texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

As praias de Los Roques, na Venezuela

7
Los Roques e seu azul-surreal
Gente, eu já ia cometendo um pecado daqueles enormes! No post principal de Los Roques - Dicas de Viagem para Los Roques - eu falei um tantão de coisas e acabei dando pouco destaque para aquilo que é a maior atração do destinos: as suas praias paradisíacas.

Por isso resolvi me redimir e vou destrinchar aqui uma a uma as praias desse lugar maravilhoso que ainda é um paraíso pouco explorada pelo turismo.

Bem, se você já vem pesquisando na internet sobre Los Roques, já sabe que lá é um arquipélago com umas 40 ilhas e claro, o deslocamento entre elas só pode ser feito de barco. A oferta é bem grande mas no geral a própria pousada agiliza os passeios pra você. Algumas incluem na diária o passeio para as ilhas mais próximas: Madrisquí e Francisquí. Todas as idas às outras ilhas são pagas à parte. Normalmente, são duas ou três ilhas por dia e naturalmente são próximas uma das outras.
  
As principais ilhas de Los Roques
Ao todo fiquei sete dias por lá e consegui conhecer todas as ilhas principais. Se você for ficar menos tempo que isso terá que escolher quais ilhas quer conhecer, por isso é bom dar uma olhada no que prefere ver antes de ir. Quando você chega lá ouve falar de tantos "algunsky" que pode ficar confuso com tanta informação.

O que rolou de improviso mas que deu super certo é que lá conheci outros casais brasileiros que, junto com a gente, conseguia lotar um barco. Com isso, conseguimos mais flexibilidade nos nossos passeios. Da nossa turma, quem ficou lá mais tempo precisou repetir algumas ilhas que já tínhamos ido (nossa, que problemão né?). Mas vamos ao que interessa, falar das ilhas e de suas praias:

Gran Roque


É a ilha principal do arquipélago, onde fica a cidade e as pousadas. A vila em si é bem pequena e a praia nesta ilha não é recomendada para o banho pois a água é suja e cheia de barcos. É boa apenas pra curtir o fim de tarde e o lindo pôr do sol.

Vista do alto do morro
Vista do avião
No fim de tarde

Madrisqui


Geralmente essa é a primeira praia que você vai conhecer pois fica bem perto de Gran Roque, a uns cinco minutos de barco. É nela que vai bater aquele "pancadão" de que você chegou ao paraíso.

Primeira impressão do paraíso
Cuidados com esses meliantes! Especialistas em roubar comida
Já os pelicanos são bem mais educados

Francisqui


Também bem próxima de Gran Roque, é dividida em Francisqui de Arriba e de Abajo. Mas pra transitar entre elas é preciso ir de barco. Isso é mole, só combinar com qualquer barqueiro que estiver lá de bobeira pra te levar.

Em Francisqui de Arriba tem um restaurante, que não cheguei a conhecer pois estava degustando meu delicioso macarrão gelado da cava (argh!) e um piscina natural imperdível. Eu levei snorkel do Brasil, mas se não levar, lá é bem tranquilo de alugar.

Já em Franscisqui de Abajo nós não fomos porque a galera falou que lá era pico de kite mas estava sem vento nesse dia :/

Francisqui de Arriba
Vários iates e veleiros ancoram aqui
Se você conseguir pegar o voo em Caracas cedo, recomendo combinar a ida em Madrisqui e Francisqui no mesmo dia, pois as duas ilhas são muito próximas de Gran Roque e bem perto uma da outra. Combine com seu barqueiro previamente.

Crasqui


Um das praias que mais gostei. Além de encontrar uma praia linda, extensa (boa pra caminhar), águas incrivelmente claras, aqui ainda tem uma simpática comunidade de pescadores locais, com poucas casas e uns dois campings.

É aqui também que ficam os famosos restaurantes que servem lagosta a preço de banana. E não é pegadinha de turista, é verdade mesmo! Funciona assim: o cara tira a gaiola da água, você escolhe a coitada e ela vai pra chapa na hora! Mas tudo muito simples, bem local.

O nosso barqueiro nos deixou no último restaurante da praia, que fica um pouco afastado do povoado. Pela pesquisa que fiz na minha caminhada, era o restaurante mais em conta.

Cheguei em Crasqui!
Uma caminhada produtiva
Dona Lagosta faça seu último pedido
Pra finalizar

Carenero


Mais uma praia linda e imperdível! Acho que não preciso mais descrever areia branca, mar cristalino blá, blá,blá.. porque todas as praias de lá tem isso como itens básicos. 😆

Tive duas intercorrências aqui. Quando cheguei, o tempo estava um pouco nublado e deu uma desanimada. Mas logo começou a ventar e o céu abriu. Bom pro maridão que foi velejar, mas como eu contei no post de Los Roques fomos surpreendidos com dois cachorros loucos que avançaram nele assim que ele saiu com o kite. Até então eles estavam super pacíficos na praia.. eu hein! 

