in

Melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros

- - Nenhum comentário
Sol rachando o coco!
Mas afinal, qual a melhor época pra visitar a Chapada dos Veadeiros?

Antes de programar sua viagem para a Chapada é preciso saber que a região possui basicamente duas estações: a época das chuvas e da seca. A de chuvas vai de outubro a maio e a seca, de abril a setembro.

Segundo os locais faz muita diferença escolher em qual época visitar a região, pois são duas Chapadas completamente diferentes. A época de chuvas é considerada mais uma viagem de contemplação, isto porque as cachoeiras estarão com seu volume de água muito aumentado e algumas podem até fechar pra banho. Já a época de seca é uma viagem pra "banhar" como eles dizem por lá, já que a maioria das cachoeiras está com pouco volume de água.

Definir qual é a melhor época vai depender do gosto de cada um. Há vários detalhes para se levar em consideração.

Para acompanhar mais fotos dessa viagem clique aqui ou procure no Instagram por #reviajachapada

Estação das chuvas na Chapada dos Veadeiros


Na época das chuvas, além do banho nas cachoeiras ficar comprometido por causa da correnteza, há o risco real de trombas d'água.

Na época de chuvas / fonte: icmbio.gov.br
Sem chuva - olha a diferença da vazão
As estradas de terra se transformam em um grande lamaçal e provavelmente um carro sem tração terá dificuldade pra ir em todas as cachoeiras por causa dos atoleiros que se formam. O mesmo acontece com as trilhas. Tem que estar preparado pra caminhar na lama, se sujar todo e ainda, correr o risco de fazer trilha debaixo de chuva e molhar todos os pertences.

Por tudo isso, acredito que a contratação de um bom guia é fundamental nessa época, afinal é ele quem vai poder te tirar das roubadas, já que tem preparo e conhece bem a região.

O lado bom desse período é que algumas cachoeiras são sazonais e se formam apenas na época das chuvas. Ver as cachoeiras com aquele volume monstro de água também é um espetáculo à parte. Acrescente ao cenário a mata verde com muitas árvores e plantas incríveis que só existem no cerrado.

Algumas trilhas são recomendadas apenas para a época de chuvas, como é o caso do Mirante da Janela e do Morro da Baleia. As duas são trilhas longas e cansativas se feitas debaixo de muito sol e só tem cachoeira na época de chuvas, o que é perfeito para se refrescar e não transformar sua trilha numa tortura.

Estação seca na Chapada dos Veadeiros


Na época seca todas as cachoeiras estão abertas para banho, sem risco de tromba d'água e com poços de águas tranquilas, sem correnteza.

 Sem correnteza e muitas piscinas!
As estradas de terra estão super secas e fáceis de transitar, na medida do possível, cheia de buracos e muita poeira. Todos os carros ficam com uma cor padrão: vermelho terra. Pratique o desapego! Algumas propriedades abrem trechos de estrada que passam por rios quase secos e com isso é possível chegar mais próximo das cachoeiras com o carro, reduzindo o tempo de trilha.

 Chão batido e poeira pro alto!
Agora, esteja preparado pra fazer as trilhas debaixo de um sol escaldante! Isso só é bom porque cria coragem pra mergulhar nas águas frias das cachoeiras - rs. Algumas cachoeiras e poços, que são sazonais, somem na época da seca, como é o caso da Cachoeira do Abismo, alguns dos poços em Loquinhas, entre outros.

Na época seca o mato estará seco e o risco de incêndios é altíssimo, podendo inclusive comprometer a sua viagem.

Minha conclusão


Por tudo isso que expus, preferi conhecer a Chapada dos Veadeiros na época seca. Achei perfeito! Dias de sol, calor e banhos incríveis nas cachoeiras. E o melhor, sem perrengue de chuva.

Mas é claro, tudo na vida tem seus prós e contras. E o inconveniente de visitar a Chapada nessa época foi além do calor excessivo em algumas trilhas, não "poder" fazer a trilha do Mirante da Janela, que era um dos meus sonhos. Como nessa época a Cachoeira do Abismo seca, percorrer os 10km de trilha sem ter um banho pra refrescar não é recomendado nem pelos guias mais experientes da região.

Hoje, se tivesse que voltar à região, talvez o fizesse numa época de transição entre a época de chuvas e da seca pra poder ver a mata verde, as cachoeiras com volume alto e poder fazer as trilhas que ficaram de fora do roteiro.

Para acompanhar mais fotos dessa viagem clique aqui ou procure no Instagram por #reviajachapada

Mais informações sobre a Chapada dos Veadeiros:
Dicas de viagem para a Chapada dos Veadeiros
Onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros 
Dicas para as Cachoeiras da Chapada - parte I 
Dicas para as Cachoeiras da Chapada - parte II 
Dicas pra conhecer a Cachoeira de Santa Bárbara


*Data da viagem: agosto/2016


Nenhum comentário

Postar um comentário