texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Arraial D'Ajuda e Porto Seguro, na Bahia

0
O que é que a Bahia tem?
Arraial D'Ajuda é um vilarejo de praia baiano, vizinho de Porto Seguro, cidade que consta nos nossos livros de história como o lugar onde os portugueses descobriram o Brasil. Não é à toa que esse trecho do litoral baiano foi apelidado como a Costa do Descobrimento e nessa região, fica alguns dos destinos de praia mais especiais de nosso país.

E aqui nesse post vou tentar mostrar pra vocês um pouquinho do porque eu ser tão apaixonada por esse estado e mais especificamente por essa região.

A minha viagem


Um belo dia o meu chefe vira pra mim e fala: você vai sair de férias na próxima segunda-feira! É claro que uma ordem dessa natureza a gente nunca desobedece, afinal, férias é férias! E por coincidência (ou não), uns dias antes, eu tinha visto um anúncio no jornal com uma mega promoção na CVC com preços incríveis. No dia ainda pensei "ah, seu eu pudesse.."😅

Eu não sou adepta de fechar viagem com agência, gosto de fazer tudo por conta própria, mas a promoção era realmente muito boa e em cima da hora eu não tinha muita opção. Conclusão: acabei pegando um pacote de 7 noites em Arraial D'Ajuda com aéreo, hotel e traslado por uma pequena bagatela. Perfeito! E sem pensar muito, lá fui eu novamente pra Bahia.

Minha relação com Porto Seguro e arredores é antiga. Eu morei lá em 1994 com minha família, quando ainda era uma moleca de 14 anos. Ai que fase boa.. Ainda voltei algumas vezes em 1995 e depois disso nunca mais havia voltado. Passados tantos anos, eu tinha muita vontade de voltar e  ver como estava tudo.


Onde se hospedar na Costa do Descobrimento


Nesse post eu vou inverter a ordem e vou começar falando um pouco da região pra você já entender como funciona cada local e o porquê de ter intitulado o post como "Dicas de Arraial D'Ajuda e não de Porto Seguro, por exemplo.
Mapa resumido da Costa do Descobrimento
Porto Seguro é a cidade-base da região, por isso tem mais cara de cidade (carros, ônibus, buzinas e tal). É aqui que fica localizado o aeroporto que atende a região. Uma boa parte de sua rede hoteleira, fica afastada do centro, na estrada que vai em direção à Santa Cruz de Cabrália. Os hotéis são bons mas o que eu não gosto é justamente essa localização, afastada de tudo.

Santa Cruz Cabrália fica a 25km de Porto Seguro. na ponta norte da região. A cidade é feinha e não tem muitos atrativos. Além disso, fica afastado de todo o resto mais interessante da região.

Arraial D'Ajuda, que fica a 8km de Porto Seguro, tem mais cara de vilarejo de praia, é menor e muito mais charmoso. Apesar de ficar localizada do outro lado do Rio Real e precisar fazer uma travessia de balsa pra chegar até lá, a localização é mais centralizada na região. Pra conhecer outros lugares como Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva é mais prático.

Trancoso, que  fica a 45km de Porto Seguro, é muito legal, eu gosto muito. Segue na mesma linha de Arraial D'Ajuda de vilarejo de praia charmoso, só que bem mais calmo. Também fica centralizado na região, facilitando os deslocamentos.

Pra quem quiser curtir a calmaria de um lugar só, numa pegada mais roots e bastante sossegada, sem querer se deslocar muito pela região, pode escolher a Praia do Espelho e Caraíva. São lugares incríveis, que eu amo e super recomendo pra quem estiver nessa vibe.

Por fim me decidi por Arraial D'Ajuda pois gosto de lugares que tem aquele centrinho movimentado de noite pra dar uma caminhada, sentar num bom restaurante, ver o movimento e claro, fazer umas comprinhas.

A pousada escolhida foi a Pousada Manacá que além de possuir instalações simples mas super confortáveis, possui também excelente localização: bem perto do centrinho mas a certa distancia que garante silêncio à noite. Um detalhe que faz toda a diferença na pousada é a vista maravilhosa do alto D'Ajuda.

Nascer do sol na pousada
Pra dar um confere na pousada que me hospedei, clique aqui.

Para consultar outras opções de hospedagem em Arraial D'Ajuda, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉

Booking.com

http://www.booking.com/searchresults.html?city=-657188&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

Como chegar em Arraial D'Ajuda


O aeroporto mais próximo de Arraial D'Ajuda é o de Porto Seguro, que fica no sul da Bahia, a 700km da capital Salvador.

Pra quem chega de avião e vai se hospedar em Arraial D'Ajuda e Trancoso é preciso atravessar de balsa o Rio dos Mangues. A travessia é curta, deve levar uns 10 minutos e funciona 24h. Do aeroporto até a balsa são 4km e da balsa até o centro D'Ajuda mais 4km. Para Trancoso, adicione mais 40km. Todos os trechos asfaltados.

Pra chegar na Praia do Espelho e Caraíva, além da balsa, acrescente também uma estrada de terra que começa em Trancoso e que em dias de chuva vira o terror, cheia de atoleiros!

E olha que maravilha, o meu pacotão CVC incluía até o transfer para a pousada. Um pacote bom, prático e barato! 😉

Melhor época para visitar Arraial D'Ajuda


Arraial D'Ajuda e arredores seguem a tendência climática das demais cidades do litoral nordestino. Faz calor o ano todo, porém chove mais entre abril e julho (outono e inverno) e entre agosto e março (primavera e verão), a tendência é o clima ficar mais seco e chover menos.


Eu fui em março e peguei um pouco de chuva. Na verdade peguei os últimos dias de uma frente fria, então já havia chovido bastante na região. Por sorte, no terceiro dia o tempo foi melhorando e deu pra aproveitar bastante os dias de folga.

Como se locomover na região


Pra quem não tem problema em dirigir durante as férias, super recomendo alugar um carro. A quantidade de praias e atrações é grande e as distâncias também. Um carro facilita demais os deslocamentos. 

Pra quem não dirige pode optar pelas agências locais que trabalham com transfer e tours pela região.

Como eu peguei o transfer do pacotão, deixei pra alugar o carro lá em Arraial D'Ajuda e foi bem fácil. A pousada me indicou uma locadora local que cobrou bem baratinho por um carro básico e sem muita burocracia. Assim, não dá pra esperar um carro perfeito, afinal de contas, é locadora estilo Bahia.. Mas como se roda muito por estrada de terra, pro que era, estava bom. E pelo preço, valeu a pena.

Conhecendo a região


Agora vou falar um pouquinho sobre os atrativos da região e o que tem pra fazer por lá.

 

Porto Seguro


Como disse anteriormente, Porto Seguro é a cidade principal da região. Você pode até se surpreender porque ela é bem grandinha. 

Porto Seguro é famosa não só por sua história mas também pelas suas barracas de praias que ensinaram dancinha de axé pra muita gente por aí (não precisa se envergonhar do seu passado negro 😂😂).

O centro histórico fica no alto de Porto, bem próximo do aeroporto. Se quiser, pode contratar um guia local para que ele conte as mil histórias do tempo do descobrimento. Senão, pode caminhar livremente pelas construções históricas e ouvir as histórias dos guias em grupos alheios, kkk. Não tem muito mistério.

O dia da chuva foi perfeito pra fazer esse passeio pois destino de praia com chuva não há muito o que fazer né? Mas eu recomendo sim a visita, afinal de contas, nosso país começou aqui né?

Centro histórico de Porto
Vista de Porto do alto
Já as barracas de praia são verdadeiras instituições de Porto Seguro. As maiores e mais famosas são chamadas até de "complexos" pois além do tamanho, oferecem todo tipo de atividade. As mais conhecidas são a Axé Moi, Tôa Toa e Barramares.