De início o tempo tava bem feio
Que vida boa..
Os perros locos num momento mais amigável

Cayo de Agua


Essa praia é o cartão-postal de Los Roques. E não é por menos, imagine você um istmo de areia bem branquinha com o mar azul neon dos dois lados? Surreal de lindo!

Desembarcando no paraíso
O tão esperado cartão-postal de Los Roques
Esse cayo é um dos mais afastados de Gran Roque e só o tempo de deslocamento de barco é de uns uns 40 minutos. Por isso, dê preferência pra fazer esse passeio no dia com melhor previsão do tempo (sem vento e com sol) pra aproveitar melhor o visual e fazer uma viagem mais confortável.

O istmo visto do outro lado
É de um azul surreal!
No dia que estive lá, chegaram dois casais de brasileiros que instalaram sua barraca exatamente no meio do istmo, ou seja, naquele dia todo mundo que queria tirar aquela foto clássica de Cayo de Agua saiu de lá frustrado. Gente, sempre é bom avisar, esse tipo de atitude não é maneira.. todos tem o mesmo direito de curtir a praia. Além do mais a praia é enorme e não tem a menor necessidade de sentar exatamente naquele lugar. Pra piorar, ainda teve um momento que eles festejavam o seu "grande feito" levantando a bandeira do Brasil e gritando bem alto "Brasil, Brasil". Gente, vergonha alheia total.. mas enfim, tinha coisa mais interessante pra ver lá também..

Esse passeio normalmente é combinado com Dos Mosquises, uma outra ilha onde funciona a sede de um projeto de proteção à tartaruga marinha. A entrada no projeto é paga, um valor simbólico, a estrutura do lugar é bem simples e sinceramente acho a ida até lá completamente dispensável. Cacife ficar mais tempo em Cayo de Agua ou então conhecer outra praia.

Bequevé


Bequevé foi o elemento surpresa da viagem! No último dia o nosso barqueiro, o Cenit, que ficou super amigo da galera, deixou a gente escolher o roteiro. Podíamos escolher a ilha que quiséssemos (menos a do Chavez né?!).

Escolhemos Bequevé, que fica exatamente em frente à Cayo de Agua. A nossa escolha não podia ter sido melhor pois a praia estava completamente deserta, pois todo mundo vai pra vizinha famosa e a cor do do mar era o mesmo azul-surreal de Cayo de Agua. Linda demais!

Em Bequevé vi também um trecho com milhares de ninhos de aves com filhotes no chão, completamente indefesos. Confesso que fiquei até com um pouco de peso na consciência de estar ali, invadindo o espaço deles. Fiquei imaginando que se fosse aqui no Brasil, provavelmente seria um lugar de visitação proibida ao público por ser um berçário de aves. Então galera, indo pra lá, por favor levem a consciência ecológica na mochila e respeitem os verdadeiros habitantes deste paraíso.

O mesmo azul-surreal da irmã famosa
Inacreditável
Local de reprodução de muitas aves

Palafito


Os Palafitos são as cabanas construídas pelos pescadores locais no meio do mar pra passar a temporada de pesca de lagosta. Em algum deslocamento, certamente o seu barqueiro te levará pra conhecer um deles. É bem interessante.

Palafito
Esse era todo caprichado

Sebastopol


Sebastopol é um banco de areia que só dá pra ser visitado durante a maré baixa. Fica um pouco distante de Gran Roque, a uns 40 minutos de barco. Além da sensação de estar ilhado em um bando de areia paradisíaco, aqui a boa é fazer um snorkel classe A.

Só não dei muita sorte com o tempo no dia e peguei um tempo bem nublado.

Pico do kite surf
Um banco de areia e só!

Boca de Cote


Boca de Cote é exatamente a divisão do arquipélago com o mar aberto. É aquela primeira visão que você terá do avião quando se aproximar de Los Roques. Na verdade não é uma praia, é um passeio para fazer snorkel.

Bem, eu não sou muito fã de mergulho mas posso te garantir que foi uma das sensações mais incríveis que já vivi. Quando coloquei a máscara e olhei pro fundo do mar eu fiquei sem reação de tão maravilhoso que era. Parecia que eu estava naquela proteção de tela do Windows que fica passando um monte de peixinho colorido, sabe? Vários peixes de todos os tamanhos, corais super diferentes, aquelas algas imensas balançando lentamente de um lado pro outro.. Nossa, lindo demais!

