04/04/2015

Ita Matrix



Existem diversos sites de busca de passagem, eu sei. Mas tem um em especial que eu utilizo bastante pra montar os meu roteiros: o Ita Matrix.

Este site, diferente dos outros, não é comercial e portanto não vende passagem e nem direciona pra nenhum outro. Ele cumpre sua função básica que é apenas de pesquisa. Aí você vai me perguntar: "tá, cadê a vantagem dele?". Justamente essa: por não ter finalidade comercial, ele traz todas as opções de voos, sem te direcionar pra nenhum patrocinador do site ou coisa do tipo.. São informações operacionais.

Além disso as opções de busca são fantásticas. O sistema é bem simples e o maior dificultador aqui é o idioma, já que é disponível apenas em inglês. Abaixo vou explicar como essa ferramenta pode ajudar (e muito) na montagem do seu roteiro:

A pesquisa começa (óbvio) pelo local de partida e chegada. Mas aqui já é possível escolher trajetos ida/volta, só ida ou múltiplos destinos. Pode digitar o nome da cidade ou o código do aeroporto. 


Uma das coisas mais legais desse site é que a pesquisa pode ser feita por aeroportos próximos. Clicando em "Nearby", o sistema disponibiliza automaticamente os aeroportos mais próximos do local selecionado. É possível também editar a distância dos outros aeroportos.


No campo Dates, a busca vai ficando mais interessante. A primeira opção Seach exact dates é a busca por datas fixas. Isso é bom quando você já possui as datas da sua viagem. Se ainda couber alguma pequena flexibilização de datas, é possível incluir na busca até dois dias a mais ou menos. É possível também selecionar horários.


Na segunda opção, See calendar of lowest dates, o sistema busca pelo calendário no espaço de um mês. Quando o viajante possui muita disponibilidade de datas, essa é uma boa opção para descobrir quando a passagem é mais barata. No exemplo abaixo, é mais barato viajar nesse trecho nos dias de semana.



Ainda é possível refinar sua pesquisa pelo tipo de cabine (econômica, executiva, primeira classe) e pela quantidade de paradas (nenhuma, até uma, duas ou sem limites):


Mas se ainda assim você não personalizar sua busca, no próprio resultado é possível filtrar por algumas opções:


E olha que bacana, dependendo da origem do voo, o sistema já traz o preço na moeda local.

No exemplo acima, quero optar por voos que façam escala no Panamá. É só clicar em cima do logo da Copa:


Aqui quero chamar a atenção para os detalhes do voo. O sistema alerta para conexões curtas, longas e voos noturnos. Para obter todas as informações é só clicar em "Details".

Depois de escolhido o voo, o sistema irá retornar as informações sobre a composição do valor da passagem. Mas como disse inicialmente, o Ita Matrix não vende as passagens. O viajante deverá comprar diretamente no site da companhia aérea ou em qualquer outro de sua preferência.


Bem, depois dessa enxurrada de informações, ficou fácil descobrir qual a melhor opção para sua viagem não é? Seja o melhor horário ou o melhor preço, escolha o que for mais conveniente pra você sem cair em nenhuma pegadinha.

Divirta-se!



0 comentários:

Postar um comentário