05/10/2014

Dicas de viagem para Morro Branco


dicas viagem morro branco ceará
Morro Branco e suas falésias

Hora de deixar a tranquilidade da pacata Canoa Quebrada e seguir adiante desbravando o litoral do Ceará. 

Minha segunda parada no estado da luz foi na praia de Morro Branco, em Beberibe. A praia é um conhecido destino turístico do Ceará e é famosa por seu labirinto nas falésias e o artesanato das garrafinhas de areia colorida. 


A minha viagem 

A ideia era sair de Canoa Quebrada bem cedo pra aproveitar o dia em Morro Branco e seguir estrada até Fortaleza no final do dia. 


Foi uma decisão super acertada, pois Morro Branco é bem pequeno e pode tranquilamente ser conhecido em apenas um dia.

Como chegar

Morro Branco é uma praia que pertence ao município de Beberibe e fica à 90 km de Fortaleza, na chamada Costa do Sol Nascente, sentido leste do litoral do estado.

Costa do Sol Nascente: Morro Branco

Dá pra chegar lá de todo jeito: carro, ônibus (turísticos e linhas regulares), táxi, transfer etc.

Como estávamos em Canoa, fizemos o sentido contrário da viagem, e rodamos 75 km pela CE-040 pra chegar lá.

Hospedagem

Morro Branco cabe perfeitamente num bate-volta a partir de Fortaleza. Mas pra quem quiser curtir a região com mais tranquilidade, também dá pra se hospedar por lá e passar umas 2 noites.

Pra consultar as opções de hospedagem na região, clique aqui.

Conhecendo Morro Branco

Assim que estacionei o carro, fui abordada por vários vendedores oferecendo passeios de bugre ao famoso labirinto das falésias. O preço era o olho da cara, tipo uns R$100/pessoa. Os guias e vendedores diziam que o labirinto era muito longe pra ir andando, tipo uma hora de caminhada. 

Confesso que fiquei meio cismada, achando que era pegadinha e resolvi pagar pra ver. Não topei de primeira o passeio de bugre e sentei num dos quiosques pra observar o movimento primeiro. Pedi uma cerva (aquela pra começar os trabalhos do dia) e logo veio logo um vendedor de garrafinhas de areia colorida, que são super tradicionais nessa região.

Conversa vai e vem, comprei umas garrafinhas pra agradar e perguntei ao vendedor sobre o labirinto. Ele, muito simpático aliás, me disse bem baixinho (pra que nenhum guia ouvisse) que o labirinto era pertinho e podia ir andando até lá pela praia tranquilamente. 

Putz, era exatamente o que eu queria ouvir. Agradeci a ele, pedi a conta e saí caminhado pela praia.

dicas viagem morro branco ceará
10 min de caminhada e os quiosques ao fundo

dicas viagem morro branco ceará
 Foto tirada do mesmo ponto. O labirinto fica onde estão os bugres

Seguindo à direita dos quiosques, depois de 20 minutos, cheguei no famoso labirinto de Morro Branco. No caminho até lá, ainda encontrei umas bicas de água doce que saíam de dentro das falésias. Ou seja, eu mergulhava no mar e depois tomava uma ducha de água doce.. muito bom! Caminhada mais agradável, impossível! Melhor até do que ir chacoalhando num bugre!
PLACAR: Renatinha 1 x 0 Malandragem

O labirinto é muito legal. Vale muito o passeio. A cor da falésia é bem vermelha e faz um contraste lindo com o azul do mar. Do alto, a vista também é linda. Na descida, é possível encontrar os mesmos bugreiros, oferecendo a continuação do passeio a uns R$50/pessoa. Que cara de pau!

dicas viagem morro branco ceará
Labirinto

dicas viagem morro branco ceará
Nem precisa de placa, não dá pra se perder

dicas viagem morro branco ceará
As cores são surpreendentes

Curti mais um pouco de praia em Morro Branco e de lá segui para a Praia das Fontes.

De carro é bem pertinho, tipo uns 10/15 minutos. Na verdade as duas praias são a mesma, que muda o nome conforme o trecho. Lá é que rola uma gruta dentro da falésia onde foi gravada alguma novela da Globo (que eu não sei o nome 😁). Até que é bonitinha, mas não tem nada demais.

dicas viagem morro branco ceará
Gruta da Açucena

Depois de bater perna um tempão, parei pra almoçar em um hotel que possui um restaurante bem bacana com uma super vista para essa praia (não consigo lembrar desse hotel dele por nada!). O restaurante é aberto ao público e vale a pena dar uma parada estratégica por lá.

dicas viagem praia das fontes ceará
Praia das Fontes

dicas viagem praia das fontes ceará
Com uma vista dessa quem resiste?

Pra finalizar, ainda dei uma esticada até o final dessa enorme praia (Morro Branco/Fontes), que nesse trecho recebe o nome de Praia do Diogo.

dicas viagem praia das fontes ceará
Praia do Diogo

Impressões Gerais

A praia de Morro Branco e das Fontes são muito bonitas e merecem uma visita com toda certeza. A vantagem é que por estarem próximas de Fortaleza, cabem perfeitamente num bate-volta.

Na chegada, a abordagem dos guias tentando empurrar o tal passeio de bugre é muito chata. Mas como disse, se estiver de carro, é totalmente pegadinha. Dá pra ir andando de boa até o labirinto. Daí é só agradecer a oferta de passeio, passar por eles e seguir seu caminho.

Como optei pelo bate-volta, não tenho como opinar sobre hospedagem. Mas vi que as duas praias contam com ótimas opções.

Outros posts da viagem pelo Ceará:

Canoa Quebrada: curtindo a vibe de Canoa!
Fortaleza: a capital cearense
Flecheiras
Jericoacoara: o paraíso é aqui (inclusive o do kite!)


**Data da viagem: agosto/2010


6 comentários:

  1. Olá Renata
    Me tira uma dúvida ?
    Tem lugar seguro para estacionar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio,

      Quando fui estava com as malas dentro do carro e fiquei um pouco apreensiva de deixar o carro em qualquer lugar.

      Deixei o carro estacionado em um estacionamento em frente (ou nos fundos) dos quiosques, onde além de movimentado, ficavam os "guardadores" de carro.

      Não que isso seja lá muito seguro, mas foi o mais próximo disso que encontrei em Morro Branco. Tive o cuidado de não deixar nada à mostra dentro do carro e deu tudo certo.

      Boa sorte e boa viagem!

      =)

      Excluir
  2. Olá Renata, tudo bem?
    Eu queria saber você foi de carro ou andando de Morro Branco a Praia das Fontes e a Gruta da Açucena? Quanto tempo, mais ou menos, demorou de ir uma praia a outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliziane,

      Fui de carro. Me lembro que era bem perto, coisa de uns 15, 20 minutos. Isso porque a gente não conhecia o caminho e daí vai devagar.

      Na Praia das Fontes estacionei no bar de um hotel e dali eu desci na praia e fui andando até a Gruta da Açucena, que era bem perto tb. Só na me lembro o nome desse hotel! Já tentei de tudo, procurei na internet e nada!

      Boa viagem!
      =)

      Excluir
    2. Oi Renata, td bem?

      Por acaso seria o Hotel das Falésias?

      Abraço

      Excluir
    3. Olá,

      Olhando as fotos, sabe que tá parecendo que é ele mesmo?!

      Obrigado pela dica!

      =)

      Excluir