estacionar o carro do lado.

A Casa do Gerson é na verdade um barzinho na beira da praia, que serve bebidas e petiscos e dispõe de umas redes irresistíveis. Toca boa música também. A praia é extensa e ainda conta com algumas árvores, então é possível achar umas entocas com sombra.

No Mirante do Boldró
Não deixe de visitar o Boldró na maré baixa. Por possuir muitas pedras, sempre formam-se várias piscinas naturais e os peixinhos ficam presos nela, podendo ser facilmente observados.

Piscinas do Boldró

Praia do Americano


Uma pequena praia pouco visitada entre o Boldró e a Praia do Bode. Seu acesso não é dos mais fáceis. É preciso atravessar as pedras no canto esquerdo do Boldró ou acessar uma trilha cheia de pedras escorregadias no estacionamento da Praia do Bode. Mas o esforço compensa.

Praia do Americano
Por ter esse acesso um pouco dificultado, a praia fica vazia quase o dia todo. Galera do Ilhatour nem pensar! Outro dificultador é que não possui nenhum comércio e tem pouca sombra. No sol forte é difícil ficar nela muito tempo.

Praia do Bode


Uma das praias que mais visitei na minha estadia em Noronha. Seu acesso pode ser feito através da Cacimba do Padre, caminhando pela areia ou por estrada interna. Nesse caso, o carro fica estacionado um pouco acima da praia, pois o acesso até à praia está atualmente fechado por uma corrente. Com isso, o trecho final de aproximadamente uns 30 metros, é percorrido a pé.

Praia do Bode
O bacana aqui é que não tem galera do ilhatour, então a praia é bem sossegada e a vista pro Morro Dois Irmãos é privilegiada. Além disso, possui algumas árvores, então tem sombra.

Que vista boa de se ver..
É de tamanho médio e não possui nenhum comércio, ou seja, é preciso levar o kit sobrevivência. Se puder fique até o fim do dia, o pôr do sol de lá é incrível!

Vale o show!

Cacimba do Padre


Famosa pelo surfe na temporada das ondas, no resto do ano a praia tem mar calmo mas sempre com umas marolinhas. Seu acesso pode ser feito caminhando pela areia a partir da Praia do Bode ou por estrada interna. O carro fica estacionado bem ao lado da praia.

Aqui é possível alugar cadeiras e barracas e a praia ainda conta com dois bares que ficam no estacionamento.

Praia da Cacimba do Padre
A praia é extensa e o Morro Dois Irmãos fica bem de frente à Cacimba, mas apesar da proximidade, o ângulo não favorece as fotos.

Baía dos Porcos


Uma das praias mais bonitas de Noronha e que faz parte do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Mas apesar de estar dentro do Parque, não havia ninguém fiscalizando a entrada. O acesso pode ser feito através de uma pequena trilha a partir do canto esquerdo da Cacimba do Padre.

A praia é bem pequena e de águas muito calmas. É ótima para a prática do snorkel e a vista é estratégica, bem de frente para o Morro Dois Irmãos. Possui pouquíssimas e disputadas sombras sobre as pedras.

Sem filtro..
No canto esquerdo, depois das pedras, há uma piscina natural, que eu fui tentar acessar e tomei uma chamada de uma fiscal do ICM-Bio que saiu não sei de onde! Segundo ela, a proibição é para proteger o frágil ecossistema da piscina. Ok, entendo, mas não há uma placa se quer na praia informando que o acesso é proibido. Vacilo do ICM-Bio! Além de ter tomado um chamadão de bobeira, outras pessoas também podem passar pelo mesmo constrangimento.

Baía dos Porcos

Praia do Sancho


Eleita por duas vezes a melhor praia do mundo pelos usuários do Tripadvisor  (2014 e 2015), a Praia do Sancho é realmente muito bonita. Mas chegar nela não é missão tão fácil. Seu acesso começa no PIC Golfinho (PIC = Posto de Informação e Controle), onde é preciso apresentar a carteirinha do ICM-Bio. A estrutura do PIC é muito bacana. No local onde é solicitada a carteirinha do Parque, existe uma loja que vende souvenirs como chaveiros, camisas etc. Há também um bar, banheiros, duchas e guarda-volumes.

Depois do momento burocracia, tem início uma trilha de 1200m sobre uma passarela de um material que imita madeira, mas é feito de material reciclável. Bem tranquila de ser percorrida. A primeira parada da trilha, tem essa vista aí de baixo.

Baía do Sancho
Nesse ponto de parada é que fica o acesso ao Sancho que não é dos mais fáceis. É preciso descer dois lances de escada vertical espremida entre os paredões de pedra e depois continuar descendo uma longa escadaria até a praia. Pessoas de idade e/ou com dificuldade de locomoção certamente não conseguem fazer esse trecho. Eu mesma testemunhei algumas pessoas desistindo. Nesse caso, a melhor opção é chegar à praia de barco, através dos passeios.

