texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Montando um roteiro de viagem para a Califórnia

0
Na Califa!
Montar uma roatrip pela Califórnia, foi um dos roteiros mais complexos que montei até hoje. Deu um trabalhão danado saber exatamente o que eu queria conhecer pra aproveitar o pouco tempo que tinha em cada lugar. Pra isso, foram meses de "estudo", lendo vários blogs, pesquisando todo tipo de informação.

Além da parte de "estudos" ainda tinham as providências práticas: reserva de hotéis, carros, passagens e tudo mais. Por isso vou contar o que fiz e dar umas sugestões pra tentar ajudar meus amigos viajantes.

Mas quer saber? Esse é daqueles tipos de trabalhos que a gente que ama viajar fica muito satisfeito em realizar.

Definindo o seu roteiro


A Califórnia oferece uma infinidade de possibilidades de roteiro. Começando por San Francisco até San Diego, são inúmeras as opções. Desde a roadtrip pela Pacific Coast Highway, roteiro das vinícolas de Napa Valley, Yosemite National Park e o "surf+skate+lifestyle" do sul do estado, com direito até uma Disneyland no meio do caminho! Ou seja, tem Califórnia pra todos os gostos!

Por isso que é muito importante que você tenha em mente o que deseja fazer e o que tem a ver com o seu perfil, porque senão corre o sério risco de querer fazer tudo e não conseguir aproveitar nada. 

A minha opção foi curtir um pouco do lifestyle praiano da Califórnia, indo para Santa Monica primeiro e depois fiz a roadtrip com uma passadinha em Vegas. Então meu roteiro ficou assim:

x
Se você optar pela roadtrip tenho algumas recomendações. Programe-se pra começar a viagem por San Francisco. Assim você vai rodar a estrada do lado do mar. Além de ser mais bonito, é um grande facilitador nas paradas. E acredite, nesse trecho serão muitas.

Outro detalhe importante é deixar pelo menos um dia livre pra fazer o trecho da estrada que começa em Big Sur e que é o mais bonito. Digo isso porque com a instabilidade constante do tempo na costa norte da Califórnia, com um dia livre só pra esse trecho, se amanhecer com fog no dia, você poderá esperar o tempo melhorar.

Você vai querer rodar neste trecho em um dia de sol..
Outra recomendação é que, chegando em Los Angeles, muita gente decide pegar a I-5 e ir direto para Las Vegas, sem conhecer o litoral sul do estado. Se tiver tempo e estiver interessado no beachstyle da Califa, não deixe de dar uma esticada até San Diego que é uma cidade muuuito bacana.

E por fim, não se preocupe se não couber tudo no seu roteiro. A Califórnia é um destino que cabe tranquilamente umas duas ou três visitas fazendo roteiros diferentes.

Melhor época para visitar a Califórnia


A época pra visitar a Califórnia está diretamente ligada ao seu interesse na viagem. Se quiser curtir o beach style de lá, não adianta ir no inverno né..

Como essa era exatamente a minha opção, escolhi a segunda quinzena de maio, que é o final da primavera no hemisfério norte. Ou seja, não é mais tão frio e ainda não pegaria o calorão e as férias de verão deles.

Califórnia é legal com praia e sol, vai por mim!
Não sei se foi sorte, mas a minha escolha foi hiper acertada. De Santa Monica à San Diego, peguei solzão, calor e praia! Sim, eu fui e curti praia na Califórnia (não, eu não mergulhei no Pacífico!). E ainda contei com a colaboração do meu amigo Pedrão, que me aliviou na fog em San Francisco.

Aliás, em San Francisco, mesmo com sol e sem fog fez muito frio. O problema de lá é que o vento é muito gelado. No segundo dia, peguei fog pela manhã e o frio chegou a ficar anti-social (tipo, não dá nem vontade de passear) e não me pareceu uma boa ideia ir pra lá no inverno..

Um detalhe muito importante é verificar se no período que você está pretendendo ir, não há nenhum feriado nacional. Isso é fundamental para que você possa aproveitar bem os lugares que vai conhecer. Pegar a Pacific Coast num dia de feriado, com trânsito, deve ser a maior furada. Eu peguei o Memorial Day (final de maio) e mesmo me programando para neste dia não estar em nenhum lugar que pudesse bombar, ainda assim me dei mal e peguei um mega engarrafamento na freeway pra San Diego.

Quantos dias é preciso para conhecer a Califórnia?


A minha viagem teve 14 dias de duração. Na verdade eram pra ser 15 dias, mas eu fiz o favor de comprar a passagem de volta com a data errada (voltando um dia antes) então tive que me virar com os 14 dias mesmo. 

Posso te assegurar que para o roteiro que eu escolhi, o tempo foi apertado. Deu pra fazer quase tudo que eu queria mas ainda assim, rolou uma certa correria e algumas coisas acabaram ficando de fora. Mas valeu muito a pena pois tive como fazer um overview de tudo e saber para quais lugares gostaria de voltar (como eu disse antes, dá pra ir mais de uma vez pra Califa tranquilamente).

Menos tempo que isso fica muito complicado e acho que não vale a pena querer fazer tudo, pois você aproveitaria muito pouco. Essa é uma viagem pra fazer no mínimo em 15 dias (se eu tivesse um dia a mais em San Diego, seria muito mais confortável).

Onde se hospedar na Califórnia


Com a passagem comprada, é hora de reservar o hotel. Recomendo que faça suas reservas o quanto antes pois algumas cidades, como San Francisco por exemplo, tem a hospedagem muito cara e as opções honestas costumam se esgotar rápido.

A minha ideia era não gastar muito com hospedagem pois como o tempo era curto, o hotel seria apenas para dormir mesmo. Assim sendo, fiquei hospedada sempre em motéis (= motor hotel). Foi uma ótima opção, pois consegui bons preços e assim sobrou mais dinheiro pra gastar lá ;)

O importante antes de escolher este tipo de hospedagem é certificar-se que o local é seguro e que o hotel é bem recomendado. Para isso, não deixe de ler os comentários dos hóspedes no Booking e no TripAdvisor. Isto é fundamental para que você acerte na sua escolha.

A minha opinião sobre os hotéis que me hospedei vou colocar no post de cada cidade. 

Para a roadtrip minha dica é viajar com o hotel reservado. Pode parecer interessante a ideia de não ter lugar certo pra dormir, escolher um lugar ao sabor do vento.. Tá é lindo, mas acredite, depois de dirigir o dia inteiro, você vai dar graças à Deus por ter um destino certo pra descansar. Se tiver dificuldade em encontrar hotel em determinada cidade, sempre dê uma olhada nas cidades mais próximas (use o mapa do Booking, é ótimo). Isso abrirá seu leque de opções.

Booking.com
http://www.booking.com/searchresults.html?region=2279&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

Aluguel de carro na Califórnia


Fundamental, essa é a palavra que define. A Califórnia conta com um sistema de transportes totalmente voltado para o carro. Com exceção das grandes cidades, como Los Angeles, San Francisco, San Diego etc, onde ainda é possível encontrar opções de transporte público, de resto, o carro é a melhor opção. conta Como a viagem foi "partida" por causa da parada em Santa Monica, fiz duas locações de carro por lá.
Meu companheiro californuano
Dirigir nos EUA é muito tranquilo. A carteira de habilitação brasileira é aceita normalmente e não é necessária a apresentação de PID (Permissão Internacional para Dirigir). É preciso apenas ficar atento à sinalização que deve ser respeitada à risca, sempre dar passagem ao pedestre, usar a seta, respeitar os limites de velocidade, ou seja, ser educado no trânsito.

Alimentação na Califórinia


Esse é um tema bastante polêmico. Tem gente que adora, eu tive um pouco de dificuldade pra me alimentar na Califórnia.

Os restaurantes normais, sem ser fast food, eram um pouco caro, uma média de $100/duas pessoas. Pra eles, não é caro, é o normal. Mas fazendo uma continha rápida, esse valor em 15 dias fugiria um pouco do meu orçamento.

Até eu pegar um esquema bom, penei um pouco. Teve dia que rolou o classicão do Mc Donald's. Depois eu descobri um restaurante que me salvou algumas vezes, o Panda Express, uma rede de fast food de comida chinesa, que dá pra montar uns pratos com arroz, carne, frango, yakisoba etc e custa em média $20/duas pessoas.

Duas opções de redes de restaurantes não tão baratos, mas que tem um ótimo cardápio são o The Cheesecake Factory e T.G.I. Friday.

Para a roadtrip, lembre sempre de ter algo em mãos pra comer e beber, especialmente no trecho do Big Sur, que são quilômetros sem nenhum comércio. Minha sugestão é que você vá ao supermercado, compre uma bolsa térmica pequena ($10), várias guloseimas e bebidas. Antes de sair, pegue gelo na máquina do hotel (quase todos tem) e pegue a estrada tranquilo. Ache um mirante pra chamar de seu e faça sua farofa chique!

Conclusão


Foi uma viagem que me deu muito trabalho, mas tudo foi muito prazeroso. Pesquise muito, leia tudo que você encontrar pra reunir o máximo de informações e assim otimizar seu roteiro.

Estude o Google Maps. Parece estranho, mas é sério!! Muita coisa eu achei procurando no mapa: uma loja bacana perto do hotel, um restaurante no meio do caminho e até mesmo uma atração que não tinha lido em nenhum outro blog.

Bem, com isso espero poder ter ajudado contando em detalhes as informações técnicas da minha viagem pra Califa. Se ainda assim, puder te ajudar em algo mais, não hesite em enviar sua pergunta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário