texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Como funciona o pedágio na Florida

19
Meus companheiros de viagem em Miami

Antes de viajar para Florida e sair do aeroporto já com o seu carrinho alugado, há um detalhe muito importante a saber: as estradas da Florida são cheias de pedágio!

Bem, nada que nós brasileiros não estejamos acostumados né? Mas como estive recentemente em Miami, li muito a respeito do assunto e depois coloquei tudo em prática, vou explicar resumidamente como a coisa funciona por lá. Pelo menos pelas bandas de Miami.

Todos os carros da Florida são cadastrados no sistema de cobrança de pedágio pela placa, o Toll-by-Plate. Com isso, ao passar pelas praças de pedágio, as placas são fotografadas e a cobrança segue direto para o proprietário do carro. Mas e como funciona para os turistas?

Bem, para nós turistas o sistema é basicamente o mesmo, só que o proprietário do carro é a locadora. Claro que a cobrança é repassada aos locatários e daí eles inventaram um esquema para "facilitar" a nossa vida. 

No momento da locação, eles oferecem um serviço incrível, tipo "aproveite suas férias sem se preocupar com pedágio". Sim, de fato o serviço funciona assim mesmo, só que a conveniência tem o seu preço. Em média, a diária dessa facilidade gira em torno de $8 a $10 mais o que você utilizar de pedágio, cobrados posteriormente no seu cartão de crédito.

Os pedágios, pelo menos na região de Miami tem o preço bem baixo, algo do tipo $0,50, $0,80. Só que são vários e em alguns trechos, é um atrás do outro, mas ainda assim não é nada exorbitante.

SunPass


O SunPass é uma alternativa ao sistema Toll-by-Plate, só que com uma pequena diferença: ele oferece desconto nos pedágios. Huum, ficou interessante, não? E se você colocar na ponta do lápis o que a locadora cobra com o custo do SunPass vai ver que a economia é grande!

O esquema de utilização do SunPass é bem tranquilo. Com o dispositivo em mãos, basta criar uma conta no site do SunPass com informações básicas, como nome, endereço e dados do carro como placa, modelo e o tempo de locação. Para turistas, basta informar telefone e endereço do hotel que dá certo. Depois da conta criada, basta colocar crédito com os dados do cartão de crédito e pronto! Já pode sair andando com o seu SunPass.

dicas pedágio na florida
 Ainda tô com crédito lá! 😏

E o legal é que pela conta dá pra acompanhar o uso e saber exatamente quanto foi gasto, sem ficar à mercê do que a locadora declarar que foi utilizado. Além disso, se for mantido um crédito na conta ela não expira e daí o mesmo dispositivo poderá ser utilizado nas próximas viagens à Florida ou até mesmo para outros estados americanos que também utilizem o SunPass.

Se você tiver interesse em adquirir um, no ato da locação informe à locadora que você vai utilizar um SunPass. No meu caso eles não fizeram nenhum questionamento quando avisei que "já tinha" um SunPass (que mentira! kkk). Como eu declinei do serviço oferecido por eles, fui apenas alertada que caso eu passasse pelo pedágio sem nenhum dos dois serviços (o deles ou o SunPass), eu teria que pagar $15 por vez que passasse no pedágio! Um absurdo né?

Pra adquirir um SunPass é muito fácil, ele é vendido em vários estabelecimentos, a lista atualizada pode ser consultada aqui. Os mais fáceis de se encontrar são o Walgreens e a CVS.

O SunPass pode ser encontrado em duas versões: sticker (adesivo) e um dispositivo que lembra um pendrive. A diferença entre eles é basicamente o preço pois eles tem exatamente a mesma função. O adesivo custa $5 e precisa ser "colado" no para-brisa do carro, já o dispositivo custa $25 e pode ser levado para qualquer carro.
dicas pedágio na florida
Sun Pass portátil
dicas pegágio na florida
SunPass Mini - o adesivo da discórdia rs
Fonte: www.turnpikeinfo.com

A desvantagem do adesivo é que ele é um método descartável: depois de aderido ao vidro do carro, ao retirá-lo ele se danifica e perde sua função. E é imprescindível retirar o dispositivo do carro antes de devolvê-lo à locadora.

Diante disso, eu já estava preparada para comprar o dispositivo, quando li em algum fórum sobre um brasileiro que teve a ideia genial de comprar o adesivo e colá-lo com durex, assim poderia retirá-lo pra usar numa locação futura.. É, realmente brasileiro dá jeito pra tudo! Kkkk. Eu segui a dica e deu certo!

Saí do aeroporto e passei na primeira Walgreens que vi e comprei meu SunPass Sticker (e um durex, é claro!). Chegando no hotel. liguei o computador, criei minha conta com todos os dados necessários e coloquei $20 de crédito. Só usei o carro no dia seguinte e já no primeiro pedágio deu tudo certo.

Com isso economizei uma boa grana e já tenho SunPass para a minha próxima viagem!

Agora vamos contar as derrotas né.. porque nem tudo na vida é só vitória, convenhamos..

No dia de devolver o carro, escrevi em vários lugares "retirar o SunPass", coloquei alarme no telefone, falei 100 vezes com o maridão. E aí, advinha o que aconteceu? Eu esqueci o SunPass no carro! Só lembrei na fila do raio-x do aeroporto!😂😂

Apesar de no cadastro do carro ser informado o período do locação do mesmo, se o dispositivo continuar no carro, ele continua funcionando. A solução foi entrar na minha conta e informar a perda/roubo do dispositivo, assim o mesmo é bloqueado e você consegue salvar o seu crédito. Como demorei um pouco a fazer isso, ainda conseguiram passar duas vezes com o dispositivo, mas com valores bem baixos. Então minha dica principal é: não esqueça o SunPass!

Bem, tentei explicar como funciona o esquema do pedágio e SunPass na Florida. Assim fica mais fácil decidir qual método é mais conveniente para cada viajante. Mas se você ainda tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar!


Mais informações sobre a viagem à Miami

Miami - Dicas Gerais
Praias de Miami
Onde se hospedar em Miami
Na estrada até Key West
Key West

**Data da viagem: novembro/2016  




19 comentários:

  1. Oi, Renata
    Você se recorda quanto gastou de Miami a Orlando de pedágio. Quero saber quanto devo carregar no sunpass mini, para que não sobre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Dessa vez não vou conseguir te ajudar pois eu não fui à
      Orlando! Fiquei apenas entre Miami e o sul da Florida!

      Sorry!
      =)

      Excluir
  2. Renata tenho algumas dúvidas quanto ao sunpass mini
    1- na hora de cadastrar é fácil? Me disseram que não pode esquecer de selecionar que é carro alugado, procede? 2 - não tem perigo de ser cobrado tb pela locadora, já que eles têm o tool by plante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene,

      O cadastro é bem fácil e intuitivo. Com certeza é preciso informar que o carro é alugado, inclusive no post eu menciono que é preciso informar a duração da locação.

      Sobre o risco de ser cobrada duas vezes acredito que o sistema de cobrança identifique que na presença do Sunpass é para ignorar a placa, senão todo mundo que tem Sunpass seria cobrado duas vezes! De qualquer maneira, avise a locadora no ato da retirada do carro que vc vai fazer uso do Sunpass pra não correr nenhum risco.

      Desejo uma boa viagem pra vc! =)

      Excluir
  3. Olá Renata, ótimo texto - o mais esclarecido sobre o assunto que encontrei. Uma dúvida: ao colocar no Google maps caminho do aeroporto para uma Walgreens próxima ele alerta que a via de saída do aeroporto possui pedágio. Existe algum pedágio "pega turista" próximo ao aeroporto? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Desculpe a demora na resposta mas é que deu um pau aqui na plataforma e a caixa de comentários sumiu! Voltou a funcionar só hj! Mas vamos lá..

      Então, provavelmente o mapa deve estar colocando o caminho mais rápido, por vias expressas e aí sim, logo na saída do aeroporto tem cobrança do pedágio mesmo. Eu pesquisei os caminhos pelas ruas internas, que são mais demorados e por isso não aparecem no mapa de primeira. Tente fazer isso, é um trabalho meio manual, mas com atenção dá certo. Foi o que eu fiz.

      Eu fui em uma dessas duas, agora não me lembro ao certo:
      - 3715 NW 7th St, Miami, FL 33126, EUA
      - 655 NW 57th Ave, Miami, FL 33126, EUA

      Se vc olhar no mapa, verá que dá chegar até elas pelas ruas internas. Fuja das Toll Roads enquanto não estiver com o seu SunPass!

      Boa viagem! =)

      Excluir
  4. É necessário um número de licença de motorista para cadastro no SunPass. Como você fez? Possui licença dos EUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Santiago,

      Não possuo licença dos Estados Unidos e não me lembro do sistema ter solicitado essa informação. Não seria a licença do veículo?

      Lembro que a única informação de lá, além de dados do veículo claro, era o endereço, que coloquei o mesmo do hotel. Só se algo mudo no cadastro do tempo que eu fiz pra cá..

      :/

      Excluir
  5. Cometi o mesmo erro que você. Não retirei o Sunpass do meu veículo. Isso já faz 7 dias.
    No site deles não encontrei essa opção de cancelamento. Pode por favor me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Vc já verificou se ainda há saldo? Se o saldo estiver zerado vc pode simplesmente encerrar a sua conta clicando em "Close Account".

