01/11/2014

Conheça São Miguel do Gostoso


dicas viagem são miguel do gostoso
Aqui se faz gostoso!

Esse é o slogan de São Miguel do Gostoso, uma cidadezinha super simpática no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. O turismo aqui é basicamente voltado para os esportes de vento (wind e kitesurf) já que o vento nessa ponta do Brasil bate com força total. E como um dos motivos da nossa viagem era praticar o kitesurf, São Miguel do Gostoso não poderia ficar de fora do nosso roteiro.

O interessante é que mesmo com o turismo despontando por essas bandas, Gostoso (para os íntimos) consegue manter a atmosfera pacata de cidade do interior. O crescente turismo e a qualidade de vida, acabam atraindo pessoas de várias partes do mundo a se instalar por aqui, montando pequenas pousadas e restaurantes muito charmosos que contrastam com a rusticidade do lugar.

Mas isso nem de longe ameaça a tranquilidade de lá, pelo contrário, os moradores, nativos ou não, fazem questão de manter o clima calmo da cidade. Por isso se você está a procura de um lugar pacato e simpático, vem pra cá. Gostoso é aqui!

Para curtir todas as fotos da minha trip, acompanhe no Instagram em #reviajarn

Como chegar

São Miguel do Gostoso faz parte do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte e fica a 100km de Natal.

Litoral Norte - RN

De carro, a partir de Natal, a melhor opção é pegar a BR-101 que tem pouco movimento de carros, quase nenhum de caminhões e está em ótimas condições. Chegando em Touros, quando a BR-101 acabar (sim, o km 0 é aqui!) é só seguir 12km pela RN-221, também asfaltada e em boas condições.


Nossa trip em São Miguel

Existem também linhas de ônibus que saem de Natal. A empresa que faz o trajeto é a Expresso Cabral.

Quando ir

São Miguel e o resto do Rio Grande do Norte seguem a tendência climática de todo o nordeste de estações invertidas. Chove muito no verão e o inverno é seco e quente.

Porém se o seu interesse em SMG não é o sol e sim o vento, vá entre os meses de agosto e novembro. É garantia de vento que não acaba mais..

Hospedagem

São Miguel conta com diversas opções de hospedagem. Eu fiquei hospedada na pousada Chica Pitanga que é ótima. Tem quartos espaçosos, limpos, silenciosos e super cheirosos! O café-da-manhã, servido individualmente em cada quarto, é muito bom. A área externa possui um jardim enorme com muitas árvores frutíferas.

Pra galera do kite/wind a pousada Mi Secreto é perfeita. Ela conta com uma estrutura completa para a prática dos esportes de vento além de estar localizada em frente à Ponta do Cardeiro, o melhor pico de São Miguel para o kite.

Praias

As praias de São Miguel do Gostoso na verdade são uma só, que vai mudando o nome conforme o trecho. São elas: Ponta do Santo Cristo, Cardeiro, Xêpa e Maceió.

Praias de São Miguel

As praias aqui não são muito boas pra banho por um detalhe técnico: o vento. Não dá pra simplesmente dar um mergulho e sentar na praia porque você irá comer quilos de areia. E de fato, também não são muito bonitas pois a água do mar é bem turva.

dicas viagem são miguel do gostoso
Praia do Maceió

dicas viagem são miguel do gostoso
Praia da Xêpa (é a mesma!)

dicas viagem são miguel do gostoso
Praias de água turva

Um ponto positivo de Gostoso é que aqui, diferente de muitas praias do RN, o trânsito de bugres, 4x4, quadriciclos e afins é proibido nas praias. Há inclusive, diversas placas alertando sobre a proibição e não há trechos de descida para automóveis na praia.

São Miguel também pode ser usada como base pra fazer alguns passeios pela região. Vou falar sobre os que fiz por aqui:

- Praia de Tourinho

É sem dúvida a praia mais bonita da região. Fica há 8km de São Miguel e pra chegar nela é muito fácil, é só ir até o final da rua principal de Gostoso e seguir pela estrada de terra até Tourinho. Não tem erro.

A praia, além de gracinha, é protegida do vento (oba!) e dá pra curtir sem comer quilos de areia. É totalmente fora do eixo turístico potiguar e por isso em dias de semana é super tranquila: poucas pessoas (ou nenhuma) na praia. Os dois únicos bares ficam fechados e só abrem no final de semana, por isso é importante levar água.

Em todos os dias que estive em Gostoso eu fui à Tourinho e no sábado, imaginei que fosse encontrar a praia cheia, afinal era sabadão de sol.. Pra minha surpresa tinham 3 casais e 2 famílias com algumas crianças, além de uns 5 pescadores que estavam puxando rede.  Melhor, impossível!

dicas viagem praia tourinho
Tourinho

dicas viagem praia tourinho
Sábado de praia "lotada"

Além dessa tranquilidade fantástica em Tourinho, a praia conta com outro atrativo: as dunas petrificadas. É uma formação rochosa bem curiosa formada há mais de 2000 anos. Com vários formatos engraçados, em alguns trechos parece que estamos pisando na lua. Recomendo que vá em maré baixa.

dicas viagem praia tourinho
Dunas petrificadas

dicas viagem praia tourinho
Parece solo lunar (apesar de nunca ter ido à lua)

dicas viagem são miguel do gostoso
Várias pequenas piscinas

dicas viagem são miguel do gostoso
Tem umas pedras com formato bem curioso

dicas viagem praia tourinho
Vista geral das dunas petrificadas

- Praia do Marco

Fica há uns 25km de Gostoso e a praia é bem simpática. Fica numa pacata vila de pescadores que parece ter parado no tempo de tão tranquila que é. Quando eu fui a maré estava cheia, então não pude ver as piscinas naturais.

Existem duas maneiras de chegar até lá: de bugre ou 4x4 pela praia ou de carro comum por estrada de terra. Quando eu fui a estrada estava bem ruim, com  muitos buracos e perdi um bom tempo pra chegar lá. O bacana é que a estrada passa por dentro de um parque eólico e é possível chegar bem perto daquelas hélices gigantes.

dicas viagem praia do marco
Praia do Marco

dicas viagem praia do marco
Interessante, não?

dicas viagem são miguel do gostoso
Parque eólico

Nessa praia ocorreu um fato histórico muito curioso que só descobri dias depois de ter ido nela. Foi nessa praia que, em 1501, foi fincado em terras brasileiras o primeiro marco colonizador da coroa portuguesa.  Ou seja, do ponto de vista jurídico, a posse portuguesa do Brasil começou aqui. Curioso não?

Por isso o nome da praia é Praia do Marco, sacou? O marco original, uma pedra de mármore trazida de Portugal foi o primeiro monumento brasileiro e depois de tombado, foi levado para a Fortaleza dos Reis Magos, em Natal. Na praia ainda existe uma réplica, que por total falta de conhecimento, não a vi. Uma pena não conhecer essa história antes de chegar aqui..

- Farol do Calcanhar / Marco 0 da BR-101

Repare no mapa do Brasil. É possível ver um ponto em que o litoral do país faz uma "curva". E é justamente neste ponto em que foi instalado o Farol do Calcanhar, o maior do Brasil e o segundo do mundo. A esquina do Brasil, também foi escolhida pra ser o início da BR-101.

Onde o vento faz a curva

dicas viagem são miguel do gostoso
Km 0

dicas viagem são miguel do gostoso
Começo da BR-101

Seguindo à direita neste trevo da foto acima, o asfalto acaba e um pequena estrada de terra leva até a entrada do farol. A visitação pública só é permitida aos domingos entre 14 e 17hrs.

dicas viagem são miguel do gostoso
Marco 0

Andar até aqui pra bater de cara na porta é frustrante, não é? Então pra chegar bem pertinho do farol sem caminhar quilômetros pela praia vou te dar uma dica preciosa. Observe bem a cerca da propriedade da Marinha.

Quando ela fizer curva em direção à praia, tem início uma trilha. Dependendo de como esteja a vegetação, que é rasteira, pode não ser muito fácil de encontrar, mas com um pouco de esforço dá pra ver a marcação dela. Seguindo pela trilha em direção à praia, dá pra sair quase ao lado do farol. Daí basta caminhar uns 5 minutos pela praia.

dicas viagem são miguel do gostoso
A trilha que vai margeando a cerca

dicas viagem são miguel do gostoso
Na esquina do Brasil

dicas viagem são miguel do gostoso
Praia deserta

A praia ao redor do farol é totalmente deserta e venta violentamente pois estamos aonde o vento faz a curva - literalmente.

- Maracajaú

Maracajaú poderia estar no post de Natal, já que é mais um dos passeios enlatados vendidos por lá: os parrachos de Maracajaú. Mas a praia não entrou no meu roteiro pois não me interessei muito pela oferta: andar 60 km, pegar um barco cheio, andar por uma hora balançando no mar, pra chegar nas piscinas naturais (já cheias) e só ver aqueles peixinhos listrados amarelo e cinza. Confesso que depois que mergulhei em Los Roques, não faço mais tanto esforço pra ver piaba.

Mas em Gostoso, conhecemos um instrutor de kite que nos avisou que o dia seguinte em Maracajaú seria de condições perfeitas para o kite. E aí.. lá fomos nós..

dicas viagem são miguel do gostoso
Maracajaú

dicas viagem são miguel do gostoso
Mais um pouco de kite nessa viagem

Os primeiros coqueiros são o Ma-noa Park

Galera brincando..

Eu não achei a praia bonita, a água é um pouco turva, mas pra quem vai fazer kite isso pouco importa. E mesmo estando lá, já tão perto, eu não tive vontade de ir conhecer os tais parrachos de Maracajaú.

Pôr do Sol

Eu e esse meu fascínio pelo pôr do sol.. Acho esse um dos momentos mais mágicos do dia, ainda mais quando posso apreciar um daqueles inesquecíveis. Em Gostoso tive a sorte de já no primeiro dia curtir o melhor pôr do sol da região, que é o da Praia de Tourinho. Aí, viciei.. todos os dias que fiquei lá, bati ponto.

dicas viagem são miguel do gostoso
Olha que luz incrível!

dicas viagem são miguel do gostoso
Lindo, mágico e de graça!

Informações Gerais

Eu adorei São Miguel do Gostoso, realmente a cidade é muito gostosa. Seu ritmo pacato, aquele clima de interior e de vida que passa devagar é contagiante.

Sua estrutura turística ainda está no começo, então o turista desavisado pode ser pego de surpresa esperando encontrar um lugar tipo Pipa e vai encontrar um lugar completamente diferente.

Prefira almoçar bem durante o dia e deixe pra fazer um lanche à noite. Como a oferta de restaurantes é pequena, "almojantar" em Gostoso pode se tornar uma tarefa complicada. Nem sempre os restaurantes abrem, afinal todo mundo janta em casa.. Além disso, por causa da pouca oferta, não é muito barato..

Em Gostoso não há agências bancárias, portanto leve dinheiro em espécie.

A eletricidade é 220v, leve carregadores bivolt.

O sinal de telefone celular costuma ser precário na região. As melhores operadoras são a Vivo e Claro. A Tim funciona muito mal das pernas e Oi nem pensar!

dicas viagem são miguel do gostoso
O recado foi dado..

Para curtir todas as fotos da minha trip, acompanhe no Instagram em #reviajarn

**Data da viagem: setembro/2014

Mais sobre a viagem ao Rio Grande do Norte

Pipa
Natal
Passeio de Bugre em Natal
Galinhos


0 comentários:

Postar um comentário