texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Los Roques, na Venezuela

9
Bem vindo ao caribe venezuelano!
Talvez você nunca tenha ouvido falar de Los Roques mas eu terei aqui o imenso prazer de te apresentar a esse, que é sem dúvida nenhuma, um dos lugares mais lindos desse mundo.

Los Roques é um arquipélago, formado por mais de cinquenta ilhas e que fica localizado na costa caribenha do nosso vizinho estressadinho chamado Venezuela.

Mas o que Los Roques tem de diferente de outros destinos caribenhos? A resposta é que aqui ainda é possível encontrar um arquipélago pouquíssimo ocupado, somente ilhas paradisíacas com praias incríveis, mar cristalino e uma fauna super preservada. É daqueles lugares especiais que você mal consegue acreditar que ainda exista!

Porém é preciso ter em mente que é um lugar rústico, simples, sem nada fabricado, senão pela própria natureza. Certamente não é um destino pra quem procura luxo e sofisticação.

Apesar da Venezuela ser um país complicadinho, o fato de Los Roques estar afastado do continente, faz o destino viver uma atmosfera completamente diferente do restante do país, com uma vibe completamente sossegada. E dependendo do esquema que montar pra chegar lá, nem será preciso sair do aeroporto. Portanto, se tiver considerando Los Roques como destino de férias não desanime. Pode ir na certeza de estar fazendo a escolha certa de passar dias num paraíso sem igual!

A minha viagem


Estive em Los Roques na minha primeira viagem ao Caribe. Sim, eu sou aquela doida que ao invés de ir pra Cancún ou Punta Cana resolve ir pra um lugar que quase ninguém ouviu falar! 😁

Mas é que eu sempre sonhei em conhecer o Caribe e queria que o primeiro contato fosse num lugar especial, mais ligado à natureza. A ideia de ficar engessada dentro de uma mega resort nunca me atraiu.

E assim fui ali, na Venezuela me apaixonar por mais esse lugar incrível nesse nosso mundão. Ainda casei nessa viagem, uma esticada à Aruba e Curaçao, que estão ali do ladinho.

Como chegar em Los Roques


O esquema pra chegar até é Los Roques é basicamente ir até Caracas e de lá pegar um voo de teco-teco para Gran Roque, a ilha principal do arquipélago. Porém, infelizmente, não há mais voos diretos entre Brasil e Caracas, então será preciso pegar algum voo com conexão até lá via Lima, Bogotá ou Panamá.

Antes de ir, li muitos relatos de situações tensas em Caracas como golpe na hora de fazer o câmbio, sequestro e assalto de turistas na saída do aeroporto. Confesso que fiquei um pouco tensa com essas informações e optei por contratar uma agência local pra desenrolar tudo pra mim: transfer de aeroporto, hotel de pernoite em Caracas e passagens internas.

Acabei fechando com a Roquemar, que possui uma loja no próprio aeroporto de Caracas e trabalha em parceria com a pousada Guaripete em Los Roques. Acertei tudo com eles e tive uma ótima experiência, deu tudo certo. O pagamento foi feito via Paypal.

Quando eu fui, ainda havia voos diretos entre São Paulo e Caracas. O melhor esquema na época era pegar o trecho Brasil – Caracas com milhas. Por ser um trecho ainda dentro da América do Sul dava pra pegar por 10.000 milhas.  

O voo da Gol chegava em Caracas somente à noite, então era preciso pernoitar em Caracas, pois só há voos para Los Roques durante o dia. Por isso, na hora de escolher o seu voo, dê preferência por voos que cheguem cedo para não precisar pernoitar em Caracas e com isso nem sair do aeroporto. É direto de um voo pro outro.

De Caracas até Los Roques, tem que encarar um teco-teco. As companhias que operam o trecho são a Chapi Air (avião para 8 ou 12 pessoas) e a Aerotuy Aerocaribe (avião para 40 pessoas). Comprar as passagens internas por conta própria era (não sei se ainda é) uma missão complicada. Você pode tentar contato com as empresas através dos sites ou ainda deixar a pousada ou a agência providenciar a compra das passagens.

Você chegou no paraíso!
Pra chegar ao paraíso dizem que é preciso passar pelo purgatório e eu comprovei isso indo pra Los Roques. Eu, até então, nunca tinha voado em aviões pequenos e achei que ia só sentir um medinho. Mas não senti medinho não.. senti pânico!!😅

Fui de Chapi Air, no avião de 12 passageiros. Na ida peguei o tempo chuvoso e aquela Kombi voadora o pequeno avião balançava muito, fazia uns barulhos super estranhos que eu, por um momento, desejei ter escolhido viajar pra Punta Cana! Mas no fim, o voo é bem rápido e quando chega no arquipélago a vista do alto realmente compensa o sacrifício.

Tente pegar os lugares logo atrás do piloto. Além de garantir a melhor vista, é legal ficar observando bem de perto como se pilota um avião, ainda que seja um teco-teco venezuelano.

Chegando no paraíso
O teco-teco e o desembarque
Já em Los Roques conversando com os locais, todos me disseram que esse voo é super tranquilo, que nunca havia caído um avião e tal. Que na verdade, os aviões pequenos são melhores pois se caírem, não afundam direto pois são leves. Ah, tá! Tempos depois que voltei de lá um avião de um italiano ricaço caiu por lá, que medo 😨.

Outro detalhe: se você vai com mais de duas malas, considere ir pela Aerotuy. Minha ida pela Chapi Air foi super tranquila pois peguei o avião "maior", com 12 lugares. Na volta, o avião era o de 8 lugares e com isso tive que despachar o material de kite um dia antes. Imagina, despachar sua bagagem antes e saber que ela vai ficar lá no aeroporto de Caracas aos cuidados de sabe se lá quem? Nossa sorte foi ter contratado a Roquemar, pois pedi pro pessoal da agência buscar o material e guardar com eles. Mais uma vez, ponto pra agência!

Há ainda uma última informação super importante. Los Roques é um parque nacional e por isso há a cobrança de uma taxa de permanência no arquipélago. Ao chegar na ilha, a guarda bolivariana estará te esperando para fazer o pagamento da tal taxa. A pegadinha aqui é que eles aceitam somente bolívares em espécie. Por isso é imprescindível que você chegue na ilha com um pouco de moeda local. Não deixe de fazer câmbio no aeroporto, por mais tenso que possa parecer, é necessário. 

Melhor época para visitar Los Roques


Los Roques só tem notícia boa nesse quesito. No arquipélago chove pouco e o melhor, ele está fora da zona de furacões do Caribe. Ou seja, é destino pro ano todo.

Eu fui na primeira quinzena de abril e peguei o tempo bom quase todos os dias. Apenas em uma das madrugadas rolou uma tempestade bizarra. Nessa noite eu queria matar o mané que disse que lá é fora da zona de furacões, porque sim, eu tive certeza que aquilo era um furacão. 😜

Exageros à parte, peguei apenas um dia meio chuvoso. Nos demais, muito sol e calor.

Onde se hospedar em Los Roques


A melhor estrutura do arquipélago se concentra na ilha de Gran Roque, a maior das ilhas. E é lá que ficam o aeroporto, as pousadas, os poucos restaurantes e comércio em geral.

As pousadas são muito parecidas no quesito estrutural. São casas de moradores adaptadas para a hospedagem. Umas são mais humildes, outras oferecem algum diferencial, mas no geral são todas simples. Como a oferta de restaurantes é pequena, é bem comum as pousadas oferecem pacotes com pensão completa ou meia pensão. Traduzindo: pensão completa = café da manhã + cava (caixa térmica) com comes e bebes pra levar para a praia + jantar estiloso (entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa). Meia pensão: versão sem a janta.

Movida pela total insegurança, pois achei que não encontraria restaurantes na ilha, contratei o regime de pensão completa e me arrependi muito. A experiência do “jantar surpresa” não foi muito boa pra mim. Até porque não tinha muita surpresa, o prato era sempre o mesmo: peixe. Estando lá constatei que há sim alguns poucos restaurantes da ilha e quase todas as pousadas aceitam reserva para o jantar. Se você não é fã incondicional de peixe, considere a possibilidade de escolher o que vai jantar.

Outro ponto que não curti muito foi a cava com os lanches para a praia. A ideia é boa: acordar com tudo pronto pra passar o dia na praia. O problema é o prato principal que eles colocam na tal cava: arroz gelado (tipo arroz maluco que a vovó fazia) ou salada de macarrão. Só mandaram sanduíche um dia, nos outros foi bem sofrido, no meio do dia, naquela praia paradisíaca abrir a cava e dar de cara com o arroz ou o macarrão gelados! Costume deles né.. Além do menu exótico, tinha alguns biscoitos, água, refrigerante e muita Solera - a cerveja local, que era cobrada à parte.

Pra quem não quiser contratar a cava dá pra se virar e comprar biscoitos, frios e pães pra fazer um sanduíche. A pousada empresta a cava mesmo que você não contrate o regime de pensão completa. E depois não é trabalho nenhum agilizar o lanche do dia seguinte. Padaria, mercadinho, tudo fica próximo e depois que o sol se põe não tem mesmo o que fazer na ilha!

Algumas pousadas também costumam incluir na diária passeios para ilhas mais próximas. Chegando lá descobri que na verdade apenas duas ilhas estão nesse "pacote" e essas ilhas são facilmente conhecidas em um dia só (ou até meio dia). Todos os outros dias você irá pagar para fazer passeios a ilhas mais distantes. Então se a pousada vier com uma cobrança adicional por esses passeios, fique atento e analise bem pra saber se vale a pena mesmo ou é pegadinha.

Na época que fui, a pousada mais bem avaliada era a Posada Guaripete. A pousada é pequena e simples como todas as outras de Los Roques. O grande diferencial deles é o staff pois o pessoal de lá é muito atencioso e faz você se sentir em casa.

Os quartos são pequenos mas com conforto básico, chuveiro quente e ar condicionado (item indispensável por lá). Porém, pela disposição da cozinha da pousada, que fica bem no centro da propriedade, todos os quartos são barulhentos de manhã cedo. Por um lado é bom que te faz acordar logo e não perder tempo no paraíso.

A comida era muito boa e bem preparada. Como eu disse acima, a minha experiência pessoal não foi tão boa porque logo no terceiro dia eu já tinha enjoado de peixe. Mas isso é bem pessoal mesmo, porque todo mundo que estava lá, inclusive o maridão, gostou muito.

A pousada conta ainda com acesso à internet, que não é assim dos melhores, mas isso é uma particularidade de toda a ilha, não só de lá.

Infelizmente não há muitas pousadas disponíveis no Booking. A maioria só faz reserva direta, através de email. Mas se você quiser dar uma pesquisada, dá uma olhada aqui.

https://www.booking.com/searchresults.html?city=-943670&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1

 

Os passeios


Em Los Roques a programação principal é pegar o barco para passar o dia conhecendo outras ilhas do arquipélago, já que Gran Roque não tem praia boa e só serve mesmo como base.

Mapa de Los Roques
Conseguir um bom barqueiro é fundamental para enriquecer a sua experiência no arquipélago. Quando eu fui, os melhores eram o Chichi e o Cenit. Informe-se com a sua pousada e peça um boa indicação de barqueiro.

O que rolou de improviso com a gente que deu super certo, foi fechar um grupo com mais 4 casais brasileiros que conheci lá, (gente finíssimas por sinal). Daí, fechamos o barco e tínhamos muito mais liberdade em nossos passeios com relação a horário e permanência nas praias. No final até na escolha do itinerário, pois o barqueiro ficou super amigo da galera.

Escrevi um outros post - As praias de Los Roques - onde eu posto muitas fotos e informações sobre as praias maravilhosas desse arquipélago. Por aqui, vou só mostrar algumas fotos das praias que você não pode deixar de visitar.

Madrisqui
Cayo de Agua
Crasqui
Carenero
Bequevé
Os passeios sempre retornam à Gran Roque no final do dia, por volta das 17hrs e aí o único programa disponível, e diga-se de passagem imperdível, é assistir o pôr do sol.

Vale a pena subir do alto do morro do farol ou então ver da beira da praia mesmo. É lindo de qualquer jeito. 

Do alto do morro do farol
Da praia
Olha essas cores!
A diversão noturna em Los Roques é quase nula. Mas preciso contar uma parada muito engraçada que vi em Los Roques. Se você não foi jogar nos cassinos de Aruba, não fique triste, do lado da pousada Guaripete tem um beco que durante a noite a jogatina rola solta! 😂😂

A parada é muito surreal. Os locais montam umas mesinhas e passam a noite jogando bingo. São várias mesas de apostas e um monte de gente gritando ao mesmo tempo. Tudo muito roots! Eu fiquei sem coragem de apostar e nem consegui tirar foto pois não conseguia parar de rir mas vale a pena dar uma passada no bequinho pra se divertir um pouco.

Tem um barzinho pé-na-areia, chamado Aquarena que de vez em quando rola um movimentinho com DJ tocando. A galera descolada de Los Roques bate ponto lá. Lembro que por causa do câmbio, a bebida era muito barata e a galera bebeu horrores, kkk. No dia que fomos, o lugar tava super animado (ou fomos nós que animamos com o nosso grau alcoólico, não sei 😁) mas não foi até muito tarde não. À meia-noite a guarda chavista mandou desligar o som. Coisas da Venezuela..

Outro lugar que descobrimos foi o Neptunos Club, que segundo os locais é uma boate gay. Em nossa jornada noturna em Los Roques não demos a sorte de encontra-lo funcionando (sorte ou azar, não sei) mas achamos o lugar tão engraçado que pedimos pra entrar assim mesmo. No mínimo curioso! 😂

Neptuno's Club

Kitesurf em Los Roques


Um dos motivos pra escolher Los Roques como destino de férias, foi que o maridão viu um vídeo de kitesurf em Los Roques na internet e daí ele pirou com o pico. Mas a expectativa x realidade nem sempre ajuda e o vento literalmente não soprou a favor durante a nossa estadia. 

Dos sete dias que ficamos em Los Roques o vento esteve muito fraco. Em dois dias ele chegou a tentar o velejo mas acabou conhecendo um lugar que ninguém mais conheceu em Los Roques: a Silasqui!! 😂😂😂

A primeira tentativa foi em Cayo de Agua. O vento acabou enquanto ele estava no meio do mar e depois de muito nadar puxando o equipamento, ao chegar no raso notou que o fundo estava cheio de ouriço. Foi preciso um barco ir até lá buscar ele. Na segunda vez em Carenero, apareceu um cachorro louco do nada que entrou na água e mordeu ele. Pois é, tivemos que baixar no posto de saúde de Los Roques pra ele tomar antitetânica. Que medo, mas no final deu tudo certo.

Cayo de Agua, onde ele se lascou, kkk
Carenero e os "perros locos"

Dicas Gerais


Para obter informações atualizadas de de Los Roques, procure no Facebook o Grupo Dicas Los Roques. O grupo é bem ativo com a galera que está indo ou acabou de chegar de lá. Foi assim que conheci parte da nossa turma de brasileiros em Los Roques. Lá você também pode conseguir contatos de outras pousadas, saber do câmbio, condições dos aviões etc.

Com sete dias dá pra conhecer todas as ilhas principais com calma. Mais do que isso, você começa a repetir as ilhas. Isso não é lá um grande problema, eu sei..

Acostume-se com o estilo informal da ilha. Tudo é combinado na base da palavra, nada vem por escrito.. Mas funciona.

Pra quem combinou de pagar a pousada com Paypal, cuidado ao deixar pra pagar o restante da reserva quando chegar lá. Comigo o sistema do Paypal bloqueou a minha conta por eu estar realizando o acesso na Venezuela. Pra desbloquear, eu tive que fazer de novo todo aquele processo de cadastramento de cartão, no qual eles debitam um valor na fatura e esse valor é informado no site para confirmação. Isso demorou uns 4/5 dias e eu fiquei mega sem graça de estar hospedada sem pagar o combinado. O pessoal da pousada foi super fofo e a todo momento falavam pra eu ficar tranquila. Mas foi super chato. Por isso, avalie bem antes de deixar pra pagar por lá o restante da hospedagem pelo Paypal.



**Data da viagem: abril/2012


9 comentários:

  1. Renata!
    Parabéns pelo relato! muito bom!!
    Poderia tirar uma dúvida? você pagou U$2000 para o casal em uma agencia de turismo da Venezuela? Quantas diárias vocês ficaram? O pagamento de 50% para a a agencia foi feita via Paypal? e PQ vc não quitou os demais 50% em Caracas?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André!

      Muito obrigado pela visita! Que bom que vc gostou do meu relato. Agora vamos às suas perguntas:

      Eu paguei U$2000/casal com tudo incluído (transfer hotel/aeroporto, hotel em Caracas, passagens Caracas/LR e hospedagem em LR com pensão completa) por 7 noites. A agência Roquemar é do Andrea, um italiano que tb é sócio da Guaripete. Eles foram super atenciosos, respondiam meus emails rapidamente, tirando todas as dúvidas. E eles ainda agilizam o cambio no aeroporto.

      Eles tem uma página no face. Dá uma olhada lá: https://www.facebook.com/pages/Roquemar-Travel-Services-Aeropuerto-Internacional-Maiquetia/307420915958620

      Paguei tudo pelo Paypal, 50% de sinal aqui do Brasil e 50% lá em LR. Eu quitei quando cheguei em LR pq o tempo em Caracas foi muito curto e meu voo de ida foi muito cansativo, aproveitei o pouco tempo para descansar. Mas eu iria ter problemas da mesma forma, pois o Paypal encrencou pq o acesso estava sendo feito da Venezuela e pra evitar fraudes eles travaram minha conta.

      É claro que no início eu fiquei super desconfiada.. mas quando cheguei lá percebi que tudo em LR é feito assim, na base da palavra, do combinado.. mas não tivemos problemas algum, tudo deu muito certo.

      Se tiver mais alguma dúvida, fique à vontade. E se tiver oportunidade não deixe de ir à LR.

      ;)

      Excluir
  2. OLá Renata, adorei seu blog. Tudo bem esclarecedor.
    Estava querendo viajar para o Caribe em março. E estou em dúvida entre Los Roques e San Andres, na Colombia. Você já ouviu falar de San Andres? Será que lá a água é clarinha como em Los Roques. Tinha pensado em Aruba também, mas depois do seu relato, desisti, rsrsrsrs...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila,

      Que bom q vc curtiu o blog! =)

      Eu já ouvi falar de San Andrés sim.. ainda não sei muita coisa de lá, mas pelas fotos que eu vi, me pareceu bem interessante também, mas com certeza nada comparado com a beleza de Los Roques.
      Apesar de ser Caribe, acho que são propostas diferentes.Los Roques é diferente de qq lugar.. (nossa, eu tô muito suspeita pra falar, hahaha).

      Pesquise bem antes de se decidir. Los Roques é lindo mas tem um acesso muito complicado, ainda mais em tempos de Venezuela revoltada. Entre nesse grupo do face que eu falei no post e acompanhe os relatos de quem tem ido por último..

      No mais, em caso de dúvida, não hesite em perguntar! Tenho certeza de q vc será feliz em qq um dos dois lugares, o Caribe é demais!

      =)

      Excluir
  3. Olá Renata, adoro seu blog! Sempre consulto e, comprovo nas minhas viagens, suas dicas valiosas! Em relação a Los Roques tenho algo pra dizer: se vc se importa com os animais talvez não vá curtir 100%. O número de cães abandonados, famintos, esqueléticos e doentes é inacreditável. Pra mim bateu forte e Los Roques não foi tudo isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sônia,

    Muito obrigado pelo elogio. Vc não imagina como fico feliz em saber que as minhas dicas são úteis para outros viajantes!

    Então, sou tão apaixonada por cães que tenho três filhas! Mas quando fui em Los Roques, em 2012, não vi cachorros abandonados não.. a não ser um ou outro perdido pela rua mas que não aparentavam maus tratos. Até o cachorro que mordeu meu marido em Carenero, porque se assustou com ele andando de kite, estava bem tratado.

    Talvez isso possa ser mais um dos reflexos da situação econômica em que a Venezuela se encontra. Além do abandono das pessoas, também não deve haver nenhum órgão do governo preocupado com a saúde dos animais de lá. Triste realidade.

    Por isso, como não vivenciei situações desagradáveis como essa, a viagem foi perfeita pra mim. Mesmo tendo que ir parar no posto de saúde de lá para que meu marido tomasse uma antitetânica por causa de um cachorro maluco! Uma pena que você não viveu uma boa experiência lá..

    Espero que vc continue curtindo meu blog. Feedbacks assim como o seu é que me fazem continuar escrevendo sobre cada aventura minha nesse mundo afora! Grande beijo.

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada pela resposta. Continuarei contando com suas excelentes dicas mundo afora!! Parabéns pelo blog, é uma delícia de ler! Bjs

      Excluir
  5. Renata, que maravilha seu blog.
    Podemos conversar por e-mail?
    Estou planejando ir para Los Roques, gostaria da sua ajuda.

    Obrigada

    Mayara
    mayara_sukada@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara!

      Obrigado! Fico feliz que tenha gostado!

      Claro que podemos, segue meu email: renataviaja@gmail.com

      =)

      Excluir