26/02/2017

O pôr do sol mais bonito do Brasil


Aquele momento de relaxar e agradecer!

Um dos momentos mais lindos e especiais de qualquer viagem, pra mim, é o pôr do sol.

Sempre que tenho um novo destino pra conhecer, uma das primeiras coisas que pesquiso é onde fica a melhor vista do pôr do sol daquele lugar. É um espetáculo da natureza que além de lindo é gratuito e pode ser apreciado por todos!

Neste post vou mostrar meu "Top 7 - os melhores lugares para assistir o pôr do sol no Brasil".

Atenção: este post pode sofrer alterações a qualquer momento! A ideia é estar sempre em busca de novos picos de tirar o fôlego!

Mas vamos logo ao que interessa, sem muita enrolação!

7 - Pipa

A Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, com suas praias lindíssimas, dispensa apresentações.

A posição geográfica do estado não contribui muito pra ver aquele pôr do sol clássico no mar. Mas tem um lugar na região muito bacana que você não pode deixar de ir. É o encontro da Lagoa dos Guaraíras com o mar. O lugar por si só já é um espetáculo!

pôr do sol em pipa
Lagoa dos Guaraíras

Neste local em que a natureza foi super generosa, fica a Creperia Marina, um barzinho construído num deck sobre as águas. O lugar é simples mas o ambiente é super bacana e o visual do fim de tarde é esse aí das fotos! Lindo demais!

Além do visual incrível, na hora exata em que o sol se põe, o pessoal da casa põe música clássica pra tocar e celebrar esse momento tão especial.

pôr do sol em pipa
E lá se vai..

Enquanto estive em Pipa, fui lá todos os dias! Achei o astral do lugar muito bacana! Recomendo demais.

Pra saber mais sobre a região, leia o post da Praia de Pipa.

6 - Búzios

É claro que eu não poderia deixar Búzios de fora dessa lista, logo eu, quase uma buziana! 😎 Aqui o sol se põe sempre do lado direito da península. Então a boa pra curtir esse momento é procurar as praias desse lado: João Fernandes, Azeda, Tartaruga e Manguinhos.

Eu tenho um cantinho predileto pra curtir o fim de tarde, que é a Praia de Manguinhos, onde fica localizado Porto da Barra, um complexo de bares e restaurantes. Eu tô sempre batendo ponto por lá. Independente da época do ano, sempre tem um visual incrível pra curtir.

pôr do sol búzios
Porto do Barra - Manguinhos

pôr do sol búzios
Até com tempo "feio", é lindo demais!

Pra saber mais sobre a região, leia o post de Búzios.

5 - Tourinho

Ainda no Rio Grande do Norte, outro lugar que descobri por acaso um pôr do sol daqueles de tirar o fôlego, foi na Praia de Tourinho, em São Miguel do Gostoso.

Aqui, além do visual incrível do sol se pondo junto das grandes hélices de energia eólica, o que mais me encantou foi a paz do lugar.

pôr do sol rio grande do norte
Aquele pôr do sol que você não acredita no que vê..

Em todos os dias que estive em Gostoso, corria pra Tourinho no fim de tarde e em todos os dias estávamos sozinhos ou na companhia de um ou dois casais espalhados pelas imensa praia.

pôr do sol tourinho
..e só agradece!

Foram dias realmente muito especiais. Pra quem quiser saber mais sobre a região, leia o post de São Miguel do Gostoso.

4 - Chapada dos Veadeiros

Mas nem só perto do mar podemos apreciar um belo pôr do sol. Prova disso é a a Chapada dos Veadeiros, onde presenciei um dos mais belos fim de tarde.

A imensidão da Chapada com o céu quase sempre sem nuvens, é a certeza diária de um pôr do sol perfeito. Em São Jorge, há inclusive um mirante ideal pra admirar o fim de tarde.

pôr do sol chapada dos veadeiros
Emocionante!

E um detalhe curioso é que o espetáculo não acontece só na direção que o sol se põe. A luz de fim de tarde refletindo nas montanhas, é uma das coisas mais lindas que já vi na vida! São momentos em que só dá vontade de agradecer!

pôr do sol chapada dos veadeiros
A luz dourada e a sombra das montanhas

pôr do sol chapada dos veadeiros
Cores indescritíveis!

Além do mirante, a região conta com um outro lugar ultra bacana, mas nada politicamente correto pra assistir o pôr do sol. Se quiser saber mais sobre essa aventura, corre lá no post sobre a Chapada dos Veadeiros, que eu conto tudinho! 😉

3 - Barra Grande - Bahia

Impossível deixar minha querida Bahia de fora dessa lista! Depois de rodar muito pelo estado, o meu pôr do sol eleito o mais top é o de Barra Grande, na Península de Maraú.

Aqui recomendo dois lugares especiais: a Ponta do Mutá, que é uma praia lindíssima e o Bar da Rô, onde fica o encontro do Rio Carapitangui com o mar. Os dois lugares tem vistas imperdíveis mas se tiver que escolher um dos dois, vá ao Bar da Rô. Lá tudo é memorável, desde o visual até a comida.

pôr do sol barra grande bahia
É tanta paz que dá vontade de cantar!

pôr do sol barra grande bahia
Olha o que acontece quando você esquece a Go Pro ligada!

Pra saber mais sobre este paraíso e todas as dicas pra montar seu roteiro pela Península de Maraú, não deixe de ler o post sobre Barra Grande.

2 - Noronha

Pode pegar tudo de bom que eu escrevi até aqui sobre todos esses lugares lindos e juntar num lugar só. Pronto, assim é o fim de tarde em Noronha: lindo, inesquecível, sossegado e memorável! Aliás, não só o pôr do sol da ilha é assim. Noronha como um todo é um sonho! Um lugar onde todos, que curtem praia e natureza, deveriam conhecer.

E pra curtir o pôr do sol na ilha, pode escolher qualquer praia do lado do mar de dentro que a vista será espetacular! Tem gente que prefere o Forte do Boldró ou da Nossa Senhora dos Remédios. Na real, recomendo ir em todos, assim você descobre qual o seu lugar predileto!

pôr do sol fernando de noronha
Praia do Bode

pôr do sol fernando de noronha
Praia da Conceição

Quer saber qual foi o lugar que eu elegi na ilha como o mais lindo pra ver o pôr do sol? Corre lá no post sobre Noronha, onde além de contar isso eu dou várias dicas pra conhecer esse destino tão especial!

1 - Ceará

E o eleito número um da minha lista, como o pôr do sol mais bonito do Brasil, é o Ceará. Não é a toa que o estado é conhecido como o "estado da luz". Realmente, eu nunca vi uma luz igual a de lá, é incrível mesmo!

O litoral do estado é dividido entre Costa do Sol Nascente, onde o sol nasce no mar e se põe no continente, e a Costa do Sol Poente, onde o sol se põe no mar.

Não escolhi um lugar específico porque qualquer cidade da Costa Poente com certeza proporcionará um espetáculo único.

pôr do sol ceará
Flecheiras

pôr do sol jericoacoara
Jericocoara

pôr do sol jericoacoara
Fim!

Pra saber mais sobre Jericoacoara e Flecheiras, duas das cidades da Costa do Sol Poente onde montei base no Ceará, leia aqui e aqui.

E aí, se inspirou pra viajar pelo nosso país? Tem muito lugar bonito pra conhecer! 

Em breve sai a lista de pôr do sol mais bonito do mundo! Aguardem! =)




0 comentários:

Postar um comentário