      Se ainda tiver algum saldo (que foi o meu caso) vá na opção "Transponders" e veja se tem alguma opção para cancelar ou comunicar perda e roubo. Eu entrei aqui na minha conta agora pra ver o nome da opção, só que como estou sem nenhum transponder cadastrado no momento, a tela não está aparecendo pra mim e por isso não consigo te dizer exatamente qual opção selecionar.

      Boa sorte! =)

      Excluir
  6. Oi, esqueci de retirar o sunpass e não consigo mais acessar o site, apresenta erro, sabe como faço para cancelar? E sabe se mesmo não tendo saldo continua cobrando? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cici,

      Olá!

      Mil desculpas pela demora na resposta! Só agora fui descobrir que não estava sendo notificada dos comentários aqui do blog! Descobri que tinha vááários sem responder! Foi mal mesmo!

      A única forma de cancelamento que conheço é pelo site mesmo. Espero que vc já tenha conseguido resolver!

      Boa sorte! =)

      Excluir
    2. Olá, você conseguiu resolver? Fiz a mesma coisa e de vez em quando recebo uns emails me falando de um saldo a pagar. Mandei um email para eles reclamando, mas me responderam que estava em contrato. Só não entendo como que um transponder pré pago vira pós pago.

      Excluir
  7. Boa tarde Renata Maia,
    Chego em Miami dia 04/05/19, fico 03 dias la depois vou para Orlando - 06/05- retorno para Miami dia 20/05/19.
    Pergunto: 01- é a melhor opção o Sunpass (particular compra) x tarifa aparelho locador.
    02 - o cadastramento é fácil.
    03 - quais as principais informações que devo ter em mãos para o cadastro no sistema, não teria como exemplificar
    04 - existe o cadastro da conta pessoal e em seguida, veiculo e credito pelo sistema e ou aplicativo.
    05 - depois do cadastro já posso prontamente utilizar o veiculo passando pelo pedágios ou é necessário algum tempo minimo para tal.
    Desculpa a quantidade de perguntas porem creio que outras pessoas também as tem, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Vamos ver se consigo te ajudar:

      01- é a melhor opção o Sunpass (particular compra) x tarifa aparelho locador.
      - Depende de quanto a locadora vai te cobrar. Vc vai precisar fazer um comparativo por conta própria e avaliar.

      02 - o cadastramento é fácil.
      - Sim.

      03 - quais as principais informações que devo ter em mãos para o cadastro no sistema, não teria como exemplificar
      - Está no post: "Com o dispositivo em mãos, basta criar uma conta no site do SunPass com informações básicas, como nome, endereço e dados do carro como placa, modelo e o tempo de locação. Para turistas, basta informar telefone e endereço do hotel que dá certo."

      04 - existe o cadastro da conta pessoal e em seguida, veiculo e credito pelo sistema e ou aplicativo.
      - Não entendi essa pergunta.

      05 - depois do cadastro já posso prontamente utilizar o veiculo passando pelo pedágios ou é necessário algum tempo minimo para tal.
      - Está no post: "Depois da conta criada, basta colocar crédito com os dados do cartão de crédito e pronto! Já pode sair andando com o seu SunPass."

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
  8. Olá, Renata! Chegaremos em Miami às 21h do dia 2 de setembro. Mas, pousaremos no aeroporto de Fort Lauderdale. Daqui que passemos pela imigração, a gente vai ficar sem opção de transporte pra Miami e nós restará a locação de carro. Saberia por quantos pedágios a gente vai passar? Nosso host fica pertinho do MIA. O percurso é praticamente de um aeroporto para o outro. Vale a pena o SunPass, já que faremos esse caminho só de ida? Devolveremos o carro no dia 4 no aeroporto de Miami, de onde iremos para NY.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eulália,

      O caminho entre Fort Lauderdale e Miami é feito através de várias rodovias e certamente vc vai passar por inúmeros pedágios. É melhor vc pegar o esquema da própria locadora, até pq serão poucos dias.

      Boa viagem! =)

      Excluir
  9. Ola, tudo bem? Irei para Fort Lauderdale, compensa pegar uma promoção de voo para Miami e ir de uber ou não? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica,

      Pra ter essa resposta vc precisa fazer umas continhas. Primeiro somar o valor da passagem promocional que vc encontrou para MIA com o custo de um táxi ou uber até o seu destino em Fort Lauderdale. Depois vc compara com o valor da passagem para FLL.

      Se a diferença for muito grande, pode ser que compense. Se não for muito grande, vale a pena ir direto para FLL até pelo conforto né? Mas isso aí quem precisa avaliar é vc mesma!

      Boa sorte e boa viagem!
      =)

      Excluir