Quem conseguir descer a pirambeira, recebe como recompensa uma praia de águas calmas e transparentes. Não há nenhum comércio (leve o kit sobrevivência) e algumas sombras ao longo de toda a praia. Durante a temporada das chuvas, uma cachoeira se forma no canto esquerdo da praia.

Mar incrivelmente piscina
Se é a melhor do mundo? Não sei.. Preciso visitar as outras concorrentes pra tirar a prova! =)

Imperdível também é seguir a trilha do Sancho até o final de onde se tem uma vista privilegiada da Baía dos Porcos de frente pro Morro Dois Irmãos. Lembre-se da dica do início do post, vá em diferentes horários para se surpreender com a diferença de luminosidade.

Agora vou falar sobre as praias do Mar de Fora.

Praia do Sueste


Chegar na Praia do Sueste é muito fácil pois ela fica exatamente de frente pro final da BR-363, dá pra estacionar o carro bem ao lado. A entrada é controlada pelo ICM-Bio, através do PIC Sueste.

A praia, por estar do lado do mar de fora, sofre incidência de ventos fortes, por isso nem sempre é uma praia agradável para sentar e curtir.

Sueste
É ponto oficial de desova de tartarugas marinhas e por isso o controle na área é bem grande. A água costuma ser um pouco turva, devido à grande concentração de algas marinhas, motivo que fez as tartarugas marcar ponto por ali.

O mergulho de snorkel também é muito praticado nessa praia já que a diversidade de vida marinha é muito grande.

Atalaia


Praia de acesso super restrito e controlado pelo ICM-Bio. Se quiser mesmo conhecer essa praia, ao chegar em Noronha, largue suas coisas na pousada e corra para a sede do Tamar no Boldró pra agendar sua visita, caso contrário corre o sério risco de não conseguir vaga pra visitá-la.

Digo isso com total conhecimento de causa, pois foi isso que aconteceu comigo. Dos cinco dias que estive na ilha, durante dois a visitação ficou fechada e nos dias seguintes haviam apenas duas turmas por dia. Daí quando fui lá agendar, as turmas, que são pequenas, já estavam lotadas. Ou seja, saí de Noronha sem conhecer o Atalaia.

Mas bem.. isso nem me chateou tanto porque detesto programas cheios de "não-pode". O esquema é o seguinte, as turmas, acompanhadas pelo guia do ICM-Bio, percorrem uma trilha, chamada de Trilha Curta do Atalaia, até a praia que só pode ser visitada na maré baixa. Chegando lá, o mergulho na tal piscina natural só pode ser feito durante 30 minutos e não pode: pisar no chão, tocar em nada, usar protetor solar, mergulhar sem colete e ultrapassar o tempo. Ou seja, "não pode" demais pro meu gosto. Além do mais eu não sou tão fã assim do fundo do mar, que faça esse tipo de programa ser tido como indispensável. Qualquer mergulhinho pra mim de snorkel com meia dúzia de peixinhos coloridos já me satisfaz.. Pronto, falei!

Atalaia (reprodução)
Agora, pra quem conseguiu o bilhete premiado e foi mergulhar na praia, diz que é incrível. Muita vida marinha: tartarugas, peixes, polvos e até tubarões! Outra opção, que estava disponível enquanto estive lá era a Trilha Longa do Atalaia. Essa opção passa pela praia e vai margeando a costa até a Praia de Caieiras num percurso que costuma levar de 3 a 4 horas. Precisa ser feito com guia e me cobraram R$100/pessoa. Além de muito caro, a ideia de caminhar horas debaixo de sol forte não me apeteceu.

Caieiras / Buraco da Raquel


Caieiras apesar de figurar no mapa como uma praia, é na verdade uma enseada cheia de pedras e pouco aproveitável pra mergulho. Mas ainda assim é um ponto muito interessante a ser visitado na ilha devido às atrações a sua volta. Fica próximo ao porto e é possível deixar o carro estacionado ao lado.

É lá que fica o curioso Buraco da Raquel, o Museu Tubarões e o Parque das Esculturas. Esse último certamente renderão fotos divertidas com as esculturas engraçadas que foram instaladas no gramado logo à frente do museu.

Buraco da Raquel
Parque das Esculturas
Aliás, o museu, apesar de pequeno vale a conferida, pois possui várias informações sobre as espécies de tubarões (óbvio) e mais outros detalhes da ilha, como a formação de swell. Ainda no museu, há uma pequena loja de souvenirs e um restaurante muito interessante. Não saia de lá sem provar o "tubalhau", bolinho frito feito de carne de tubarão seca e desfiada. Muito gostoso. As sobremesas também merecem atenção.

Museu Tubarões
Segundo os moradores, o Buraco da Raquel é também o melhor ponto de observação do nascer do sol. Eu não tive pique pra acordar tão cedo, mas quem estiver na pilha, fica a dica.

E aí, já encontrou seu motivo pra visitar Noronha? Eu super recomendo a ilha para os amantes de praia, natureza e fundo do mar. Diversão garantida!

**Data da viagem: agosto/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário