texto aqui Sobre a Autora E-mail Enviar Nome E-mail Mensagem Sobre mim página ##1## de ##2## Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Renata Maia

[name=Renata Maia] [img=https://imagensbrasil.org/images/2020/08/24/roteiro-jamaica-eu.jpg] [description=Compartilho aqui dicas e experiências sobre as viagens que faço mundo à fora. Apaixonada por destinos de praia, acredito que luxo mesmo é passar o dia de havaianas! Sejam bem-vindos à minha viagem! =)] (facebook=https://www.facebook.com/Renata-Viaja-312202229164679/) (instagram=https://www.instagram.com/renataviaja_/) (pinterest=https://br.pinterest.com/renataviaja/)



4/bigslider1/Topo

404

Desculpe, está página não existe
Home

5/carousel3/Trips Epeciais

3/block2/Indonésia

9/carousel1/Hawai

Últimos Posts

Como é voar na Alitalia

0
Volare ô ô..

E dando sequências às avaliações de companhias aéreas, nesse post vou falar sobre a Alitalia. Esta que é a maior empresa aérea da Itália, tem como principal base de operação o aeroporto Fiumicino, em Roma.

Utilizei a Alitalia na minha última viagem à Europa, em duas ocasiões diferentes. A primeira quando me desloquei de Amsterdam para Alghero na Sardenha com conexão em Roma (voo doméstico) e depois Roma - Rio (voo internacional). Então vamos às experiências..

Compra da Passagem


Doméstico

O voo interno (AMS - AHO) comprei com bastante antecedência e consegui resgatar pelo Smiles por 12.500 milhas. O que não gostei nem um pouco é que o sistema da Alitalia não fala muito bem com o do Smiles e por isso eu não podia consultar minha passagem pelo site da Alitalia, apenas pelo telefone.

Através do Call Center, que aliás foi bem solícito, consegui confirmar os bilhetes e marcar meus assentos. Consegui pegar aqueles lugares da saída de emergência sem custo adicional. Tá, legal.. Mas não pude fazer check in antecipado, só no aeroporto mesmo. A única coisa que eu tinha para comprovar essas passagens era o número da reserva Alitalia (que era diferente do número fornecido pelo Smiles) anotado num papel. Tenso! Achei essa falta de conexão entre os dois sistemas uma falha gravíssima!

Internacional


Como havia dito no post de avaliação da KLM, as passagens foram compradas pelo site da Air France. Estranho não é? Mas no site deles é que foi possível combinar voos diretos das duas companhias aéreas (Rio/Amsterdam - KLM e Roma/Rio - Alitalia). Então, mais uma vez, não tive como avaliar a compra de passagens através do site da própria Alitalia.

Check in


Doméstico


Pra fazer o check in em Schiphol, rolou aquela tensão né, afinal eu só tinha uma sequência de letras e números que alguém me disse que equivaliam a duas passagens. Mas até que deu tudo certo, apresentei os passaportes e rapidamente o check in foi realizado.

Internacional


Já no voo internacional, pude fazer o check in antecipado sem problemas. O site da Air France direcionou a reserva direto pro site da Alitalia e foi bem tranquilo realizar os procedimentos de check in.

O voo


Doméstico


Os voos foram bem tranquilos, normais como todo voo deveria ser. Entre Amsterdam e Roma serviram sanduíche e bebidas não alcoólicas. Já entre Roma e Alghero, um voo super curto, foram servidos apenas um aperitivo (biscoito) e bebidas.

Internacional

Neste outro voo, já tive uma outra experiência. Primeiro achei o embarque na aeronave muito confuso pois os passageiros podiam entrar tanto pela porta da frente, como a detrás sem nenhuma organização. Daí tinha gente sentada na frente da aeronave entrando por trás e o contrário também. Com isso, em alguns momentos houve uma certa confusão nos corredores e não vi ninguém da Alitalia tomando nenhuma providência. Foi tipo um "vocês que se entendam". 

Junto a essa confusão rolava uma música institucional altíssima (volare ô ô, cantare oooÔ - kkkk)! Aí mistura gente falando alto, confusão, música alta.. Nossa, cansei já nos primeiros 30 minutos de avião! Mas vamos seguir em frente!

O kit classe econômica tava lá me esperando: fone, almofada e manta. O avião, meio velhão, tinha um sistema de entretenimento daqueles antigos, com controle remoto. Eu nem animei de ligar, virei pro lado e fui dormir! 

O voo saiu de Roma com meia hora de atraso mas o piloto foi sagaz e conseguiu até antecipar a chegada no Rio em 20 minutos.

O serviço de bordo foi iniciado logo após a estabilização da aeronave. Houve uma certa desorganização na distribuição das refeições que fez com que um lado da aeronave recebesse o jantar bem depois do outro. Aliás o jantar, era bem sem graça. Típica comida de avião que em 5 minutos fica borrachuda. Além da pegadinha.. Me perguntaram: Pasta ou carne? Respondi, depois de 12 dias de Itália só comendo massa: Carne! Chegou até dar água na boca! Quando abri o prato, surpresa! Era frango :/

Durante a noite nada foi servido, nem água. De manhã serviram o café, que também foi muito fraco. Um pão frio e super duro, com alguns frios, frutas e iogurte. Nem animei.

Outras informações


O voo doméstico, com saída de Amsterdam para Roma atrasou muito por causa das condições climáticas daquele dia. Por causa disso, perdi minha conexão em Roma. Dentro da área de embarque em Schiphol só há funcionários da KLM, que me avisaram que quando eu chegasse em Roma receberia informações da Alitalia.

Chegando em Roma, na saída da aeronave já havia uma funcionária da Alitalia nos aguardando com os novos bilhetes remarcados para o segundo voo e voucher para alimentação no aeroporto. Não precisei me preocupar com nada! Essa proatividade deles achei super bacana. Ponto positivo pra Alitalia!

Conclusão


Achei o serviço da Alitalia bem razoável. Não é assim nenhuma Brastemp, mas até que dá pro gasto. Voaria novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário