texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Dicas de viagem para Porto de Galinhas

3
Não estava no roteiro, mas..

Tá aí um destino que não tinha muita curiosidade de conhecer. Na minha imaginação sempre pensei em Porto de Galinhas como um lugar cheio, farofado, poluído visualmente, numa pegada que não é muito a minha praia. Achava até que as praias de lá seriam feias..

O que é o preconceito né minha gente? Mas nada melhor do que ir no destino e tirar você mesmo as suas próprias conclusões, nem que seja pra dizer que realmente era ruim! 😂

Mas nesse caso eu estava bem errada viu? Pelo menos no quis respeito à beleza das praias, que é inegável! Eu adorei as praias de lá. Destino de praia nordestino tem aquela fórmula do sucesso garantido que reúne visuais lindos, mar quentinho, sol, sombra e água fresca. Tem como não amar?

Quanto à lotação, bem.. sobre isso eu não estava tão errada sim. De fato, Porto de Galinhas é um vilarejo bem agitado e com um fluxo muito intenso de turistas. E olha que eu fui em dia de semana no mês de agosto e mesmo assim estava cheio! Não quero nem imaginar na alta temporada!

Mas é isso. Vamos seguir adiante com as informações desse destino de praia pernambucano tão famoso que dispensa apresentações!

A minha viagem


Visitei Porto de Galinhas na minha trip para Alagoas, quando passei sete dias inteiros no estado (sem contar o dia de chegada e partida).

Na verdade Porto de Galinhas não estava no meu roteiro. A minha ideia inicial era curtir o norte de Alagoas entre Maragogi e São Miguel dos Milagres, só que a chuva apertou um pouco e eu precisava de um plano B para fugir dela.

Olhando a previsão do tempo, o panorama estava mais animador em Pernambuco. Então não pensei duas vezes: partiu Porto de Galinhas! Mochilinha nas costas e rota no GPS, saí bem cedo de Maragogi pra poder aproveitar o dia em terras pernambucanas. Até levei uma muda de roupa caso resolvesse pernoitar por lá de última hora .

A ideia desse pernoite veio pois não sabia se a estrada seria tranquila pra voltar à noite ou ainda podia cair de amores pela cidade e querer curtir mais um pouco. Pois é minha gente, pra bolar esses planos de última hora temos que pensar em várias possibilidades!

Mas no final nem achei necessário pernoitar por lá. A estrada era bem tranquila e a viagem rápida. Por isso, depois de passar o dia curtindo as belas praias da cidade, voltei para Maragogi. Pelo menos essa visita não planejada serviu para que eu acabasse de vez com esse preconceito bobo com Porto de Galinhas. O lugar é bacaninha sim e as praias são deliciosas (se não estiverem lotadas).  

Como chegar em Porto de Galinhas


Porto de Galinhas fica no litoral sul de Pernambuco, a 60km de Recife (é muito pertinho!) e 90km de Maragogi, em Alagoas.

Localizando Porto de Galinhas

De Recife até lá de carro espere gastar uma hora de viagem. A estrada é boa, privatizada, cobra pedágio e em maior parte é em mão dupla. Atenção para os radares e os muitos caminhões que trafegam por essa estrada.

Pra quem vem de Maragogi, a ida até Porto de Galinhas é em mão única e como passa por várias cidades o trânsito costuma ser meio agarrado em alguns trechos. Há muitos radares, todos sinalizados.

O que me chamou a atenção foi a presença ostensiva da polícia na estrada. Fomos parados tanto na entrada, quanto na saída de Porto de Galinhas e nas duas vezes precisamos apresentar os documentos.

Como se locomover


Bem, pra quem viaja na intenção de desbravar a região, a minha primeira opção sempre será o carro, pela independência que ele proporciona.

Mas pra quem não quiser / puder optar pelo carro alugado é bem tranquilo de se locomover pela região. Quem se hospeda na vila, precisará de carro apenas para se locomover para praias mais distantes. Para outras áreas, um táxi pode resolver a questão de deslocamento.

Melhor época para visitar Porto de Galinhas


O litoral de Pernambuco segue a tendência climática de todo o nordeste. A chuva vem com mais frequência entre os meses de março e julho. Se puder, evite esses meses. No resto do ano, no geral faz muito sol e calor.
Na época que eu fui, considerada ainda mês de chuva, de fato choveu um pouco na região. Os dias amanheciam chuvosos e iam abrindo ao longo do dia. Dos sete dias que fiquei na região apenas um foi perdido, todos os outros eu aproveitei.

Um outro ponto a se considerar é a maré. Se você faz muita questão de visitar as piscinas naturais precisa escolher um período de lua cheia ou nova, que é quando a maré atinge o seus menores níveis. Mas e se não der pra ir nesse período? Se você gosta de curtir praia, não se preocupe! Praia vai ter todo dia.

Onde se hospedar em Porto de Galinhas


Porto de Galinhas conta com uma enorme opção de hospedagens desde pousadas simples até resorts super bem elaborados.

Se hospedar na vila tem a vantagem de não precisar do carro à noite pois tudo é muito pertinho. É preciso apenas ficar atento pra não escolher nada no lado de um bar/restaurante que seja barulhento à noite.

Os grandes hotéis e resorts ficam um pouco afastados da vila e será necessário um carro pra sair a noite, se essa for a intenção. Muitos oferecem transfer gratuito até a vila mas também é super fácil contratar um táxi, caso seja necessário.

Para consultar opções de hospedagem na região, pesquise no Booking. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok?

Booking.com

Praias


Muro Alto


Adoro esses nomes de praia diferentes! 😁 A origem do nome "muro alto" é porque a praia possui uma espécie de "paredão" de areia e coqueiros em um determinado trecho.

Aqui é possível encontrar um dos melhores banhos de mar da região pois o arrecife a alguns metros da praia garante uma proteção natural das ondas.

Um super piscinão

A praia costuma fica um pouco mais cheia logo no trecho inicial, onde fica a prainha dos resorts e dois quiosques que além de comes e bebes, alugam cadeiras, barracas, caiaque e SUP. Caminhando um pouco mais adiante, no trecho que não possui quiosques, a praia é bem mais sossegada.

Trecho dos resorts

Trecho mais movimentado da praia ao fundo

A praia fica a uns 15 minutos de carro do centro da vila. O estacionamento é na rua atrás da praia e ficam uns meninos "tomando conta" por R$5,00.

Praia do Cupê


É a praia que tem início logo depois da vila e se estende uns 5km até o Pontal do Cupê.

Nesse longo trecho de praia ficam situados muitos hotéis de grande porte. Porém o mar é aberto e agitado, com isso nem sempre o banho é tão agradável quanto em outros lugares.

Praia do Cupê

O acesso pode ser feito através de ruas residenciais que começam na estrada principal e terminam na beira da praia. Não é necessário pagar pra estacionar.

Praia da Vila


Essa é a praia que deu fama à Porto de Galinhas. Como o próprio nome sugere, está localizada em frente à vila e é lá que ficam as famosas piscinas naturais.

É lá também que rola a grande concentração de pessoas. O metro quadrado aqui é disputadíssimo por cadeiras, barracas, turistas e vendedores de um tudo que você imaginar. Eu particularmente não gosto de praia assim.

Superlotação em Porto de Galinhas

Mas calma qua há salvação. Basta caminhar uns dez minutos para o lado direito e a ocupação, ainda que tenha algumas barracas, é bem mais tranquila. Além do que tem uma vista linda para um extenso coqueiral.

Melhor trecho da Praia da Vila

Passeio das Piscinas Naturais


As piscinas naturais de Porto de Galinhas figura no sonho da maioria dos turistas brasileiros. E de fato, é mesmo um lugar muito bonito. O mar é claríssimo e a visibilidade costuma ser muito boa. O que não gostei de lá é a densidade demográfica da única piscina aberta para visitação (as demais são fechadas para preservação). Se eu fosse um peixe, certamente fugiria de lá!

Expectativa x Realidade

Pra contratar o passeio é muito fácil. Basta chegar na Praça das Piscinas Naturais, que é a descida principal para a praia da vila, e procurar o guichê da Associação dos Jangadeiros. O passeio custa R$25,00 por pessoa e deve ser feito próximo do horário da maré baixa.

Atenção especial a esse ponto, pois quando estive lá, a maré já estava bem alta e os caras vendiam o passeio sem a menor cerimônia. Aí o desavisado compra e quando chega lá na piscina não vê mais nada!

Como disse acima, apenas uma das piscinas fica aberta a visitação. Então para preencher o tempo do passeio, o jangadeiro fica andando com a jangada de uma lado pro outro e depois faz a parada na piscina junto com mais 237 jangadas.

Legal que tem acesso para todos!

Tá deve ser legal ficar andando de jangadinha de um lado para o outro, mas é bom saber que o passeio não tem nada de extraordinário. Na verdade, acho até que falando de passeios de piscinas naturais, tem coisa mais bacana por aí.

Vida noturna em Porto de Galinhas


O centrinho da vila de Porto de Galinhas é justamente aquilo que muita gente espera de um vilarejo de praia. Tem bastante movimento, muitas opções de bares e restaurantes e também de lojas pra fazer umas comprinhas. Pra quem gosta de bater perna à noite é um prato cheio.

Como o crescimento foi meio desordenado, em alguns momentos o visual fica meio poluído. Mas vai na vibe boa do lugar que dá pra encontrar vários cantinhos charmosos e bacanas.

Centrinho de Porto de Galinhas

Destaque para o artesanato da região, que é muito rico e original. Em Porto de Galinhas há incontáveis lojas de artesanato e galerias de arte. Vale a pena investir numa peça diferente para sua decoração.

Dicas Gerais


A densidade demográfica de Porto de Galinhas é altíssima. Se puder, evite feriados e finais de semana. Eu estive lá numa segunda-feira de agosto e a cidade estava bem cheia.

A cidade conta com uma boa infra. Há agências do Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica e Caixas 24hrs. Cartões são aceitos na maioria dos estabelecimentos

A origem do nome Porto de Galinhas vem da época da escravidão. Quando o vilarejo, que se chamava Porto Rico, recebia navios trazendo escravos contrabandeados era anunciado "chegaram as galinhas", numa espécie de senha secreta. Eu até achava o nome da cidade divertido, mas depois de saber a história verdadeira, não curti não! 😱


**Data da viagem: agosto/2017

Leia mais sobre esta viagem
Montando um roteiro de viagem para Alagoas 
Maceió
Maragogi
São Miguel dos Milagres
Praia dos Carneiros - plano B pra fugir da chuva!



3 comentários:

  1. Ola, preciso de sua ajuda :+)))
    as vezes pergunto para outras pessoas mas elas não entendem o que quero, acho que você vai entender:

    vou para recife agora dia 3 de fevereiro, s logo depois é carnaval. Eu odeio carnaval e blocos, e carro alegórico essas coisas. Queria um para um lugar que tivesse pouco carnaval MAS onde eu pudesse sair a noite para tomar cervejas e tivesse gente na rua. Ou seja, não quero carnaval mas também não quero um lugar deserto. Não ligo que tenha muita gente, so não gosto de lugar que onde você vai tem carnaval e bloco e gritaria, Entao, para passar os dias de carnaval,onde você me indica: MARAGOGI OU PORTO DE GALINHAS? Não consigo sair desse impasse, por favor me de uma luz. Obrigada! (email: simoneribeiro2 @ zipmail.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Entendo perfeitamente o que você quer dizer! Eu tb detesto carnaval e blocos. Por este motivo quase nunca viajo na carnaval!

      O problema é que eu nunca passei carnaval em nenhum desses dois lugares pra te afirmar com certeza em qual deles vc vai encontrar movimento mas sem bagunça de carnaval.

      Eu imagino que cheio os dois lugares estarão. O lance é que Porto de Galinhas tem um centrinho bacana, cheio de barzinhos e restaurantes. Acho que a probabilidade de bagunça é maior. Já Maragogi o centro é bem fraquinho, meio desengonçado até, mas tem lá seus barzinhos e restaurantes na orla. Com certeza terá mais movimento no carnaval mas não acredito em blocos e gritaria, kkk.

      Se tivesse que apostar em um dos dois eu apostaria em Maragogi.

      Em relação às praias, acredito que em Maragogi vc consegue encontrar mais sossego também.

      Eu faria contato com as pousadas locais pra saber como é o carnaval. Acho que eles poderão te dar certeza do tamanho da bagunça! kkk

      Boa sorte e boa viagem! =)

      Excluir