Como o mergulho é fora dos arrecifes rola um pouquinho de correnteza. Mas não chega a ser perigoso não. O problema é que se você for como eu, meio sem jeito, vai cansar mais rápido do que os outros. Peça para o barqueiro um colete salva-vidas, vai te poupar um grande esforço! Eu não pedi e morri logo. Mas a galera que continuou até o final curtiu demais. Não perca esse passeio por nada!

Boca de Cote vista do alto
Galera curtindo o visual do fundo do mar

Rabusqui


Não podemos chamar Rabusqui exatamente de praia. Na verdade é um mangue em alto-mar! Estranho né? Mas em Los Roques existe. E é aqui que você pode ver a maior concentração de estrelas-do-mar no mesmo lugar. Você até pode retirá-las da água pra bater foto mas saiba que apesar da aparência bruta ela é bem sensível e não pode ficar mais do que um minuto fora d'água.

É um passeio bem rápido, uma parada de meia hora e é bem legal.

Rabusqui
Mangue em alto-mar
Bem, acho que consegui falar das principais praias e passeios de Los Roques. Ainda visitei alguns outros bancos de areia, fizemos alguns snorkels em pontos específicos mas tem muita coisa que eu também já não lembro o nome, então é melhor parar por aqui..

Aconselho acompanhar a previsão do tempo pra deixar Cayo de Agua, ou qualquer outra praia que você tenha preferência, pra ir naquele dia de sol perfeito.

No mais, estando em Los Roques, relaxe. Se preocupe apenas em aproveitar o paraíso!


**Data da viagem: abril/2012

7 comentários:

  1. Oi, Renata, muito bom seu post sobre Los Roques. Parabéns!
    Duas perguntas: Janeiro é uma boa época para ir lá? Tem voos regulares de Caracas?
    Muito obrigado, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Que bom que você gostou do post, obrigado!

      Los Roques pode ser visitado em qualquer época do ano pois é Caribe fora da rota de furacões. Mas um link que pode te ajudar muito em decidir quais lugares de praia são bons em qualquer época do ano é o "Praiômetro" do Viaje na Viagem: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe

      Quanto aos voos existem voos regulares e diários saindo de Caracas pelas companhias Chapi Air e Aerotuy. Porém soube que a situação por lá anda um pouco confusa com alguns voos sendo transferidos para outro aeroporto em uma cidade próxima.

      É muito complicado encontrar informações seguras na internet. O melhor que você faz é se informar com a pousada que está fechando. Outra dica que posso te dar é entrar no grupo do Facebook "Dicas de Los Roques". O grupo é super ativo e sempre tem informações fresquinhas de quem acabou de voltar de lá, além de algumas das pousadas também participarem do grupo e estarem sempre ajudando quem está com dúvidas.

      Por fim, se tiver oportunidade, não deixe de conhecer este paraíso. E em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

      ;)

      Excluir
  2. Obrigada Renata por este relato!!Muito útil para quem como eu acabou de reservar uma semana neste paraíso em janeiro de 2015!!(sim, eu sei, uurrhhh!coisa chata!!)tomei a liberdade de tirar apontamentos!!Elsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      Fico muito feliz em saber que meu relato pode ajudar outros turistas felizardos como eu que escolheram esse destino maravilhoso. Tenho certeza que vc vai amar. Não há como não gostar de Los Roques. Boa viagem!
      :)

      Excluir
  3. Boa noite...


    Sei que já faz muito tempo que vc postou esse relato..
    Mas antes de tudo..

    Parabens pelas postagens.. Graças a você, eu troquei San Andreas por esse paraiso do descanso que é Los Roques...

    Você tem uma base mais ou menos de quanto vc gastou com todos esses passeios...
    Só pra eu ter uma ideia, nao sei se vc marcou em algum lugar...

    Obrigado e parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!

      Que bom que você gostou! Vc não imagina o quanto eu fico feliz quando dizem que minhas dicas puderam ajudar outros viajantes!

      Então, realmente faz um tempinho que estive em LR e a realidade cambial tanto de lá como a daqui mudou bastante!

      O que eu lembro era que, na conversão da época, cada passeio custava US$20/pessoa. Na época, nesse preço, era muito barato passar o dia inteiro numa praia paradisíaca com passeio de lancha, comida e bebida incluídos.

      Hoje não sei como está a situação, mas se continuar nessa média, continuo achando barato. Entre no grupo do Facebook "Dicas Los Roques", lá a galera que foi ou que está indo sempre troca informações atuais.

      Boa sorte e aproveite muito! LR é o paraíso na terra!

      =)

      Excluir
  4. MI Venezuela Hermosa mi País Saudades ja Quero ir estou quase 6 anos morando no Brasil

    ResponderExcluir