Não são exatamente o tipo de programa que curto (nem quando eu tinha 15 anos - rá, te peguei, achou que eu fazia dancinha lá também né?). Mas há quem curte e aprove. A título de curiosidade, rola um eterno imbróglio judicial sobre a demolição dessas barracas por estarem ocupando a área ilegalmente. Até quando elas existirão, não sabemos.

As praias de Porto Seguro se concentram no litoral norte, justamente onde ficam localizadas as barracas de praia. Pra ser bem sincera, não acho as praias de Porto Seguro muito bonitas. Pra quem não conhece, vale a pena ir pra ver e tal. Mas pra mim as melhores praias ficam no litoral sul, pras bandas de Trancoso.

Outro lugar que merece destaque em Porto Seguro é a Passarela do Álcool (essa sim, sempre frequentada por mim, desde moleca 😂). Há algum tempo mudou de nome para Passarela do Descobrimento - uma nome assim, politicamente mais correto. É onde a noite de Porto Seguro acontece.

Fica no centro da cidade, numa região histórica, de casario antigo que foi revitalizado e hoje abriga vários bares, restaurantes, lojinhas e as diversas e super famosas barraquinhas de drinks. Atenção especial para o "Capeta", o drink mais famoso da cidade.

Santa Cruz Cabrália


Vizinha a Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália também conta um pouquinho da história de nosso país.

Foi aqui que a primeira missa foi realizada e há um marco com uma enorme cruz e algumas esculturas no local, onde além de tirar fotos você será abordado por inúmeros "índios" (entre aspas mesmo), super chatos que ficam pedindo kaiambá o tempo todo (dinheiro na língua patachó).

Marco da primeira missa no Brasil
Vista do alto de Cabrália
Um passeio muito tradicional em Cabrália é o de barco até Coroa Alta, um banco de areia e arrecifes que surgem na maré baixa. Geralmente é feito em escunas, o que não gosto muito pela alta concentração de pessoas. Mas de visual é legal, vale a pena.

Arraial D'Ajuda


Bem, eu sou a mais suspeita pra falar D'Ajuda pois sempre gostei muito desse lugar, desde moleca. É claro que hoje em dia está bem diferente da vila roots que eu conheci mas ainda assim é um lugar que guarda um charme todo especial.

A praia principal daqui é a de Mucugê, que também não é assim tão bonita mas quebra um galho nos dias que bater a preguiça e quiser ir numa praia próxima.

Aquela foto que não ajuda né - fim de tarde e nublado!
Praia mais no estilo de cair o queixo, fica a 13km do centrinho da vila em Taípe. 

O acesso é feito pela estrada de Trancoso, através de um pequeno trecho de terra. Tem um quiosque de praia bem grande com estacionamento, mas o bom mesmo é caminhar pela praia cheia de falésias até chegar em um pequeno rio que desemboca no mar. Um charme. 

Recomendo que visite Taípe em dia de semana já que essa praia é ponto obrigatório do pacotão CVC, e por isso fica muito cheia nos finais de semana. 

Praia de Taípe - pena que o tempo estava nublado

Mas pra mim, o grande trunfo D'Ajuda é o vilarejo em si, pequeno, cheio de bares e restaurantes charmosos, lojinhas pra fazer as comprinhas de viagem e a igrejinha de frente (ou melhor, de costas) pro mar.

Igrejinha fofa
Pra quem viaja com crianças (ou ainda for uma criança grande), Arraial D'Ajuda conta ainda com um parque aquático, o Eco Parque.
 

Trancoso


Trancoso faz jus a boa fama pois é um lugar realmente muito legal. Na época  que morei lá, a estrada de acesso era tão precária que quando chovia ninguém chegava ou saía de lá. Era bem tenso! Hoje em dia é diferente, a estrada está asfaltada e é muito boa. O trajeto de Arraial D'Ajuda até lá leva no máximo uns 20 minutos.

As praias mais próximas da vila de Trancoso são a Praia dos Coqueiros e dos Nativos. A praia dos Nativos é linda e o point é o Tostex, uma barraca de praia moderninha onde rola muita música eletrônica.

Vista do alto da praia dos Nativos
Já a dos Coqueiros é mais residencial, com poucas construções. O melhor visual nas duas é sempre na maré baixa.

Praia dos Coqueiros
O Quadrado é um capítulo à parte e merece ser desfrutado com a calma que a Bahia exige. Nessas andanças por aí, conheci poucos lugares tão charmosos quanto este, é uma energia única e contagiante que só existe ali.

Depois de comer em um dos restaurantes maravilhosos que ficam em volta do Quadrado, a boa é sentar e ficar observando o cotidiano dos moradores, as crianças brincando na praça ou ainda fazer comprinhas nas lojinhas sofisticadas que ficam nas casinhas rústicas (tem Lenny, Osklen, galerias de arte e muito mais). 

Quadrado de Trancoso
Igreja do Quadrado

Praia do Espelho / Curuípe


Outra parada obrigatória em sua visita a essa região é a Praia do Espelho e a do Curuípe, considerada por muitos uma das mais bonitas do Brasil, e não é exagero. A partir de Trancoso é necessário seguir por estrada de terra e nem sempre o acesso é fácil, principalmente quando chove, mas isso contribui para manter a rusticidade do lugar.

No dia que fui foi quando o tempo começou a abrir 🙏. A chuva dos últimos dias dificultou um pouco o acesso e modificou também o visual da praia, mas ainda assim estava lindíssima.

A recomendação máxima aqui é ficar ligado no horário da maré baixa, que é quando os recifes aparecem, formando piscinas naturais lindíssimas.

Praia do Espelho de um lado
E do outro..
Pousadas pé na areia
Andando pela praia pro lado esquerdo, depois de atravessar um pequeno rio, há um trecho da praia com falésias brancas, o que muda um pouco a cor do mar e forma um visual incrível!

Canto esquerdo
Andando pro lado direito da praia encontrei algumas poucas casas na beira da praia com outro rio desembocando no mar. A praia também é linda e sem fim. Ótima pedida para caminhadas altamente desestressantes.

Nada mal hein?!

Caraíva


Um dos lugares mais lindos de toda a região, na minha opinião, é Caraíva. O acesso não é dos mais fáceis, é preciso seguir a estrada de terra depois da Praia do Espelho, deixar o carro estacionado e atravessar de canoa. Em Caraíva não entra carro! 

E a grande sacada de Caraíva é justamente essa, a rusticidade do lugar. É uma vila de pescadores bem simples, onde as ruas são de areia.

Esse é o estilo!
O trecho mais movimentado da praia fica na barra do rio, que é o lindíssimo encontro do rio com o mar. Por lá me ocupei o dia inteiro, mergulhando hora no rio e outra no mar sem fazer absolutamente nada! Eita coisa boa..

Não tive a oportunidade, mas da próxima vez não tenho a menor dúvida de que vou me hospedar uns dias em Caraíva pra curtir com calma o astral mágico deste lugar. A luz chegou em Caraíva não tem muito tempo e a noite é uma animação só com vários bares/restaurantes com música ao vivo. Mas tudo bem light, tá galera?!

Chegando em Caraíva
Esses são os barcos que fazem a travessia
Praia no mar
Praia no rio
Esquina rio-mar

A furada - fuja dela!


Um passeio super furada nessa região é o chamado "Recife de Fora". É um passeio de escuna que leva até um arrecife que fica a uns 40 min mar adentro. Quando eu morei lá o lugar era lindo, as piscinas naturais eram cheias de peixinhos coloridos. Mas o lugar sucumbiu à exploração turística maciça e hoje os corais morreram e as piscinas não tem mais peixes. Por isso virou uma furada pois não tem mais o que ser visto por lá. Muito triste.


**Data da viagem: março/2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário