19/03/2017

Dicas de viagem pro Carnaval em Barra Grande - Bahia


dicas viagem barra grande bahia
Um paraíso particular

Fazia muito tempo que eu não viajava no carnaval. Sou daquelas que não gosta da festa, da muvuca e  ficar em casa durante esses dias sempre me pareceu uma excelente ideia! Ao ver as imagens da festa na TV sempre abraçava meu querido travesseiro e respirava aliviada! 😅

Mas eis que eu tinha umas milhas pra vencer e pensei, porque não aproveitar o feriado? É podia ser uma boa ideia, desde de que eu arranjasse um lugar super tranquilo. Pensei logo nas praias infinitas da Bahia, daquelas que de tão imensas, são impossíveis de lotar.

Então, lá fui eu pesquisar. Dos três aeroportos de praia na Bahia (Porto Seguro, Ilhéus e Salvador), o único viável para as minhas milhas para o período de carnaval era justamente o de Ilhéus. É, contra a força do destino não há o que se fazer: partiu Barra Grande!

Que eu sou apaixonada pela Bahia, isso não é lá novidade. Mas acho que preciso confessar uma coisa: a Península de Maraú me pegou de jeito! Ô lugarzinho da vibe boa!

A ida

Eu já expliquei no primeiro post de Barra Grande como funciona a delicada logística pra chegar lá. Já sabendo como a coisa toda funciona na prática, peguei o carro no aeroporto de Ilhéus e segui viagem até Barra Grande. 

estrada barra grande bahia
Quando o coração bate mais forte

Só que desta vez tinha uma novidade: havia chovido nos últimos dias e não sabia como a estrada poderia estar. Mas fui assim mesmo, na cara e na coragem. 

Para minha surpresa a estrada estava ótima (pra uma estrada de terra) apenas com alguns poucos buracos. De Ilhéus até Barra Grande levei 2h de viagem.

Hospedagem

Com receio de pegar a "muvuca" de carnaval, dessa vez escolhi uma pousada um pouco mais afastada da vila. Mas vejam bem, o afastado de Barra Grande fica a 7 minutos de caminhada a pé! Kkk

Fiquei na pousada Barra Trip. Apesar de "afastada" da vila, tem a vantagem de ficar mais próxima do encontro do Rio Carapitangui com o mar e do Bar da Rô. A pousada é bem novinha e foi inaugurada há pouco mais de um ano.

O staff é muito atencioso e super solícito, agilizam qualquer solicitação dos hóspedes: passeio de barco, aluguel de quadriciclo etc. Os quartos são espaçosos, confortáveis, super limpos e contam com ar, TV e frigobar. O sinal de wifi funciona em todas as dependências, pena que as operadoras da cidade não ajudam muito.

Para pesquisar outras opções de hospedagem em Barra Grande, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações. 😉  

http://www.booking.com/searchresults.html?city=-653758&aid=1256661&no_rooms=1&group_adults=1


Carnaval em Barra Grande

Cheguei na cidade no meio do carnaval e para meu alívio a cidade estava muito tranquila. Constatei o que eu já desconfiava: Barra Grande é o destino perfeito pra quem procura sossego no carnaval.

É claro que a cidade estava mais cheia do que o de costume, mas mesmo assim muito tranquilo. O público era formado basicamente por famílias e casais. No centro da vila à noite, todos os restaurantes estavam cheios, nos barzinhos com música ao vivo, só MPB - nada de música de carnaval e a animação maior da cidade era o bingo que rolava no palco da Praça da Tainha! 😂😂

As praias de coqueiros infinitas, impossíveis de lotar! Talvez Taipu de Fora, que é a mais famosa da região, estivesse cheia, mas nem fui lá conferir. 

Aproveitei pra curtir a praia da cidade que estava mega tranquila. Ponta do Mutá e Bar da Rô continuaram sendo ótimas pedidas para fins de tarde incríveis. Apesar de um pouco mais cheios, nada de muvuca.

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Ponta do Mutá

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Bar da Rô

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Esse é o style

A Praia de Algodões, ficou cheinha apenas na frente dos quiosques. Uma curta caminhada de 5 minutos pra qualquer lado descortinava quilômetros de praia deserta com piscinas naturais.

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Algodões cheio

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 5 minutos adiante

E um rolé de quadriciclo não podia faltar né? Passei novamente por alguns dos lugares mais legais da Península, como o Morro do Farol e as lagoas Azul e do Cassange.

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Como eu amo esse lugar!

dicas viagem carnaval barra grande bahia
 Lagoa Azul (por causa do reflexo do céu)

A surpresa da viagem ficou por conta da Lagoa do Cassange que desta vez estava muito seca. Dava até dó de ver, a água não passava do joelho em toda sua extensão.

Mas ainda assim super vale a pena o passeio, especialmente pelo ponto de parada que falei no post sobre este rolé de quadriciclo, a tal casa verde.

O bar, que não tem nome, fica estrategicamente entre o mar e a lagoa. O atendimento é super simpático e se você der sorte, vai encontrar um pássaro preto, habitué do local, que adora fazer graça com os turistas pousando nas mesas e pedindo carinho na cabeça!

Mas atenção: o pássaro não é domesticado, vive livre, solto na natureza.. nada de tentar segurar ele e nem alimentá-lo. Se ele pousar na sua mesa, chame o pessoal do bar que está acostumado e pode te orientar como tratá-lo sem machucar ele e nem a você!

dicas viagem barra grande bahia
Lagoa do Cassange na seca

dicas viagem barra grande bahia
 A poucos metros do mar

Informação importante sobre os quadriciclos. No carnaval o valor médio de locação era R$200 a diária mas procurando achava até por R$150, isso claro, sem muita exigência né? Botão de ré quebrado, farol que não liga e por aí vai..

Então é isso. Se você procura um destino de carnaval super alto astral, com belezas incríveis e super sossegado, pode escolher Barra Grande sem medo de ser feliz!

Ah, e pra acompanhar mais fotos da viagem, é só procurar no Instagram #reviajabarragrande 

*Data da viagem: fevereiro/2017


2 comentários:

  1. Oi Renata,

    Valeu pelas dicas do local. Realmente Barra Grande se mostra ser um paraíso. Em breve irei conhecer. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tarcísio,

      Se vc gosta de natureza e lugares sossegados, tenho certeza de que você vai amar Barra Grande!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir