05/10/2014

Dicas de viagem para Flecheiras


Chegamos na Costa do Sol Poente!

Flecheiras ou Flexeiras? A nomenclatura correta desse paraíso tanto faz, aliás ainda não consegui chegar a um consenso! rs.. Aqui o importante mesmo é saber que estamos falando de uma pequena vila de pescadores super aconchegante que fica no litoral oeste do Ceará.

Apesar de pequena, a cidade aos poucos vem se destacando como um dos destinos de praia mais bacanas no Ceará. Antigamente a cidade era o refúgio apenas de alguns cearenses sortudos que tinham casa de veraneio por lá e hoje já começa a ganhar fama e atrair turistas de diversas regiões do país e até de outros países!

Isso fez com que o turismo local se desenvolvesse para atender essa demanda. De olho nessa crescente fama, um hotel 5 estrelas chiquérrimo, o Orixás já montou base por lá. Mas acalme-se que esse "crescimento" em nada alterou a característica principal do lugar que é o sossego.

A minha viagem

Flecheiras foi a terceira base montada na roadtrip que fiz pelo Ceará.

Me hospedei na cidade por 3 noites e achei o tempo suficiente para percorrer as atrações da região e descobrir pequenas cidades ao redor incríveis.

Como chegar

Flecheiras fica a 150 km de Fortaleza, na chamada Costa do Sol Poente, sentido oeste do litoral do estado.

Mapa da Costa do Sol Poente: Flecheiras

Essa viagem foi feita de carro alugado e meu ponto de partida foi Fortaleza. De lá pequei a estrada CE-085 que estava em perfeitas condições, com asfalto novo e bem sinalizada. A pista é única, porém o volume de carros é pequeno e a viagem acaba rendendo mais que a BR-222, que possui tráfego intenso de caminhões. 

Hospedagem

Como eu disse anteriormente em outros posts da viagem ao Ceará, embarquei pra essa viagem sem nada reservado e na hora via no que dava. Em Flecheiras, cheguei apenas com a indicação de uma amiga que trabalhou na produção do programa No Limite (uma das edições foi gravada naquela região) e ficou hospedada por uns 3 meses na Pousada do Paiva (por conta da Globo) e nos fez excelentes recomendações. 

Chegando lá, o preço do Paiva estava um pouco acima do que eu esperava (padrão Globo de qualidade) e resolvi dar uma volta pela cidade para procurar outras opções. Daí encontrei a Pousada Vira Sol, que estava com preço melhor, era simples, limpa e o melhor: era pé-na-areia.


Vista da Pousada Vira Sol

Pra consultar todas as opções de hospedagem em Flecheiras, clique aqui. Mas lembre-se sempre de ficar atento às avaliações, ok? 😉


De rolé por Flecheiras

Já instalada na pousada, saí pra dar uma volta pela praia de Flecheiras. Achei a praia bonita, mas neste dia estava ventando muito e era impossível ficar na praia. Praia pra kitesurfista é assim: sempre antissocial.

Praia em Flecheiras

Resolvi então pegar o carro e seguir até Mundaú, cidade vizinha à 15 km, na direção oeste. A cidade é feinha, mas seguindo até o final dela, chega-se na Barra do Rio Mundaú que é um lugar lindo! Um grande rio todo cercado por dunas brancas. 

Rio Mundaú

Embarque para os passeios de barco

No fim do dia, já de volta à Flecheiras, ainda deu pra curtir um pouquinho de kitesurf e um pôr do sol espetacular!


A luz inesquecível do Ceará

Pra encerrar a sequência

Lagoinha

De Flecheiras dá pra fazer, um passeio super bacana para Lagoinha. A praia, que fica há 115 km a partir de Fortaleza, saindo de Flecheiras, dá só uns 40 km.

Lagoinha é o único ponto do litoral cearense em que a falésia encontra o mar. O lugar é bem bonito, mas recomendo fortíssimo que vá visitá-lo em dia de semana. Nos finais de semana e feriados, a praia costuma ficar lotada pois recebe pessoas vindas dos povoados da região. Eu fui numa quinta, véspera de feriadão, e consegui aproveitar numa boa.

Chegamos em Lagoinha

Pra começar o dia, aluguei um quadriciclo por uma hora pra dar um rolézão na praia, em direção ao lado esquerdo da praia. A galera que aluga fica ali mesmo na praia, é só desenrolar o preço, pagar e sair acelerando!

Depois de uns 3km de praia deserta, passei pela Lagoa do Jegue e mais adiante cheguei à Barra do Rio Guajirú. O passeio é imperdível, vi paisagens incríveis e no final nem dá vontade de devolver o quadriciclo.

Lagoa do Jegue

Olha o brinquedo..

E olha a brincadeira!

Barra do Rio Guajiru

Voltando pra Lagoinha

Lagoinha vista de cima da duna

Mais uma de Lagoinha 

Depois de me esbaldar com a beleza de Lagoinha é hora de voltar para minha querida Flecheiras com direito a uma passadinha em Mundaú pra curtir o fim de tarde.

Rio Mundaú

E assim encerro minha passagem por Flecheiras. Cidade pequena, sossegada mas de uma beleza incrível. Além do mais. é uma ótima opção de cidade-base pra fazer passeios incríveis pela região. Segue algumas sugestões:

- Icaraí de Amontada
- Ilha de Guajiru
- Praia de Caetanos
- Baleia

Mas eu não poderia encerrar o post sem antes contar uma história:

Em Lagoinha, conhecemos um guia local, chamado Rogério, que nos abordou enquanto tomávamos uma cervejinha num quiosque, nos prometendo ir até Jericoacoara pela praia com o nosso carro alugado (um Palio 1.0). 

Eu já tinha lido que Jeri fica dentro de um parque de dunas e que só era possível chegar lá de 4x4. Mas o guia insistia que era possível e como os ventos estavam muito fortes pra um kite tamanho 10, na falta de velejo, o maridão queria aventura. O final dessa história eu conto no post de Jeri.

Impressões Gerais

Curti muito nossa estadia em Flecheiras. É um lugar pouco explorado pelos pacotes turísticos que saem de Fortaleza, o que garante ao lugar um relativo sossego.

Por ficar um pouco distante de Fortaleza, acho que um bate-volta fica cansativo, ainda mais quando se tem outras atrações bacanas na região que podem ser exploradas. Por isso recomendo uns dois dias por lá.


Outros posts da viagem pelo Ceará:

Canoa Quebrada: curtindo a vibe de Canoa!
Morro Branco: entre garrafinhas de areia colorida e labirintos
Fortaleza: a capital cearense
Jericoacoara: o paraíso é aqui (inclusive o do kitesurf!)


**Data da viagem: agosto/2010



7 comentários:

  1. Oi... Gostaria de saber qual transporte usou até Flecheiras e até Jeri? E na volta para fortaleza? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana,

      Como disse no post, eu aluguei um carro em Fortaleza para fazer a viagem na costa do Ceará. Então, todos os meus deslocamentos pelo estado foram feitos de carro.

      De Fortaleza até Flecheiras levei cerca de duas horas. Mas com certeza, existem linhas de ônibus que operam o trecho. Caso precise de mais informações sobre esta opção, entre em contato com a rodoviária de Fortaleza.

      =)

      Excluir
  2. Oi Renata!
    Tem algum dica de restaurantes?
    e sobre algum passeio de barco ou algo parecido?
    abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      Sobre restaurante, eu almocei todos os dias na própria pousada que me hospedei que tinha um restaurante ótimo e era de frente pro mar. Pousada Vira Sol.

      Para passeios de barco vá até o povoado vizinho, Mundaú. Tem um passeio de barco pelo rio de mesmo nome que é incrível! Águas claras e calmas rodeadas de dunas douradas!

      Boa viagem!

      =)

      Excluir
  3. Olá Renata,esse passeio que vcs fizeram vamos fazer sim, porem com nossas filhas...tem alguma recomendação?
    Indicaria alguma coisa diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Não sei qual é a idade de suas filhas. Mas se forem crianças e se gostarem de praia, não há nenhuma recomendação específica.

      Viagem de praia não tem muito mistério né?

      Boa viagem para a família!
      =)

      Excluir
  4. Obrigado Renata . . .novidades nos avise,

    Abs

    ResponderExcluir